Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Hóquei em patins
21 Nov 2025 | 18:30 |
Edo Bosch, técnico da equipa de hóquei em patins do Sporting, está de luto, com a morte do pai e avô do guarda-redes leonino, Xano Edo. O familiar da dupla leonina já se encontrava doente há algum tempo, tendo falecido em Barcelona, onde residia.
Nesta sexta-feira, o Sporting deixou uma mensagem nas redes sociais: "Lado a lado sempre. Muita força neste momento mais difícil". O pai do técnico espanhol também foi jogador, vestindo a camisola da Seleção espanhola, conseguindo sagrar-se campeão do Mundo.
Natural de Barcelona, Edo Bosch seguiu os passos do pai na modalidade por sua influência, tendo sido um dos melhores guarda-redes da sua geração. Terminou a carreira de jogador em Viana do Castelo e foi na Juventude de Viana que iniciou a carreira de treinador, como adjunto.
Em 2020, o Valongo apostou em si para treinador principal e acabou por liderar a equipa a uma conquista europeia, a Taça Continental, em 2022. Passou a temporada 2023/24 em Oliveira de Azeméís e foi da Oliveirense que chegou para o Sporting, onde foi apresentado em julho de 2024.
O Sporting - que venceu esta quinta-feira - recebe o Porto, antigo clube de Edo Bosch, neste domingo, pelas 19h00, na sétima jornada da fase regular da Liga. Os leões ocupam o terceiro lugar, com 13 pontos, a cinco do líder Benfica. Por sua vez, os dragões são quintos, com 10 pontos. A presença de Edo e Xano no Clássico ainda é incerta.
Veja a publicação:
No final do desafio a contar para a segunda jornada da Liga dos Campeões, técnico teceu duras críticas aos juízes do duelo internacional
21 Nov 2025 | 16:49 |
O Trissino, equipa italiana de hóquei empatins, jogou esta quinta-feira em Barcelona, em jogo da segunda jornada da fase de grupos da Liga dos Campeões. A equipa, que é treinada por João Pinto, antigo jogador do Sporting, empatou (4-4), mas esteve a vencer grande parte do encontro. No final do desafio realizado, o técnico teceu duras críticas à equipa de arbitragem.
"Foi um grande jogo de hóquei, com duas equipas que estão na Liga dos Campeões com o objetivo de chegar aos momentos de decisão. Viemos a Barcelona para ser iguais a nós mesmo e com a nossa estratégia. Dentro da dinâmica de jogo, conseguimos controlar como queríamos. Os jogadores foram perfeitos e estão de parabéns, mas não contávamos encontrar as adversidades que encontramos neste encontro", começou por dizer.
J. Pinto: "Não estamos nos anos 90 ou nos anos 2000"
Os lances polémicos foram um toque de Marc Grau na cara de Andrea Malagoli e ainda o quarto golo dos catalães, que foi marcado com o joelho: "Não estamos nos anos 90 ou nos anos 2000, estamos em 2025, onde há um estudo prévio das equipas, uma análise e todos trabalhamos para fazer a modalidade crescer".
J. Pinto: "O que se passou aqui foi embaraçoso para toda a gente"
João Pinto insistiu nas criticas e atirou: "O que se passou aqui foi embaraçoso para toda a gente, mesmo os dirigentes e os jogadores do Barcelona. Foi uma situação constrangedora para toda a gente. Já não via isto há muitos anos e não me faz falta", afirmou. Na mesma jornada, os leões venceram por 5-0.
Vale lembrar que, em cinco temporadas no Sporting, João Pinto somou 143 jogos e 103 golos. No Clube de Alvalade, o antigo jogador conquistou uma Liga dos Campeões, um Campeonato Nacional e uma Supertaça. A nível internacional, o agora treinador representou a seleção de Angola em 30 encontros, nos quais marcou 31 golos.
Clube de Alvalade entrou em campo, esta quinta-feira, dia 20 de novembro, para disputar mais um encontro referente à competição internacional
20 Nov 2025 | 22:01 |
A equipa de hóquei em patins do Sporting venceu o Hockey Bassano por 5-0, esta quinta-feira, dia 20 de novembro, em jogo a contar para a segunda jornada da fase de grupos da Liga dos Campeões. Depois da vitória suada com o Turquel, os leões voltaram a vencer na competição continental.
A jogar no Pavilhão João Rocha, o Sporting chegou determinado em demonstrar a sua superioridade. O Clube de Alvalade chegou à vantagem aos oito minutos, por Rafa Bessa, e dobrou essa diferença aos 16', por Nolito. O descanso veio quando o marcador apontava 2-0 para os verdes e brancos.
Na etapa complementar, a história foi semelhante. O Sporting em total controlo da partida, e a gerir a vantagem que trazia do intervalo. Verona atirou o placar para 3-0 aos 31', e Diogo Barata fez o 4-0 aos 36', deixando os leões com uma vantagem confortável no encontro. Rampulla fez o quinto a 10 minutos do fim, naquele que seria o último golo da partida.
Com esta vitória - a 13.ª em 17 jogos na presente temporada - os comandados de Edo Bosch somam seis pontos em duas partidas disputadas, e assumem a liderança do seu grupo da Liga dos Campeões de hóquei em patins, onde também estão Benfica, Oliveirense, Barcelos, Hockey Bassano e HC Liceo.
O Clube de Alvalade volta a entrar em campo no próximo domingo, dia 23 de novembro, frente ao Porto. O encontro diante da turma liderada por Paulo Freitas, a contar para a sétima jornada da fase regular do campeonato nacional, jogar-se-á às 19h00, no Pavilhão João Rocha.
Lenda do hóquei em patins nacional e dos verdes e brancos faleceu na última quarta-feira, dia 19 de novembro, aos 83 anos de idade
20 Nov 2025 | 08:59 |
Marcelo Ribeiro de Sousa reagiu ao falecimento de Júlio Rendeiro, histórico jogador de hóquei em patins que se tornou num ídolo da modalidade e do Sporting. A notícia foi conhecida durante a noite da última quarta-feira, dia 19 de novembro, e o Presidente da República não ficou indiferente.
"O Presidente da República manifesta o seu pesar pelo falecimento de Júlio Rendeiro, um campeão mundial e europeu, que representou Portugal em hóquei em patins na década de 70, com dedicação, sentido de liderança e espírito de equipa. O Presidente, que o recorda como um ídolo da sua juventude, apresenta à sua família a sua solidariedade", pode ler-se na mensagem divulgada na página oficial da Presidência.
Também o Sporting reagiu a esta notícia através de um comunicado no seu site oficial: "Aos amigos e, em especial, à família de Júlio Rendeiro, o Sporting Clube de Portugal endereça as mais sentidas condolências, enaltecendo e agradecendo os muitos anos de dedicação, serviço e devoção ao clube".
Foi em Alvalade que Júlio Rendeiro fez parte da mítica 'equipa maravilha', juntamente com António Ramalhete, João Sobrinho, Chana e António Livramento. O antigo jogador chegou ao Sporting em 1971/72, depois de ter iniciado a sua carreira no Infante Sagres.
Pelo Clube de Alvalade, a lenda do hóquei em patins conquistou três campeonatos nacionais e duas Taças de Portugal, contribuindo também para a histórica conquista da Taça dos Clubes Campeões Europeus, em 1977, época para sempre lembrada na modalidade.