
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
Rui Borges foi apresentado como novo treinador do Sporting no passado dia 26 de dezembro. O treinador, que estava no Vitória de Guimarães, treinou Gonçalo Franco na época 23/23, no Moreirense - o jogador deu agora uma entrevista ao jornal 'O Jogo' onde aborda vários aspetos sobre o novo técnico dos leões.
"Ao longo da última época, fui-me apercebendo de que ele chegaria muito rapidamente onde chegou agora. Merece-o pelo seu trabalho e pela equipa técnica, que é fantástica, super-amiga dos jogadores e muito transparente nas ideias que passa. Conseguiu criar uma ligação saudável connosco, o que ajudava durante a semana. O resultado foi uma época muito boa", começou por dizer.
Prosseguiu: "Os resultados falam por si. Ele estava a fazer uma época espetacular no Vitória, que só ficou atrás do Chelsea na fase de liga da Liga Conferência, e agora dá este passo. Estou muito feliz pelo ‘mister’. É uma coisa que acabaria por acontecer naturalmente. Merece e trabalha para isso", atirou Gonçalo Franco.
Disse, de seguida: "O Rui Borges dá a cara e toma as decisões, mas a equipa técnica é um pouco igual a si. A transparência que passa para os atletas é fundamental e foi um ponto-chave para que o Moreirense tivesse sucesso numa época fantástica, em que todos saíram valorizados (...) Percebemos muito bem a ideia do ‘mister’, que é difícil de contrariar, mas muito fácil de entender para os atletas. Jogávamos sempre em ‘4-3-3’, mas, numa primeira fase de pressão, o número ‘10’ juntava-se ao ponta de lança e ficávamos em ‘4-4-2’. Havia muita qualidade no plantel e também nos adaptávamos ao adversário".
Terminou, da seguinte forma: "O Rui Borges dá um papel fundamental aos médios nas fases defensiva e ofensiva. Eu, o Ofori e o Alanzinho já nos conhecíamos muito bem, porque tínhamos jogado juntos na II Liga e a nossa relação era ótima dentro e fora do campo (...) Vai chegar lá e tentar retirar o máximo de pressão que os atletas têm tido nestas últimas semanas, pedindo que se divirtam em campo, mas com responsabilidade. Com o tempo, começará a mudar as peças e a aplicar as suas ideias, mas não vai mudar muito para o primeiro jogo, pois criaria ainda mais confusão nos jogadores", rematou Gonçalo Franco.
Depois de uma temporada de conquista da dobradinha, jogadores do Sporting são dos melhores avaliados no mercado do velho continente
|
O Sporting foi o plantel com a terceira maior valorização da Europa. A formação orientada por Rui Borges - que irá começar a próxima temporada mais cedo - completa o pódio, ficando apenas atrás dos franceses do PSG e dos espanhóis do Barcelona.
De acordo com os números apresentados pelo portal Transfermarkt, o conjunto dos jogadores do Clube de Alvalade vale um total de 511 milhões de euros, mais 118M do que no início da temporada passada. Um fator que contribui para esta lista foi o crescimento exponencial de muitos dos atletas leoninos.
O Sporting coloca seis dos seus jogadores no top 10 dos atletas mais valiosos da Liga Portugal, sendo eles Viktor Gyokeres em primeiro (75M), Morten Hjulmand em terceiro (50M), Geovany Quenda (45M), Ousmane Diomande (45M), Gonçalo Inácio (45M) e Francisco Trincão (30M).
À frente do plantel de Rui Borges estão apenas as formações do PSG, que registou uma valorização de 176 milhões de euros, e do Barcelona, que apontou o maior aumento do valor de mercado do seu plantel, com 190M. O nome que mais contribuiu para esta subida do plantel blaugrana foi Lamine Yamal, que ronda já na casa dos 200M.
Vale a pena mencionar que apenas três equipas fora das cinco maiores ligas do futebol do velho continente entraram nesta lista. Para além do Sporting (3º), constam os turcos do Galatasaray (8º) e os belgas do Genk (10º), um dado que valoriza ainda mais o feito dos leões.
Clube de Alvalade está atento às oportunidades de negócio na janela de transferências, mas enfrenta forte concorrência pela contratação de jogador
|
O Sporting tem forte concorrência pela contratação de Luis Suárez. O avançado do Almería está no topo da lista de reforços para o ataque do Clube de Alvalade, para colmatar a eventual saída de Viktor Gyokeres. Ainda assim, as negociações não se preveem fáceis para os leões, que também já estão a par das condições para a concretização do negócio.
De acordo com a informação avançada pelo jornal A Bola, clubes de Inglaterra, Itália e Arábia Saudita também estão interessados na contratação de Luis Suárez. O Almería exige 25 milhões de euros para aceitar a venda do atacante internacional colombiano. O jogador tem contrato com o emblema espanhol válido até junho de 2029 e uma cláusula de rescisão de 40 ME.
Vale sublinhar que Luis Suárez é visto pelos responsáveis do Sporting como o substituto ideal de Gyokeres – que está na lista de contratações do Liverpool – e o Clube de Alvalade já terá mesmo realizado os primeiros contactos, tendo em vista a transferência. Ainda assim, os leões apenas pretendem apresentar uma proposta formal ao Almería, depois de confirmada a saída do goleador internacional sueco.
De resto, Luis Suárez reúne as características pretendidas pelo Sporting para o reforço do ataque. É um avançado experiente – tem 27 anos – e com capacidade goleadora assinalável. Além disso, os responsáveis do Clube de Alvalade acreditam que o internacional colombiano ajudará a potenciar a evolução de Conrad Harder, jovem atacante dinamarquês em quem os leões depositam grandes esperanças, na próxima temporada.
Em 2024/25, Luis Suárez – avaliado em 8 milhões de euros – somou 43 jogos, 31 golos e oito assistências, ao serviço do Almería. Os 27 remates certeiros assinados na segunda liga espanhola tornaram-no no melhor marcador da competição. No futebol europeu, o avançado já representou também Granada, Watford, Valladolid, Nástic, Real Zaragoza e Marselha.
Internacional pela Seleção Nacional fez o balanço da época 2024/25 e lança desafio ao Clube de Alvalade e aos seus Sócios
|
Ana Capeta fez o balanço da temporada do Sporting. A avançado - que várias vezes dá a cara pelos leões - encontra-se em estágio de preparação da Seleção Nacional para o Euro feminino mas, ainda assim teve tempo para responder a algumas questões sobre o seu Clube e lançar um desafio aos Sportinguistas.
Ana Capeta: "Só quem está presente é que sabe tudo o que passamos, mas isto é o Sporting
Em declarações ao jornal A Bola, a jogadora de 27 anos fez análise da época leonina de 2024/24, que acredita ser de altos e baixos: “Em termos coletivos, todos sabemos que não foi uma época 100% feliz, começámos bem, ganhámos a supertaça, não conseguimos ganhar mais nenhum título. Foi uma época difícil e só quem está presente é que sabe tudo o que passamos, mas isto é o Sporting”.
“As jogadoras têm a sua vida profissional e cada uma certamente saberá o que fazer e bem entender dela. Se acharam que o melhor seria sair do Sporting, elas certamente saberão que será o melhor para elas”, respondeu sobre uma possível remodelação do plantel feminino, depois das saídas de nomes como Ana Borges, Hannah Seabert, Fátima Pinto ou Andrea Norheim.
Ana Capeta: "Jogos em Alvalade? Não é só o clube dar um passo à frente, os adeptos também têm de o fazer"
Questionada sobre a possibilidade do Sporting passar a receber os jogos da sua equipa feminina no seu estádio principal, à semelhança do Arsenal, Ana Capeta respondeu: “As coisas estão a crescer em Portugal, sabemos que também é um investimento muito grande e para isso acontecer não é só o clube dar um passo à frente, os adeptos também têm de o fazer, porque não pode ser só os clubes estarem a investir e os adeptos não cumprirem e não ajudarem”.
“Quanto maior for a afluência nos jogos, mais direitos vamos ter em relação a isso, e falo em relação ao Sporting como falo em relação a qualquer clube. Em relação a mim tenho sentido um feedback sempre positivo, sei que os adeptos gostam de mim, isso para mim é uma felicidade”, respondeu.