Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
05 Abr 2025 | 13:24 |
No passado dia 21 de fevereiro, Frederico Varandas deu uma entrevista à Sporting TV, apontando o dedo a algumas exibições das equipas de arbitragem. A Associação Portuguesa de Árbitros de Futebol (APAF), apresentou queixa e o Conselho de Disciplina (CD) da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) suspendeu o Presidente verde e branco durante um período de quase dois meses.
O acórdão da decisão foi publicado na passada sexta feira e revela que o castigo inicial afastava Varandas durante 68 dias, mas que, devido ao "bom comportamento” do Presidente do Sporting, a pena foi atenuada para 51 dias, além do pagamento de uma multa de 8.568 euros. No entanto, os leões vão recorrer ao Tribunal Arbitral do Desporto (TAD).
O motivo do castigo deve-se ao líder máximo do Clube de Alvalade ter apontado o facto de alguns árbitros apitarem condicionados, criando desigualdade entre as equipas. Varandas deu exemplo de Tiago Martins no duelo entre Famalicão e Porto.
“Teve uma decisão onde anulou um golo ao Porto e marcou um penálti para o Famalicão. Foi uma decisão correta do Tiago Martins! O Porto perdeu pontos e depois vimos uma comunicação ‘old school’ que já vimos várias vezes e foi pedida uma reunião ao Conselho de Arbitragem… Houve muito ruído e tudo a bater no Tiago Martins… Depois, ele voltou a apitar o Nacional - Porto e há uma entrada para cartão vermelho e o mesmo Tiago Martins mostra cartão amarelo. O VAR chamou-o e o Tiago Martins manteve esse amarelo. Não tenho dúvidas que tomou a decisão por ter sido condicionado", disse, à data.
José Borges, presidente interino do CD da FPF de Pedro Proença, contactado pela Antena 1, garantiu que: “Gostava que (Varandas) não fosse castigado, porque isso seria sinal de que não foram assim tão graves [as declarações]. Não foi essa a intenção”.
Treinador verde e branco viu a sua equipa empatar no dérbi de Lisboa, entre leões e águias, referente à 13ª. jornada da Liga Portugal Betclic
06 Dez 2025 | 12:33 |
Pedro Gonçalves e Ivan Fresneda passam a estar em risco depois do Benfica - Sporting. Leões e águias encontraram-se no estádio da luz, num jogo que terminou com igualdade a uma bola, em partida referente à 13ª. jornada da Liga Portugal Betclic.
O Sporting entrou em campo sem jogadores em risco de suspensão no campeonato nacional, mas no fim da partida, Rui Borges tinha problemas a dobrar. Pedro Gonçalves e Iván Fresneda viram, ambos, o quarto cartão amarelo nesta edição da Liga Portugal Betclic, e ficam, assim, em risco de perder um dos próximos jogos do campeonato.
Pedro Gonçalves, relembre-se, foi uma das figuras do encontro, ao fazer o golo inaugural, logo aos 12'. O jogador verde e branco foi substituído no decorrer da segunda parte, e foi já quando estava no banco de suplentes que acabou por ver cartão amarelo de António Nobre, por protestos.
Iván Fresneda, que assumiu a ala direita do Sporting juntamente com Geny Catamo, também ficou na mesma situação. O lateral espanhol só tinha três cartões amarelos, mas a admoestação aos 72', por puxão em jogador adversário, deixou o defesa à bica. Vai falhar um jogo caso volte a ser amarelado no campeonato.
Relembrar que o Sporting visitou o Benfica, na última sexta-feira, dia 5 de dezembro. Os leões foram aos estádio da luz, empatar a uma bola, no encontro da 13ª. jornada da Liga Portugal Betclic. Pedro Gonçalves deixou os verdes e brancos em vantagem, mas Sudakov empatou o jogo, ainda na primeira parte.
Craque verde e branco esteve em risco de não conseguir participar no dérbi de Lisboa, mas conseguiu recuperar a tempo de dar o seu contributo
06 Dez 2025 | 12:08 |
Fotis Ioannidis conseguiu recuperar a tempo de participar no Benfica - Sporting, mas jogou com uma proteção no joelho. Os leões visitaram o estádio da luz, para defrontar as águias, em partida que terminou com igualdade a uma bola, na 13ª. jornada da Liga Portugal Betclic.
O avançado helénico tinha-se lesionado na partida com o Santa Clara, e estava em dúvida para o dérbi, tendo sido reforço de última hora para Rui Borges. O jornal O Jogo avança mesmo que Fotis Ioannidis queimou algumas etapas na sua recuperação para estar pronto a tempo do Benfica - Sporting.
A condição física do jogador verde e branco continua, no entanto, a preocupar os responsáveis do Sporting. Prova disso, foi o facto de o jogador ter entrado em campo com uma proteção à volta do seu joelho esquerdo, onde tinha sofrido uma lesão ligamentar, a 8 de novembro.
Para além disso, Fotis Ioannidis jogou com uma restrição de minutos, exatamente devido á lesão que contraiu recentemente. Rui Borges só lançou o ponta-de-lança aos 85 minutos, retirando Luis Suárez de campo nessa altura. O internacional pela Grécia acabou por somar apenas três toques no esférico durante o tempo que esteve em campo.
Relembrar que o Sporting visitou o Benfica, na última sexta-feira, dia 5 de dezembro. Os leões começaram a partida por cima, e chegaram à vantagem cedo no encontro, por Pedro Gonçalves. No entanto, as águias empataram, por Sudakov, ainda na primeira parte, e o jogo não teve mais golos até ao apito final do árbitro.
Clube de Alvalade entrou em campo na última sexta-feira, dia 5 de dezembro, para mais um jogo da Liga Portugal Betclic, desta feita com o Benfica
06 Dez 2025 | 11:49 |
O Sporting continua sem vencer em jogos grandes esta época. Os leões visitaram o estádio da luz na última sexta-feira, dia 5 de dezembro, e empataram a uma bola, no encontro referente à 13ª. jornada da Liga Portugal Betclic. O golo verde e branco foi apontado por Pedro Gonçalves,
Apesar do ponto conseguido em casa do Benfica, o histórico de Rui Borges esta época é preocupante para o Sporting. Ao quarto jogo grande esta temporada 2025/26, os leões continuam sem conseguir triunfar sobre os rivais teoricamente mais complicados em Portugal.
O primeiro confronto da temporada foi na Supertaça Cândido de Oliveira. O Sporting, campeão nacional e vencedor da Taça de Portugal em 2024/25, defrontou o Benfica no primeiro troféu da época, mas acabou por ser derrotado, por 1-0, e falhar essa conquista.
Seguiram-se os encontros com o Porto, Braga e Benfica para o campeonato. O Sporting começou por perder, por 2-1, em casa com os dragões. No jogo com os minhotos, os leões estiveram perto da vitória, mas uma grande penalidade no final da partida ditou um empate a uma bola - resultado que se repetiu no dérbi de Lisboa, do último dia 5 de dezembro.
De resto, em relação aos jogos entre Benfica e Sporting, o equilíbrio tem sido a palavra de ordem. Leões e águias empataram em quatro dos últimos sete encontros que disputaram no campeonato nacional. Nos restantes três encontros, os verdes e brancos venceram por duas vezes, e foram derrotados numa ocasião.