Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futebol

A melhor equipa em Portugal e a doença no plantel: O que disse Rui Borges após o Sporting - AVS SAD

Treinador verde e branco viu a sua equipa triunfar, por esclarecedores 6-0, no final do encontro a contar para a 14ª. jornada da Liga Betclic

Rui Borges viu a sua equipa triunfar, por esclarecedores 6-0, no final do encontro a contar para a 14ª. jornada da Liga, o Sporting - AVS SAD
Rui Borges viu a sua equipa triunfar, por esclarecedores 6-0, no final do encontro a contar para a 14ª. jornada da Liga, o Sporting - AVS SAD

14 Dez 2025 | 09:54 |

Icon Comentário0

A noite do último sábado, dia 13 de dezembro, foi de festa em Alvalade. Os leões ganharam, por esclarecedores 6-0, no Sporting - AVS SAD, referente à 14ª. jornada da Liga Portugal Betclic. No final do encontro, Rui Borges explicou aos jornalistas como viu a vitória verde e branca. Confira, aqui, tudo o que disse o treinador português no final da partida.


Em noite de goleada o Sporting alcança os cinco jogos são sofrer golos. É um bom indicador?


"A equipa foi competente. Deu resposta como tem dado, tem crescido em termos coletivos. Tirando os primeiros quinze minutos, com jogo morno, muito parado, o adversário também em cada lançamento, pontapé de baliza, uma falta demorou-se muito, tentou desde cedo adormecer um bocadinho o jogo e não nos deixou entrar no ritmo, e nos últimos quinze falhámos muitos passes por vermos as coisas tão fáceis, tirando isso, a equipa foi competente, dinâmica e depois de desbloquear o primeiro golo foi sempre atrás de mais. Feliz pela resposta que a equipa tem dado".


Catamo e Diomande falham o jogo da Taça de Portugal com o Santa Clara devido à CAN? Para si quem é a equipa que pratica melhor futebol?

"Para mim a minha equipa é sempre a melhor e tem demonstrado isso, não somos os primeiros porque, se calhar, alguma é melhor do que nós. Naquilo que é o nosso entendimento de qualidade de jogo, dinâmica, intensidade, rigor, a equipa ligada naquilo que é a energia, por estar sempre à procura de de mais, e quer jogar e quer ganhar, com dinâmica, com qualidade de jogo, no processo defensivo, no processo ofensivo, temos crescido nesse aspecto. Por isso, os meus são sempre os melhores. Catamo e Diomande não defrontam o Santa Clara."


Luis Suárez voltou a estar em destaque, até bisou. Esta forma que apresenta nesta altura da época, até pelos jogadores que não tem no ataque, é importante, assim como a goleada conseguida?

"A goleada são só três pontos, não podemos ficar muitos grandões nesse aspeto, apenas e só três pontos naquilo que é a nossa caminhada. Fomos sérios e rigorosos, podia ter sido difícil ligar a equipa depois de jogos de exigência máxima com dois grandes adversários, ligar a equipa para jogar em casa contra o último classificado, mentalmente vir do oitenta para o oito poderia ser difícil para mim, treinador, mantê-los ligados, mas, se calhar, até as mudanças foram importantes nesse sentido. Malta com energia boa, com vontade de jogar, de mostrar, para manter a equipa ligada durante o tempo todo. O Luis está a fazer bom início de época, mas também o consegue porque a equipa consegue valorizá-lo, assim como o Geny e o Maxi, que jogou noutra posição e fez dois golos. Acima de tudo valorizar o coletivo, depois vai sobressaindo um ou outro jogador, a espaços, agora foi o Luis, o jogador do mês foi o Trincão, e isso é sinal de que estão todos ligados e na mesma sintonia e valoriza o que tem sido o crescimento coletivo da equipa. É um avançado e para ele ganhar essa confiança, chegou agora, num ano em que o Sporting foi bicampeão, o avançado foi o melhor marcador, com muitos golos, é importante ele ter essa confiança e dar seguimento ao que tem sido o poder ofensivo do Sporting ao longo destes últimos anos."

Matheus Reis tem entrado sempre bem na equipa. Depois das renovações de Gonçalo Inácio e Callais considera que o brasileiro devia ser o próximo?

"Não me meto muito nesse papel, são coisas mais para a estrutura, sabem o que queremos. O Matheus tem sido muito importante, vai continuar a ser, pela experiência, caráter, é muito importante dentro do grupo."

No final, já a gerir, colocou Ioannidis e Suárez, mais pela esquerda, é uma solução para a ausência de Pedro Gonçalves ou Maxi Araújo dá resposta?

"Vamos tentando e treinando algumas coisas diferentes, mas jogue quem jogar vão dar sempre resposta. Acima de tudo é olhar para eles e senti-los com vontade de ajudar independentemente da posição e dos minutos que joga, percebe o que fazer em cada posição e isso deixa-me feliz, olho para eles e vejo-os focados."

Está quase a fazer um ano desde que chegou ao Sporting. É agora um melhor treinador e o Sporting é uma melhor equipa?

"Claramente sou melhor treinador e é melhor equipa no seu coletivo, tem mais a minha marca. Para mim não é só resultados que dita os melhores, não há ninguém que ganhe sempre. Rui Borges é mais treinador, melhor, vim para um desafio enorme, diferente de todos aqueles que tive, fez-me ver coisas diferentes, mas o crescimento de um treinador é contínuo."

Como explica a grande superioridade em ataque organizado? Maxi Araújo respondeu como pretendia num papel mais interior?

"Definimos dentro daquilo que é a estratégia do adversário e o que é a nossa ideia de jogo pequenos comportamentos para ganharmos superioridade e depois, claro, vem ao de cima o trabalho individual, temos grandes jogadores, predestinados e com muita qualidade, depois tentamos ir buscar pequenos pormenores, hoje o Geny conseguimos metê-lo mais por dentro, Vaggianidis queríamos que ele andasse a criar mais alto, mais gente por dentro, ganhámos nas larguras. Jogo interior com muita gente é difícil de marcar. O Maxi dá ali coisas diferentes, pica muito a linha defensiva, é muito agressivo nas diagonais, tem intensidade própria a atacar na área, precisávamos de agressividade a atacar a baliza, é intenso, deu-nos isso e fez golo. O Mangas tem aceleração, é muito vertical, com pequenos pormenores cria superioridade."

Gonçalo Inácio ficou no balneário ao intervalo e Hjulmand não saiu do banco. Pode justificar?

"Inácio foi para gerir, não está a cem por cento e até porque vamos perder Diomande não quisemos correr risco. O Morten ficou de fora porque estava doente, com sintomas gripais ou virose, o Iván [Fresneda] e também o Luis [Suárez] esteve. mas hoje deu demonstração do que é ser líder. Ele podia ter jogado, mas foi honesto e mostrou o que é ser verdadeiramente capitão, disse-me que não estou a cem por cento e que era melhor meter alguém que estivesse melhor, teve caráter, mostra bem o que é o respeito pela equipa e pelos colegas, foi honesto, isso deixa-me agradado."

Sem Catamo e Diomande pode ser altura para chamar jovens como Rômulo ou David Moreira?

"Os jovens da equipa B têm trabalhado connosco todas as semanas, estão preparados para dar resposta. Têm confiança da equipa técnica porque estamos atentos àquilo que tem sido o trabalho deles. Se tiver de chamar chamo, jogo com os que tiver e quero ganhar sempre, não me lamento jogo com os que tiver e vou ver competitivo, quero ganhar sempre, com maior ou menos dificuldade, com os que tenho vou ganhar."


Futebol

Sorteio à vista! Conheça os possíveis adversários do Sporting na Champions League

Elite europeia está prestes a conhecer o caminho dos leões e há nomes de peso que podem surgir no percurso verde e branco nesta nova aventura

Sporting já conhece parte dos possíveis adversários na Champions League e aguarda pelo sorteio, que vai definir o caminho dos leões na fase de liga
Sporting já conhece parte dos possíveis adversários na Champions League e aguarda pelo sorteio, que vai definir o caminho dos leões na fase de liga

24 Ago 2026 | 17:31 |

Icon Comentário0

O Sporting está a poucas horas de conhecer o caminho que terá pela frente na nova edição da Champions League. O sorteio da fase de liga está marcado para esta quinta-feira, no Mónaco, a partir das 17 horas, e vai definir os adversários dos leões numa competição que arranca a 8 de setembro. Nesta altura, 27 das 36 equipas participantes já são conhecidas, estando os dois primeiros potes completamente fechados.


Os leões integram o Pote 2, ao lado de emblemas como Aston Villa, Manchester United, Borussia Dortmund, Roma, Porto, Club Brugge, PSV e Betis. O formato determina que cada equipa defronte dois adversários de cada pote, sendo que Sporting e Porto não poderão encontrar-se nesta fase da competição. O sorteio poderá, assim, colocar no caminho dos leões alguns dos maiores clubes do futebol europeu.


No Pote 1 estão nomes de enorme dimensão, como PSG, Bayern Munique, Real Madrid, Liverpool, Inter de Milão, Manchester City, Arsenal, Barcelona e Atlético de Madrid. Qualquer um destes emblemas poderá representar um dos grandes testes da caminhada europeia do Clube de Alvalade, numa fase em que os leões procuram afirmar-se novamente entre a elite continental.


Também o Pote 3 apresenta adversários de qualidade. Feyenoord, Lille, Nápoles, RB Leipzig, Villarreal, Shakhtar Donetsk, Galatasaray e Slavia Praga são os nomes já conhecidos. Já no Pote 4, nesta fase, estão Estugarda, Lens e Como, ficando ainda algumas vagas por preencher. Os restantes participantes serão definidos nos segundos jogos dos play-offs entre Bodo/Glimt e NEC, Viking e Dínamo Zagreb, LASK e Celtic, Lyon e Fenerbahçe, Celje e Slovan Bratislava, AEK e Levski Sofia e Sabah e Hapoel Be'er Sheva.

Para o Sporting, o sorteio poderá ainda trazer um ingrediente especial, sobretudo devido às ligações recentes de alguns antigos jogadores ao futebol europeu. Morten Hjulmand - que esteve em maus lençóis -  e Viktor Gyökeres, ambos com passado recente em Alvalade, poderão surgir como possíveis reencontros nesta caminhada, dependendo naturalmente do sorteio e da composição final dos potes. 



Futebol

Sporting continua sem conseguir o básico e Rui Borges já deixou aviso ao plantel

Leões preparam nova deslocação com uma missão bem definida pelo treinador, que pretende corrigir um problema que tem acompanhado a equipa

Sporting prepara duelo com o Rio Ave e Rui Borges já definiu uma prioridade para a equipa: Não sofrer golos
Sporting prepara duelo com o Rio Ave e Rui Borges já definiu uma prioridade para a equipa: Não sofrer golos

24 Ago 2026 | 17:08 |

Icon Comentário0

O Sporting prepara a deslocação a Vila do Conde com os olhos postos no próximo desafio frente ao Rio Ave, depois de uma vitória diante do Alverca que deixou sinais positivos, mas também voltou a expor algumas fragilidades. Rui Borges promoveu várias alterações no setor defensivo nesse encontro e, apesar de a equipa ter apresentado maior solidez durante grande parte da partida, voltou a sofrer um golo na reta final.


O treinador leonino pretende agora que a equipa dê um passo em frente e consiga finalmente cumprir uma das tarefas mais básicas do futebol: terminar um encontro sem sofrer golos. O Sporting já sofreu cinco tentos nos primeiros compromissos oficiais da temporada, um registo que Rui Borges pretende corrigir rapidamente, sobretudo tendo em conta a candidatura dos verdes e brancos ao título nacional.


Para o encontro com o Rio Ave, o técnico já mostrou que não tem problemas em mexer na equipa quando entende que é necessário. Frente ao Alverca, as principais mudanças aconteceram na defesa, com Iván Fresneda, Zeno Debast e Ibrahima Ba a entrarem para os lugares de Georgios Vagiannidis, Eduardo Quaresma e Gonçalo Inácio. Ainda não é certo se todas estas alterações terão continuidade, mas a mensagem transmitida pelo treinador é clara: há posições e comportamentos que precisam de ser consolidados.


Rui Borges entende também que a equipa está a começar a ganhar identidade, apesar de ainda não apresentar o nível que o treinador pretende para a época. O segundo triunfo consecutivo trouxe confiança, mas a equipa técnica continua a trabalhar na criação de hábitos e na consolidação de um ciclo vitorioso. Ofensivamente, o objetivo passa por tornar o conjunto mais letal e aproveitar melhor as diferentes características dos jogadores, desde a explosão de Issa Doumbia à velocidade de Geny Catamo, passando pela criatividade de Flávio Gonçalves, o rasgo de Rodrigo Zalazar e a capacidade de finalização de Fotis Ioannidis e Luis Suárez.

O emblema leonino volta a entrar em campo na próxima sexta-feira, dia 28 de agosto, frente ao Rio Ave. O encontro, a contar para a quarta jornada da Liga Portugal Betclic, diante da turma orientada por Sotiris Sylaidopoulos, jogar-se-á às 20h15, em Vila do Conde.



Futebol

Jogador despachado pelo Sporting este mercado diz que se aconselhou com ex Benfica

Atleta que abandonou o emblema de Alvalade recentemente, contou que foi para o seu novo clube graças a um antigo jogador do rival encarnado

Giorgi Kochorasvhili, antigo médio do Sporting, revelou que Odysseas Vlachodimos, ex guarda-redes do Benfica, convenceu-o a mudar-se para Sevilha
Giorgi Kochorasvhili, antigo médio do Sporting, revelou que Odysseas Vlachodimos, ex guarda-redes do Benfica, convenceu-o a mudar-se para Sevilha

24 Ago 2026 | 16:40 |

Icon Comentário0

Giorgi Kochorashvili foi oficialmente apresentado como novo reforço do Sevilha e não escondeu o enorme entusiasmo por dar este importante passo na sua carreira. O antigo jogador do Sporting revelou que manteve contactos com rostos bem conhecidos do futebol internacional, com especial destaque para o guarda redes grego Odysseas Vlachodimos, ex-guardião do Benfica com quem partilha agora o balneário.


G. Kochorasvhili: "Falei com o Vlachodimos antes de assinar e ele disse-me logo que o Sevilha é um clube incrível"


"Falei com o Vlachodimos antes de assinar e ele disse-me logo que o Sevilha é um clube incrível, com uma massa associativa absolutamente fantástica e uma exigência diária enorme a cada partida. A opinião dele foi fundamental para a minha decisão e confirmou tudo o que eu já sentia em relação à dimensão gigantesca desta instituição", revelou aos meios do clube andaluz.


O novo reforço da formação de Nervión descreveu-se como um futebolista de enorme intensidade, com forte entrega física e uma grande capacidade de trabalho no miolo do terreno de jogo. O atleta está de regresso ao futebol espanhol um ano depois.

Kochorashvili prometeu dar o máximo em cada lance para ajudar a equipa a alcançar todos os seus objetivos traçados para a presente temporada na La Liga. "Estou 100% preparado para dar a vida por este clube em cada partida. Sei perfeitamente a responsabilidade que representa carregar este símbolo ao peito e venho com a ambição máxima de alcançar grandes vitórias e fazer os nossos adeptos muito felizes ao longo da época que agora começa", concluiu.


O internacional georgiano chegou ao Sporting, em 2025, proveniente do Levante, mas acabou por sair apenas uma temporada depois. Agora, em Espanha, terá uma nova oportunidade para mostrar o rendimento que Guillermo Abascal acredita poder torná-lo num elemento importante do Sevilha.


envelope SUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


Rodrigo Roquette reage às palavras de Varandas sobre momento do Sporting: "Só cai quem quer"
Futebol

Rodrigo Roquette reage às palavras de Varandas sobre momento do Sporting: "Só cai quem quer"

24 Ago 2026 | 15:56

Icon Comentário0
Carlos André afirma que Varandas quer livrar-se de mágico do Sporting: "Estão a empurrá-lo"
Futebol

Carlos André afirma que Varandas quer livrar-se de mágico do Sporting: "Estão a empurrá-lo"

24 Ago 2026 | 14:02

Icon Comentário0
Varandas sobre Palhinha? Há quem diga que Presidente do Sporting "denotou intranquilidade"
Futebol

Varandas sobre Palhinha? Há quem diga que Presidente do Sporting "denotou intranquilidade"

24 Ago 2026 | 12:45

Icon Comentário0