
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
O Sporting CP defronta, esta quinta-feira, 1 de outubro, às 20h00, no Estádio José Alvalade, o LASK Link. Em dia de jogo, referente ao play-off de acesso à fase de grupos da Liga Europa, o Leonino traz-lhe cinco curiosidades sobre a partida desta noite.
Na presente temporada, o Sporting CP realizou apenas dois jogos: 1-0, diante do Aberdeen FC, e 2-0, frente ao FC Paços de Ferreira. Assim sendo, o conjunto de Rúben Amorim manteve a baliza inviolável nas duas primeiras partidas de 2020/21, algo que apenas tinha acontecido por duas vezes nos últimos 22 anos. A última das quais em 2017/18, sob o comando de Jorge Jesus, o Sporting CP venceu o CD Aves, por 2-0, e o Vitória FC, por 1-0.
https://twitter.com/playmaker_PT/status/1310304374476992513
Sporting CP e LASK Linz defrontaram-se por quatro vezes, sendo o histórico de confrontos entre as duas equipas ligeiramente favorável aos leões: duas vitórias, um empate e uma derrota. Nos dois duelos realizados no reduto verde e branco, a turma de Alvalade venceu sempre: 4-0, em 1969, com golos de Pedras, Vítor Gonçalves, Fernandes Peres e Lourenço; já em 2019, o então conjunto liderado por Silas triunfou, por 2-1, diante dos austríacos, com tentos certeiros de Luiz Phellype e Bruno Fernandes.
Contudo, no último confronto entre as duas equipas, o LASK Linz venceu o Sporting CP, por 3-0, com golos de Gernot Trauner, João Klauss e Marko Raguz.
Nos últimos dez anos, esta será a quarta vez que o Sporting CP disputará o play-off de acesso à fase de grupos da Liga Europa. Em 2010/11, eliminou o Nordsjaelland e o Brondby. Em 2011/12, deixou pelo caminho, novamente, o Nordsjaelland e, por fim, em 2012/13, bateu outra equipa dinamarquesa, desta feito o AC Horsens. Desta forma, a história joga a favor da turma de Alvalade.
https://twitter.com/playmaker_PT/status/1309234010523078666
Na presente temporada, o LASK Linz já realizou cinco jogos, tendo vencido quatro e empatado apenas um. No campeonato nacional, o conjunto liderado por Dominik Thalhammer regista duas vitórias (1-0, diante do FK Austria Wien, e 3-1, frente ao Wolfsberger AC) e um empate (1-1, perante o WSG Tirol). Na Taça da Áustria, o LASK venceu o ASV Siegendorf, por 3-0.
No que diz respeito à Liga Europa, os austríacos, tal como o Sporting CP, realizaram apenas um jogo, tendo goleado o FC DAC 1904 (Eslováquia), por 7-0.
Relativamente a destaques individuais, nota para Marko Raguz, de 22 anos. Em 2020/21, o avançado internacional sub-21 austríaco já leva cinco golos, sendo que, nos últimos três jogos, fez o gosto ao pé em quatro ocasiões. Destaque ainda para dois austríacos: Andreas Gruber e Husein Balic, com três golos cada um, são outras das figuras do LASK Linz.
Médio lesionou-se a 19 de fevereiro, quando teve de sair aos 40’ no 0-0 com o Dortmund, na Alemanha, devido a fratura do quinto metatarso do pé direito
|
João Simões vai começar a pré-temporada do Sporting a 100%. O médio das camadas de formação de Alcochete lesionou-se gravemente na última temporada, mas vai estar apto para iniciar a nova época desportiva às ordens de Rui Borges já no dia 1 de julho.
O atleta fez a época de estreia na equipa principal do Sporting na época transata, que terminou com o bicampeonato e a dobradinha verde e branca. O médio beneficiou das muitas lesões que se fizeram sentir no plantel dos leões para ganhar o seu espaço em Alvalade.
Ainda assim, Frederico Varandas já fechou a renovação contratual com João Simões. O médio fez uma temporada em crescendo no Sporting e convenceu a estrutura a segurar o jovem por mais alguns anos, confirmando assim um Exclusivo do nosso Jornal.
Foi lançado por João Pereira na estreia, e manteve o lugar com a entrada de Rui Borges, até ao final de fevereiro, quando sofreu uma fratura do quinto metatarso do pé direito no jogo do play-off da Liga dos Campeões, frente ao Borussia Dortmund.
A lesão obrigou o jogador a intervenção cirúrgica, e a temporada de João Simões terminou nessa altura, ficando impedido de dar o contributo à equipa, e juntando-se a Nuno Santos e Daniel Bragança - que também estão perto do regresso aos relvados sem limitações.
Futebolista que não entra nas contas do Clube de Alvalade está em negociações para rumar ao campeão da Suíça nesta janela de mercado
|
Koba Koindredi não vai mesmo regressar ao Sporting. O médio de 23 anos de idade fez uma boa temporada nos suíços do Lausanne, mas os helvéticos não acionaram a opção de compra pelo futebolista que deverá rumar ao Basileia na próxima época desportiva.
Segundo informação avançada pelo jornal Record, o acordo entre o bicampeão português e o campeão da Suíça vai ser estabelecido através de um empréstimo, acabando por ser uma nova cedência do futebolista que contemplará ainda uma opção de compra.
Contratado ao Estoril no mercado de inverno de 2023/24, Koba Koindredi tem contrato com o Sporting até junho de 2028 e uma cláusula de rescisão fixada na ordem dos 60 milhões de euros. O futebolista custou aos leões qualquer coisa como 4,25 milhões de euros, aos quais acresciam mais 1,75M por objetivos.
No empréstimo ao Lausanne ficou acordada uma opção de compra na casa dos 4 milhões de euros. Apesar das boas exibições e de ter sido um dos jogadores em destaque na caminhada de sucesso no campeonato, o clube acabou por não ativar a cláusula em causa.
Em 2024/25, Koba Koindredi – avaliado em 4,5 milhões de euros – foi presença habitual no emblema helvético, que terminou no quinto lugar do campeonato suíço. No total, o médio disputou 2.153 minutos em 36 jogos, tendo marcado um golo e feito cinco assistências.
Ala do emblema verde e branco sem problemas em admitir quem considera ser o melhor jogador que já viu atuar no futebol mundial
|
Maxi Araújo parabenizou Lionel Messi - que está prestes a igualar Cristiano Ronaldo no topo de um ranking importante - pelo seu 38.º aniversário. O ala do Sporting não tem dúvidas em admitir que o atual jogador dos norte-americanos do Inter Miami é o melhor futebolista de sempre.
Nos stories da rede social Instagram, Maxi Araújo publicou uma fotografia na qual surge ao lado de Messi e acrescentou a seguinte frase: “Muitos parabéns ao melhor de todos os tempos”. Esta não é a primeira vez que o 'camisola 20' dos leões destaca o argentino, que já revelou ser o seu maior ídolo.
Lionel Messi encontra-se a disputar o Mundial de Clubes, ao serviço da equipa norte-americana, que assegurou o apuramento para os oitavos de final da competição da FIFA. O Inter Miami terminou o grupo A da prova no segundo lugar da classificação, com cinco pontos, em igualdade com o Palmeiras. Titular nos três jogos da fase de grupos, o internacional argentino marcou um golo ao Porto, na conversão de um livre direto.
Por sua vez, Maxi Araújo encontra-se a gozar o período de férias, antes de se apresentar na Academia Cristiano Ronaldo, em Alcochete, no dia 1 de julho, para o início dos trabalhos de pré-temporada da equipa orientada por Rui Borges. Em 2024/25, o internacional uruguaio atingiu o impressionante registo de 66 jogos realizados, entre Toluca, Sporting, e seleção do Uruguai.
Com a camisola do Clube de Alvalade, na temporada que agora termina, Maxi Araújo – avaliado em 17 milhões de euros - disputou 46 jogos: 28 na Liga Portugal Betclic, 10 na Liga dos Campeões, cinco na Taça de Portugal e três na Taça da Liga. No total, o ala canhoto alinhou durante 3.094 minutos, tendo marcado quatro golos e feito cinco assistências.