Futebol
Rui Borges revela duas baixas de peso e explica ausência de titular no Sporting - AVS SAD: "Caráter"
14 Dez 2025 | 09:39
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
14 Dez 2025 | 10:39 |
Georgios Vagiannidis revelou que o período de adaptação ao futebol português não foi fácil, e que os adeptos do Sporting ainda vão ver o melhor do defesa-lateral helénico. O jogador falou aos microfones da estação de televisão verde e branca no final da partida com o AVS SAD, onde fez duas assistências que ajudaram ao resultado final de 6-0.
Vagiannidis: "A verdade é que ainda me estou a adaptar à equipa. Ainda não mostrei tudo aquilo de que sou capaz"
"Foi um jogo muito importante, depois de dois jogos difíceis com o Bayern e com o Benfica, com dois resultados que não queríamos. Foi importante para voltarmos ao caminho das vitórias. Penso que, desde o primeiro minuto, fomos muito sérios. Criámos muitas oportunidades e foi uma vitória justa", começou por explicar Vagiannidis.
O internacional pela Grécia prosseguiu, falando dos primeiros tempos em Alvalade, onde sentiu algumas dificuldades: "É bom conseguir as assistências, mas a verdade é que ainda me estou a adaptar à equipa. Ainda não mostrei tudo aquilo de que sou capaz".
"Não foi fácil a adaptação da liga grega para o campeonato português, jogar jogos de UEFA Champions League, jogar contra grandes clubes, com grandes colegas. Ainda me estou a adaptar, a trabalhar o mais possível para melhorar. Mas tenho colegas com muita qualidade à minha volta, tentam ajudar-me muito. Nos próximos meses vou ver a melhor versão de mim próprio. Todos puxam uns pelos outros", atirou, logo de seguida, Vagiannidis.
A terminar, lançou já o próximo jogo dos leões, frente ao Santa Clara: "Toda a gente pode ajudar, temos muitos jogadores. Claro que temos algumas lesões, mas temos muito jogadores bons para esta missão. Vai, claro, ser um jogo muito difícil, tal como da outra vez. Foi um jogo muito estranho, ganhámos no último minuto e não esperamos que seja mais fácil agora. As condições são muito difíceis. Mas vamos dar o nosso melhor para conseguirmos a vitória".
Avançado colombiano apontou dois golos na partida contra a formação de Vila das Aves, que terminou com esclarecedores 6-0 a favor do Clube de Alvalade
14 Dez 2025 | 10:27 |
Luis Suárez acusou o AVS SAD de tentar perder tempo desde o início do jogo. O avançado colombiano dos leões foi titular no encontro do Sporting, que terminou com goleada por 6-0. Apontou um bis, foi eleito homem do jogo, e no final da partida, falou aos microfones da Sporttv, na habitual flash interview.
Luis Suárez: "Quando desbloqueámos o marcador, fomos muito superiores"
"Sabíamos que ia ser um jogo complicado. Desde o primeiro minuto tentaram parar várias vezes o jogo, mas era uma questão de tempo até termos uma oportunidade de golo e, quando desbloqueámos o marcador, fomos muito superiores", começou por explicar Luis Suárez.
O avançado do Sporting comentou, de seguida, os três golos em cinco minutos: "Sim, claro. Quando metêssemos um golo, viriam mais. Aproveitámos isso e foi uma questão de tempo". Mais tarde, iria explicar nas suas redes sociais o festejo que estreou em Alvalade, escolhido pelo filho.
"Queríamos voltar à série de vitórias. Vínhamos de um empate e uma derrota em diferentes competições. Queríamos voltar a ganhar e assim o fizemos", atirou, depois, Luis Suárez, explicando que a equipa queria responder da melhor maneira à série menos positiva.
Depois do bis no Sporting - AVS SAD, Luis Suárez chegou ao topo da tabela de melhores marcadores do campeonato, e já leva 14 tentos em todas as competições de verde e branco: "Isso é um exemplo de que a equipa está bem, tudo está bem e pude marcar. Quero continuar a ajudar a equipa com golos. E quando não é possível, que seja com trabalho e sacrifício".
Clube de Alvalade viveu, no último sábado, momentos de dor, devido à notícia que dava conta do falecimento do antigo jogador verde e branco
14 Dez 2025 | 10:11 |
Morreu Ernesto de Figueiredo, um dos 'heróis de 64', e grande goleador da história do Sporting. A notícia foi avançada na tarde do último sábado, dia 13 de dezembro, pouco antes dos leões entrarem em campo para defrontarem o AVS SAD. O emblema verde e branco já publicou uma nota de pesar em relação ao falecimento do antigo jogador.
Comunicado: "O Sporting Clube de Portugal manifesta o seu profundo pesar pelo falecimento de Ernesto Figueiredo"
"O Sporting Clube de Portugal manifesta o seu profundo pesar pelo falecimento de Ernesto Figueiredo, que partiu este sábado, aos 88 anos", começaram por escrever os leões, em nota partilhada nos meios oficiais do Clube, pouco tempo depois da informação ser pública.
O comunicado prossegue: "Fica na História verde e branca como um dos seus avançados mais goleadores, tendo marcado 150 golos em 233 jogos ao longo de oito temporadas de Leão ao peito, entre 1960/1961 e 1967/1968. Além de ter conquistado vários títulos ao serviço do Sporting CP, Figueiredo foi figura determinante desse sucesso na década de 1960, tanto a nível nacional como internacional".
"O avançado e os seus golos contribuíram decisivamente para a conquista dos Campeonatos Nacionais em 1961/1962 e 1965/1966, sendo neste último o melhor marcador, e uma Taça de Portugal (1962/1963), afirmando-se, depois, também como um dos heróis da Taça das Taças de 1963/1964. Apontou seis golos na caminhada para o título europeu, um dos quais de extrema importância: foi o autor do 3-3 na final frente ao MTK que levou a decisão para a finalíssima", pode ler-se, de seguida.
A terminar, os verdes e brancos escreveram: "Reconhecido como um dos mais letais avançados da sua geração, Ernesto Figueiredo fez parte dos 'Magriços' que, em 1966, representaram Portugal pela primeira vez num Mundial. Aos amigos e, em especial, à família de Ernesto Figueiredo, o Sporting Clube de Portugal endereça as mais sentidas condolências, enaltecendo e agradecendo os muitos anos de dedicação, serviço e devoção ao Clube".
Treinador verde e branco viu a sua equipa triunfar, por esclarecedores 6-0, no final do encontro a contar para a 14ª. jornada da Liga Betclic
14 Dez 2025 | 09:54 |
A noite do último sábado, dia 13 de dezembro, foi de festa em Alvalade. Os leões ganharam, por esclarecedores 6-0, no Sporting - AVS SAD, referente à 14ª. jornada da Liga Portugal Betclic. No final do encontro, Rui Borges explicou aos jornalistas como viu a vitória verde e branca. Confira, aqui, tudo o que disse o treinador português no final da partida.
Em noite de goleada o Sporting alcança os cinco jogos são sofrer golos. É um bom indicador?
"A equipa foi competente. Deu resposta como tem dado, tem crescido em termos coletivos. Tirando os primeiros quinze minutos, com jogo morno, muito parado, o adversário também em cada lançamento, pontapé de baliza, uma falta demorou-se muito, tentou desde cedo adormecer um bocadinho o jogo e não nos deixou entrar no ritmo, e nos últimos quinze falhámos muitos passes por vermos as coisas tão fáceis, tirando isso, a equipa foi competente, dinâmica e depois de desbloquear o primeiro golo foi sempre atrás de mais. Feliz pela resposta que a equipa tem dado".
Catamo e Diomande falham o jogo da Taça de Portugal com o Santa Clara devido à CAN? Para si quem é a equipa que pratica melhor futebol?
"Para mim a minha equipa é sempre a melhor e tem demonstrado isso, não somos os primeiros porque, se calhar, alguma é melhor do que nós. Naquilo que é o nosso entendimento de qualidade de jogo, dinâmica, intensidade, rigor, a equipa ligada naquilo que é a energia, por estar sempre à procura de de mais, e quer jogar e quer ganhar, com dinâmica, com qualidade de jogo, no processo defensivo, no processo ofensivo, temos crescido nesse aspecto. Por isso, os meus são sempre os melhores. Catamo e Diomande não defrontam o Santa Clara."
Luis Suárez voltou a estar em destaque, até bisou. Esta forma que apresenta nesta altura da época, até pelos jogadores que não tem no ataque, é importante, assim como a goleada conseguida?
"A goleada são só três pontos, não podemos ficar muitos grandões nesse aspeto, apenas e só três pontos naquilo que é a nossa caminhada. Fomos sérios e rigorosos, podia ter sido difícil ligar a equipa depois de jogos de exigência máxima com dois grandes adversários, ligar a equipa para jogar em casa contra o último classificado, mentalmente vir do oitenta para o oito poderia ser difícil para mim, treinador, mantê-los ligados, mas, se calhar, até as mudanças foram importantes nesse sentido. Malta com energia boa, com vontade de jogar, de mostrar, para manter a equipa ligada durante o tempo todo. O Luis está a fazer bom início de época, mas também o consegue porque a equipa consegue valorizá-lo, assim como o Geny e o Maxi, que jogou noutra posição e fez dois golos. Acima de tudo valorizar o coletivo, depois vai sobressaindo um ou outro jogador, a espaços, agora foi o Luis, o jogador do mês foi o Trincão, e isso é sinal de que estão todos ligados e na mesma sintonia e valoriza o que tem sido o crescimento coletivo da equipa. É um avançado e para ele ganhar essa confiança, chegou agora, num ano em que o Sporting foi bicampeão, o avançado foi o melhor marcador, com muitos golos, é importante ele ter essa confiança e dar seguimento ao que tem sido o poder ofensivo do Sporting ao longo destes últimos anos."
Matheus Reis tem entrado sempre bem na equipa. Depois das renovações de Gonçalo Inácio e Callais considera que o brasileiro devia ser o próximo?
"Não me meto muito nesse papel, são coisas mais para a estrutura, sabem o que queremos. O Matheus tem sido muito importante, vai continuar a ser, pela experiência, caráter, é muito importante dentro do grupo."
No final, já a gerir, colocou Ioannidis e Suárez, mais pela esquerda, é uma solução para a ausência de Pedro Gonçalves ou Maxi Araújo dá resposta?
"Vamos tentando e treinando algumas coisas diferentes, mas jogue quem jogar vão dar sempre resposta. Acima de tudo é olhar para eles e senti-los com vontade de ajudar independentemente da posição e dos minutos que joga, percebe o que fazer em cada posição e isso deixa-me feliz, olho para eles e vejo-os focados."
Está quase a fazer um ano desde que chegou ao Sporting. É agora um melhor treinador e o Sporting é uma melhor equipa?
"Claramente sou melhor treinador e é melhor equipa no seu coletivo, tem mais a minha marca. Para mim não é só resultados que dita os melhores, não há ninguém que ganhe sempre. Rui Borges é mais treinador, melhor, vim para um desafio enorme, diferente de todos aqueles que tive, fez-me ver coisas diferentes, mas o crescimento de um treinador é contínuo."
Como explica a grande superioridade em ataque organizado? Maxi Araújo respondeu como pretendia num papel mais interior?
"Definimos dentro daquilo que é a estratégia do adversário e o que é a nossa ideia de jogo pequenos comportamentos para ganharmos superioridade e depois, claro, vem ao de cima o trabalho individual, temos grandes jogadores, predestinados e com muita qualidade, depois tentamos ir buscar pequenos pormenores, hoje o Geny conseguimos metê-lo mais por dentro, Vaggianidis queríamos que ele andasse a criar mais alto, mais gente por dentro, ganhámos nas larguras. Jogo interior com muita gente é difícil de marcar. O Maxi dá ali coisas diferentes, pica muito a linha defensiva, é muito agressivo nas diagonais, tem intensidade própria a atacar na área, precisávamos de agressividade a atacar a baliza, é intenso, deu-nos isso e fez golo. O Mangas tem aceleração, é muito vertical, com pequenos pormenores cria superioridade."
Gonçalo Inácio ficou no balneário ao intervalo e Hjulmand não saiu do banco. Pode justificar?
"Inácio foi para gerir, não está a cem por cento e até porque vamos perder Diomande não quisemos correr risco. O Morten ficou de fora porque estava doente, com sintomas gripais ou virose, o Iván [Fresneda] e também o Luis [Suárez] esteve. mas hoje deu demonstração do que é ser líder. Ele podia ter jogado, mas foi honesto e mostrou o que é ser verdadeiramente capitão, disse-me que não estou a cem por cento e que era melhor meter alguém que estivesse melhor, teve caráter, mostra bem o que é o respeito pela equipa e pelos colegas, foi honesto, isso deixa-me agradado."
Sem Catamo e Diomande pode ser altura para chamar jovens como Rômulo ou David Moreira?
"Os jovens da equipa B têm trabalhado connosco todas as semanas, estão preparados para dar resposta. Têm confiança da equipa técnica porque estamos atentos àquilo que tem sido o trabalho deles. Se tiver de chamar chamo, jogo com os que tiver e quero ganhar sempre, não me lamento jogo com os que tiver e vou ver competitivo, quero ganhar sempre, com maior ou menos dificuldade, com os que tenho vou ganhar."