
Futebol
Sporting tentou Abde Ezzalzouli, mas negócio falhou e já se sabe porquê
03 Set 2025 | 14:00
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
03 Set 2025 | 17:07 |
Zeno Debast garantiu que vai regressar à sua posição de origem. O internacional belga chegou ao Sporting no verão de 2024 para ser mais uma opção para o eixo da defesa, mas faces às adversidades e qualidade mostrada no novo papel, acabou por ser várias vezes utilizado como médio centro.
Zeno Debast: "Ganhar dois troféus logo na minha primeira transferência, o título e a Taça é fenomenal!"
"Foi um ano fantástico. Joguei futebol no Anderlecht por quinze anos. Ganhar dois troféus logo na minha primeira transferência, o título e a taça é fenomenal!. O meu pai recordou-me que trabalhei 16 anos para isto. De todos os grandes momentos foi esse que memorizei. Os meus pais são tão apaixonados pela minha carreira quanto eu e devo-lhes tudo! Aconteça o que acontecer, eles sempre serão as primeiras pessoas em quem penso. A minha família é a minha força", disse, ao jornal Humo.
Zeno não esconde a felicidade pelo ano de estreia, não esquecendo as adversidades pelo caminho: "Tivemos três técnicos... isso diz alguma coisa. Primeiro Ruben Amorim, o treinador que me trouxe do Anderlecht e saiu ainda cedo para o Manchester United. Ao mesmo tempo, o diretor desportivo (Hugo Viana) também foi para o Manchester City. As mudanças de treinador não são novidade para mim, claro, mas esta foi a minha primeira transferência".
Zeno Debast: "Assim como com Amorim, comecei no banco mas rapidamente consegui afirmar-me"
"Quando as duas pessoas que me trouxeram saem depois de apenas alguns meses começamos a pensar... 'e se entrar alguém que não esteja interessado em mim?' O novo técnico, João Pereira, foi demitido novamente depois de apenas seis semanas. Assim como com Amorim, comecei no banco mas rapidamente consegui afirmar-me. O mesmo aconteceu com o terceiro técnico, o Rui Borges - que elogiou muito o jogador -. Ele ainda cá está", acrescentou.
Originalmente contratado para o eixo da defesa, Debast acabou por terminar a época a médio. No entanto, garante que esta época será usado na posição de origem: "Devido às lesões e às suspensões acabei no meio-campo do Sporting... Como joguei muito bem naquele primeiro jogo acabei aí a temporada... Por que deveria estar dececionado? Estava feliz a jogar. Depois na seleção da Bégica entrou um novo selecionador (Rudi Garcia) que me perguntou a posição que mais gostava de jogar... Expliquei-lhe que só joguei no meio-campo devido às circunstâncias e disse-lhe que me sinto mais à vontade na defesa. O Sporting já esclareceu que sou um defesa-central".
Internacional helénico chegou a Lisboa para assinar contrato com o Clube de Alvalade e assistir ao clássico contra o Porto
03 Set 2025 | 15:40 |
Depois de assinar contrato com o Sporting, Fotis Ioannidis já regressou à Grécia. O último reforço a ser anunciado pelos leões este verão já esteve em Lisboa, onde teve oportunidade de realizar os exames médicos, assinar o seu novo contrato e assistir à partida contra o Porto, a partir dos camarotes do Estádio de Alvalade.
Segundo informações avançadas pelo jornal Record, o novo ponta de lança verde e branco viajou para o seu país, onde se encontra a trabalhar com a restante equipa grega os compromissos de qualificação para o campeonato do Mundo. O jogador vai acompanhado de Georgios Vagiannidis, novo lateral direito dos leões e seu amigo pessoal desde os tempos do Panathinaikos.
Antes de ir, Fotis Ioannidis já teve oportunidade de falar aos adeptos do Sporting, mostrando-se ansioso para começar este novo desafio: “Sabe tão bem estar finalmente aqui. Mas posso esperar para conhecer os meus novos companheiros, o Clube, os adeptos e todos no Sporting. Estou a contar os dias para começar. Estou aqui e estou pronto”.
Vale a pena recordar que Sporting e Panathinaikos terminaram as negociações pelo avançado de costas voltadas. Após um acordo verbal entre as duas partes para pagar os direitos do jogador a meias, a direção ateniense voltou atrás na sua palavra e a SAD verde e branca teve de gastar mais 1,1 milhões de euros.
Na última temporada de 2024/25, ao serviço do Panathinaikos, Fotis Ioannidis - avaliado em 15 milhões de euros - teve números abaixo do esperado. Em 42 partidas disputadas, o avançado marcou por 11 ocasiões e assinou duas assistências. Na presente época, soma quatro jogos ainda sem qualquer contribuição para golo.
Justiça portuguesa vai investigar aparatos no Clássico da quarta jornada do Campeonato Nacional, que terminou com vitória dos dragões (2-1)
03 Set 2025 | 14:10 |
O Ministério Público abriu um inquérito aos incidentes causados pelos adeptos do Porto, na última edição do Clássico frente ao Sporting. O público da bancada visitante partiu os vidros da caixa de segurança, que acabaram por cair por cima dos adeptos leoninos, gerando um total de 17 feridos.
A informação foi avançada pela RTP, que citou uma fonte da Procuradoria Geral da República. De acordo com a entidade, a origem do inquérito está baseada no auto realizado pela Polícia de Segurança Pública (PSP), na noite de 30 de agosto, data a que o clássico foi realizado.
Não é só o Ministério Público a averiguar a gravidade da situação, uma vez que o Conselho de Disciplina (CD) da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) já informou que iria abrir um inquérito sobre o incidente: “Factos relacionados com a quebra de vidros do guarda-corpos da bancada norte, sector B 15. A instauração ocorreu no seguimento das informações constantes no relatório do delegado da Liga e de participação remetida através da Unidade de Integridade e Compliance da Federação Portuguesa de Futebol”.
Vale a pena recordar que a situação tomou lugar no segundo golo do Porto. Os pupilos de Francesco Farioli juntaram-se em frente à bancada norte para festejar o remate certeiro de William Gomes, motivando a que os adeptos portistas passassem a sua área delimitada e subissem para os vidros da caixa de segurança.
Os cacos acabaram por cair nos adeptos verdes e brancos diretamente abaixo e deixaram ferimentos nas cabeças e braços de uma série de Sportinguistas. Dos 17 vitimados pela situação, 16 acabaram por ser assistidos no Estádio José Alvalade, já o outro teve de ser encaminhado para uma unidade hospitalar.
Jogador é muito desejado em Alvalade, mas situação com o Clube verde e branco ditou que atleta recusasse assinar contrato no futuro
03 Set 2025 | 14:08 |
O Sporting focou grande parte do último dia do mercado de transferências de verão na contratação de Jota Silva. No entanto, um minuto de atraso ditou que o negócio caísse por terra, o que deixou o internacional português bastante frustrado e sem vontade de rumar a Alvalade.
Segundo o jornal A Bola, Jota Silva não esconde a tristeza com a situação e decidiu "riscar os leões do pensamento". Assim sendo, "o Sporting não entra nos planos de futuro" do avançado, que também não vai continuar no Nottingham Forest.
O extremo terá recusado várias ofertas no verão - a mais recente do Botafogo - uma vez que só queria regressar a Portugal, representar o Sporting e reencontrar Rui Borges. Todavia, o atraso na documentação impediu que Jota Silva cumprisse o seu desejo.
Com o Brasil riscado das opções e a permanência no Nottingham a ser "nula", Jota Silva procura soluções para o futuro. De momento, Turquia e Arábia Saudita são as opções em cima da mesa. Certo é que o atacante não está feliz e será obrigado a dar um passo atrás na carreira.
Jota Silva – avaliado em 15 milhões de euros – participou em 37 encontros ao serviço do Nottingham Forest na época passada: 31 na Premier League, cinco na Taça de Inglaterra e um na Taça da Liga inglesa. Raramente opção inicial em Inglaterra, o extremo marcou quatro golos e fez duas assistências. O jogador foi suplente utilizado na primeira ronda da Premier League desta época.
Confira alguns dos melhores momentos de Jota Silva:
Sporting tentou Abde Ezzalzouli, mas negócio falhou e já se sabe porquê
03 Set 2025 | 14:00
Hjulmand recusa comentar transferência polémica no Sporting: "Há quem possa responder"
03 Set 2025 | 13:55
Titularíssimo de Rui Borges comenta saída do Sporting: "Não me identifico com rumores"
03 Set 2025 | 13:50