Futebol
Última hora! Ao fim de 8 anos, jogador despede-se do Sporting: "Sacrifícios..."
03 Fev 2026 | 17:10
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
29 Out 2024 | 15:27 |
João Simões, médio-centro da equipa B do Sporting, pode ser o escolhido para render Nuno Santos, que vai parar por lesão. O jornal Record falou com Luís Dias e Bernardo Bruschy, dirigentes que se cruzaram com o jovem jogador nas camadas jovens dos leões.
Luís Dias acompanhou o jogador nos primeiros passos que deu no Clube de Alvalade, com apenas 11 anos. Iria mudar-se aos 14 anos para a Academia de Alcochete. Sobre João Simões, disse: “Ele já tem atuado como extremo direito ou extremo esquerdo, embora numa zona mais interior do terreno, quer na equipa B quer na Youth League (...) A posição em que ele pode render mais é na de Morita. É um médio centro com transporte de jogo, que tem muita qualidade no último passe e que também aparece bem em zonas de finalização”
Sobre as características físicas e técnicas do jogador, partilhou o seguinte: “Do ponto de vista físico, é um jogador que, pela idade que tem [apenas 17 anos], tem uma disponibilidade motora muito grande. Tem um raio de ação muito grande. É esquerdino, mas consegue utilizar bem o pé direito em ações de receção e passe (...) A parte mais forte do João é a sua capacidade mental. Como sublinhou Rúben Amorim, é muito inteligente. De realçar também a sua personalidade competitiva - é muito exigente com ele próprio”.
Bernardo Bruschy também se cruzou com o jogador na formação do Sporting. Destacou a maturidade do jovem jogador: “Aquilo que destaco é a sua maturidade e o seu sentido de responsabilidade (...) Desde cedo, demonstrou uma capacidade de aprendizagem e gosto por ouvir as indicações que lhe chegavam".
Sobre as características de João Simões, adicionou o seguinte: “Onde se sente mais confortável é na posição 8 ou a médio-centro. Tem um raio de ação muito grande, gere muito bem os ritmos de jogo, sente-se bem a jogar no corredor central, embora na equipa B e na Youth League já tenha sido utilizado nas laterais. E no seu percurso na formação também jogou algumas vezes como defesa-esquerdo". Na opinião de Bernardo Bruschy, o Sporting faz bem em apostar na formação: “Esse é o ADN do clube. Formar para servir a equipa A. Tem que potenciar-se ao máximo o talento das academias que existem em Portugal e o Sporting, felizmente, têm-no feito com sucesso”.
Negócio não se concretizou devido a um imprevisto do lado do emblema verde e branco; Jogador escolhido para substituir futebolista não passou nos exames médicos
04 Fev 2026 | 09:50 |
Hidemasa Morita esteve muito perto de deixar o Sporting no último dia do fecho da janela de transferências de inverno. O médio japonês, de 30 anos, era um jogador pretendido pelos neerlandeses do Ajax, mas a transferência acabou por cair já nos instantes finais.
A informação foi avançada pela revista neerlandesa 'Voetbal International'. De acordo com a mesma fonte, o internacional nipónico esteve efetivamente na lista de alvos do clube de Amesterdão, que já venceu quatro Champions Leagues, tal como Manuel Ugarte, antigo médio dos leões.
O negócio não se concretizou devido a um imprevisto do lado do Clube de Alvalade. Segundo a publicação, o acordo terá caído porque o jogador escolhido para substituir Hidemasa Morita em Alvalade não passou nos exames médicos, levando os leões a travar a saída do médio japonês.
A identidade desse potencial reforço para o meio-campo não foi revelada. Recorde-se de que Hidemasa Morita - que foi elogiado por Litos - termina contrato com o Sporting em junho, estando, nesta altura, em condições de sair a custo zero no verão, caso não haja renovação.
Esta temporada, com a camisola do Sporting, Hidemasa Morita - avaliado em 9 milhões de euros - soma 29 partidas. Na presente temporada, o médio internacional japonês disputou um total de 1.375 minutos, nos quais assistiu os companheiros por três ocasiões.
Antigo dirigente do Clube de Alvalade, caracterizou a recente janela de transferências trabalhada pelos leões, agora fechada
04 Fev 2026 | 03:00 |
José Dias Ferreira, em entrevista exclusiva ao nosso Jornal, analisou o recente mercado de transferências feito pelo Sporting. O antigo dirigente admite que a estrutura leonina "agiu bem" e que o Clube "procurou suprir a falta". Ainda assim, o mesmo não deixou de parte a sua opinião face ao recente tema relativo a Morten Hjulmand, o "sucesso" na Liga dos Campeões e a esperança face à conquista do tricampeonato.
Dias Ferreira: "O Sporting agiu bem"
"Acho que o Sporting agiu bem, procurou suprir a falta. Foram mais tendo em vista o futuro do que propriamente o presente, porque, enfim, está certa a saída do Quenda. No que toca ao Alisson, em relação aos últimos jogos, faz-nos alguma pena, não é, mas pronto. Apenas será emprestado, e o Sporting acho que tem extremos suficientes", começou por dizer.
No entanto, Dias Ferreira sublinhou que o meio campo do Sporting é um setor que sofrerá algumas mudanças nos próximos meses: "Eventualmente o Morita sairá, para mim não é seguro que ele saia, mas pelo menos tudo indica que é capaz de sair. Contudo, o Sporting tem o regresso de Daniel Bragança. Também tem outros jogadores do meio campo, da equipa B, alguns capazes de superar, e entretanto para esse setor, pode surgir alguma oportunidade".
Dias Ferreira: "Não foi por acaso que isto aconteceu no último dia de mercado"
Relativamente ao recente episódio que envolve Morten Hjulmand, o antigo dirigente foi claro: "Alguém apenas pretendeu desestabilizar o jogador, pois alguém ter-lhe-á transmitido alguma proposta do Atlético de Madrid, que parece que não existia, o que é capaz de ter baralhado a cabeça do jogador, para ficar hesitante, perturbado. Não foi por acaso que isto aconteceu no último dia do mercado, nem foi por acaso que havia jogo nesse dia, nem foi por acaso que há um jogo na próxima segunda-feira".
Ao concluir, Dias Ferreira não esqueceu o recente feito do Clube, a nível europeu, e uma pequena análise face ao Clássico da próxima segunda-feira: "A Liga dos Campeões foi um sucesso. Na Liga, o Sporting atravessou este período de lesões, com muitas dificuldades, que ainda existem, mas não perdeu muitos pontos nessa altura. E ontem, a derrota do Porto, nas vésperas de jogar com o Sporting, acho que dá mais um à vontade. O que é sempre melhor e mais tranquilo".
Após poucos minutos oficias disputados, Clube de Alvalade, que explorou a melhor solução para o futuro do jogador, procede agora para a transferência do mesmo
03 Fev 2026 | 17:44 |
Alexandre Brito vai deixar o Sporting e rumará em direção ao Alverca, numa transferência a título definitivo. O médio português, de 20 anos, regressa assim a Portugal para disputar a segunda metade da temporada 2025/26, num negócio em que o Clube de Alvalade garante 50% dos direitos económicos do jogador.
O centrocampista encontrava-se emprestado ao Pafos, do Chipre, mas teve utilização muito reduzida ao serviço do emblema cipriota. Ao longo da passagem pelo clube, Alexandre Brito somou apenas 24 minutos em competição oficial, repartidos por dois encontros, um que contou para o campeonato e outro para a Supertaça do Chipre.
Perante o cenário de pouca continuidade, ambas as partes optaram por uma solução definitiva que permitisse relançar a carreira do jovem médio. No Alverca, Alexandre Brito terá agora a oportunidade de somar mais minutos e afirmar-se num contexto competitivo diferente, enquanto os leões mantêm uma percentagem do passe, salvaguardando uma eventual valorização futura do atleta.
Vale a pena recordar que o jovem médio defensivo teve a sua saída definida dos leões, após a Direção do Clube tomar conhecimento das suas acusações de violência doméstica. As denúncias foram feitas em maio de 2025, pela namorada do atleta, à PSP do Montijo e resultaram com que este visse o seu futuro cortado em Alvalade.
Em 2024/25, Alexandre Brito somou 16 jogos e dois golos pela equipa B, além de quatro aparições pela equipa principal, na qual se estreou às ordens de Rui Borges - que deu a braçadeira de capitão a Eduardo Quaresma. Uma lesão afastou-o da competição durante algumas semanas, sendo que o internacional sub-18 por Portugal acabou por perder terreno para Eduardo Felicíssimo que haveria de ganhar uma vaga na reta final da temporada.
Última hora! Ao fim de 8 anos, jogador despede-se do Sporting: "Sacrifícios..."
03 Fev 2026 | 17:10
Porto já prepara Clássico com o Sporting e há pormenores que saltam à vista
03 Fev 2026 | 16:29
Ex Sporting é ironizado por Pep Guardiola: "Não percebo por que é que..."
03 Fev 2026 | 15:56