Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futebol

Carlos Pires deixa aviso ao Sporting de Rúben Amorim: “É resiliente”

Atualmente ao serviço do Al Rayyan, técnico foi campeão na Ligue 1 e trabalhou vários anos em Portugal antes de começar aventura no estrangeiro

Leonino - Onde o Sporting é notícia
Leonino - Onde o Sporting é notícia

16 Set 2024 | 20:40 |

Icon Comentário0

Carlos Pires acredita que o Lille pode fazer a vida difícil ao Sporting. Atualmente ao serviço do Al Rayyan, o treinador de guarda-redes sagrou-se campeão da Ligue 1, em 2020/21, com a formação que vai enfrentar os leões de Rúben Amorim.


"É uma equipa já com experiência a nível europeu, embora não tenha jogadores da altura em que estivemos na Champions, mas são jogadores que normalmente vão à Liga Europa, meias-finais da Taça de França, têm competitividade. O Lille é resiliente. Gosta de sofrer e nunca dá nada por perdido. Pode estar a perder 0-2 e é capaz de virar para 3-2", começou por dizer, em declarações ao jornal A Bola.


De seguida, o treinador de guarda-redes realizou a sua avaliação ao emblema francês por setores e fez questão de destacar Jonathan David, que comparou a Viktor Gyokeres, peça-chave do Sporting: "Uma defesa muito compacta, um meio-campo com Benjamin André, que era do nosso tempo, e na frente o Jonathan David, que faz golos como o Gyokeres. O Lille joga com dois centrais, com os laterais em constante subida no apoio ao ataque, um meio-campo muito agressivo na perda da bola. Estou desejoso para ver o jogo", vincou.


Por fim, Carlos Pires deu mérito ao trabalho realizado por Rúben Amorim no Sporting, recordando o atual técnico dos leões ainda enquanto jogador, com quem trabalhou no Braga, em 2011/12: "Era diferente dos restantes que chegavam, treinavam e iam embora. O Rúben ficava connosco a falar de futebol, sempre interessado, fico muito contente pelo sucesso dele", contou.

Sporting e Lille medem forças já esta terça-feira, dia 17 de setembro, no Estádio José Alvalade. A estreia da turma de Rúben Amorim na Liga dos Campeões está agendada para as 20h00 e já tem equipa de arbitragem destacada pela UEFA.



Futebol

Exclusivo Leonino - Rui Silva faz soar alarmes no Sporting

Erros cometidos recentemente e as performances menos consistentes na baliza do Clube têm levantado dúvidas sobre o seu futuro a longo prazo

Exclusivo Leonino - Forma exibicional de Rui Silva tem gerado alguma preocupação nos responsáveis do Sporting
Exclusivo Leonino - Forma exibicional de Rui Silva tem gerado alguma preocupação nos responsáveis do Sporting

07 Fev 2026 | 03:00 |

Icon Comentário0

A forma exibicional de Rui Silva tem gerado alguma preocupação nos responsáveis do Sporting, sabe o Leonino. Apesar de continuar a ser considerado um dos pilares da equipa, as exibições irregulares do guarda-redes, que em determinados momentos não têm correspondido às expetativas, fez soar os alertas.


Os erros cometidos recentemente e as performances menos consistentes têm levantado dúvidas sobre o seu futuro a longo prazo. Embora o talento e a liderança do guardião não estejam em causa, há uma consciência crescente de que possa ser necessário preparar alternativas para não deixar o Clube vulnerável.


No entanto, a confiança no jogador mantém-se intacta. O 'camisola 1' continua a ser visto como uma peça-chave. Para a Direção, os momentos em que o guarda-redes se destacou em partidas decisivas reforçam a convicção de que é um ativo importante para a equipa de Rui Borges


O emblema leonino reconhece a importância do jogador e a sua capacidade de dar respostas em momentos críticos. A expectativa é a de que Rui Silva - que elogiou recentemente Rui Patrício - consiga recuperar a regularidade exibicional e volte a apresentar o seu nível habitual.

Na presente temporada desportiva de 2025/26, com a camisola do Sporting, Rui Silva – avaliado em 7 milhões de euros - soma 27 partidas e é um titular indiscutível. O internacional português de 31 anos de idade disputou um total de 2.430 minutos, nos quais encaixou 23 golos.



Futebol

Há quem não tenha dúvidas sobre eleições do Sporting: "Será uma goleada de Varandas"

Ato eleitoral leonino vai realizar-se no dia 14 de março; Últimas aconteceram no inverno de 2022 e o atual Presidente dos leões ganhou com 85,9% dos votos

Nuno Raposo tem a certeza de um resultado demolidor de Frederico Varandas nas eleições do Sporting, a acontecer no dia 14 de março
Nuno Raposo tem a certeza de um resultado demolidor de Frederico Varandas nas eleições do Sporting, a acontecer no dia 14 de março

06 Fev 2026 | 17:54 |

Icon Comentário0

No dia 14 de março haverá eleições no Sporting. Frederico Varandas deverá ter apenas um concorrente: Bruno Sá, proprietário do restaurante "Cantinho do Sá". Com apenas um adversário e pelo sucesso desportivo dos últimos anos, Nuno Raposo não tem dúvidas que o atual líder dos leões vai ganhar com muita margem.


N. Raposo: "Será uma goleada de Varandas"


"O desfecho, não há dúvidas, será uma goleada de Varandas para um terceiro mandato que em 2018 poucos vaticinavam, depois dum segundo que nessa altura também se julgava impossível, mais ainda que fosse ganho com mais de 85 por cento dos votos", pode ler-se, no seu texto de opinião na 'A Bola'.


O jornalista explica a sua posição. "Varandas corre agora o risco de conseguir chegar aos 90%, não porque sejam eleições coreanas como chegaram a ser num passado de má memória na vida leonina, não por défice democrático que essas percentagens muitas vezes traduzem mas porque estamos no contexto futebol e de clube que em oito anos ganhou no futebol de 11 seniores masculinos quase tantos campeonatos nacionais como nos anteriores 40".

N. Raposo: "O Sporting merecia que o concorrente tivesse peso"


Bruno Sá vai oficializar a sua candidatura, mas Nuno Raposo pensa que devia de haver um adversário mais "inquietante" para Varandas. "Eleições de candidato único acabam sempre por ser ato que não se saúda, daí que aparecer concorrência é de salutar. Mas merecia o Sporting que o concorrente tivesse outro peso, até para o bem de Frederico Varandas, que certamente encararia esse desafio como mais tentador".

Nos próximos dias deverão ficar mais claros os apoios reunidos, estando já praticamente definidas as listas para os diferentes órgãos sociais. O ato eleitoral terá lugar no Pavilhão João Rocha no sábado, dia 14 de março, entre as 09h00 e as 20h00. As candidaturas devem ser apresentadas até às 18h00 do próximo dia 12 de fevereiro.


Futebol

Luís Guilherme ganha novo fôlego no Sporting e mostra pormenores promissores

Extremo brasileiro fez um dos três golos da qualificação para as meias finais da Taça de Portugal, diante do AFS SAD, no Estádio José Alvalade

Luís Guilherme voltou a marcar quase dois anos depois e já leva 297 minutos em 5 jogos. Chegou ao Sporting, oriundo do West Ham, com 121 minutos
Luís Guilherme voltou a marcar quase dois anos depois e já leva 297 minutos em 5 jogos. Chegou ao Sporting, oriundo do West Ham, com 121 minutos

06 Fev 2026 | 17:51 |

Icon Comentário0

Com minutos, confiança e rendimento, Luís Guilherme começa a destacar-se em Alvalade. O extremo, que atravessava um longo jejum de golos, faturou na vitória frente ao AFS SAD, na quinta-feira, nos quartos de final da Taça de Portugal, um jogo em que assinou uma das suas melhores exibições desde que chegou a Alvalade.


O tento teve um peso simbólico claro: o jogador não marcava há quase dois anos e procurava afirmar-se depois de um percurso recente marcado pela falta de minutos.  Ativo no lado direito do ataque, Luís Guilherme foi uma ameaça constante para a defesa adversária. um golo, 34 passes certos em 37 tentados, três dribles certos, quatro duelos ganhos em cinco.


Sinais animadores que contrastam com a realidade que viveu no último ano e meio em Inglaterra. Ao serviço do West Ham, Luís Guilherme teve utilização muito limitada: apenas 297 minutos somados na Premier League e 327 minutos no total das competições. Um contexto que dificultou a sua afirmação em solo britânico.


Curiosamente, esse número de minutos já foi praticamente igualado em Alvalade. Com cinco jogos realizados, Luís Guilherme soma precisamente 297 minutos ao serviço dos leões, evidenciando uma aposta clara e consistente por parte de Rui Borges. Mais do que os números, começa a notar-se uma evolução no entendimento do jogo coletivo.

Na presente temporada, Luís Guilherme — avaliado em 10 milhões de euros —  tem 10 partidas oficiais: cinco na Premier League (West Ham), três na Liga Portugal Betclic, um na Taça de Portugal e outro na Taça da Liga. Nos 418 minutos em que esteve dentro das quatro linhas, o jogador registou um golo.



envelope SUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


André Villas-Boas arma-se em vítima e ataca Sporting; Líder do Porto 'aquece' Clássico
Futebol

André Villas-Boas arma-se em vítima e ataca Sporting; Líder do Porto 'aquece' Clássico

06 Fev 2026 | 16:34

Icon Comentário0
Luis Suárez ficou destroçado e enviou mensagem a Baroan após Sporting - AFS SAD
Futebol

Luis Suárez ficou destroçado e enviou mensagem a Baroan após Sporting - AFS SAD

06 Fev 2026 | 16:28

Icon Comentário0
Renato Paiva diz que Paulinho quis sair do Sporting por causa de... Gyokeres
Futebol

Renato Paiva diz que Paulinho quis sair do Sporting por causa de... Gyokeres

06 Fev 2026 | 15:54

Icon Comentário0