Corner Left

Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futebol

CINCO CURIOSIDADES SOBRE O FC PORTO – SPORTING CP

Leões e dragões medem forças pela 236.º ocasião esta quarta-feira, pelas 21h30, na cidade Invicta

Leonino - Onde o Sporting é notícia
Leonino - Onde o Sporting é notícia

  |

Icon Comentário0

O jogo entre FC Porto e Sporting CP joga-se esta quarta-feira, 15 de julho, pelas 21h30, no Estádio do Dragão. Será a 236.ª ocasião em que dragões e leões medem forças, com o histórico a ser bastante equilibrado.


Em dia de clássico, o Leonino traz-te cinco curiosidades sobre o confronto entre os conjuntos de Sérgio Conceição e Rúben Amorim:



  • Último triunfo do leão no reduto do dragão foi há quatro anos


A última ocasião em que o Sporting CP venceu no Estádio do Dragão foi a 30 de abril de 2016. Nessa data, em jogo relativo à 32.ª jornada da Liga NOS, e com os então comandados de Jorge Jesus ainda na luta pelo título, a turma de Alvalade levou de vencida o conjunto de José Peseiro, por 3-1. Islam Slimani, por duas vezes, e Bruno César foram os autores dos golos verdes e brancos. Para o FC Porto, Héctor Herrera fez o gosto ao pé.

  • Triunfos de 1945 e 1959 trazem boas memórias

No recinto do dragão, Sporting CP e FC Porto já se defrontaram por 111 vezes. Neste registo, o histórico é altamente favorável aos azuis: 62 vitórias, 30 empates e 19 derrotas.

Contudo, das 19 ocasiões em que o leão feriu o dragão, existem dois triunfos que ficarão para a história leonina. A 22 de abril de 1945, em jogo a contar para a segunda mão dos oitavos de final da Taça de Portugal, o Sporting CP, na altura orientado por Joaquim Ferreira, venceu o FC Porto, por 4-1, com golos de Jesus Correia, Albano Pereira (2) e Fernando Peyroteo.

Mais de dez anos depois, a turma de Alvalade voltou a vencer os azuis por 4-1. A 4 de outubro de 1959, em partida relativa à 3.ª jornada do campeonato nacional, a turma de Fernando Vaz levou de vencida o FC Porto. Diego Arizaga e Ferdinando Puglia, ambos por duas vezes, apontaram os tentos do triunfo verde e branco.

  • FC Porto venceu últimos quatro jogos na Invicta

As mais recentes deslocações do Sporting CP ao Estádio do Dragão não têm sido felizes. Os dragões venceram os últimos quatro jogos realizados na cidade Invicta.

Na última temporada, a turma de Sérgio Conceição bateu os comandados de Marcel Keizer, por 2-1. Os leões até saíram na frente, com golo de Luiz Phellype, aos 61 minutos. Todavia, Danilo Pereira, aos 78 minutos, e Héctor Herrera, aos 87 minutos, efetuaram a reviravolta no marcador.

  • Dragão é a melhor equipa da Liga NOS a jogar em casa

A tarefa dos comandados de Rúben Amorim não será fácil. É que, esta temporada, a jogar em casa, o FC Porto é a melhor equipa da Liga NOS. Em 15 jogos disputados, os dragões venceram 13, empataram um e perderam outro. Nota ainda para o facto de os azuis serem a defesa que menos golos (6) sofre no seu recinto e, em igualdade com o SL Benfica, o ataque que mais golos (36) marca diante dos seus adeptos.

No entanto, no Campeonato Nacional, foi precisamente Rúben Amorim que impôs a única derrota caseira a Sérgio Conceição. Enquanto treinador do SC Braga, o agora líder do futebol leonino foi vencer ao Estádio do Dragão, por 2-1, com golos de Paulinho e Fransérgio.

  • Leão não perde fora de portas há três jogos

Em 2019/20, a prestação do Sporting CP fora de casa não tem sido a melhor. Em 15 jogos, os leões registaram seis vitórias, cinco empates e quatro derrotas, registando um total de 23 pontos.

Contudo, nas últimas três partidas jogadas fora de portas, a turma de Amorim não somou quaisquer desaires. Vitória SC (2-2), Belenenses SAD (3-1) e Moreirense (0-0) foram os resultados conseguidos pela turma de Alvalade nas últimas três deslocações.

Recorde-se que o Sporting CP está, atualmente, no terceiro lugar da Liga NOS, com 59 pontos, mais três do que o SC Braga, que ocupa o quarto lugar, com 56.


Futebol

Oficial! Sporting empresta Lucas Dias a equipa da Liga 3 e médio não tem boas notícias

Internacional jovem pelo Canadá foi cedido pelos verdes e brancos, uma vez que não entra nas contas da estrutura leonina para esta temporada

Sporting empresta Lucas Dias ao 1.º de Dezembro, da Liga 3
Sporting empresta Lucas Dias ao 1.º de Dezembro, da Liga 3

  |

Icon Comentário0

O Sporting emprestou Lucas Dias ao 1.º de Dezembro, da Liga 3. A estrutura verde e branca não tem grandes planos para o médio, que passou a última temporada emprestado ao Cavalry, equipa do Canadá, país do qual o jogador é natural.


"O 1º. de Dezembro tem o prazer de anunciar que chegou a acordo com o Sporting pela cedência a titulo de empréstimo, de Lucas Dias para representar a nossa equipa na Liga 3. Bem-vindo à nossa casa Lucas! #weareone", lê-se, nas redes sociais do emblema da terceira divisão nacional.


Na mesma publicação, o clube de Sintra deixa uma nota sobre a transferência: "Não podemos deixar de saudar, a forma com que o Sporting Clube Portugal se mostrou disponível, em todo o processo negocial. Desejamos aos campeões da Liga Portugal Betclic, uma excelente temporada!".


Em 2022/23, Lucas Dias - avaliado em 100 mil euros - representou a equipa de sub-23, somando 19 jogos com Listada verde e branca, tendo feito o gosto ao pé em duas ocasiões. No empréstimo ao Cavalry, disputou 15 partidas, nas quais conseguiu somar duas assistências.

As exibições pelas formações jovens do Sporting despertaram a atenção de Rúben Amorim, que chegou a chamar Lucas Dias, em diversas ocasiões, aos treinos da equipa principal. No entanto, o médio não encheu as medidas do técnico e ainda não teve oportunidade de se estrear.


Confira a publicação:


Futebol

Gonçalo Inácio regressa aos treinos, mas não vem sozinho! Sporting tem mais um recuperado de lesão

Central internacional português foi a grande novidade em mais uma sessão de trabalhos de Rúben Amorim, que viu outro pupilo liberado pelo departamento médico

Gonçalo Inácio e Diogo Pinto regressam aos treinos do Sporting
Gonçalo Inácio e Diogo Pinto regressam aos treinos do Sporting

  |

Icon Comentário0

Gonçalo Inácio regressou aos treinos do Sporting. O internacional português foi a grande novidade da sessão de trabalhos desta quarta-feira, dia 25 de setembro, mas não foi o único recuperado. Após mais de um mês de ausência, Diogo Pinto teve 'luz verde' do departamento médico.


O 'camisola 25' foi destaque e é opção para a partida diante do Estoril, depois de ter falhado o duelo frente ao AVS - que terminou com vitória leonina, por 3-0. Já Diogo Pinto não jogava desde dia 3 de agosto, na primeira jornada da Liga 3.


O técnico verde e branco chamou vários jovens da formação, para se juntarem à equipa principal: José Silva, Atanásio Cunha, Bruno Ramos, Miguel Alves, Denílson Santos, Henrique Arreiol, Manuel Mendonça, Sandro Nascimento, Kauã Oliveira, Nilton Cardoso, Luís Gomes, Lucas Anjos e Francisco Canário, mostraram-se a Rúben Amorim.


Neste momento, o Sporting segue na liderança da Liga Portugal Betclic, com 18 pontos, e está na luta pela conquista do bicampeonato. O segundo lugar é ocupado pelo Porto, que tem 15 pontos. O Benfica fecha o pódio, com 13 pontos.

O emblema verde e branco volta a entrar em campo na próxima sexta-feira, dia 27 de setembro, frente ao Estoril, em jogo relativo à sétima jornada do Campeonato Nacional. O encontro diante da turma liderada por Ian Cathro jogar-se-á no reduto dos canarinhos, às 20h15.


Confira as imagens da sessão:


Futebol

EM ALERTA! SPORTING PREPARA-SE PARA DUPLO DUELO FRENTE AO PORTO E RÚBEN AMORIM CHEGA-SE À FRENTE

Sorteio da Liga Betclic 2024/25 não foi muito favorável para os verdes e brancos

Sporting não teve muita sorte no sorteio da Liga Betclic e pupilos de Amorim já se preparam para dois duelos frente ao Porto
Sporting não teve muita sorte no sorteio da Liga Betclic e pupilos de Amorim já se preparam para dois duelos frente ao Porto

  |

Icon Comentário0

A temporada 2024/25 tem pontapé de partida marcado para o dia 3 de agosto com a Supertaça e, na semana seguinte, o Sporting inicia a defesa do título e luta pelo bicampeonato com a receção ao Rio Ave no Estádio José Alvalade. Ao que tudo indica, este será o desafio mais fácil para a turma de Rúben Amorim conseguir os valiosos três pontos no arranque de uma competição que promete ser complicada para os leões. 


Além das cinco primeiras jornadas englobarem três deslocações, contam ainda com o primeiro clássico da época logo na 4.ª jornada, quando o Porto for visitar o covil dos verdes e brancos. Assim, é de extrema importância que os pupilos de Amorim garantam a vitória nas primeiras jornadas do torneio, isto porque, ao fazer uma extensa análise aos dados desde que Amorim está ao leme do Sporting, o mesmo só foi campeão nacional quando alcançou registos quase perfeitos.



Por obra do destino, o Sporting e o Porto têm vindo a medir forças no início das últimas temporadas e, em 2024/25, este confronto será antecipado com a disputa da Supertaça a 3 de agosto, em Aveiro. Vale lembrar que as duas equipas vão voltar a entrar em duelo quase um mês depois para a Liga, no primeiro fim-de-semana de setembro.


Em 2020/21, 2021/22 e 2022/23 o conjunto leonino defrontou sempre a equipa então orientada por Sérgio Conceição no início da Liga e os resultados são claramente favoráveis aos dragões que contam com um registo de dois empates em Alvalade, e, ainda, uma vitória também no reduto dos leões por 3-0 em 2022/23. Contudo, estes dois desafios agendados podem equilibrar a balança para o lado de Rúben Amorim, mas desta vez com Vítor Bruno ao leme dos azuis e brancos.

O diário desportivo Record entrou em contacto com o antigo técnico Carlos Pereira com o objetivo de comentar, além do sorteio não muito favorável para os leões, o duplo encontro com os dragões: “Pode ser bom ou mau, mas isso só vamos saber depois dois jogos, depende do momento das duas equipas. Naturalmente que uma vitória terá sempre um tónico para um dos rivais”.


envelope SUBSCREVER NEWSLETTER


Hugo Leal diz que tem grupo de WhatsApp com pilar do Sporting: "É o maior"
Futebol

Hugo Leal diz que tem grupo de WhatsApp com pilar do Sporting: "É o maior"

 

Icon Comentário0
Más notícias para Amorim: Futuro de Pote continua sem dar motivos de felicidade ao Sporting
Futebol

Más notícias para Amorim: Futuro de Pote continua sem dar motivos de felicidade ao Sporting

 

Icon Comentário0
Exclusivo Leonino - Sporting tem plano para segurar Gyokeres, Inácio e companhia
Futebol

Exclusivo Leonino - Sporting tem plano para segurar Gyokeres, Inácio e companhia

 

Icon Comentário0