
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Extra Sporting
|
O casamento de Jeff Bezos e Lauren Sánchez, agendado para este fim de semana em Veneza, gerou forte contestação por parte de residentes e ativistas. A cerimónia, inicialmente prevista para o centro da cidade, foi transferida para o Arsenale, uma área mais isolada, após pressão pública e preocupações com a segurança.
Ativistas da Greenpeace, acompanhados por membros de outros movimentos, realizaram, na segunda-feira, um protesto na Praça de São Marcos, em Veneza. Durante a manifestação, exibiram uma grande faixa direcionada a Jeff Bezos com a frase provocadora: “Se podes alugar Veneza para o teu casamento, tu podes pagar mais impostos”.
Foram ainda colocadas faixas e cartazes em locais emblemáticos da cidade, incluindo uma faixa com a frase “Sem espaço para Bezos!”, pendurada na icónica Ponte di Rialto. Os manifestantes ameaçam ainda bloquear o acesso aos canais, com o objetivo de evitar que o casamento cause transtornos à população local.
O casamento reacende debates sobre turismo excessivo, gentrificação e ausência de políticas públicas eficazes para proteger o caráter histórico e habitacional de Veneza. Apesar da introdução da taxa turística para combater a elevada procura de turistas, muitos residentes sentem que a cidade se tornou num “parque temático” para elites.
Entre os cerca de 200 convidados para a cerimónia estão figuras bem conhecidas do grande público como Mick Jagger, Ivanka Trump, Oprah Winfrey e Leonardo DiCaprio. Medidas de segurança incluem o bloqueio de canais, o aluguer de hotéis e segurança privada.
Secretário-geral da NATO elogiou o Presidente norte-americano por ter feito os países europeus “pagar em grande” o aumento das despesas com a defesa
|
O secretário-geral da Organização do Tratado do Atlântico Norte (NATO), Mark Rutte, elogiou, esta terça-feira, dia 24 de junho, o Presidente norte-americano, Donald Trump, por ter feito os países europeus “pagar em grande” o aumento das despesas com a defesa.
A informação, que consta de uma mensagem privada enviada por Rutte a Trump num dia em que arranca a Cimeira da NATO nos Países Baixos, foi partilhada pelo Presidente dos EUA na sua rede social Truth Social. “Donald, conduziu-nos a um momento muito, muito importante para a América, para a Europa e para o mundo”, escreveu Rutte, referindo-se à exigência do Presidente dos EUA para que todos os membros da organização se comprometam com aumentos da despesa com defesa para 5% do PIB.
O secretário-geral da NATO não se conteve nos elogios a Trump e referiu ainda que “não foi fácil, mas conseguimos que todos assinassem o acordo de 5%!”. “A Europa vai pagar em GRANDE, como deve, e a vitória será vossa”, acrescentou Rutte, imitando na mensagem o estilo de Trump de colocar parte das publicações em letras maiúsculas.
Ainda assim, Espanha continua a não se comprometer com o aumento do peso dos gastos com defesa no PIB exigido por Trump. Nesta linha, o Presidente norte-americano disse, em declarações a bordo do avião presidencial Air Force One, que “há um problema com Espanha. A Espanha não está a concordar. O que é muito injusto para o resto das pessoas".
O líder da NATO abordou ainda, na sua mensagem privada enviada a Donald Trump, o papel decisivo dos EUA no conflito entre Telavive e Teerão, tendo louvado a “ação decisiva de Trump no Irão”, que Mark Rutte considera ter sido “verdadeiramente extraordinária”.
Base de Indiana pôs fim a caminhada histórica nos playoffs, após sofrer rotura do tendão de Aquiles, que o deixará de fora durante vários meses
|
Extra Sporting: Os OKC são os novos campeões da NBA, após vencerem os Indiana Pacers no sétimo jogo da final dos play-offs, por 103-91. Este é o primeiro título do franchise sediado em Oklahoma City, que viu o adversário perder Tyrese Haliburton nos minutos iniciais.
A partida, disputada no PayCom Center, colocou fim à temporada 2024/25 da NBA. Com a final empatada a três, OKC e Pacers lutavam por um título que seria histórico para ambas as equipas. Aos 7' minutos do primeiro período, Haliburton lesionou-se com gravidade e não mais voltou ao court. O base sofreu uma rotura do tendão de Aquiles e ficará afastado durante vários meses.
Sem a estrela da equipa, os Pacers conseguiram nivelar o encontro e, ao intervalo, venciam por um ponto (48-47). No entanto, à boleia de Shai Gilgeous-Alexander, MVP da fase regular da NBA, os OKC conseguiram a reviravolta no placard.
O canadiano, que também venceu o prémio de melhor jogador da final dos playoffs, terminou o encontro com 29 pontos, 12 assistências e cinco ressaltos. Nos Pacers, Bennedict Mathurin, que acabou por ter maior tempo na rotação graças à lesão de Haliburton, terminou com 24 pontos, 13 ressaltos e três assistências.
Ciclista português fechou a competição de uma semana com mais uma vitória de etapa, que carimbou o triunfo na classificação geral
|
Extra Sporting: João Almeida é o grande vencedor da Volta à Suíça 2025. O ciclista português completou, na última etapa, uma remontada épica, que vinha a realizar durante toda a competição, depois de ter perdido mais de três minutos no primeiro dia da prova de uma semana.
O ciclista português partiu para a última etapa, um contrarrelógio de montanha de 10 km, em segundo lugar na classificação geral, a 33 segundo do francês Kévin Vauquelin. Venceu a tirada do dia, com o melhor tempo (27 minutos e 33 segundos), e chegou um minuto e 40 segundos à frente do líder à partida.
Com essa margem, conseguiu ultrapassar o ciclista francês, e passar para a liderança da Volta à Suíça 2025, que ganha com um minuto e sete segundos de vantagem sobre o segundo classificado, Kévin Vauquelin. Oscar Onley, corredor britânico, terminou no último lugar do pódio, a um minuto e 58 segundos de João Almeida.
A vitória de etapa também carimbou o terceiro triunfo de João Almeida na Volta à Suíça 2025, depois de ter ganho no quarto e no sexto dia de competição. Chegou, assim, ao tremendo número de nove vitórias na temporada, quando ainda falta praticamente metade da época para correr.
João Almeida também confirmou um registo histórico no ciclismo internacional. O ciclista português tornou-se apenas no terceiro corredor de sempre a conseguir ganhar três voltas de uma semana de categoria WorldTour numa só época, juntando-se a Bradley Wiggins e Sean Kelly, nomes grandes do desporto, nesse lote restrito.