Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futebol

CINCO CURIOSIDADES SOBRE O SPORTING CP – RIO AVE FC

Leões defendem liderança da Liga NOS esta sexta-feira, pelas 18h30, no Estádio José Alvalade

Leonino - Onde o Sporting é notícia
Leonino - Onde o Sporting é notícia

15 Jan 2021 | 15:34 |

Icon Comentário0

O Sporting CP recebe, esta sexta-feira, 15 de janeiro, pelas 18h30, o Rio Ave FC, no Estádio José Alvalade. Em jogo relativo à 14.ª jornada da Liga NOS, os leões defendem a liderança da prova, ficando, posteriormente, à espera do resultado do clássico entre SL Benfica e FC Porto. Em dia de Sporting CP, o Leonino traz-lhe cinco curiosidades sobre a partida entre os leões e o Rio Ave FC.

  • Leão tenta igualar melhor série da época na Liga NOS
Esta sexta-feira, 15 de janeiro, diante do Rio Ave FC, o conjunto de Rúben Amorim vai tentar igualar a melhor série da época na Liga NOS. Atualmente, os leões vão em quatro vitórias consecutivas (SC Farense, 1-0; B-SAD, 1-2; SC Braga, 2-0; e CD Nacional, 0-2). Em caso de triunfo, o Sporting CP iguala o registo conseguido entre outubro e novembro: CD Santa Clara, 1-2; Gil Vicente, 3-1, CD Tondela, 4-0; Vitória SC, 0-4; e Moreirense FC, 2-1.
  • Muralha leonina em busca de feito inédito
Nos últimos dois jogos realizados no Estádio José Alvalade a contar para a Liga NOS, o Sporting CP conseguiu manter a baliza inviolável: SC Farense, 1-0, e SC Braga, 2-0. Esta época, nos seis jogos caseiros, os leões não sofreram golos em três e, diante dos vilacondenses, querem continuar sem sofrer golos.
  • Turma de Alvalade não para de marcar
O jogo diante do CS Marítimo ditou a eliminação do Sporting CP da Taça de Portugal. Curiosamente, na presente época, foi o único encontro em que os comandados de Amorim não marcaram. Em 13 jogos para a Liga NOS, e exceção feita ao jogo diante do SC Farense, em que os leões venceram “apenas” por 1-0, o Sporting CP marcou sempre dois golos.
  • Dia de regressos à casa mãe
O jogo desta noite será marcado pelo regresso de Francisco Geraldes, Carlos Mané e Gelson Dala ao Estádio José Alvalade. Os três atletas já envergaram o leão rampante, sendo que os dois primeiros fizeram grande parte do seu processo de formação nos leões (VEJA MAIS AQUI). https://twitter.com/leoninopt/status/1350045649450971136
  • Vilacondenses vão em duas vitórias consecutivas na casa do leão
O histórico de confrontos entre Sporting CP e Rio Ave FC é altamente favorável aos leões. Nos 30 jogos realizados em Alvalade, os rapazes de verde e branco venceram 21, empataram cinco e perderam quatro. No entanto, metade dos triunfos dos vilacondenses (2) aconteceram nas últimas duas deslocações do Rio Ave FC à casa verde e branca. A 31 de agosto de 2019, o então conjunto de Carlos Carvalhal vencer o Sporting CP, por 2-3, com golos de Filipe Augusto (2) e Ronan, num jogo em que Sebastián Coates fez três grandes penalidades. Bruno Fernandes e Luiz Phellype marcaram para o Sporting CP. Nem um mês depois, a 26 de setembro de 2019, o Rio Ave FC voltou a vencer em Alvalade. Desta feita, em jogo a contar para a fase de grupos da Taça da Liga, os leões foram derrotados, por 1-2, com golos de Ronan e Lucas Piazon. Bruno Fernandes apontou o tento do Sporting CP.


Fotografia de Sporting CP




Futebol

José Nunes admite que esperava um Sporting em muito pior estado

Comentador do grupo Media Capital comentou a exibição da equipa leonina frente ao Mónaco no Troféu Cinco Violinos e deixou uma revelação curiosa

José Nunes revelou que ficou surpreendido pela qualidade de jogo do Sporting dadas as várias mexidas no plantel
José Nunes revelou que ficou surpreendido pela qualidade de jogo do Sporting dadas as várias mexidas no plantel

26 Jul 2026 | 17:36 |

Icon Comentário0

O Sporting conquistou o Troféu Cinco Violinos ao vencer o Mónaco por 2-0. A equipa de Rui Borges fez uma exibição de grande nível e José Nunes revelou que ficou surpreendido pela qualidade de jogo dos leões dadas as várias mexidas no plantel.


J. Nunes: "Sporting está a apresentar um nível de afinação e entusiasmo que é absolutamente inesperado"


"Acho que as coisas estão a correr muito bem. Digamos que o Sporting está a apresentar um nível de afinação e entusiasmo que é absolutamente inesperado em função da chegada de tantos jogadores. São boas exibições aquelas que o Sporting está a fazer", disse, em debate no canal NOW.


O comentador completou que a turma de Alvalade enfrentou adversários exigentes. "Evidentemente estamos a falar de jogos particulares, mas é verdade que, em todo o caso, foram exibições feitas com adversários que não são à partida frágeis", comentou.

J. Nunes: "É um facto que o Sporting apresentou uma qualidade futebolística surpreendente"


José Nunes voltou a reforçar a sua opinião. "É um facto que o Sporting apresentou uma qualidade futebolística e um nível de afinação que é surpreendente pela quantidade de jogadores que chegaram e que, aparentemente, estão a apresentar serviço", rematou.

Agora, o plantel verde e branco beneficia agora de dois dia de folga, regressando aos treinos na manhã de terça-feira. A partir daí, o foco estará na preparação do último compromisso da pré-temporada, frente ao Nottingham Forest, encontro que será disputado na próxima sexta-feira, no Estádio Algarve.


Futebol

Mulher de lesionado do Sporting vem a público e avisa: "O melhor ainda está por vir"

Jogador continua a recuperar de limitações musculares que surgiram após ter ultrapassado a grave lesão no tendão rotuliano do joelho direito

Diana Ribeiro Santos, mulher de Nuno Santos, partilhou um vídeo da apresentação do camisola 11 do Sporting e deixou uma mensagem de confiança para o futuro
Diana Ribeiro Santos, mulher de Nuno Santos, partilhou um vídeo da apresentação do camisola 11 do Sporting e deixou uma mensagem de confiança para o futuro

26 Jul 2026 | 17:14 |

Icon Comentário0

Nuno Santos voltou a pisar o relvado do Estádio José Alvalade na apresentação oficial do plantel do Sporting, antes da vitória frente ao Monaco, por 2-0, no Troféu Cinco Violinos. Apesar de ter sido recebido pelos adeptos, o ala continua sem poder dar o contributo dentro das quatro linhas, uma vez que continua lesionado


O regresso foi assinalado também pela mulher do futebolista nas redes sociais. Diana Ribeiro Santos partilhou um vídeo da apresentação do camisola 11 e deixou uma mensagem de confiança para o futuro: "O melhor ainda está para vir".


O jogador, de 31 anos, continua a recuperar de limitações musculares que surgiram após ter ultrapassado a grave lesão no tendão rotuliano do joelho direito. Nas últimas duas temporadas, somou apenas 18 jogos oficiais, devido aos sucessivos contratempos físicos.


Enquanto aguarda pela recuperação total, o ala mantém um plano de trabalho específico e continua afastado dos treinos sem limitações com o restante plantel. O objetivo passa por recuperar a melhor condição física para voltar a ser opção de Rui Borges durante a temporada.

Além de Nuno Santos, o treinador leonino continua sem poder contar com João Simões, que recupera de uma cirurgia ao quinto metatarso do pé direito, e com Ibrahima Ba, que também permanece entregue ao departamento clínico, além de Bruno Ramos.



Futebol

Há 5 jogadores do Sporting que têm deixado Rui Borges impressionado

Pré-temporada tem servido para técnico avaliar várias soluções para a nova época, mas alguns futebolistas têm aproveitado oportunidade

Flávio Gonçalves, Derry, Luís Guilherme, Rafael Nel e Eduardo Felicíssimo têm surpreendido Rui Borges na pré-época do Sporting
Flávio Gonçalves, Derry, Luís Guilherme, Rafael Nel e Eduardo Felicíssimo têm surpreendido Rui Borges na pré-época do Sporting

26 Jul 2026 | 16:52 |

Icon Comentário0

A pré-temporada do Sporting tem servido para Rui Borges avaliar várias soluções para a nova época, mas alguns jovens jogadores têm aproveitado a oportunidade para se destacar. Entre reforços e atletas da formação, há cinco nomes que têm deixado excelentes indicações.


Flávio Gonçalves é uma das grandes revelações. O médio ofensivo de 19 anos marcou frente ao Sporting B, destacou-se nos encontros com Celtic e Strasbourg (uma assistência) e voltou a convencer diante do Monaco. A qualidade técnica e a inteligência na construção de jogo têm sido apontadas como algumas das suas principais características.


Outro dos jogadores em evidência é Jesse Derry, que já foi elogiado por Rio Ferdinand. O extremo cedido pelo Chelsea mostrou qualidade no um para um e confirmou o bom momento ao apontar um golo de belo efeito frente aos monegascos. Pela velocidade e capacidade para explorar os espaços, o inglês poderá tornar-se uma arma importante para agitar os jogos a partir do banco.


Luís Guilherme e Rafael Nel também têm aproveitado para deixar boas indicações. O extremo brasileiro, contratado em janeiro, parece mais adaptado e promete lutar pela titularidade no lado direito do ataque, enquanto o ponta de lança formado em Alcochete já somou uma assistência diante do Celtic e um golo frente ao Monaco.

A fechar a lista surge Eduardo Felicíssimo, que tem sido utilizado como defesa central, apesar de ter sido lançado na equipa A como médio. O jovem de 19 anos tem revelado segurança e maturidade ao lado de Eduardo Quaresma, acumulando vários jogos completos durante a preparação. 



envelope SUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


Rui Borges teve 4 baixas no treino do Sporting
Futebol

Rui Borges teve 4 baixas no treino do Sporting

26 Jul 2026 | 16:31

Icon Comentário0
Reforço do Sporting veio com enorme pressão sobre os ombros, mas nada teme: "Já estou habituado"
Futebol

Reforço do Sporting veio com enorme pressão sobre os ombros, mas nada teme: "Já estou habituado"

26 Jul 2026 | 15:40

Icon Comentário0
Pára tudo! Italianos dizem que defesa do Sporting pode sair para a Roma... por 15M
Futebol

Pára tudo! Italianos dizem que defesa do Sporting pode sair para a Roma... por 15M

26 Jul 2026 | 15:24

Icon Comentário0