Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futebol

A melhor equipa em Portugal e a doença no plantel: O que disse Rui Borges após o Sporting - AVS SAD

Treinador verde e branco viu a sua equipa triunfar, por esclarecedores 6-0, no final do encontro a contar para a 14ª. jornada da Liga Betclic

Rui Borges viu a sua equipa triunfar, por esclarecedores 6-0, no final do encontro a contar para a 14ª. jornada da Liga, o Sporting - AVS SAD
Rui Borges viu a sua equipa triunfar, por esclarecedores 6-0, no final do encontro a contar para a 14ª. jornada da Liga, o Sporting - AVS SAD

14 Dez 2025 | 09:54 |

Icon Comentário0

A noite do último sábado, dia 13 de dezembro, foi de festa em Alvalade. Os leões ganharam, por esclarecedores 6-0, no Sporting - AVS SAD, referente à 14ª. jornada da Liga Portugal Betclic. No final do encontro, Rui Borges explicou aos jornalistas como viu a vitória verde e branca. Confira, aqui, tudo o que disse o treinador português no final da partida.


Em noite de goleada o Sporting alcança os cinco jogos são sofrer golos. É um bom indicador?


"A equipa foi competente. Deu resposta como tem dado, tem crescido em termos coletivos. Tirando os primeiros quinze minutos, com jogo morno, muito parado, o adversário também em cada lançamento, pontapé de baliza, uma falta demorou-se muito, tentou desde cedo adormecer um bocadinho o jogo e não nos deixou entrar no ritmo, e nos últimos quinze falhámos muitos passes por vermos as coisas tão fáceis, tirando isso, a equipa foi competente, dinâmica e depois de desbloquear o primeiro golo foi sempre atrás de mais. Feliz pela resposta que a equipa tem dado".


Catamo e Diomande falham o jogo da Taça de Portugal com o Santa Clara devido à CAN? Para si quem é a equipa que pratica melhor futebol?

"Para mim a minha equipa é sempre a melhor e tem demonstrado isso, não somos os primeiros porque, se calhar, alguma é melhor do que nós. Naquilo que é o nosso entendimento de qualidade de jogo, dinâmica, intensidade, rigor, a equipa ligada naquilo que é a energia, por estar sempre à procura de de mais, e quer jogar e quer ganhar, com dinâmica, com qualidade de jogo, no processo defensivo, no processo ofensivo, temos crescido nesse aspecto. Por isso, os meus são sempre os melhores. Catamo e Diomande não defrontam o Santa Clara."


Luis Suárez voltou a estar em destaque, até bisou. Esta forma que apresenta nesta altura da época, até pelos jogadores que não tem no ataque, é importante, assim como a goleada conseguida?

"A goleada são só três pontos, não podemos ficar muitos grandões nesse aspeto, apenas e só três pontos naquilo que é a nossa caminhada. Fomos sérios e rigorosos, podia ter sido difícil ligar a equipa depois de jogos de exigência máxima com dois grandes adversários, ligar a equipa para jogar em casa contra o último classificado, mentalmente vir do oitenta para o oito poderia ser difícil para mim, treinador, mantê-los ligados, mas, se calhar, até as mudanças foram importantes nesse sentido. Malta com energia boa, com vontade de jogar, de mostrar, para manter a equipa ligada durante o tempo todo. O Luis está a fazer bom início de época, mas também o consegue porque a equipa consegue valorizá-lo, assim como o Geny e o Maxi, que jogou noutra posição e fez dois golos. Acima de tudo valorizar o coletivo, depois vai sobressaindo um ou outro jogador, a espaços, agora foi o Luis, o jogador do mês foi o Trincão, e isso é sinal de que estão todos ligados e na mesma sintonia e valoriza o que tem sido o crescimento coletivo da equipa. É um avançado e para ele ganhar essa confiança, chegou agora, num ano em que o Sporting foi bicampeão, o avançado foi o melhor marcador, com muitos golos, é importante ele ter essa confiança e dar seguimento ao que tem sido o poder ofensivo do Sporting ao longo destes últimos anos."

Matheus Reis tem entrado sempre bem na equipa. Depois das renovações de Gonçalo Inácio e Callais considera que o brasileiro devia ser o próximo?

"Não me meto muito nesse papel, são coisas mais para a estrutura, sabem o que queremos. O Matheus tem sido muito importante, vai continuar a ser, pela experiência, caráter, é muito importante dentro do grupo."

No final, já a gerir, colocou Ioannidis e Suárez, mais pela esquerda, é uma solução para a ausência de Pedro Gonçalves ou Maxi Araújo dá resposta?

"Vamos tentando e treinando algumas coisas diferentes, mas jogue quem jogar vão dar sempre resposta. Acima de tudo é olhar para eles e senti-los com vontade de ajudar independentemente da posição e dos minutos que joga, percebe o que fazer em cada posição e isso deixa-me feliz, olho para eles e vejo-os focados."

Está quase a fazer um ano desde que chegou ao Sporting. É agora um melhor treinador e o Sporting é uma melhor equipa?

"Claramente sou melhor treinador e é melhor equipa no seu coletivo, tem mais a minha marca. Para mim não é só resultados que dita os melhores, não há ninguém que ganhe sempre. Rui Borges é mais treinador, melhor, vim para um desafio enorme, diferente de todos aqueles que tive, fez-me ver coisas diferentes, mas o crescimento de um treinador é contínuo."

Como explica a grande superioridade em ataque organizado? Maxi Araújo respondeu como pretendia num papel mais interior?

"Definimos dentro daquilo que é a estratégia do adversário e o que é a nossa ideia de jogo pequenos comportamentos para ganharmos superioridade e depois, claro, vem ao de cima o trabalho individual, temos grandes jogadores, predestinados e com muita qualidade, depois tentamos ir buscar pequenos pormenores, hoje o Geny conseguimos metê-lo mais por dentro, Vaggianidis queríamos que ele andasse a criar mais alto, mais gente por dentro, ganhámos nas larguras. Jogo interior com muita gente é difícil de marcar. O Maxi dá ali coisas diferentes, pica muito a linha defensiva, é muito agressivo nas diagonais, tem intensidade própria a atacar na área, precisávamos de agressividade a atacar a baliza, é intenso, deu-nos isso e fez golo. O Mangas tem aceleração, é muito vertical, com pequenos pormenores cria superioridade."

Gonçalo Inácio ficou no balneário ao intervalo e Hjulmand não saiu do banco. Pode justificar?

"Inácio foi para gerir, não está a cem por cento e até porque vamos perder Diomande não quisemos correr risco. O Morten ficou de fora porque estava doente, com sintomas gripais ou virose, o Iván [Fresneda] e também o Luis [Suárez] esteve. mas hoje deu demonstração do que é ser líder. Ele podia ter jogado, mas foi honesto e mostrou o que é ser verdadeiramente capitão, disse-me que não estou a cem por cento e que era melhor meter alguém que estivesse melhor, teve caráter, mostra bem o que é o respeito pela equipa e pelos colegas, foi honesto, isso deixa-me agradado."

Sem Catamo e Diomande pode ser altura para chamar jovens como Rômulo ou David Moreira?

"Os jovens da equipa B têm trabalhado connosco todas as semanas, estão preparados para dar resposta. Têm confiança da equipa técnica porque estamos atentos àquilo que tem sido o trabalho deles. Se tiver de chamar chamo, jogo com os que tiver e quero ganhar sempre, não me lamento jogo com os que tiver e vou ver competitivo, quero ganhar sempre, com maior ou menos dificuldade, com os que tenho vou ganhar."


Futebol

Tomás da Cunha diz que há dois médios do Sporting que "estão demasiado irregulares"

Analista desportivo deixou ainda críticas implícitas às escolhas de Rui Borges para o duelo diante do Famalicão, da 22.ª jornada

Tomás da Cunha deixou reparos ao rendimento de algumas das principais figuras do Sporting, nomeadamente Morten Hjulmand e Hidemasa Morita
Tomás da Cunha deixou reparos ao rendimento de algumas das principais figuras do Sporting, nomeadamente Morten Hjulmand e Hidemasa Morita

16 Fev 2026 | 16:28 |

Icon Comentário0

Tomás da Cunha recorreu às redes sociais para analisar a exibição do Sporting frente ao Famalicão (1-0), deixando reparos ao rendimento de algumas das principais figuras da equipa leonina, nomeadamente Morten Hjulmand e Hidemasa Morita.


T. da Cunha: “Hjulmand e Morita, antes referências de estabilidade no Sporting, estão demasiado irregulares"


“Hjulmand e Morita, antes referências de estabilidade no Sporting, estão demasiado irregulares. Isso não só dificulta a relação no jogo interior (pouco de Pote, Trincão só quando se juntou a Luís Guilherme) como permite saídas ao Famalicão. Elisor é um excelente avançado de jogo”, escreveu na rede social 'X'.


Já sobre o setor atacante, destacou a importância de Luís Guilherme na sua posição natural: “No ataque do Sporting que ora prejudica um, ora prejudica outro, a melhor notícia é a presença de Luís Guilherme na posição natural. De longe, a referência da equipa na criação de desequilíbrios, não só em 1x1 como ao nível do passe. Mistura os pontos fortes dos outros extremos”.

O analista deixou ainda críticas às escolhas de Rui Borges: “Como no Dragão, ficam dúvidas sobre se Rui Borges escolheu o melhor para a equipa ou o melhor para a hierarquia. O Sporting tenta a proeza de lutar pelo título com as figuras num estado de forma dramático. Ainda tirou protagonismo a Luís Guilherme. Bragança em modo improvável”.


Quanto ao jogo, o Sporting acabou por vencer por 1-0, num encontro decidido já na reta final. Depois de um golo anulado ao Famalicão na primeira parte, os leões assumiram maior controlo no segundo tempo e chegaram ao triunfo com um cabeceamento de Daniel Bragança, garantindo três pontos importantes.

Veja a publicação:


Futebol

Italianos loucos com Alisson; Saiba o que dizem os estrangeiros sobre extremo cedido pelo Sporting

Avançado brasileiro, que está emprestado, foi destaque em jogo do Nápoles e recebeu elogios por parte de jornal transalpino

Alisson Santos marcou no empate (2-2) frente a Roma e o avançado que está emprestado pelo Sporting foi enaltecido pelo imprensa italiana
Alisson Santos marcou no empate (2-2) frente a Roma e o avançado que está emprestado pelo Sporting foi enaltecido pelo imprensa italiana

16 Fev 2026 | 15:59 |

Icon Comentário0

Alisson Santos estreou-se a marcar pelo Nápoles e logo para evitar a derrota caseira diante da Roma (2-2), no passado domingo, dia 15 de fevereiro, merecendo elogios de Antonio Conte no final da partida, mas também dos adeptos e imprensa italiana.


O jogador, que "chegou do Brasil via Portugal", trouxe uma "nova energia" e "foi fundamental para a equipa não ceder", lutando até à última gota de suor, algo que vinha a mostrar nos seus últimos jogos pelo Sporting, refere o jornal Corriere dello Sport.


Numa exibição de 20 minutos eletrizantes contra a aguerrida Roma de Gasperini, Alisson Santos "demonstrou o seu valor com acelerações, dribles, assistências e um golo, galvanizando os adeptos". A sua entrada em campo "foi um dos poucos pontos positivos para uma equipa que tem lutado contra a perda de confiança e identidade", pode ler-se.


Apesar dos elogios, Antonio Conte não quer pressão à volta do extremo "canarinho" e lembra que Alisson não era nem titular no Sporting. "Não estamos a colocar pressão no Alisson, que nunca foi um titular no Sporting", disse após o jogo do Calcio.

Na presente temporada desportiva de 2025/26, Alisson Santos - avaliado em 4 milhões de euros - realizou 33 jogos entre ambos os emblemas. Nos 776 minutos em que esteve em campo, o avançado marcou quatro golos e fez três assistências.



Futebol

Chermiti teve o melhor dia da carreira; Ex Sporting relança Rangers na luta pelo título

Exibição do internacional sub-21 português não só garantiu os três pontos como também deu um novo fôlego na corrida pelo título na Escócia

Youssef Chermiti, ex Sporting, voltou a ser a grande figura do Rangers ao marcar um hat-trick decisivo no triunfo por 4-2 sobre o líder Hearts
Youssef Chermiti, ex Sporting, voltou a ser a grande figura do Rangers ao marcar um hat-trick decisivo no triunfo por 4-2 sobre o líder Hearts

16 Fev 2026 | 15:56 |

Icon Comentário0

Youssef Chermiti voltou a ser a grande figura do Rangers ao marcar um hat-trick decisivo no triunfo por 4-2 sobre o líder Hearts, em duelo disputado no Ibrox Stadium. O antigo jogador do Sporting assinou os três golos dos anfitriões, reduzindo a desvantagem para apenas dois pontos na luta pelo título.


O encontro teve um início animado, com os visitantes a inaugurarem o marcador através de Marc Leonard 16') mas o Rangers respondeu rapidamente com um auto-golo de Michael Steinwender (19') que restabeleceu a igualdade. Apesar de o Hearts voltar à vantagem com um cabeceamento de Cláudio Braga (30'), Chermiti (39') entrou em ação ainda antes do intervalo para fazer o 2-2 com uma finalização técnica.


Na segunda parte, ex-leão confirmou o seu protagonismo: aos 57 minutos marcou o segundo da tarde, marcou depois de um cruzamento bem colocado, e já nos descontos completou o hat-trick com um remate clínico após assistência de Djeidi Gassama, fixando o resultado em 4-2.


A exibição do internacional sub-21 português não só garantiu os três pontos como também deu um novo fôlego ao Rangers (55) na corrida pelo título, acrescentando drama à luta na frente da tabela com Celtic (54) e Hearts (57) ainda na disputa.

No mercado de verão de 2023, Youssef Chermiti rumou ao Everton, num negócio em que o Clube de Alvalade faturou uma verba a rondar os 12,5 milhões de euros. Em 2025/26, foi emprestado ao Rangers, onde soma sete golos e duas assistências em 29 jogos.



envelope SUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


Iturralde González diz com todas as letras: "Parece-me penálti muito claro para o Sporting"
Futebol

Iturralde González diz com todas as letras: "Parece-me penálti muito claro para o Sporting"

16 Fev 2026 | 15:39

Icon Comentário0
Jorge Coroado avalia lance do Sporting - Famalicão: "Golo não podia ser validado"
Futebol

Jorge Coroado avalia lance do Sporting - Famalicão: "Golo não podia ser validado"

16 Fev 2026 | 14:09

Icon Comentário0
Gafe da Serie A coloca Amorim como jogador do Génova; Ex Sporting é notícia em Itália
Futebol

Gafe da Serie A coloca Amorim como jogador do Génova; Ex Sporting é notícia em Itália

16 Fev 2026 | 11:58

Icon Comentário0