Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Hóquei em patins

CONFUSÃO INSTALADA NA EUROPA DO HÓQUEI

Braço de ferro entre Clubes e organismo que regula a modalidade longe de estar resolvido

Leonino - Onde o Sporting é notícia
Leonino - Onde o Sporting é notícia

10 Set 2021 | 16:01 |

Icon Comentário0

O braço de ferro entre a World Skate – entidade que regula o hóquei em patins europeu – e os principais emblemas da modalidade parece estar de longe de ser resolvido. Na passada quinta-feira, o Sporting, juntamente com os outros 11 emblemas fundadores da EHCA (Associação Europeia de Clubes de Hóquei em Patins), emitiu um comunicado afirmando que, caso o modelo da Liga Europeia não seja alterado, tal como havia sido acordado anteriormente, os clubes em causa não irão participar na competição. “O pré-acordo passava por disputar a prova segundo um “formato de Liga”, dividindo os 16 Clubes em dois grupos de oito, sendo que todos jogariam contra todos, tanto em casa como fora. Seguir-se-ia depois a “final-eight entre os quatro primeiros classificados de cada grupo”, pode ler-se no comunicado conjunto de Sporting, Oliveirense, Porto, Benfica, Barcelos, Noia, Barcelona, Liceo, Reus Deportiu, Caldes, Saint-Omer e Forte dei Marmi. Contudo, de acordo com a mesma comunicação, “depois de celebrado o acordo, a 19 de agosto a WSE-RH (World Skate Europe - Rink Hockey) anunciou, afinal, “um formato competitivo em três fases”. A primeira contaria com 20 equipas divididas em “quatro grupos de cinco, num formato de todos contra todos, mas apenas a um jogo”, o que a EHCA considera não satisfazer “as características da qualidade do espetáculo”. “Os 12 clubes membros da EHCA pretendem um “modelo à altura dos tempos atuais e que corresponda às expectativas de todos os profissionais e adeptos do hóquei em patins”, finalizam os clubes em comunicado.


Fotografia de Sporting




Modalidades

Craque que passou pelo Benfica faz hat-trick na vitória louca do Sporting (6-4)

Antigo jogador do emblema encarnado assinou uma grande exibição e foi fundamental para triunfo caseiro do Clube de Alvalade

Hóquei em patins do Sporting derrotou o Valongo, este sábado, dia 16 de maio, no primeiro jogo dos quartos de final do Campeonato Nacional
Hóquei em patins do Sporting derrotou o Valongo, este sábado, dia 16 de maio, no primeiro jogo dos quartos de final do Campeonato Nacional

16 Mai 2026 | 16:57 |

Icon Comentário0

A equipa de hóquei em patins do Sporting derrotou o Valongo por 6-4, este sábado, dia 16 de maio, no primeiro jogo dos quartos de final do Campeonato Nacional. Depois da eliminação na Liga dos Campeões, os leões voltaram aos triunfos.


A jogar no Pavilhão João Rocha, a formação verde e branca chegou à vantagem por Facundo Navarro, logo aos 7 minutos. Nove minutos depois, o argentino (16') ampliou para 2-0, antes de Danilo Rampulla, antigo jogador do Benfica, fazer o 3-0, aos 17'. Antes do intervalo, a equipa forasteira reduziu por João Maló (22' e 24').


Na etapa complementar, o Clube de Alvalade fez o 4-2 por Nolito Romero (36') de grande penalidade. Danilo Rampulla marcou mais dois golos (37' e 38') e completou o hat-trick. Até ao final, o Valongo ainda marcou por mais duas ocasiões por João Pedro (42') e Kiko (48').


Com esta vitória - a 35.ª em 53 jogos na presente temporada - os comandados de Edo Bosch colocam-se em vantagem no embate rumo às meias-finais da Liga portuguesa. Nesta fase, a eliminatória decide-se à melhor de três encontros.

O Clube de Alvalade volta a entrar em campo na próxima quarta-feira, dia 20 de maio, frente ao Valongo. O novo duelo diante da turma liderada por Raúl Meca, a contar para a segundo jogo dos quartos-de-final, jogar-se-á às 21h30, no reduto do adversário.



Modalidades

Treinador despedido do Sporting ganha 3-1 ao Barcelona e conquista Liga dos Campeões

Técnico que esteve várias épocas no Clube de Alvalade voltou a ser feliz e venceu competição internacional pela terceira vez na carreira

Paulo Freitas, antigo treinador do Sporting, venceu Liga dos Campeões de Hóquei em Patins, após vitória do Porto frente ao Barcelona (3-1)
Paulo Freitas, antigo treinador do Sporting, venceu Liga dos Campeões de Hóquei em Patins, após vitória do Porto frente ao Barcelona (3-1)

11 Mai 2026 | 11:55 |

Icon Comentário0

O Porto conquistou a Liga dos Campeões de hóquei em patins ao derrotar o Barcelona por 3-1 na final disputada em Coimbra. Paulo Freitas, antigo treinador do Sporting, venceu assim a competição internacional pela terceira vez na carreira.


Os dragões inauguraram o marcador aos 2 minutos, por Rafa, na sequência de uma jogada de superioridade numérica construída com Gonçalo Alves. Aos 8 minutos, Gonçalo Alves ampliou a vantagem com uma stickada forte de longa distância, contando ainda com um desvio pelo meio.


Apesar da reação do Barcelona, sobretudo na reta final da primeira parte e no arranque do segundo tempo, Xavi Malián travou várias ocasiões perigosas dos catalães, que acabaram por reduzir aos 28 minutos, através de uma grande penalidade convertida por Ignacio Alabart, após intervenção do VAR.


Com a diferença mínima no marcador, o Porto voltou a marcar a menos de quatro minutos do fim. Telmo Pinto arrancou numa iniciativa individual e fez o 3-1, aos 46 minutos, selando o resultado final. Os azuis e brancos sucedem assim ao Barcelos como vencedores da prova. Já os leões perderam diante dos catalães nos quartos de final.

De recordar que Paulo Freitas esteve no Sporting durante seis temporadas – entre 2016 e 2022 – e conquistou vários títulos. Como treinador dos leões, realizou 194 jogos, contabilizando 143 vitórias (73,7%) e venceu seis troféus: duas Ligas dos Campeões (2018/19 e 2020/21), duas Taças Continentais (2019 e 2021) e dois Campeonatos Nacionais (2017/18 e 2020/21), mas acabou despedido pelo Clube de Alvalade.



Modalidades

Treinador despedido do Sporting ganha nos penáltis (3-1) e está na final da Liga dos Campeões

Depois do empate (3-3) no tempo regulamentar, equipa orientada pelo ex técnico dos leões acabou por ser mais eficaz nas grandes penalidades

Paulo Freitas, antigo treinador da equipa de hóquei em patins do Sporting e atual técnico do Porto, garantiu presença na final da Liga dos Campeões
Paulo Freitas, antigo treinador da equipa de hóquei em patins do Sporting e atual técnico do Porto, garantiu presença na final da Liga dos Campeões

09 Mai 2026 | 16:00 |

Icon Comentário0

Paulo Freitas, antigo treinador da equipa de hóquei em patins do Sporting e atual técnico do Porto, garantiu presença na final da Liga dos Campeões, depois de ultrapassar o Barcelos nas grandes penalidades. Depois do empate (3-3), os dragões acabaram por ser mais eficazes nos penáltis, vencendo por 3-1.


A equipa minhota entrou melhor na partida e colocou-se em vantagem logo aos 4 minutos, por intermédio de Vieirinha. O Porto respondeu apenas perto do intervalo, quando Ezequiel Mena (22') restabeleceu a igualdade com um remate de meia distância.


Na segunda parte, o Barcelos voltou a adiantar-se através de Miguel Rocha, na conversão de uma grande penalidade (34'). Já muito perto do final, Gonçalo Alves (48') apareceu para devolver a igualdade aos portistas e levar a decisão para prolongamento. Aí, Miguel Rocha voltou a marcar para os minhotos (55'), mas novamente Gonçalo Alves (58') respondeu e adiou tudo para as grandes penalidades.


Nos penáltis, o Porto mostrou maior frieza e eficácia. Edu Lamas, Gonçalo Alves e Carlo Di Benedetto converteram, enquanto no lado do Barcelos apenas Ivan Morales conseguiu marcar. Com este triunfo, os portistas seguem para a final da competição.

De recordar que Paulo Freitas esteve no Sporting durante seis temporadas – entre 2016 e 2022 – e conquistou vários títulos. Como treinador dos leões, realizou 194 jogos, contabilizando 143 vitórias (73,7%) e venceu seis troféus: duas Ligas dos Campeões (2018/19 e 2020/21), duas Taças Continentais (2019 e 2021) e dois Campeonatos Nacionais (2017/18 e 2020/21), mas acabou despedido pelo Clube de Alvalade.



envelope SUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


Técnico do Sporting furioso com o VAR após eliminação da Champions: "É preciso ter coragem"
Modalidades

Técnico do Sporting furioso com o VAR após eliminação da Champions: "É preciso ter coragem"

08 Mai 2026 | 10:36

Icon Comentário0
Exclusivo Leonino - Sporting quer roubar avançado do Benfica que continua sem renovar
Modalidades

Exclusivo Leonino - Sporting quer roubar avançado do Benfica que continua sem renovar

07 Mai 2026 | 12:20

Icon Comentário0
Sporting perde 2-0 com o Barcelona e é eliminado da Liga dos Campeões
Modalidades

Sporting perde 2-0 com o Barcelona e é eliminado da Liga dos Campeões

07 Mai 2026 | 20:54

Icon Comentário0