Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Hóquei em patins

Treinador do Sporting de luto pela morte do pai

Nesta sexta-feira, dia 21 de novembro, Clube de Alvalade deixou uma mensagem nas redes sociais: "Lado a lado sempre. Muita força neste momento mais difícil"

Sporting deixou uma mensagem nas redes sociais a lamentar morte do familiar do treinador do emblema verde e branco
Sporting deixou uma mensagem nas redes sociais a lamentar morte do familiar do treinador do emblema verde e branco

21 Nov 2025 | 18:30 |

Icon Comentário0

Edo Bosch, técnico da equipa de hóquei em patins do Sporting, está de luto, com a morte do pai e avô do guarda-redes leonino, Xano Edo. O familiar da dupla leonina já se encontrava doente há algum tempo, tendo falecido em Barcelona, onde residia.


Nesta sexta-feira, o Sporting deixou uma mensagem nas redes sociais: "Lado a lado sempre. Muita força neste momento mais difícil". O pai do técnico espanhol também foi jogador, vestindo a camisola da Seleção espanhola, conseguindo sagrar-se campeão do Mundo.


Natural de Barcelona, Edo Bosch seguiu os passos do pai na modalidade por sua influência, tendo sido um dos melhores guarda-redes da sua geração. Terminou a carreira de jogador em Viana do Castelo e foi na Juventude de Viana que iniciou a carreira de treinador, como adjunto.


Em 2020, o Valongo apostou em si para treinador principal e acabou por liderar a equipa a uma conquista europeia, a Taça Continental, em 2022. Passou a temporada 2023/24 em Oliveira de Azeméís e foi da Oliveirense que chegou para o Sporting, onde foi apresentado em julho de 2024.

O Sporting - que venceu esta quinta-feira - recebe o Porto, antigo clube de Edo Bosch, neste domingo, pelas 19h00, na sétima jornada da fase regular da Liga. Os leões ocupam o terceiro lugar, com 13 pontos, a cinco do líder Benfica. Por sua vez, os dragões são quintos, com 10 pontos. A presença de Edo e Xano no Clássico ainda é incerta.


Veja a publicação:


Modalidades

Craque ex Sporting furioso com arbitragem que beneficiou Barcelona: "Não via isto há muitos anos"

No final do desafio a contar para a segunda jornada da Liga dos Campeões, técnico teceu duras críticas aos juízes do duelo internacional

Ex jogador do Sporting empatou (4-4), mas esteve a vencer grande parte do encontro frente ao Barcelona e não perdoou arbitragem
Ex jogador do Sporting empatou (4-4), mas esteve a vencer grande parte do encontro frente ao Barcelona e não perdoou arbitragem

21 Nov 2025 | 16:49 |

Icon Comentário0

O Trissino, equipa italiana de hóquei empatins, jogou esta quinta-feira em Barcelona, em jogo da segunda jornada da fase de grupos da Liga dos Campeões. A equipa, que é treinada por João Pinto, antigo jogador do Sporting, empatou (4-4), mas esteve a vencer grande parte do encontro. No final do desafio realizado, o técnico teceu duras críticas à equipa de arbitragem.


"Foi um grande jogo de hóquei, com duas equipas que estão na Liga dos Campeões com o objetivo de chegar aos momentos de decisão. Viemos a Barcelona para ser iguais a nós mesmo e com a nossa estratégia. Dentro da dinâmica de jogo, conseguimos controlar como queríamos. Os jogadores foram perfeitos e estão de parabéns, mas não contávamos encontrar as adversidades que encontramos neste encontro", começou por dizer.


J. Pinto: "Não estamos nos anos 90 ou nos anos 2000"


Os lances polémicos foram um toque de Marc Grau na cara de Andrea Malagoli e ainda o quarto golo dos catalães, que foi marcado com o joelho: "Não estamos nos anos 90 ou nos anos 2000, estamos em 2025, onde há um estudo prévio das equipas, uma análise e todos trabalhamos para fazer a modalidade crescer".

J. Pinto: "O que se passou aqui foi embaraçoso para toda a gente"


João Pinto insistiu nas criticas e atirou: "O que se passou aqui foi embaraçoso para toda a gente, mesmo os dirigentes e os jogadores do Barcelona. Foi uma situação constrangedora para toda a gente. Já não via isto há muitos anos e não me faz falta", afirmou. Na mesma jornada, os leões venceram por 5-0.

Vale lembrar que, em cinco temporadas no Sporting, João Pinto somou 143 jogos e 103 golos. No Clube de Alvalade, o antigo jogador conquistou uma Liga dos Campeões, um Campeonato Nacional e uma Supertaça. A nível internacional, o agora treinador representou a seleção de Angola em 30 encontros, nos quais marcou 31 golos.


Modalidades

Sporting não dá hipótese no João Rocha e só sabe vencer na Liga dos Campeões

Clube de Alvalade entrou em campo, esta quinta-feira, dia 20 de novembro, para disputar mais um encontro referente à competição internacional

Sporting entrou em campo, esta quinta-feira, dia 20 de novembro, para disputar mais um encontro referente à Liga dos Campeões
Sporting entrou em campo, esta quinta-feira, dia 20 de novembro, para disputar mais um encontro referente à Liga dos Campeões

20 Nov 2025 | 22:01 |

Icon Comentário0

A equipa de hóquei em patins do Sporting venceu o Hockey Bassano por 5-0, esta quinta-feira, dia 20 de novembro, em jogo a contar para a segunda jornada da fase de grupos da Liga dos Campeões. Depois da vitória suada com o Turquel, os leões voltaram a vencer na competição continental.


A jogar no Pavilhão João Rocha, o Sporting chegou determinado em demonstrar a sua superioridade. O Clube de Alvalade chegou à vantagem aos oito minutos, por Rafa Bessa, e dobrou essa diferença aos 16', por Nolito. O descanso veio quando o marcador apontava 2-0 para os verdes e brancos.


Na etapa complementar, a história foi semelhante. O Sporting em total controlo da partida, e a gerir a vantagem que trazia do intervalo. Verona atirou o placar para 3-0 aos 31', e Diogo Barata fez o 4-0 aos 36', deixando os leões com uma vantagem confortável no encontro. Rampulla fez o quinto a 10 minutos do fim, naquele que seria o último golo da partida.


Com esta vitória - a 13.ª em 17 jogos na presente temporada - os comandados de Edo Bosch somam seis pontos em duas partidas disputadas, e assumem a liderança do seu grupo da Liga dos Campeões de hóquei em patins, onde também estão Benfica, Oliveirense, Barcelos, Hockey Bassano e HC Liceo.

O Clube de Alvalade volta a entrar em campo no próximo domingo, dia 23 de novembro, frente ao Porto. O encontro diante da turma liderada por Paulo Freitas, a contar para a sétima jornada da fase regular do campeonato nacional, jogar-se-á às 19h00, no Pavilhão João Rocha.



Modalidades

Marcelo Rebelo de Sousa emite pesar por Júlio Rendeiro, histórico do Sporting

Lenda do hóquei em patins nacional e dos verdes e brancos faleceu na última quarta-feira, dia 19 de novembro, aos 83 anos de idade

Marcelo Rebelo de Sousa deixou uma nota de pesar pelo falecimento de Júlio Rendeiro, lenda do hóquei em patins do Sporting e de Portugal
Marcelo Rebelo de Sousa deixou uma nota de pesar pelo falecimento de Júlio Rendeiro, lenda do hóquei em patins do Sporting e de Portugal

20 Nov 2025 | 08:59 |

Icon Comentário0

Marcelo Ribeiro de Sousa reagiu ao falecimento de Júlio Rendeiro, histórico jogador de hóquei em patins que se tornou num ídolo da modalidade e do Sporting. A notícia foi conhecida durante a noite da última quarta-feira, dia 19 de novembro, e o Presidente da República não ficou indiferente.


"O Presidente da República manifesta o seu pesar pelo falecimento de Júlio Rendeiro, um campeão mundial e europeu, que representou Portugal em hóquei em patins na década de 70, com dedicação, sentido de liderança e espírito de equipa. O Presidente, que o recorda como um ídolo da sua juventude, apresenta à sua família a sua solidariedade", pode ler-se na mensagem divulgada na página oficial da Presidência.


Também o Sporting reagiu a esta notícia através de um comunicado no seu site oficial: "Aos amigos e, em especial, à família de Júlio Rendeiro, o Sporting Clube de Portugal endereça as mais sentidas condolências, enaltecendo e agradecendo os muitos anos de dedicação, serviço e devoção ao clube".


Foi em Alvalade que Júlio Rendeiro fez parte da mítica 'equipa maravilha', juntamente com António Ramalhete, João Sobrinho, Chana e António Livramento. O antigo jogador chegou ao Sporting em 1971/72, depois de ter iniciado a sua carreira no Infante Sagres.

Pelo Clube de Alvalade, a lenda do hóquei em patins conquistou três campeonatos nacionais e duas Taças de Portugal, contribuindo também para a histórica conquista da Taça dos Clubes Campeões Europeus, em 1977, época para sempre lembrada na modalidade.



envelope SUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


Reviravolta em sete minutos dita vitória suada do Sporting (4-2)
Modalidades

Reviravolta em sete minutos dita vitória suada do Sporting (4-2)

15 Nov 2025 | 22:56

Icon Comentário0
Exclusivo Leonino – Edo Bosch recebe novidade sobre futuro no hóquei em patins do Sporting
Modalidades

Exclusivo Leonino – Edo Bosch recebe novidade sobre futuro no hóquei em patins do Sporting

12 Nov 2025 | 11:01

Icon Comentário0
Exclusivo Leonino - Frederico Varandas quer 'prender' campeão do Mundo no Sporting
Modalidades

Exclusivo Leonino - Frederico Varandas quer 'prender' campeão do Mundo no Sporting

11 Nov 2025 | 12:36

Icon Comentário0