Futebol
Gonçalo Inácio em maus lençóis? Rui Borges toma nova decisão no Sporting
25 Ago 2026 | 11:00
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
15 Jan 2021 | 11:35 |
A turma de Alvalade defronta, esta sexta-feira, 15 de janeiro, o Rio Ave FC, no Estádio José Alvalade. Esta partida, prevista para as 18h30, será marcada pelo regresso de várias caras conhecidas do clube leonino, desta feita como adversários, sendo elas Francisco Geraldes, Gelson Dala e Carlos Mané. Francisco Geraldes saiu de Alvalade envolvido no negócio de Nuno Santos, que fez o caminho inverso. O português chegou a Alcochete em 2003/2004, e lá fez toda a sua formação, tendo a sua estreia na equipa principal em 2017, sob o comando técnico de Jorge Jesus. Apesar dos vários empréstimos, Rúben Amorim deu oportunidades ao médio, colocando-o a jogar em cinco jogos na temporada passada, não sendo suficiente para convencer o técnico. Gelson Dala chegou a Alvalade em 2017, proveniente do 1.º de Agosto de Angola. O avançado estreou-se pelos leões logo na época de chegada, mas não convenceu, sendo que a sua estadia em Alvalade foi passada em empréstimos, pelo Rio Ave FC e Antalyaspor. Com apenas dois jogos de leão ao peito, o angolano mudou-se em definitivo para Vila do Conde, também envolvido no negócio de Nuno Santos. Carlos Mané fez toda a sua formação em Alvalade, tendo chegado a Alcochete em 2001/2002. Ao contrário dos seus colegas oriundos dos leões, o internacional sub-21 não se pode queixar de falta de oportunidades. O extremo representou o conjunto leonino em 94 ocasiões, tendo marcado 14 golos. Após três anos na Alemanha por empréstimo, Carlos Mané abandonou em definitivo o conjunto leonino, rumando a Vila do Conde, por 750 mil euros (Transfermarkt).
Fotografia de Rio Ave FC
Estrutura do Clube de Alvalade já havia identificado um plano B para o plantel de Rui Borges, com o objetivo de garantir a chegada de uma solução para a posição
26 Ago 2026 | 03:00 |
Julio Soler era a principal alternativa do Sporting a Moncef Zekri para reforçar o lado esquerdo da defesa do Sporting, sabe o Leonino. O lateral argentino do Bournemouth estava referenciado pela estrutura verde e branca para o caso de o negócio pelo jovem marroquino acabar por falhar.
Ao que o nosso Jornal apurou, os responsáveis leoninos trabalharam com mais do que uma possibilidade para preencher a vaga deixada por Ricardo Mangas. Zekri foi sempre a solução que ganhou maior força, mas Soler encontrava-se preparado como plano B caso surgisse algum entrave definitivo nas negociações com o Mechelen.
O jogador do Bournemouth está atualmente avaliado em 8 milhões de euros, uma verba consideravelmente superior ao investimento necessário para garantir Zekri. Ainda assim, o perfil do argentino agradava à estrutura do Sporting e era visto como uma solução válida para aumentar as opções de Rui Borges no corredor esquerdo.
A SAD acabou por conseguir fechar a contratação de Moncef Zekri, tornando desnecessário avançar para o plano alternativo. O marroquino foi apresentado na terça-feira e será a alternativa a Maxi Araújo, numa aposta pensada também a médio e longo prazo.
Desta forma, Julio Soler não deverá avançar para o Sporting neste mercado, mas o interesse demonstra que os leões tinham preparado diferentes cenários para uma posição considerada prioritária. A escolha final recaiu em Zekri, deixando o lateral do Bournemouth como solução de recurso para o caso de o primeiro negócio não chegar a bom porto.
Jogador marroquino é o nono reforço dos verdes e brancos para a temporada 2026/27 e chega a Alvalade oriundo do Mechelen, da Bélgica
25 Ago 2026 | 20:52 |
Moncef Zekri já é oficialmente jogador do Sporting. O lateral-esquerdo marroquino, de apenas 17 anos, tornou-se no nono reforço dos verdes e brancos para 2026/27 e assinou um contrato válido por três temporadas, até junho de 2029, além de ter uma cláusula de rescisão de 80 milhões de euros.
A duração inicial do vínculo está relacionada com o facto de o jogador ainda ser menor de idade. Quando completar 18 anos, a 20 de setembro, Moncef Zekri prolongará o contrato por mais duas temporadas, ficando ligado aos verdes e brancos até 2031. O Sporting paga 3 milhões de euros fixos ao Mechelen, mais bónus.
O jovem chegou a Lisboa no domingo, realizou os habituais exames médicos na segunda-feira e cumpriu depois todos os procedimentos necessários antes da oficialização. Zekri chega para preencher a vaga deixada por Ricardo Mangas e será, numa primeira fase, a principal alternativa a Maxi Araújo no corredor esquerdo.
A contratação também é encarada como uma aposta de futuro. O Sporting pretende dar tempo ao internacional jovem marroquino para crescer durante esta temporada e prepará-lo para assumir maior protagonismo mais adiante, sobretudo perante a possibilidade de Maxi Araújo deixar Alvalade no futuro.
Formado no Mechelen, Zekri realizou 17 jogos pela equipa principal na última temporada e já conquistou a CAN Sub-17 por Marrocos. Natural de Bruxelas, estreou-se pelos seniores em maio de 2025 e começou a presente época como titular diante do Gent, antes de ficar de fora dos encontros seguintes já com a mudança para o Sporting em andamento.
Confira o vídeo de apresentação:
Mais recentes declarações do Presidente dos verdes e brancos continuam a ser tema de conversa e motivo para várias abordagens
25 Ago 2026 | 17:30 |
Bruno Francisco analisou as recentes declarações de Frederico Varandas sobre a situação de Luis Suárez e considera que o Presidente do Sporting procurou encerrar, de uma vez por todas, a polémica que tem acompanhado o avançado colombiano desde o início da temporada.
Bruno Francisco: "O tom fez lembrar aqueles tempos áureos de Pinto da Costa"
Na A BOLA TV, o comentador começou por destacar a forma utilizada pelo líder leonino para abordar o tema. “O tom fez lembrar aqueles tempos áureos de Pinto da Costa, com aquele humor mais corrosivo. Explicando o que se estava a passar, mas fazendo algumas alegorias.”
Bruno Francisco entende, contudo, que o mais importante para os leões é colocar rapidamente um ponto final no assunto. “É do interesse da estrutura do Sporting e, neste caso, do Presidente do Sporting, acabar com esta novela o mais rápido possível. Porque, para todos os efeitos, foi o caso maior do arranque da temporada do Sporting. A saída do treino, eventuais guerras com o treinador, colegas, estar à parte do plantel no sentido de ter poucas relações”.
O comentador alertou ainda para as consequências que todo o ruído pode trazer, tanto a nível desportivo como no próprio mercado. “Este tipo de novelas é mau em todos os sentidos. Não só desestabiliza o grupo de trabalho, como cria ruído todo à volta dos adeptos, não só do Sporting, mas do mundo do futebol. E também, caso o Sporting queira vender o jogador, isto é mau porque acaba por o desvalorizar”.
Por isso, Bruno Francisco acredita que Frederico Varandas pretendeu estabilizar definitivamente a situação do camisola 97. “Diria que é do interesse do Sporting ter o jogador focado, diminuir ao máximo este ruído, acabar com este caso o mais breve possível e depois resolver: ou fica, ou alguém paga o que o Sporting quer. No fundo, acho que foi isso que Frederico Varandas quis fazer”.
Gonçalo Inácio em maus lençóis? Rui Borges toma nova decisão no Sporting
25 Ago 2026 | 11:00
Atenção, Sporting! Rui Borges recebe grandes notícias sobre Fotis Ioannidis
25 Ago 2026 | 16:32
Deportivo não quis vender Yeremay ao Sporting, mas agora quer alvo dos leões para o substituir
25 Ago 2026 | 16:17