Futebol
Rui Borges poderá contar com reforço no regresso do Sporting aos treinos
25 Ago 2026 | 10:23
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
15 Jul 2020 | 14:10 |
O jogo entre FC Porto e Sporting CP joga-se esta quarta-feira, 15 de julho, pelas 21h30, no Estádio do Dragão. Será a 236.ª ocasião em que dragões e leões medem forças, com o histórico a ser bastante equilibrado.
Em dia de clássico, o Leonino traz-te cinco curiosidades sobre o confronto entre os conjuntos de Sérgio Conceição e Rúben Amorim:
A última ocasião em que o Sporting CP venceu no Estádio do Dragão foi a 30 de abril de 2016. Nessa data, em jogo relativo à 32.ª jornada da Liga NOS, e com os então comandados de Jorge Jesus ainda na luta pelo título, a turma de Alvalade levou de vencida o conjunto de José Peseiro, por 3-1. Islam Slimani, por duas vezes, e Bruno César foram os autores dos golos verdes e brancos. Para o FC Porto, Héctor Herrera fez o gosto ao pé.
No recinto do dragão, Sporting CP e FC Porto já se defrontaram por 111 vezes. Neste registo, o histórico é altamente favorável aos azuis: 62 vitórias, 30 empates e 19 derrotas.
Contudo, das 19 ocasiões em que o leão feriu o dragão, existem dois triunfos que ficarão para a história leonina. A 22 de abril de 1945, em jogo a contar para a segunda mão dos oitavos de final da Taça de Portugal, o Sporting CP, na altura orientado por Joaquim Ferreira, venceu o FC Porto, por 4-1, com golos de Jesus Correia, Albano Pereira (2) e Fernando Peyroteo.
Mais de dez anos depois, a turma de Alvalade voltou a vencer os azuis por 4-1. A 4 de outubro de 1959, em partida relativa à 3.ª jornada do campeonato nacional, a turma de Fernando Vaz levou de vencida o FC Porto. Diego Arizaga e Ferdinando Puglia, ambos por duas vezes, apontaram os tentos do triunfo verde e branco.
As mais recentes deslocações do Sporting CP ao Estádio do Dragão não têm sido felizes. Os dragões venceram os últimos quatro jogos realizados na cidade Invicta.
Na última temporada, a turma de Sérgio Conceição bateu os comandados de Marcel Keizer, por 2-1. Os leões até saíram na frente, com golo de Luiz Phellype, aos 61 minutos. Todavia, Danilo Pereira, aos 78 minutos, e Héctor Herrera, aos 87 minutos, efetuaram a reviravolta no marcador.
A tarefa dos comandados de Rúben Amorim não será fácil. É que, esta temporada, a jogar em casa, o FC Porto é a melhor equipa da Liga NOS. Em 15 jogos disputados, os dragões venceram 13, empataram um e perderam outro. Nota ainda para o facto de os azuis serem a defesa que menos golos (6) sofre no seu recinto e, em igualdade com o SL Benfica, o ataque que mais golos (36) marca diante dos seus adeptos.
No entanto, no Campeonato Nacional, foi precisamente Rúben Amorim que impôs a única derrota caseira a Sérgio Conceição. Enquanto treinador do SC Braga, o agora líder do futebol leonino foi vencer ao Estádio do Dragão, por 2-1, com golos de Paulinho e Fransérgio.
Em 2019/20, a prestação do Sporting CP fora de casa não tem sido a melhor. Em 15 jogos, os leões registaram seis vitórias, cinco empates e quatro derrotas, registando um total de 23 pontos.
Contudo, nas últimas três partidas jogadas fora de portas, a turma de Amorim não somou quaisquer desaires. Vitória SC (2-2), Belenenses SAD (3-1) e Moreirense (0-0) foram os resultados conseguidos pela turma de Alvalade nas últimas três deslocações.
Recorde-se que o Sporting CP está, atualmente, no terceiro lugar da Liga NOS, com 59 pontos, mais três do que o SC Braga, que ocupa o quarto lugar, com 56.
Nome do atacante chegou a ser colocado no radar dos verdes e brancos nos recentes mercados e deverá agora dar um novo passo na carreira
25 Ago 2026 | 13:54 |
Liam Delap, avançado que foi alvo do Sporting, está muito perto de deixar o Chelsea e reforçar o Nottingham Forest. O jogador de 23 anos tem sentido dificuldades para se afirmar como opção regular de Xabi Alonso e vê com bons olhos uma mudança ainda neste mercado.
Alex Crook revelou que o negócio está bem encaminhado, enquanto Fabrizio Romano acrescenta que o Nottingham Forest se preparava para entrar em contacto direto com o Chelsea para tentar fechar a transferência. As conversações com o jogador e com o emblema londrino já estão em andamento.
Delap esteve anteriormente no radar do Sporting, numa altura em que os verdes e brancos procuravam soluções para reforçar o setor ofensivo. O negócio nunca acabou por se concretizar e o internacional inglês seguiu outro caminho na carreira.
Agora, perante a falta de espaço no Chelsea, uma transferência para o Nottingham Forest surge como uma possibilidade cada vez mais forte. O avançado está avaliado em cerca de 28 milhões de euros, embora ainda não sejam conhecidos os valores que estão a ser discutidos entre os dois clubes.
Caso o acordo seja concluído, Liam Delap continuará assim na Premier League, mas num contexto em que poderá procurar maior regularidade. O Nottingham Forest acelera o processo e pretende chegar rapidamente a um entendimento definitivo com o Chelsea.
Confira a publicação:
Internacional moçambicano é visto como um dos ativos que podem deixar o Clube de Alvalade neste mercado de transferências e há novidades
25 Ago 2026 | 13:12 |
Geny Catamo continua no topo da lista de alvos do Sunderland para reforçar o ataque, mas as negociações com o Sporting estão longe de ser simples. O extremo moçambicano vê com bons olhos uma mudança para a Premier League, embora os ingleses ainda não estejam dispostos a satisfazer as exigências leoninas.
Segundo Scott Wilson, o Sunderland considera elevados os 40 milhões de euros fixos pedidos pelo Sporting para abrir mão do camisola 10. Os dois clubes continuam em diálogo, mas a equipa negocial dos Black Cats não alterou a posição nos últimos dias.
Do lado do jogador, a vontade de experimentar o futebol inglês já terá sido transmitida ao Sunderland pelos representantes de Geny Catamo em várias ocasiões. Ainda assim, o extremo não pretende forçar uma saída e continua totalmente integrado nas opções de Rui Borges.
O Sporting mantém uma posição firme, sobretudo pela importância que o moçambicano assumiu no arranque da temporada e pela proximidade do fecho do mercado. Qualquer saída obrigaria ainda a estrutura a encontrar rapidamente uma alternativa para o setor ofensivo.
O dossiê poderá, por isso, arrastar-se até muito perto do prazo final da janela de transferências da próxima semana. Sunderland e Sporting continuam em contacto, mas será necessário aproximar posições para que a transferência de Geny Catamo possa avançar.
Guarda-redes titular dos verdes e brancos já estará 'avisado' de que terá de lutar para garantir a sua continuidade na baliza dos leões
25 Ago 2026 | 12:47 |
Kaique Pereira vai ser reforço do Sporting para as próximas cinco temporadas e chega a Alvalade com ambição para ter impacto imediato. O guarda-redes brasileiro não é visto apenas como uma solução de futuro e terá a missão de disputar espaço com Rui Silva já em 2026/27.
A SAD avançou para o mercado depois de perceber que João Virgínia pretendia sair para jogar com maior regularidade. Aos 23 anos, Kaique surge como uma opção capaz de responder no presente, mas também com margem de crescimento suficiente para assumir maior protagonismo nos próximos anos.
Os relatórios recolhidos pelos leões deixaram boas referências. Além dos 1,93 metros, o brasileiro agradou pela presença física e, sobretudo, pela tranquilidade demonstrada entre os postes, características valorizadas pela equipa técnica.
Kaique conhece igualmente a realidade do futebol português, depois das passagens por Farense e Nacional. Apesar de não ser primeira opção de Abel Ferreira no Palmeiras, o internacional sub-20 brasileiro acredita que pode conquistar espaço neste regresso a Portugal.
Rui Silva continua a partir na frente na hierarquia da baliza do Sporting, mas Kaique não chega apenas para lhe fazer sombra. O brasileiro pretende lutar diretamente pela titularidade e, ao mesmo tempo, aproveitar a experiência do internacional português de 32 anos para acelerar a adaptação e evolução em Alvalade.
Rui Borges poderá contar com reforço no regresso do Sporting aos treinos
25 Ago 2026 | 10:23
Bomba! Marinakis quer voltar a pescar no Sporting e abre negociações por Luis Suárez
25 Ago 2026 | 11:34
Liga Conferência pode ter impacto direto na venda de criativo do Sporting; Saiba tudo
25 Ago 2026 | 10:11