Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
SeguirFutebol
|
0O Sporting CP defronta, esta quinta-feira, 1 de outubro, às 20h00, no Estádio José Alvalade, o LASK Link. Em dia de jogo, referente ao play-off de acesso à fase de grupos da Liga Europa, o Leonino traz-lhe cinco curiosidades sobre a partida desta noite.
Na presente temporada, o Sporting CP realizou apenas dois jogos: 1-0, diante do Aberdeen FC, e 2-0, frente ao FC Paços de Ferreira. Assim sendo, o conjunto de Rúben Amorim manteve a baliza inviolável nas duas primeiras partidas de 2020/21, algo que apenas tinha acontecido por duas vezes nos últimos 22 anos. A última das quais em 2017/18, sob o comando de Jorge Jesus, o Sporting CP venceu o CD Aves, por 2-0, e o Vitória FC, por 1-0.
https://twitter.com/playmaker_PT/status/1310304374476992513
Sporting CP e LASK Linz defrontaram-se por quatro vezes, sendo o histórico de confrontos entre as duas equipas ligeiramente favorável aos leões: duas vitórias, um empate e uma derrota. Nos dois duelos realizados no reduto verde e branco, a turma de Alvalade venceu sempre: 4-0, em 1969, com golos de Pedras, Vítor Gonçalves, Fernandes Peres e Lourenço; já em 2019, o então conjunto liderado por Silas triunfou, por 2-1, diante dos austríacos, com tentos certeiros de Luiz Phellype e Bruno Fernandes.
Contudo, no último confronto entre as duas equipas, o LASK Linz venceu o Sporting CP, por 3-0, com golos de Gernot Trauner, João Klauss e Marko Raguz.
Nos últimos dez anos, esta será a quarta vez que o Sporting CP disputará o play-off de acesso à fase de grupos da Liga Europa. Em 2010/11, eliminou o Nordsjaelland e o Brondby. Em 2011/12, deixou pelo caminho, novamente, o Nordsjaelland e, por fim, em 2012/13, bateu outra equipa dinamarquesa, desta feito o AC Horsens. Desta forma, a história joga a favor da turma de Alvalade.
https://twitter.com/playmaker_PT/status/1309234010523078666
Na presente temporada, o LASK Linz já realizou cinco jogos, tendo vencido quatro e empatado apenas um. No campeonato nacional, o conjunto liderado por Dominik Thalhammer regista duas vitórias (1-0, diante do FK Austria Wien, e 3-1, frente ao Wolfsberger AC) e um empate (1-1, perante o WSG Tirol). Na Taça da Áustria, o LASK venceu o ASV Siegendorf, por 3-0.
No que diz respeito à Liga Europa, os austríacos, tal como o Sporting CP, realizaram apenas um jogo, tendo goleado o FC DAC 1904 (Eslováquia), por 7-0.
Relativamente a destaques individuais, nota para Marko Raguz, de 22 anos. Em 2020/21, o avançado internacional sub-21 austríaco já leva cinco golos, sendo que, nos últimos três jogos, fez o gosto ao pé em quatro ocasiões. Destaque ainda para dois austríacos: Andreas Gruber e Husein Balic, com três golos cada um, são outras das figuras do LASK Linz.
Interesse do emblema da Premier League no internacional grego ainda não está confirmado
|
0Ao que parece, ainda não é 100% garantido de que o Leicester tenha realmente feito uma proposta por Fotis Ioannidis - na ordem dos 27 milhões de euros -, alvo prioritário do Sporting neste mercado de transferências, tal como noticiado neste domingo, dia 11 de agosto.
De acordo com a informação avançada por Giannis Chorianopoulos, jornalista grego, O Panathinaikos não confirma que tenha recebido qualquer ofertada pelo seu avançado, o que gera aqui algum alívio na estrutura verde e branca que, por esta altura, ainda não desistiu da contratação do jogador e deverá mesmo voltar à carga ainda esta semana.
Rúben Amorim abordou a eventual contratação do ponta de lança, afirmando que os responsáveis leoninos estão "à procura de alguém para o ataque, alguém muito específico, só um. Eles dizem conseguimos ou não conseguimos e eu tenho de treinar a equipa".
Em 2023/24, ao serviço do Panathinaikos, Fotis Ioannidis – que está avaliado em 13 milhões de euros – realizou 43 partidas: 27 na Liga Grega, seis na Liga dos Campeões, seis na Liga Europa e quatro na Taça da Grécia. Ao todo, nos 2.954 minutos em que esteve dentro das quatro linhas, o avançado que está na mira do Sporting marcou 23 golos e fez 10 assistências.
Contas feitas, em média, o internacional grego de 24 anos – que tem contrato até junho de 2027 – conta com uma finalização certeira a cada 128 minutos. Se juntarmos os passes para golo, este número é ainda melhor, com Fotis Ioannidis a contribuir para balançar as redes adversárias a cada 89 minutos, o que é visto com bons olhos pela estrutura do Sporting.
Confira a publicação:
Antigo técnico do Clube de Alvalade teceu vários comentários após empate
|
0O Palmeiras, de Abel Ferreira, continua a prolongar a maré de azar que tem registado ao longo das suas últimas seis partidas oficiais. Foi neste domingo, dia 11 de agosto, que a equipa do ex Sporting não conseguiu ir além do empate a uma bola, perante o Flamengo, perfazendo o ciclo de apenas uma vitória no recente percurso.
O treinador português não poupou nas críticas à arbitragem no final do encontro: "Não consigo entender como o jogador do Botafogo é expulso na Taça do Brasil, e, hoje, o do Flamengo não é expulso depois de acertar na cara e até aleijar a língua", exclamou.
"Onde está o critério dos lances? Porque é que o do Botafogo foi vermelho e este é amarelo? Quando há VAR, não consigo entender (...). O meu copo de água transbordou, encheram o meu saco", afirmou ainda, em declarações reproduzidas pelo portal brasileiro Globoesporte.
"Na casa do Palmeiras, apitam de forma tranquila, até sacanagem conseguem fazer com o Palmeiras (...). Será que é o Maracanã que condiciona? O público? Não sei, acho grave. São erros graves que condicionam o presente o futuro", continuou. "Eu não acredito nem confio nas linhas do VAR, nem na TV. Enquanto não comprarem aparelhos novos, não acredito. Os aparelhos de hoje em dia são arcaicos, as linhas são arcaicas, e a CBF precisa de investir para que, realmente, a verdade apareça", completou o antigo leão.
Abel Ferreira jogou com a Listada verde e branca entre 2005 e 2011. Enquanto treinador, esteve ao serviço do Clube de Alvalade entre 2012 e 2014, liderando os juniores (onde foi campeão) e a equipa B do Sporting. O técnico português que está no comando do Palmeiras desde 2020, conquistou as duas últimas edições do Brasileirão (2022 e 2023), duas Taças Libertadores (2020 e 2021), além de uma Supertaça sul-americana (2022), uma Taça do Brasil (2020), uma Supertaça brasileira (2023) e dois campeonatos paulistas (2022 e 2023).
Após triunfo no Troféu Cinco Violinos, leões querem entrar com o pé direito na nova temporada
|
0O Sporting realizou, esta terça-feira, mais uma sessão de trabalho tendo em vista o embate diante do Porto, relativo à Supertaça, do próximo sábado, às 20h15, em Aveiro. Depois da conquista do Troféu Cinco Violinos, os leões querem voltar a triunfar no arranque oficial da nova época.
“A equipa principal de futebol do Sporting regressou esta terça-feira aos treinos na Academia Cristiano Ronaldo, em Alcochete. A turma orientada por Rúben Amorim deu assim início à preparação do arranque oficial da nova temporada, agendado para este sábado, dia 3 (20h15), no Estádio Municipal de Aveiro, palco que recebe a Supertaça diante do Porto”, revelou o Clube de Alvalade.
Nesta terça-feira, Rúben Amorim recebeu uma excelente notícia. É que o Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol confirmou que Ousmane Diomande foi castigado apenas por um jogo – que cumpriu no Troféu Cinco Violinos – e estará disponível para o jogo frente ao Porto, da Supertaça.
Assim sendo, as únicas baixas do Sporting para o clássico são St. Juste – que, entretanto, foi apanhado no aeroporto –, Nuno Santos (sofreu um toque no amigável diante do Sevilha) e Rafael Nel.
Ao longo da sua história, o Sporting já conquistou por nove ocasiões a Supertaça Cândido de Oliveira. O Porto triunfou por 23 vezes, o Benfica por nove, o Boavista por três e o Guimarães numa ocasião. Na última decisão da competição, as águias bateram o Porto, por 2-1.