Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
SeguirFutebol
|
0Conrad Harder, jogador do Sporting, tem estado em destaque nas recentes partidas dos leões. A lesão de Viktor Gyokeres, e a sua gestão física devido ao muito desgaste, obrigaram a maior utilização do avançado dinamarquês, que tem correspondido às chamadas do treinador verde e branco. O jovem fez, recentemente, uma partilha na sua página pessoal da rede social Instagram, que deixou muitos adeptos curiosos.
Isto porque, depois da vitória por 3-1, no jogo em Alvalade frente ao Farense, que contou para a 20ª. jornada da Liga Portugal Betclic, o treinador do Sporting, Rui Borges, tinha dado folga aos jogadores antes do início da preparação do clássico contra o Porto, que se joga na próxima sexta feira, dia 7 de fevereiro, no Dragão.
Conrad Harder parece não ter acedido ao pedido do treinador, e passou a folga... a trabalhar. O jovem avançado partilhou uma fotografia na rede social Instagram onde surge ao lado de um amigo, a posar, logo depois de uma sessão de ginásio.
Relembrar também que, recentemente, Harder recebeu em Portugal dois influencers dinamarqueses, Paluch e Momme. Os dois assistiram ao vivo ao Sporting - Bolonha, e passaram um dia na casa do avançado dos leões, onde este lhes mostrou a coleção de camisolas que tem, e ainda ofereceu um exemplar, assinado, para uma angariação de fundos.
Conrad Harder, que chegou ao Sporting no verão de 2024, leva, esta temporada, com a Listada verde e branca, 28 partidas disputadas em todas as competições, nas quais atingiu já o registo de nove golos marcados, e ainda quatro assistências efetuadas.
Ex-jogador do Sporting e da seleção nacional completa hoje 40 anos. O antigo lateral continua a ser lembrado pelo golo que marcou ao AZ Alkmaar, em 2005
|
0Esta terça-feira, dia 4 de fevereiro, Miguel Garcia celebra o seu 42.º aniversário, o que nos leva a recordar uma carreira repleta de momentos marcantes no futebol. Natural de Moura, o ex jogador do Sporting iniciou a sua formação no clube ainda na fase de iniciados, onde rapidamente se destacou pela sua capacidade e dedicação. Começou como central, mas foi na lateral direita que encontrou o seu espaço, logo nas camadas jovens.
Miguel Garcia foi integrado na equipa B do Sporting antes de subir à equipa principal em 2003/04, na qual rapidamente se estabeleceu como titular no lado direito da defesa. Durante três temporadas, o lateral fez parte de uma equipa que lutava por títulos e participou ativamente nas competições europeias, incluindo a famosa Taça UEFA de 2005. Nesse torneio, viveu um dos momentos mais emocionantes da sua carreira, ao marcar o golo que garantiu ao Sporting um lugar na final da competição e que lhe valeu, desde então, a alcunha de 'herói de Alkmaar', dado que o golo que carimbou a passagem foi apontado diante dos neerlandeses do AZ Alkmaar.
Em 2004, Miguel Garcia recebeu o Prémio Stromp na categoria "Especial Europeu", após ter feito parte da Seleção Nacional Sub-21 que ficou em 3º lugar no Campeonato da Europa da categoria, disputado na Alemanha. O seu impacto tanto no Sporting quanto na Seleção refletia o talento e a consistência que o caracterizavam como jogador.
Na sua quarta época ao serviço do Sporting, sob o comando de Paulo Bento, o lateral teve menos espaço, participando apenas em nove jogos. Contudo, fez parte do grupo que conquistou a Taça de Portugal, em 2007. No final da temporada, Miguel Garcia foi dispensado, marcando o fim da sua passagem pelo clube que o viu crescer.
Após sair do Sporting, Miguel Garcia fez carreira no exterior. Transferiu-se para a Itália, onde jogou no Reggina, mas uma grave lesão afastou-o dos campos por um longo período. Mais tarde, regressou a Portugal para representar o Olhanense e, posteriormente, foi chamado pelo Sp. Braga para substituir João Pereira, que tinha vindo para o clube de Alvalade. Em Braga, Miguel teve um papel fundamental nas campanhas históricas que levaram a equipa à final da Liga Europa em 2011 e ao 2º lugar no campeonato.
Após o sucesso em Portugal, o lateral seguiu para a Turquia, jogando pelo Orduspor e, mais tarde, para o Maiorca em Espanha. Apesar das dificuldades, Miguel Garcia sempre se manteve competitivo, fazendo ainda uma breve passagem pela Índia, onde jogou no North East United e no Sporting de Goa.
Hoje, ao celebrar mais um aniversário, Miguel Garcia é recordado por ser uma figura importante na história do Sporting e pela sua contribuição tanto a nível nacional quanto internacional. Com uma carreira rica em experiências e conquistas, Garcia continua a ser uma referência para muitos no mundo do futebol.
Jogador português que fez a formação na Academia Cristiano Ronaldo, transferiu-se, na janela de inverno, para um dos clubes mais ricos da europa
|
0Dário Essugo foi, talvez, o grande destaque do último dia da janela de transferências de inverno, no que ao Sporting diz respeito. Os leões, que tinham o médio defensivo emprestado ao Las Palmas, da La Liga, decidiram vender o jogador ao Chelsea, por valores a rondar os 25 milhões de euros.
Já se sabe que a equipa da capital de Inglaterra vai deixar o jogador português no clube espanhol até ao fim da temporada - como estava, de resto, já acordado com o Sporting - e apenas depois rumará Essugo até aos blues, para integrar a equipa à ordens de Enzo Maresca na próxima temporada 25/26.
Tendo em conta estes moldes do negócio, não era ainda percetível quando é que os verdes e brancos iriam receber os 25 milhões de euros que o jovem médio custou aos cofres do Chelsea. Esta informação, no entanto, já foi avançada. Os leões vão receber a totalidade do valor da transferência que levou Dário Essugo para o clube de Londres brevemente, e o exercício ainda contará para as contas da época 24/25.
Tal acontece, apesar do jogador só se transferir, efetivamente, para o Chelsea, no final da presente temporada. Dário Essugo tinha um contrato válido com o Sporting até junho de 2027, e estava blindado com uma cláusula de rescisão de 45 milhões de euros. Sabe-se, agora, que nem o jogador vai cumprir o contrato até ao fim, nem o clube vai receber o valor da rescisão, ficando-se por um número cerca de 20 milhões mais baixo.
Durante a época 24/25 que agora se disputa, o jogador ainda fez dois jogos oficiais pelos verdes e brancos, no arranque da temporada, antes de ser emprestado ao Las Palmas. Desde então, tinha realizado 14 encontros pelos insulares, tendo apontado um golo em vários desempenhos positivos que lhe valeram a atenção de West Ham United, Borussia Dortmund e Real Sociedad, para além do Chelsea.
Extremo brasileiro de 23 anos chega a Alvalade oriundo do Bahia e pretende seguir pisadas de nomes como Polga ou Liedson
|
0Biel Teixeira é o mais recente reforço do Sporting, contratado ao Bahia neste último mercado de inverno, e certo é que o emblema de Alvalade está muito familiarizado com o 'samba no pé' que os jogadores brasileiros costumam trazer para Portugal. O extremo, que custou cerca de 6 milhões de euros aos cofres, é o 337.º atleta canarinho a envergar a Listada verde e branca.
Na longa história dos leões, vários foram os atletas brasileiros que foram recebidos com entusiasmo e expetativa no Clube verde e branco, sendo que alguns deles fazem mesmo parte do conjunto de jogadores com mais partidas somados pelo Sporting. Nota para o facto de, atualmente, Matheus Reis ser o terceiro jogador canarinho com mais encontros pelo emblema de Alvalade.
A chegada de Biel Teixeira leva-nos a recordar, abaixo, a lista dos 10 brasileiros com mais jogos disputados pelo Sporting, sendo a mesma liderada pelo eterno capitão Anderson Polga. Há que destacar, ainda, nomes como Marco Aurélio ou Liedson, este último que mais tarde viria a rumar ao Porto.
10.º - Wágner Canotilho (116 jogos)
Nascido em São Paulo, chegou ao Sporting vindo do Vitória de Setúbal e antes disso, também em Portugal, havia representado o Leixões. Wágner Canotilho brilhou, acima de tudo, na época 1973/74, com uma participação crucial nas conquistas do campeonato nacional e da Taça de Portugal (vitória diante do Benfica, na final, por 2-1).
9.º - Géo Carvalho (121 jogos)
O avançado do Recife teve no Sporting a sua primeira experiência 'fora de portas' e em Alvalade chegou aos 121 jogos realizados, com 22 golos apontados. Foi precisamente de verde e branco que Géo Carvalho pôs fim à carreira como futebolista.
8.º - Douglas (124 jogos)
O médio natural de Belo Horizonte deixou o Portuguesa para assinar pelo Sporting, na época 1988/89. Douglas despediu-se em 1992, para regressar ao Brasil, mas antes marcou 14 golos.
7.º - Jefferson (126 jogos)
O lateral esquerdo é o primeiro nome da história recente do Sporting a surgir nesta lista. Jefferson mudou-se na época 2013/14, depois de uma época exímia no Estoril, ao serviço de Marco Silva, e já se encontra afastado dos relvados.
6.º - Manoel Costa (149 jogos)
Chegou ao Sporting proveniente do América-RJ e, ao todo, apontou 56 golos. Na época 1979/80, o avançado Manoel Costa foi determinante para a conquista do campeonato nacional.
5.º - João Luís (152 jogos)
Apesar de nem sempre ter sido um titular indiscutível em Alvalade, o defesa João Luís, vindo do emblema brasileiro Inter de Limeira, fez duas épocas de elevado nível, em 1987/88 e 1988/89, tendo somado 44 partidas em ambas as temporadas.
4.º - Marco Aurélio (172 jogos)
Transferido do União Madeira para o Sporting, em 1994, o defesa canarinho Marco Aurélio jogou quatro épocas e meia de verde e branco antes de rumar a Itália, para representar o Vicenza Calcio.
3.º - Matheus Reis (183 jogos)
O defesa esquerdo é um dos elementos à disposição de Rui Borges e está no Sporting desde a época 2020/21. Apesar de ter chegado por empréstimo, Matheus Reis foi comprado em definitivo no ano seguinte e já chegou ao pódio dos jogadores brasileiros com mais partidas realizadas no clube.
2.º - Liédson (313 jogos)
Natural do Brasil, o avançado carinhosamente tratado por 'levezinho' pelos adeptos apontou 172 golos pelo Sporting. Ao todo, Liédson representou o clube por sete épocas e meia. Pelo meio, internacionalizou-se português e vestiu a camisola da equipa das quinas por 15 ocasiões (com quatro golos marcados).
1.º - Anderson Polga (342 jogos)
Chegou a Alvalade acabado de ser campeão do mundo, sob orientação de Scolari, e tardou a impor-se na equipa. Ainda assim, quando o fez, Polga não mais parou e foi-lhe, até, confiada a braçadeira de capitão.
Artigo atualizado a 4 de fevereiro de 2025*