Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
SeguirFutebol
|
0Uma das questões levantadas pelos adeptos do Sporting é qual será o melhor posicionamento para Quenda na equipa treinada por Rui Borges. Bernardo Bruschy, antigo técnico das equipas de formação do Sporting, na qual treinou o ala durante 17 anos, disse ao jornal A Bola o que acha do jovem jogador.
“Para o Quenda esta posição não é novidade, pois a equipa, em desdobramento ofensivo, joga em 4x3x3 e ele atua como extremo, uma função que ele desempenhou durante dez anos durante o seu processo formativo. Prova desta apetência é que neste último jogo diante do Vitória de Guimarães fez duas assistências para golos de Viktor Gyokeres.”, começou por dizer.
Prosseguiu: “Aliás, em minha opinião, a maior peculiaridade foi no tempo de Ruben Amorim, quando em termos defensivos havia uma estrutura a cinco. No entanto, ele sente-se à-vontade em todos os sistemas. No fundo, é competente em todas as tarefas que lhe são confiadas”, concluiu Bernardo Bruschy.
Já Litos, antigo jogador do Sporting, disse que talvez a melhor posição para Quenda seja no lado direito, num esquema semelhante ao que Rúben Amorim usava. Nos últimos dois jogos, acredita que o jovem ala não esteve no seu melhor devido ao seu novo posicionamento.
“Sinceramente, gosto de o ver jogar na ala esquerda. É verdade que foi criando alguma habituação em funções mais à direita, mas adaptou-se bem a estas novas tarefas. Neste jogo em Guimarães foi menos interventivo do que o habitual, mas se formos analisar fez duas assistências para golos de Gyokeres. Sentiu algumas dificuldades em fazer passes com o pé direito, mas com o seu pé dominante, o esquerdo, causou estragos na defensiva contrária. Os jogadores são quase todos internacionais, experientes e adaptam-se a qualquer sistema de jogo que lhes seja proposto pelo treinador em funções no Sporting”, explicou Litos.
É conhecido o homem que vai apitar o clássico entre leões e dragões a contar para as meias finais da Taça da Liga, no próximo dia 7 de janeiro
|
0O Sporting defronta o Porto na próxima terça feira, dia 7 de janeiro, em jogo a contar para as meias finais da final four da Taça da Liga. Foi revelado esta segunda feira, dia 6 de janeiro, o árbitro que vai ajuizar o jogo entre leões e dragões, que vale um lugar na final da competição. Será António Nobre, da Associação de Futebol de Leiria.
O anúncio foi feito pela Federação Portuguesa de Futebol, que apontou, então, o homem natural das Caldas da Rainha como o árbitro do clássico que vai ser jogado na cidade de Leiria. O árbitro de 36 anos vai realizar a sua primeira participação num jogo entre equipas 'grandes' em Portugal no jogo de acesso à final da Taça da Liga.
A acompanhar António Nobre vão estar Luciano Maia e Nélson Pereira, como árbitros assistentes. No vídeo-árbitro, estará André Narciso, sendo que os assistentes do vídeo-árbitro serão Vasco Santos e João Bessa Silva.
Relembrar que António Nobre já arbitrou partidas de Sporting, e também do Porto, em jogos do campeonato nacional, Taça de Portugal, e Taça da Liga. No caso dos leões, apitou 13 desafios, sendo que o último foi a derrota da turma verde e branca frente ao Moreirense, por 2-1, em dezembro de 2024. Por outro lado, foi juiz em 15 jogos dos dragões durante a sua carreira, mas o última já foi na época transata, numa derrota do emblema azul frente ao Estoril.
Relembrar que o Sporting defronta o Porto no jogo que dá acesso à final da Taça da Liga na próxima terça feira, dia 7 de janeiro, pelas 19h45. A partida vai ser disputada no Estádio Dr. Magalhães Pessoa, em Leiria. Na final, em caso de vitória, os leões podem enfrentar Benfica ou Braga, equipas que disputam a segunda meia final da competição.
Com o desafio relativo à meia final da Taça da Liga bastante próximo, o técnico transmontano tem escolhas difíceis para fazer
|
0Com apenas quatro dias de intervalo entre jogos, Rui Borges enfrenta um grande desafio esta terça-feira, 7 de janeiro, ao medir forças com o Porto na meia-final da Taça da Liga. Recorde-se que o Sporting disputou o seu último encontro no dia 3 de janeiro, frente ao Vitória de Guimarães, num empate por 4-4. Por isso, é expectável que o técnico opte por fazer poucas alterações no onze inicial. Ainda assim, persistem algumas dúvidas em relação à titularidade de certos jogadores, o que poderá influenciar a estratégia utilizada.
Na ala esquerda da linha defensiva, persiste a dúvida entre Maxi Araújo e Matheus Reis. Vale lembrar que o internacional uruguaio foi determinante nos lances que originaram o terceiro e quarto golos frente ao adversário minhoto, enquanto o brasileiro, aos 29 anos, tem demonstrado um rendimento muito aquém do esperado no plantel.
No centro da defesa, as incertezas também pairam sobre o técnico de 43 anos. Após o esforço despendido por St. Juste, que completou os 90 minutos tanto no dérbi eterno contra o Benfica (1-0) como na partida frente ao Vitória de Guimarães pela 17.ª jornada (4-4), o jogador tem revelado queixas físicas. Tendo em conta a sua propensão para lesões, é provável que Rui Borges, em articulação com a Unidade de Performance, opte pela inclusão de Zeno Debast na equipa titular.
De recordar que o Sporting defronta o Porto na terça feira, dia 7 de janeiro, no Estádio Municipal de Leiria, em jogo a contar para as meias finais da Taça da Liga. O vencedor do desafio está apurado para a final da prova, onde vai jogar frente ao conjunto que ganhar a segunda meia final - dia 8 de janeiro - disputada entre Braga e Benfica.
Esta época, os leões mediram forças com os azuis e brancos em duas ocasiões, ainda com Ruben Amorim ao leme do Clube de Alvalade. No primeiro desafio, o Porto saiu por cima, ao vencer 4-3, na Supertaça Cândido de Oliveira. Para a Liga Portugal Betclic 2024/25, os verdes e brancos triunfaram, por 2-0, no Estádio José Alvalade.
Com o novo sistema tático do plantel leonino, um dos atletas que foi reposicionado pelo técnico recebeu elogios de um membro do universo Sportinguista
|
0Com a chegada de Rui Borges ao comando técnico do Sporting, o sistema tático da equipa sofreu uma alteração e o 3x4x3 de Ruben Amorim deixou de ser implementado na equipa de Alvalade. Assim sendo, a aposta no 4x4x2 colocou o jovem Geovany Quenda a jogar definitivamente no lado oposto ao que estava habituado, sendo que anteriormente atacava pelo lado direito.
Porém, não parece que a mudança na sua colocação dentro das quatro linhas tenha sido um fator negativo no seu desempenho, sendo que no empate frente ao Vitória de Guimarães assistiu dois dos três golos marcados por Viktor Gyokeres e esteve em destaque com os passes que rasgaram a defesa adversária. Nesse sentido, o treinador de 43 anos mostra-se satisfeito com o rendimento de Quenda na sua nova posição.
Em reação à alteração com que o camisola 57 se deparou, o seu ex-treinador Bernardo Bruschy, da formação do Clube, prestou declarações ao A Bola. "Para o Quenda esta posição não é novidade, pois a equipa, em desdobramento ofensivo, joga em 4x3x3 e ele atua como extremo, uma função que ele desempenhou durante dez anos durante o seu processo formativo".
Importa referir que as exibições do jovem de 17 anos têm dado que falar entre os gigantes europeus, com o Manchester United de Ruben Amorim a ser um dos mais interessados na sua contratação. Contudo, Quenda tem uma cláusula de 100 milhões de euros e um vínculo com o Clube de Alvalade até junho de 2027, ainda que Frederico Varandas já se tenha mostrado aberto a negociar o 'camisola 57' por 60M - 60% do valor total.
Esta época, Geovany Quenda - avaliado em 30 milhões de euros - leva 28 partidas na equipa principal, nas quais disputou 1.891 minutos dentro das quatro linhas. O desequilibrador canhoto tem, para já, quatro assistências e dois golos apontados - Na Supertaça, diante do Porto e frente ao Famalicão.