Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futebol

Central do Sporting faz revelação sobre drama no plantel de Rui Borges: "Foi demitido novamente..."

Jogador fez um apanhado geral da sua última temporada, em que venceu o Campeonato Nacional e Taça de Portugal pelo Clube de Alvalade

Defesa Central do plantel de Rui Borges fala sobre dama vivido na última temporada, ao serviço do Sporting
Defesa Central do plantel de Rui Borges fala sobre dama vivido na última temporada, ao serviço do Sporting

03 Set 2025 | 18:07 |

Icon Comentário0

Zeno Debast garantiu que vai regressar à sua posição de origem. O internacional belga chegou ao Sporting no verão de 2024 para ser mais uma opção para o eixo da defesa, mas faces às adversidades e qualidade mostrada no novo papel, acabou por ser várias vezes utilizado como médio centro.


Zeno Debast: "Ganhar dois troféus logo na minha primeira transferência, o título e a Taça é fenomenal!"


"Foi um ano fantástico. Joguei futebol no Anderlecht por quinze anos. Ganhar dois troféus logo na minha primeira transferência, o título e a taça é fenomenal!. O meu pai recordou-me que trabalhei 16 anos para isto. De todos os grandes momentos foi esse que memorizei. Os meus pais são tão apaixonados pela minha carreira quanto eu e devo-lhes tudo! Aconteça o que acontecer, eles sempre serão as primeiras pessoas em quem penso. A minha família é a minha força", disse, ao jornal Humo.


Zeno não esconde a felicidade pelo ano de estreia, não esquecendo as adversidades pelo caminho: "Tivemos três técnicos... isso diz alguma coisa. Primeiro Ruben Amorim, o treinador que me trouxe do Anderlecht e saiu ainda cedo para o Manchester United. Ao mesmo tempo, o diretor desportivo (Hugo Viana) também foi para o Manchester City. As mudanças de treinador não são novidade para mim, claro, mas esta foi a minha primeira transferência".

Zeno Debast: "Assim como com Amorim, comecei no banco mas rapidamente consegui afirmar-me"


"Quando as duas pessoas que me trouxeram saem depois de apenas alguns meses começamos a pensar... 'e se entrar alguém que não esteja interessado em mim?' O novo técnico, João Pereira, foi demitido novamente depois de apenas seis semanas. Assim como com Amorim, comecei no banco mas rapidamente consegui afirmar-me. O mesmo aconteceu com o terceiro técnico, o Rui Borges - que elogiou muito o jogador -. Ele ainda cá está", acrescentou.

Originalmente contratado para o eixo da defesa, Debast acabou por terminar a época a médio. No entanto, garante que esta época será usado na posição de origem: "Devido às lesões e às suspensões acabei no meio-campo do Sporting... Como joguei muito bem naquele primeiro jogo acabei aí a temporada... Por que deveria estar dececionado? Estava feliz a jogar. Depois na seleção da Bégica entrou um novo selecionador (Rudi Garcia) que me perguntou a posição que mais gostava de jogar... Expliquei-lhe que só joguei no meio-campo devido às circunstâncias e disse-lhe que me sinto mais à vontade na defesa. O Sporting já esclareceu que sou um defesa-central".


Futebol

Tão grande como os maiores da Europa! Campanha na Champions dispara Sporting no ranking

Clube de Alvalade fica em posição histórica e pode beneficiar financeiramente com uma subida que promete mexer com o mercado

Sporting sobe ao 15º lugar no Ranking da UEFA e campanhas na Champions podem garantir muitos milhões aos cofres de Alvalade
Sporting sobe ao 15º lugar no Ranking da UEFA e campanhas na Champions podem garantir muitos milhões aos cofres de Alvalade

20 Mai 2026 | 15:36 |

Icon Comentário0

A campanha do Sporting na Liga dos Campeões desta temporada, que terminou com a presença nos quartos de final, provocou um impacto direto e significativo na hierarquia europeia dos clubes. O percurso dos leões traduziu-se em 27.500 pontos, permitindo uma subida expressiva do 35.º para o 15.º lugar no ranking da UEFA dos últimos cinco anos.


Este crescimento coloca o Clube de Alvalade numa posição privilegiada no panorama europeu e aproxima-o perigosamente do Benfica, que ocupa atualmente o 14.º posto com 90.000 pontos, num duelo indireto que também reflete a consistência das campanhas internacionais das equipas portuguesas.


Para além do prestígio desportivo, esta subida pode ter impacto direto nas receitas do Sporting. Na época anterior, a participação na Liga dos Campeões rendeu cerca de 34 milhões de euros, mas a nova posição no ranking pode permitir um encaixe ainda superior, devido ao sistema de distribuição de prémios da UEFA.


No caso do Sporting, o cenário é ainda mais favorável tendo em conta que várias equipas que estão à sua frente no ranking, como o Benfica, o Bayer Leverkusen ou o Chelsea, não estarão na próxima edição da prova milionária, o que permite aos leões subir automaticamente posições.

Na componente europeia, que contabiliza as últimas cinco épocas, o Sporting poderá ascender até ao 12.º lugar. Já na vertente de longo prazo, que considera os últimos dez anos, os verdes e brancos passam para 19.º, podendo ainda beneficiar de outras ausências relevantes, como a Juventus, para continuar a escalar posições no ranking da UEFA.



Futebol

Última hora! Issa Doumbia já tem tudo acertado com o Sporting e valores do negócio são históricos

Médio cobiçado no mercado europeu prepara-se para viajar para Lisboa após entendimento total entre os leões e o clube italiano

Issa Doumbia está próximo de tornar-se novo reforço do Sporting por 20 milhões de euros mais três em objetivos
Issa Doumbia está próximo de tornar-se novo reforço do Sporting por 20 milhões de euros mais três em objetivos

20 Mai 2026 | 15:07 |

Icon Comentário0

O Sporting fechou a contratação de Issa Doumbia e o médio italiano prepara-se para ser oficializado como reforço dos verdes e brancos. Depois de vários dias de negociações intensas, houve finalmente entendimento total entre a SAD leonina e o Veneza.


Segundo o jornal Record, o acordo foi alcançado esta quarta-feira numa reunião entre os dois clubes e representa um investimento elevado por parte do Sporting. Os leões vão pagar 20 milhões de euros fixos, aos quais acrescem mais 3 milhões mediante objetivos, ficando ainda o emblema italiano com uma pequena percentagem de uma futura mais-valia.


Issa Doumbia, de apenas 22 anos, é agora esperado em Lisboa no início da próxima semana para cumprir os habituais exames médicos e assinar contrato com o Clube de Alvalade. Se os objetivos forem cumpridos, o médio italiano torna-se na segunda contratação mais cara da história do Clube, ficando apenas atrás do 30 milhões pagos a Rodrigo Zalazar.


O internacional jovem transalpino era uma das grandes prioridades do Sporting para a reformulação do meio-campo tendo em vista a próxima temporada, sobretudo perante a possibilidade de saída de Hidemasa Morita no mercado de verão.

A época realizada ao serviço do Veneza ajudou a aumentar ainda mais a cotação do médio. Em 38 jogos disputados em 2025/26, Issa Doumbia assinou números impressionantes para a posição, somando 10 golos e seis assistências, desempenho que despertou também o interesse de outros clubes europeus como Benfica e Juventus.



Futebol

Especialista não tem dúvidas de uma possível chegada de Palhinha: "Seria ele e mais dez no Sporting"

Jornalista comentou o possível futuro do internacional português no Clube de Alvalade, podendo regressar aos leões 4 anos depois

Paulo Cunha, jornalista da A BOLA, afirma que João Palhinha seria uma grande aquisição por parte do Sporting e que a transferência é possível de acontecer
Paulo Cunha, jornalista da A BOLA, afirma que João Palhinha seria uma grande aquisição por parte do Sporting e que a transferência é possível de acontecer

20 Mai 2026 | 14:02 |

Icon Comentário0

O Sporting continua a sonhar com o regresso de João Palhinha a Alvalade e já trabalha nos bastidores para tentar concretizar uma das operações mais ambiciosas do próximo mercado de verão. Paulo Cunha defende que ele seria peça fundamental para Rui Borges.


Paulo Cunha: "Seria Palhinha e mais dez neste Sporting"


"Apesar das épocas serem longas, penso que seria Palhinha e mais dez neste Sporting. É um jogador que já conhece e teve sucesso no Clube, permitiu ao Sporting um grande encaixe financeiro ,quando saiu há uns anos, e ,com a saída de Morten Hjulmand e Hidemasa Morita, o Sporting vai precisar de reformular o meio-campo. Seria um grande reforço", começou por dizer, à BOLA TV.


O jornalista do mesmo órgão comunicacional reforça que a vontade do atleta pode fazer a diferença. "Há um fator importante que é a vontade do jogador de Palhinha regressar a Portugal. O Sporting também tem capacidade para investir e tem a necessidade de um médio com estas características. Estão todos a remar para o mesmo lado", falou.

Apesar dos rumores, de acordo com o nosso exclusivo, o regresso do trinco de 30 anos ao Sporting é, nesta altura, um cenário praticamente impossível. Os valores envolvidos na situação do internacional português afastam, para já, qualquer hipótese real de entendimento entre todas as partes.


Na equipa principal do Sporting, João Palhinha esteve presente num total de 95 encontros, tendo marcado sete golos. Pelo Clube de Alvalade, o internacional português sagrou-se campeão nacional e venceu a Taça da Liga, em 2020/21, e conquistou ainda a Supertaça, na época seguinte. No verão de 2022, o médio foi vendido aos ingleses do Fulham, numa transferência que rendeu 22 milhões de euros aos cofres dos leões.


envelope SUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


Boas notícias para Vagiannidis! Lateral recebe novidade fora do Sporting
Futebol

Boas notícias para Vagiannidis! Lateral recebe novidade fora do Sporting

20 Mai 2026 | 12:08

Icon Comentário0
Alvo do Sporting fora de Portugal e decisão de Martínez surpreende tudo e todos: Os números
Futebol

Alvo do Sporting fora de Portugal e decisão de Martínez surpreende tudo e todos: Os números

20 Mai 2026 | 10:45

Icon Comentário0
Sporting ultrapassa obstáculos por Pedro Lima e já há data para apresentação
Futebol

Sporting ultrapassa obstáculos por Pedro Lima e já há data para apresentação

20 Mai 2026 | 12:15

Icon Comentário0