
Futebol
Especialista diz que Gyokeres está muito acima de Hjulmand e Trincão; Goleador do Sporting em altas
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
O Sporting CP defronta, esta quinta-feira, 1 de outubro, às 20h00, no Estádio José Alvalade, o LASK Link. Em dia de jogo, referente ao play-off de acesso à fase de grupos da Liga Europa, o Leonino traz-lhe cinco curiosidades sobre a partida desta noite.
Na presente temporada, o Sporting CP realizou apenas dois jogos: 1-0, diante do Aberdeen FC, e 2-0, frente ao FC Paços de Ferreira. Assim sendo, o conjunto de Rúben Amorim manteve a baliza inviolável nas duas primeiras partidas de 2020/21, algo que apenas tinha acontecido por duas vezes nos últimos 22 anos. A última das quais em 2017/18, sob o comando de Jorge Jesus, o Sporting CP venceu o CD Aves, por 2-0, e o Vitória FC, por 1-0.
https://twitter.com/playmaker_PT/status/1310304374476992513
Sporting CP e LASK Linz defrontaram-se por quatro vezes, sendo o histórico de confrontos entre as duas equipas ligeiramente favorável aos leões: duas vitórias, um empate e uma derrota. Nos dois duelos realizados no reduto verde e branco, a turma de Alvalade venceu sempre: 4-0, em 1969, com golos de Pedras, Vítor Gonçalves, Fernandes Peres e Lourenço; já em 2019, o então conjunto liderado por Silas triunfou, por 2-1, diante dos austríacos, com tentos certeiros de Luiz Phellype e Bruno Fernandes.
Contudo, no último confronto entre as duas equipas, o LASK Linz venceu o Sporting CP, por 3-0, com golos de Gernot Trauner, João Klauss e Marko Raguz.
Nos últimos dez anos, esta será a quarta vez que o Sporting CP disputará o play-off de acesso à fase de grupos da Liga Europa. Em 2010/11, eliminou o Nordsjaelland e o Brondby. Em 2011/12, deixou pelo caminho, novamente, o Nordsjaelland e, por fim, em 2012/13, bateu outra equipa dinamarquesa, desta feito o AC Horsens. Desta forma, a história joga a favor da turma de Alvalade.
https://twitter.com/playmaker_PT/status/1309234010523078666
Na presente temporada, o LASK Linz já realizou cinco jogos, tendo vencido quatro e empatado apenas um. No campeonato nacional, o conjunto liderado por Dominik Thalhammer regista duas vitórias (1-0, diante do FK Austria Wien, e 3-1, frente ao Wolfsberger AC) e um empate (1-1, perante o WSG Tirol). Na Taça da Áustria, o LASK venceu o ASV Siegendorf, por 3-0.
No que diz respeito à Liga Europa, os austríacos, tal como o Sporting CP, realizaram apenas um jogo, tendo goleado o FC DAC 1904 (Eslováquia), por 7-0.
Relativamente a destaques individuais, nota para Marko Raguz, de 22 anos. Em 2020/21, o avançado internacional sub-21 austríaco já leva cinco golos, sendo que, nos últimos três jogos, fez o gosto ao pé em quatro ocasiões. Destaque ainda para dois austríacos: Andreas Gruber e Husein Balic, com três golos cada um, são outras das figuras do LASK Linz.
Avançado do Panathinaikos foi a grande 'novela' de mercado em 2023/24 e acabou por ficar em Atenas, ainda que bastante contrariado
|
O Sporting não desiste da contratação de Fotis Ioannidis. Tal como revela o nosso Jornal neste Exclusivo Leonino, o avançado grego ainda é alvo concreto dos verdes e brancos, que têm a descida de rendimento do jogador como trunfo nas negociações com o Panathinaikos.
O ponta de lança helénico foi a grande 'novela' de mercado dos leões em 2023/24, com o emblema do Pireu a dificultar ao máximo a saída do futebolista, que tinha terminado a melhor época da carreira. Ioannidis acabou por ficar em Atenas, ainda que contrariado, e as suas exibições caíram drasticamente.
Em comparação com a temporada transata, Ioannidis marcou menos de metade dos golos (23 para 11), além de, em 2023/24, ter feito cinco vezes mais assistências do que esta época (10 para duas), o que resulta num natural decréscimo do valor de mercado - 18 milhões de euros que baixaram para 15M.
Assim sendo, o Sporting vai aproveitar a já conhecida vontade de Ioannidis em rumar a Alvalade e o fraco desempenho do jogador para reabrir negociações com o Panathinaikos. O preço pedido pelos gregos girava em torno dos 20 milhões de euros mais objetivos e Frederico Varandas está confiante de que agora poderá fechar o avançado por um montante inferior, até porque um dos concorrentes terá 'saído de cena'.
Esta temporada, com a camisola do Panathinaikos, Fotis Ioannidis - avaliado em 15 milhões de euros - alinhou em 42 jogos, nos quais disputou 2.677 minutos. O avançado fez 11 golos e duas assistências, tendo inclusive perdido a titularidade na seleção grega para Vangelis Pavlidis.
Jogador do Lille está prestes a terminar contrato com o emblema francês no final do mês e fica livre para assinar por novo emblema
|
Jonathan David é o grande alvo da Juventus para o próximo mercado de verão. O jogador vai terminar contrato com o Lille em junho e pode assinar a custo zero. A 'vecchia signora' tinha Viktor Gyokeres debaixo de olho, mas, dadas as circunstâncias, preferem contratar o avançado canadiano e há assim menos um interessado no goleador sueco.
De acordo com a informação avançada pelo jornal Tuttosport, a Juventus está muito empenhada em fechar o acordo com Jonathan David, tendo em vista a mudança do internacional canadiano para Turim. Os transalpinos beneficiam do facto do avançado se encontrar em final de contrato com o Lille e, consequentemente, estar disponível para assinar a custo zero.
Caso as negociações com Jonathan David falhem, a Juventus irá focar-se na contratação de Gyokeres. Nesse caso, vale sublinhar que o clube italiano está mesmo disposto a investir os 60 milhões de euros do prémio de apuramento para a próxima edição da Liga dos Campeões na proposta que poderá ser apresentada ao Sporting.
De resto, a Juventus tem ainda outros avançados bem referenciados e que são também opções válidas para o reforço do ataque da equipa italiana. Gonçalo Ramos, do Paris Saint-Germain, Mateo Retegui e Ademola Lookman, que representam a Atalanta também fazem parte da lista de reforços da vecchia signora. Em sentido inverso, Dusan Vlahovic pode estar de saída no mercado de verão.
Contratado ao Coventry City, no verão de 2023, a troco de 20 milhões de euros aos quais acresceram bónus, Gyokeres soma 102 jogos, 97 golos e 27 assistências, em duas temporadas ao serviço do Sporting. Em Avalade, o internacional sueco conquistou dois Campeonatos e uma Taça de Portugal. O contrato do avançado com os leões é válido até junho de 2028 e prevê uma cláusula de rescisão de 100M.
Jogador revelou que sueco "nunca tem o suficiente", tendo defendido ser benéfico enfrentá-lo com regularidade porque consegue melhorar os seus pontos fracos
|
Zeno Debast confessou que é complicado enfrentar Viktor Gyokeres nos treinos do Sporting. O internacional belga concedeu uma entrevista, onde além de explicar o que sentiu com a saída de Ruben Amorim, deixa rasgados elogios ao goleador leonino
Zeno Debast: "Gyokeres? É um monstro, um jogador incansável. O Viktor é o jogador mais completo que já vi"
Questionado sobre como é treinar com Viktor Gyokeres no Sporting, Zeno Debast nem pensou duas vezes: "É um monstro, um trabalhador incansável. O Viktor é o jogador mais completo que já vi. Nunca se satisfaz. É preciso ter dormido bem e tomado um bom pequeno almoço antes do treino. Caso contrário, não vai correr bem. Treinar contra jogadores assim torna-nos melhores”, disse ao jornal belga Het Laatste Nieuws,
A temporada do belga foi marcada pela sua polivalência em campo, podendo atuar como defesa-central ou médio, algo que acabou por surgir de forma natura, apesar da adaptação ter sido complicada: "Jogava como lateral direito, lateral esquerdo, defesa-central, médio ofensivo. Com a bola isso não era tão difícil, mas quando perdíamos a posse, às vezes era complicado”.
“Tinha dificuldade principalmente com o meu posicionamento, pensava 'devo continuar ou deixar a bola passar?'. De repente, também tinha de pressionar com o avançado e ficava com as costas viradas para a baliza”, acrescentou Zeno Debast sobre o processo de habituação a novas funções.
Zeno Debast: "Rui Borges? Também me vê como um médio e quis dar-me uma oportunidade"
Ainda assim, Debast revelou que a ideia partiu do treinador Rui Borges: "Falei com ele. Também me vê como um médio e quis dar uma oportunidade a isso. A escolha acabou por dar certo e continuei nessa posição. Cresci e fui criado como defesa-central, esses automatismos estão dentro de mim, às vezes ainda treino nessa posição, isso foi discutido internamente. Não quero perder as subtilezas e a sensação de defender”.