
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
No passado dia 21 de fevereiro, Frederico Varandas deu uma entrevista à Sporting TV, apontando o dedo a algumas exibições das equipas de arbitragem. A Associação Portuguesa de Árbitros de Futebol (APAF), apresentou queixa e o Conselho de Disciplina (CD) da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) suspendeu o Presidente verde e branco durante um período de quase dois meses.
O acórdão da decisão foi publicado na passada sexta feira e revela que o castigo inicial afastava Varandas durante 68 dias, mas que, devido ao "bom comportamento” do Presidente do Sporting, a pena foi atenuada para 51 dias, além do pagamento de uma multa de 8.568 euros. No entanto, os leões vão recorrer ao Tribunal Arbitral do Desporto (TAD).
O motivo do castigo deve-se ao líder máximo do Clube de Alvalade ter apontado o facto de alguns árbitros apitarem condicionados, criando desigualdade entre as equipas. Varandas deu exemplo de Tiago Martins no duelo entre Famalicão e Porto.
“Teve uma decisão onde anulou um golo ao Porto e marcou um penálti para o Famalicão. Foi uma decisão correta do Tiago Martins! O Porto perdeu pontos e depois vimos uma comunicação ‘old school’ que já vimos várias vezes e foi pedida uma reunião ao Conselho de Arbitragem… Houve muito ruído e tudo a bater no Tiago Martins… Depois, ele voltou a apitar o Nacional - Porto e há uma entrada para cartão vermelho e o mesmo Tiago Martins mostra cartão amarelo. O VAR chamou-o e o Tiago Martins manteve esse amarelo. Não tenho dúvidas que tomou a decisão por ter sido condicionado", disse, à data.
José Borges, presidente interino do CD da FPF de Pedro Proença, contactado pela Antena 1, garantiu que: “Gostava que (Varandas) não fosse castigado, porque isso seria sinal de que não foram assim tão graves [as declarações]. Não foi essa a intenção”.
Presidente dos verdes e brancos aguarda investida dos vários interessados no avançado sueco, apesar de ter sido revelado um acordo para uma saída por 75M
|
Apesar de existir um acordo entre Frederico Varandas, Viktor Gyokeres e os representantes do avançado para uma saída por valores entre os 65 e os 75 milhões de euros, o Sporting ainda pode vender o 'camisola 9' de Rui Borges pelo montante apresentado na cláusula de rescisão.
Segundo informação avançada pelo Football Insider - portal especializado em assuntos relacionados com o mercado de transferências - o Arsenal está livre de todos os impedimentos relacionados com o fair-play financeiro, tendo margem para investir sem problemas com a UEFA.
Assim sendo, tendo em conta o enorme interesse de vários tubarões europeus no internacional pela Suécia, os gunners podem bater os 100 milhões de euros estipulados no contrato de Gyokeres com o Sporting, de modo a evitar que outro clube feche as negociações pelo goleador.
Os londrinos têm extrema necessidade de um ponta de lança que garanta golos e o jogador dos leões é, de momento, o alvo preferencial, tendo, de acordo com notícias recentes, aprovado a mudança para o Emirates. Agora, resta aguardar o desfecho desta que promete ser mais uma 'novela de verão'.
Esta temporada, com a camisola do Sporting, Viktor Gyokeres – avaliado em 75 milhões de euros – leva 43 encontros: 26 na Liga Portugal Betclic, oito na Liga dos Campeões, cinco na Taça de Portugal, três na Taça da Liga e outro na Supertaça Cândido de Oliveira. Nos 3.432 minutos em que esteve em campo, o sueco marcou 43 golos e fez 11 assistências.
Jogador que passou por Alvalade não entra nas contas de Mikel Arteta na próxima temporada e Andrea Berta já procura solução no mercado
|
Nuno Tavares está fora das contas do Arsenal para a próxima temporada. Os gunners pretendem remodelar alguns setores do plantel e, a par da contratação de Viktor Gyokeres, avançado do Sporting, tencionam 'despachar' alguns excedentários da equipa.
Segundo informação avançada pelo Mirror, o lateral-esquerdo que fez parte da formação na Academia Cristiano Ronaldo é um dos casos a tratar para Andrea Berta, novo diretor desportivo dos londrinos. Fábio Vieira, emprestado ao Porto esta temporada, também não entra na equação.
O jornal britânico avança que a Lazio está impressionada com as exibições de Nuno Tavares, devendo acionar a opção de compra de 9 milhões de euros. Desta forma, o Arsenal consegue arrecadar uma quantia considerável com o atleta que não faz parte dos planos de Mikel Arteta.
Nuno Tavares, emprestado pelo Arsenal esta temporada ao clube da capital italiana, foi opção em 26 jogos, tendo feito nove assistências para golo. O futebolista tem sido um dos destaques na formação laziale, e as suas exibições já lhe valeram a chamada à Seleção Nacional.
Vale recordar que o defesa tem tido uma série de casos insólitos ao longo da carreira desportiva, sendo que entrou em sucessivos desaguisados com Ruben Amorim na fase de grupos da Liga dos Campeões - quando Marselha e Sporting se defrontaram em 2022/23. O lateral esquerdo deixou Alvalade em 2013, para rumar ao Casa Pia, tendo, na época seguinte, assinado pelo Benfica.
Treinador dos verdes e brancos fez mudança na equipa e resultados estão à vista, com registo que não se via em Alvalade desde a era Ruben Amorim
|
Pela primeira vez, nos últimos cinco meses, o Sporting não sofreu golos em dois jogos consecutivos. Nas recentes vitórias frente a Estrela da Amadora (3-0) e Rio Ave (2-0), os leões mantiveram a sua baliza inviolada e, além dos cinco golos marcados no total, também cumpriram a missão no plano defensivo.
A última vez que a equipa verde e branca tinha visto os adversários ficarem em 'branco' em duas partidas seguidas aconteceu em outubro passado. No final desse mês, a formação ainda orientada por Ruben Amorim venceu o Sturm Graz, na Áustria, por 2-0, em jogo da Liga dos Campeões, e, dias depois, foi ao terreno do Famalicão triunfar por 3-0, numa partida da 9.ª jornada do campeonato.
Fazendo a comparação entre os dois momentos, facilmente se percebe que muito mudou na estrutura defensiva dos leões, a começar pela baliza. Em outubro, o titular era Franco Israel, agora relegado para o estatuto de suplente de Rui Silva – contratado no mercado de inverno ao Bétis, num empréstimo com opção de compra obrigatória que pode custar cerca de 5,75 milhões de euros ao Clube de Alvalade. No que diz respeito ao centro da defesa, nos jogos frente a Sturm Graz e Famalicão, Ruben Amorim apostou em Zeno Debast, Gonçalo Inácio, Ousmane Diomande e na adaptação de Ricardo Esgaio. Agora, as escolhas de Rui Borges são um pouco diferentes, como demonstra a titularidade de Jeremiah St. Juste, frente ao Rio Ave, e de Eduardo Quaresma, na Reboleira.
Para os leões, a melhor série da temporada sem golos sofridos registou-se entre final de agosto e final de setembro. Em seis jogos, a equipa de Ruben Amorim venceu sempre sem sofrer golos: Farense (5-0), Porto (2-0), Arouca (3-0), Lille (2-0), AVS (3-0) e Estoril (3-0). O excelente momento defensivo foi interrompido com o empate 1-1 diante do PSV, para a Liga dos Campeões.
A expectativa para perceber se o bom registo defensivo dos leões se mantém no próximo jogo. A sempre exigente receção ao Braga, a contar para a 28.ª jornada do campeonato, está marcada para as 20h45 da próxima segunda-feira, no Estádio José Alvalade. Não sofrer golos nesse encontro será fundamental para a conquista de mais três pontos, na luta pelo bicampeonato.