Corner Left

Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futebol

CINCO CURIOSIDADES SOBRE O FC PORTO – SPORTING CP

Leões e dragões medem forças pela 236.º ocasião esta quarta-feira, pelas 21h30, na cidade Invicta

Leonino - Onde o Sporting é notícia
Leonino - Onde o Sporting é notícia

  |

Icon Comentário0

O jogo entre FC Porto e Sporting CP joga-se esta quarta-feira, 15 de julho, pelas 21h30, no Estádio do Dragão. Será a 236.ª ocasião em que dragões e leões medem forças, com o histórico a ser bastante equilibrado.


Em dia de clássico, o Leonino traz-te cinco curiosidades sobre o confronto entre os conjuntos de Sérgio Conceição e Rúben Amorim:



  • Último triunfo do leão no reduto do dragão foi há quatro anos


A última ocasião em que o Sporting CP venceu no Estádio do Dragão foi a 30 de abril de 2016. Nessa data, em jogo relativo à 32.ª jornada da Liga NOS, e com os então comandados de Jorge Jesus ainda na luta pelo título, a turma de Alvalade levou de vencida o conjunto de José Peseiro, por 3-1. Islam Slimani, por duas vezes, e Bruno César foram os autores dos golos verdes e brancos. Para o FC Porto, Héctor Herrera fez o gosto ao pé.

  • Triunfos de 1945 e 1959 trazem boas memórias

No recinto do dragão, Sporting CP e FC Porto já se defrontaram por 111 vezes. Neste registo, o histórico é altamente favorável aos azuis: 62 vitórias, 30 empates e 19 derrotas.

Contudo, das 19 ocasiões em que o leão feriu o dragão, existem dois triunfos que ficarão para a história leonina. A 22 de abril de 1945, em jogo a contar para a segunda mão dos oitavos de final da Taça de Portugal, o Sporting CP, na altura orientado por Joaquim Ferreira, venceu o FC Porto, por 4-1, com golos de Jesus Correia, Albano Pereira (2) e Fernando Peyroteo.

Mais de dez anos depois, a turma de Alvalade voltou a vencer os azuis por 4-1. A 4 de outubro de 1959, em partida relativa à 3.ª jornada do campeonato nacional, a turma de Fernando Vaz levou de vencida o FC Porto. Diego Arizaga e Ferdinando Puglia, ambos por duas vezes, apontaram os tentos do triunfo verde e branco.

  • FC Porto venceu últimos quatro jogos na Invicta

As mais recentes deslocações do Sporting CP ao Estádio do Dragão não têm sido felizes. Os dragões venceram os últimos quatro jogos realizados na cidade Invicta.

Na última temporada, a turma de Sérgio Conceição bateu os comandados de Marcel Keizer, por 2-1. Os leões até saíram na frente, com golo de Luiz Phellype, aos 61 minutos. Todavia, Danilo Pereira, aos 78 minutos, e Héctor Herrera, aos 87 minutos, efetuaram a reviravolta no marcador.

  • Dragão é a melhor equipa da Liga NOS a jogar em casa

A tarefa dos comandados de Rúben Amorim não será fácil. É que, esta temporada, a jogar em casa, o FC Porto é a melhor equipa da Liga NOS. Em 15 jogos disputados, os dragões venceram 13, empataram um e perderam outro. Nota ainda para o facto de os azuis serem a defesa que menos golos (6) sofre no seu recinto e, em igualdade com o SL Benfica, o ataque que mais golos (36) marca diante dos seus adeptos.

No entanto, no Campeonato Nacional, foi precisamente Rúben Amorim que impôs a única derrota caseira a Sérgio Conceição. Enquanto treinador do SC Braga, o agora líder do futebol leonino foi vencer ao Estádio do Dragão, por 2-1, com golos de Paulinho e Fransérgio.

  • Leão não perde fora de portas há três jogos

Em 2019/20, a prestação do Sporting CP fora de casa não tem sido a melhor. Em 15 jogos, os leões registaram seis vitórias, cinco empates e quatro derrotas, registando um total de 23 pontos.

Contudo, nas últimas três partidas jogadas fora de portas, a turma de Amorim não somou quaisquer desaires. Vitória SC (2-2), Belenenses SAD (3-1) e Moreirense (0-0) foram os resultados conseguidos pela turma de Alvalade nas últimas três deslocações.

Recorde-se que o Sporting CP está, atualmente, no terceiro lugar da Liga NOS, com 59 pontos, mais três do que o SC Braga, que ocupa o quarto lugar, com 56.


Futebol

Advogados falam em "grande problema" para o Sporting na novela com Gyokeres

Especialistas em matérias judiciais foram convidados a comentar o caso do avançado sueco, e explicaram o que pode correr mal para o Clube de Alvalade

O Jornal A Bola falou com dois advogados acerca da questão entre Viktor Gyokeres e o Sporting, a grande novela do defeso deste verão
O Jornal A Bola falou com dois advogados acerca da questão entre Viktor Gyokeres e o Sporting, a grande novela do defeso deste verão

  |

Icon Comentário0

Lúcio Correia e João Caiado, advogados contactados pelo jornal A Bola, consideram que a novela entre Gyokeres e o Sporting está condenada a resolver-se a bem. No entanto, os dois especialistas em matérias judiciais explicaram à imprensa nacional o que poderia correr mal para as duas partes.


Lúcio Correira, professor de direito desportivo na Universidade Lusíada de Lisboa, começou por falar da suposta "greve" de Viktor Gyokeres, algo que seria "uma violação do dever de assiduidade" que pode "conduzir a uma multa ou a uma suspensão", e que até poderia resultar em despedimento por justa-causa. Aponta, no entanto: "Mas este cenário não interessa ao Sporting, como é óbvio, porque estaria a deixar livre o seu maior ativo, deixando-o sair a custo zero. E essa não é uma hipótese que, minimamente, lhe interesse".


Comentou, depois, a possibilidade do sueco avançar com queixa à FIFA, lembrando que as duas partes estão condenadas ao entendimento: "Gyokeres terá de justificar uma justa causa para a resolução do contrato. E que argumentos apresentará para o fazer? Pelos dados disponíveis no momento, não parece que tenha muitos, embora não conheça a fundo o contrato que o liga ao Sporting".


João Caiado, advogado e colunista do jornal A Bola, aponta na mesma direção: "O que sabemos é que há aqui um grande problema. Se ele joga a 100 por cento, estará valorizado nessa proporção, se estiver a 95 ou a 90 por cento, é por essa bitola que o mercado se guiará (...) Em termos desportivos, na verdade, não há uma sanção eficaz para que não esteja 100 por cento focado no seu trabalho e, além disso, se não o fizer está a desvalorizar-se a ele e ao clube, tanto em termos desportivos como, consequentemente, na componente financeira".

Caso Gyokeres considerasse uma rescisão de contrato unilateral, João Caiado deixa um conselho, e fala, de novo, na obrigatoriedade do entendimento entre as duas partes: "Os tribunais portugueses não se costumam meter nessas questões e teria de recorrer a um tribunal europeu. E quando saísse a decisão, com todos os trâmites processuais, já Gyokeres estaria a terminar a carreira. Temos como exemplo o caso da Lei Bosman, que quando foi deliberada já o jogador tinha deixado os relvados".



Futebol

Nuno Santos impressiona Rui Borges antes da pré-época do Sporting

Jogador verde e branco, que perdeu grande parte da última temporada devido a uma lesão grave contraída dentro das quatro linhas, já pensa no próximo ano

Nuno Santos, lateral esquerdo do Sporting, já se encontra na Academia de Alcochete a preparar a próxima época, algo que impressionou Rui Borges
Nuno Santos, lateral esquerdo do Sporting, já se encontra na Academia de Alcochete a preparar a próxima época, algo que impressionou Rui Borges

  |

Icon Comentário0

Nuno Santos já se encontra na Academia do Sporting a preparar a próxima temporada de leão ao peito. O ala esquerdo dos leões perdeu grande parte da última temporada, depois de se lesionar de forma muito grave no joelho, e necessitar de intervenção cirúrgica para resolver o problema.


Já há mais de uma semana que Nuno Santos se encontra a trabalhar na Academia do Sporting. Depois de ter perdido a última temporada, o jogador verde e branco sabe que vai precisar de esforço extra para encontrar a melhor forma, e quis começar esse trabalho antes dos colegas e do treinador chegarem de férias, de modo a estar o mais pronto possível no início dos trabalhos da equipa.


Nuno Santos terá impressionado Rui Borges pela capacidade de trabalho. Se o treinador verde e branco também vai iniciar os trabalhos na Academia mais cedo, chegando a Alcochete um ou dois dias antes da data marcada, já lá irá encontrar o ala dos leões.


Relembrar que a Unidade de Performance do Sporting, além de aferir o estado físico de todos os jogadores, com especial atenção aos que voltam de lesão, vai, nos primeiros dias de trabalhos, dedicar larga atenção à avaliação física dos atletas verdes e brancos.

Isto acontece apesar de, mesmo de férias, todos os jogadores terem mantido contacto com o departamento. Como escreve o jornal Record, Rui Borges confere especial destaque à forma física dos jogadores, especialmente nesta altura do ano, onde existem mais tentações e mais excessos.



Futebol

Arsenal sobe a parada e oferece mais milhões para levar Gyokeres do Sporting

Clube inglês viu a sua primeira oferta pelo avançado sueco rejeitada pelo Clube de Alvalade, mas estão dispostos a subir o montante oferecido aos leões

O Arsenal quer voltar a conversar com o Sporting sobre Viktor Gyokeres, e acena com 60 milhões aos dirigentes verdes e brancos pelo avançado sueco
O Arsenal quer voltar a conversar com o Sporting sobre Viktor Gyokeres, e acena com 60 milhões aos dirigentes verdes e brancos pelo avançado sueco

  |

Icon Comentário0

O Arsenal subiu a parada, e oferece, agora, 60 milhões fixos pelo concurso de Viktor Gyokeres. O clube inglês é um dos maiores interessados na contratação do avançado sueco no mercado de verão, e voltou aos contactos com o Clube de Alvalade, depois de já ter visto uma proposta inicial rejeitada - os leões já pensam no substituto.


Relembrar que o Arsenal já tinha apresentado uma proposta, ainda que não oficial, por Viktor Gyokeres ao Sporting. Os londrinos acenaram com 55 milhões mais 10 por objetivos, numa abordagem inicial que foi prontamente recusada por Frederico Varandas na figura de Presidente do clube verde e branco.


Os londrinos viraram-se para Benjamin Sesko, mas a verdade é que o negócio continua complicado, muito devido às exigências salariais do avançado esloveno. Por isso, o Arsenal quer manter as opções em aberto, e pensa outra vez em Viktor Gyokeres como alternativa ao ponta-de-lança do Leipzig.


Vão, segundo informa o jornal A Bola, avançar com nova proposta por Viktor Gyokeres, no valor de 60 milhões, a que acrescem ainda bónus por objetivos. No entanto, o Arsenal já está pronto para ouvir um "não" de Frederico Varandas, uma vez que o Presidente do Sporting já tinha informado, recentemente, que o avançado sueco não deixaria o Clube de Alvalade pela verba de 60+10 milhões de euros.

O Sporting, de resto, já fez saber que procura um montante a rondar os 80 milhões de euros, de modo a libertar Viktor Gyokeres. Os leões e o avançado continuam na novela que tem feito várias manchetes na imprensa nacional desde o final da temporada, que terminou com dobradinha verde e branca.



envelope SUBSCREVER NEWSLETTER


Geovany Quenda e Matheus Reis sob fogo! Dupla do Sporting arrisca suspensão e multa pesada
Futebol

Geovany Quenda e Matheus Reis sob fogo! Dupla do Sporting arrisca suspensão e multa pesada

 

Icon Comentário0
Confirmado! Titular do Sporting na Supertaça faz exames médicos no novo clube
Futebol

Confirmado! Titular do Sporting na Supertaça faz exames médicos no novo clube

 

Icon Comentário0
Rui Borges começa mais cedo! Os detalhes da pré-época do Sporting
Futebol

Rui Borges começa mais cedo! Os detalhes da pré-época do Sporting

 

Icon Comentário0