Futebol
Adeptos do Benfica fazem figas para que Sporting conquiste Taça de Portugal
24 Abr 2026 | 12:55
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
28 Dez 2024 | 09:30 |
Rui Borges foi apresentado como novo treinador do Sporting no passado dia 26 de dezembro. O treinador, que estava no Vitória de Guimarães, treinou Gonçalo Franco na época 23/23, no Moreirense - o jogador deu agora uma entrevista ao jornal 'O Jogo' onde aborda vários aspetos sobre o novo técnico dos leões.
"Ao longo da última época, fui-me apercebendo de que ele chegaria muito rapidamente onde chegou agora. Merece-o pelo seu trabalho e pela equipa técnica, que é fantástica, super-amiga dos jogadores e muito transparente nas ideias que passa. Conseguiu criar uma ligação saudável connosco, o que ajudava durante a semana. O resultado foi uma época muito boa", começou por dizer.
Prosseguiu: "Os resultados falam por si. Ele estava a fazer uma época espetacular no Vitória, que só ficou atrás do Chelsea na fase de liga da Liga Conferência, e agora dá este passo. Estou muito feliz pelo ‘mister’. É uma coisa que acabaria por acontecer naturalmente. Merece e trabalha para isso", atirou Gonçalo Franco.
Disse, de seguida: "O Rui Borges dá a cara e toma as decisões, mas a equipa técnica é um pouco igual a si. A transparência que passa para os atletas é fundamental e foi um ponto-chave para que o Moreirense tivesse sucesso numa época fantástica, em que todos saíram valorizados (...) Percebemos muito bem a ideia do ‘mister’, que é difícil de contrariar, mas muito fácil de entender para os atletas. Jogávamos sempre em ‘4-3-3’, mas, numa primeira fase de pressão, o número ‘10’ juntava-se ao ponta de lança e ficávamos em ‘4-4-2’. Havia muita qualidade no plantel e também nos adaptávamos ao adversário".
Terminou, da seguinte forma: "O Rui Borges dá um papel fundamental aos médios nas fases defensiva e ofensiva. Eu, o Ofori e o Alanzinho já nos conhecíamos muito bem, porque tínhamos jogado juntos na II Liga e a nossa relação era ótima dentro e fora do campo (...) Vai chegar lá e tentar retirar o máximo de pressão que os atletas têm tido nestas últimas semanas, pedindo que se divirtam em campo, mas com responsabilidade. Com o tempo, começará a mudar as peças e a aplicar as suas ideias, mas não vai mudar muito para o primeiro jogo, pois criaria ainda mais confusão nos jogadores", rematou Gonçalo Franco.
Ponto de maior tensão surgiu quando técnico azul e branco afirmou que dragões “esmagaram leões a todos os níveis” na Taça de Portugal
24 Abr 2026 | 15:37 |
Bernardo Ribeiro reagiu de forma bastante crítica às declarações de Francesco Farioli após a eliminação do Porto na Taça de Portugal frente ao Sporting, apontando o dedo ao discurso do treinador italiano e à forma como descreveu o duelo.
O ponto de maior tensão surgiu quando o técnico afirmou que os dragões “esmagaram o Sporting a todos os níveis”, uma leitura que o diretor do jornal 'Record' rejeita em absoluto, classificando essa interpretação como “a análise mais desonesta que vi nos três grandes este ano”.
O comentador foi mais longe e sugeriu que as declarações do técnico portista não são totalmente espontâneas, deixando a ideia de alinhamento com a narrativa interna do Porto: “Farioli também podia pensar um bocadinho mais pela sua cabeça”.
B. Ribeiro: “É preciso ter lata para vir dizer que o Porto esmagou o Sporting a todos os níveis. Se esmagou, foi com os pitons nas pernas dos jogadores do Sporting”
Bernardo Ribeiro terminou com um discurso irónico e contundente: “É preciso ter lata para vir dizer que o Porto esmagou o Sporting a todos os níveis. Se esmagou, foi com os pitons nas pernas dos jogadores do Sporting”, disse no canal Now.
O emblema verde e branco volta a entrar em campo no próximo domingo, dia 26 de abril, frente ao AVS SAD. O encontro, a contar para a 31.ª jornada da Liga Portugal Betclic, diante da turma liderada por João Henriques, jogar-se-á na Vila das Aves, às 20h30.
Extremo de 23 anos chegou em janeiro, mas ainda não somou qualquer titularidade e tem visto o seu espaço diminuir nos jogos mais recentes
24 Abr 2026 | 13:36 |
Souleymane Faye chegou ao Sporting no mercado de inverno vindo do Granada por cerca de 6,5 milhões de euros, mas o seu futuro já começa a ser colocado em cima da mesa, com o cenário de empréstimo a ganhar força para a próxima época.
O avançado senegalês de 23 anos não conseguiu impor-se nas opções de Rui Borges. Apesar do investimento e da expetativa criada, o impacto desportivo tem sido reduzido. O extremo ainda não somou qualquer titularidade e tem visto o seu espaço diminuir nas decisões mais recentes, ficando inclusive fora das convocatórias nos jogos de maior peso, como o dérbi com o Benfica e o Clássico com o Porto.
O treinador verde e branco entende que ainda lhe faltam rotinas coletivas e conhecimento das dinâmicas da equipa, tal como o nosso Jornal havia adiantado (Saiba mais AQUI). A forte concorrência no plantel e a exigência do modelo tático têm dificultado a afirmação.
Uma cedência surge como a solução mais provável para 2026/2027, com a estrutura do Sporting a considerar que o jogador precisa de competir com regularidade para evoluir. A ideia passa por colocá-lo num contexto competitivo mais estável, de forma a acelerar a sua progressão e reavaliar o seu potencial.
Ao serviço do Sporting, Souleymane Faye — avaliado em 4 milhões de euros — soma oito jogos oficiais: cinco na Liga Portugal Betclic, dois na Liga dos Campeões e uma na Taça de Portugal. Nos 155 minutos em que esteve dentro das quatro linhas, o jogador registou uma assistência.
Três clubes estiveram representados no jogo da Taça de Portugal, com elementos da sua estrutura de scouting a tirar notas sobre pupilo de Rui Borges
24 Abr 2026 | 13:17 |
Maxi Araújo continua a afirmar-se como uma das peças em maior evidência do plantel do Sporting e o Clássico da Taça de Portugal frente ao Porto voltou a servir de montra para o internacional uruguaio. Chelsea, Tottenham e Atlético Madrid marcaram presença no encontro para acompanhar de perto a prestação do ala.
Os três clubes estiveram representados no Dragão com elementos da sua estrutura de scouting, segundo o jornal 'Record', numa altura em que o jogador de 26 anos já vinha sendo seguido há vários meses. Os dois clubes ingleses têm o nome de Maxi referenciado desde há algum tempo, enquanto os colchoneros intensificaram a observação devido às exibições na Liga dos Campeões.
O interesse, contudo, não se fica por aqui. Ao longo da temporada, outros emblemas também recolheram informações sobre o jogador, com Atalanta e Nápoles a surgirem entre os que já tinham demonstrado curiosidade em anos anteriores. Mais recentemente, o mercado inglês voltou a ganhar força, com Juventus também a juntar-se ao leque de clubes atentos.
O jogador - que saiu lesionado - tem contrato com o Sporting até 2029 e está protegido por uma cláusula de 80 milhões de euros, ainda que a SAD admita negociar abaixo desse valor, numa fasquia entre os 40 e os 50 milhões. Entretanto, o jogador prepara-se para ser uma das figuras do Uruguai no Mundial 2026, o que poderá ainda valorizar mais o seu perfil no mercado.
Nesta temporada ao serviço do Sporting, Maxi Araújo - avaliado em 25 milhões de euros - realizou 41 jogos: 24 na Liga Portugal Betclic, 11 na UEFA Champions League, quatro na Taça de Portugal, um na Taça da Liga e um na Supertaça. Nos 3.271 minutos em que esteve em campo, o ala apontou seis golos e fez quatro assistências.