![Rui Borges suspira de alívio: Titular do Sporting não está lesionado](/storage/media-items/images/2025/01/rui-borges-sporting_20250130044450.webp)
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
O Burnley afastou o Southampton da Taça de Inglaterra, com uma vitória por 1-0 no St. Mary's. Marcus Edwards, em estreia absoluta pela equipa dos clarets, marcou o único golo do encontro e eliminou Mateus Fernandes - antigo jogador do Sporting - e companhia na quarta ronda da competição.
A jogar em casa e perante uma equipa que milita um escalão abaixo, os saints tomaram iniciativa do jogo desde os momentos iniciais. Com o ex-médio do Sporting a titular, a formação comandada por Ivan Juric não conseguia encontrar o caminho da baliza adversária, apesar do domínio da partida.
O segundo tempo continuou com o caudal ofensivo do atual 20.º e último classificado da Premier League, que viu Edwards saltar do banco para resolver o encontro a favor do adversário. O inglês foi lançado aos 59 minutos e, aos 77', aproveitou um passe de Hannibal Mejbri para atirar a contar, tendo uma estreia de sonho pelo Burnley.
Na presente temporada, Marcus Edwards – avaliado em 15 milhões de euros – participou em 10 encontros pelos leões. O jogador soma, no total, apenas 346 minutos disputados com a camisola verde e branca, tendo marcado três golos (dois frente ao Amarante, um diante do Farense). Pelo Burnley, fez 31 minutos e já faturou.
Vale recordar que o inglês deixou Alvalade por empréstimo, com o emblema do Championship a ficar obrigado a comprar o canhoto por uma quantia de cerca de 12 milhões de euros, no final da temporada, mas apenas caso consiga garantir a promoção à Premier League. Caso contrário, o jogador poderá ser negociado ou volta ao Sporting.
Veja o golo do avançado:
Antigo diretor de comunicação dos leões deixou crítica em tom irónico à prestação do árbitro da AF Braga, que voltou a prejudicar os verdes e brancos
|
Luís Paixão Martins, antigo diretor de comunicação do Sporting, foi arrasador face à arbitragem de João Pinheiro, no Clássico. O duelo frente ao Porto terminou empatado (1-1) e os verdes e brancos saíram do Estádio do Dragão com queixas de duas grandes penalidades por assinalar e um cartão vermelho mal mostrado a Ousmane Diomande.
"É injusto o Pinheiro não ter dado a volta olímpica com os jogadores do Porto a celebrarem estar 8 pontos atrás do líder do campeonato", escreveu, nas suas redes sociais, o fundador da agência LPM, que trabalhou com Frederico Varandas, Presidente do Sporting, até ao final do ano de 2019.
João Pinheiro está na mira dos leões por ter prejudicado, mais uma vez, a equipa do Sporting, num Clássico frente ao Porto. Desta feita estão em causa o lance em que Viktor Gyokeres é agarrado por Tiago Djaló dentro da área e o penálti escandaloso de Zé Pedro sobre Geovany Quenda, na jogada que antecedeu as expulsões de Matheus Reis e Ousmane Diomande.
De recordar que esta já não é a primeira vez que João Pinheiro beneficia os dragões frente aos verdes e brancos. Em 2021/22, Sporting e Porto empataram (2-2) no Dragão, com Sebastián Coates a ser expulso com duplo amarelo, o primeiro visto na sequência de um pisão de Mehdi Taremi, atribuído ao central leonino. No final da partida em questão, João Palhinha e Bruno Tabata também viram vermelho direto.
Apesar do empate, os comandados de Rui Borges lideram o campeonato, com 51 pontos ao fim de 21 jornadas. O Benfica é segundo, com 47, após vencer o Moreirense (3-2) com Florentino Luís a cometer grande penalidade já depois dos 90'. O lance foi ignorado pelo árbitro Bruno Costa, e fortemente criticado pelos especialistas - veja AQUI. O Porto fecha o pódio, com 43 pontos.
Confira a publicação de Luís Paixão Martins:
Jogador que custou quantia choruda aos cofres do Clube de Alvalade não esteve bem em lance que deu vitória à equipa adversária
|
O Legia de Varsóvia perdeu, por 1-0, diante do Piast, em jogo válido para a 20.ª jornada da Ekstraklasa. Vladan Kovacevic foi titular pela primeira vez desde que deixou o Sporting, a título de empréstimo, e teve uma estreia amarga, 'oferecendo' o golo da vitória ao adversário num lance em que não foi bem batido, ficando mal na 'fotografia'.
Apesar do favoritismo, o atual quarto classificado do campeonato polaco saiu derrotado da visita ao terreno do emblema da cidade de Gliwice. O único golo do encontro foi marcado pelo espanhol Jorge Félix, aproveitando uma saída atabalhoada do guardião bósnio que, num canto, socou a bola para zona proibida, deixando o esférico à mercê do avançado.
Sem espaço em Alvalade, muito devido aos erros que cometeu em jogos que custaram pontos e até troféus (Supertaça Cândido de Oliveira) ao Sporting, o 'camisola 13' dos leões foi cedido ao Legia, de forma a ter tempo de jogo, uma vez que custou 4,8 milhões de euros aos cofres dos verdes e brancos.
O negócio contempla um empréstimo até ao final da temporada, com o Sporting a pagar parte do salário do guardião bósnio. O Legia, apesar do interesse no jogador, não terá uma cláusula de compra obrigatória, tampouco a opção de poder contratar o atleta no final da cedência.
Esta temporada, com a camisola do Sporting, Vladan Kovacevic – avaliado em 5 milhões de euros – realizou apenas 10 encontros: seis na Liga Portugal Betclic, dois na Taça de Portugal, um na Taça da Liga e outro na Supertaça Cândido de Oliveira. Nos 930 minutos em que atuou com a Listada verde e branca, o guardião de 26 anos sofreu 11 golos (quatro frente ao Porto, dois frente ao Nacional, um diante do Rio Ave, um diante do Portimonense e outro frente ao Moreirense).
Assista ao lance do golo:
Cónegos queixam-se de uma grande penalidade por assinalar já depois dos 90 minutos e especialistas apontam erro claro de Bruno Costa, árbitro do enconteo
|
O Benfica venceu o Moreirense, por 3-2, num encontro marcado por polémicas na arbitragem de Bruno Costa. Já em tempo de compensação, os cónegos pediram grande penalidade por mão de Florentino Luís, mas o juiz nada assinalou, apesar da evidência do lance. Jorge Coroado não tem dúvidas e garante que a jogada era passível de castigo máximo a favor dos comandados de César Peixoto.
"Comparando com o penálti assinalado aos 3' (a favor dos encarnados) pergunta-se: ter o braço no meio das pernas é posição normal? Penálti claro que ficou por sinalizar", explicou o antigo árbitro, em declarações ao jornal O Jogo, apontando para um claro favorecimento dos encarnados numa partida que se revelou bastante complicada.
José Leirós faz uma análise semelhante ao lance, afirmando que "Florentino, na movimentação em desequilíbrio, movimentou o braço e a mão para intercetar a trajetória da bola para esta não passar, jogando com o braço". O resultado final foi uma "grande penalidade por assinalar" a favor dos cónegos, que podia ter dado o empate à turma visitante.
Fortunato Azevedo também é perentório, garantindo que a decisão de Bruno Costa e respetiva equipa de arbitragem beneficiou o Benfica de forma evidente: "Florentino, de forma deliberada, joga claramente a bola com o braço. Penálti claro que o VAR Luís Ferreira, que demonstrou uma vez mais não ter qualidades técnicas para a função, não viu".
Os encarnados somam três pontos numa jornada em que o Sporting acabou por empatar no Dragão, diante do Porto (1-1). Os leões tiveram duas grandes penalidades por assinalar e os especialistas apontam ainda um tremendo ato de teatro no lance da expulsão de Ousmane Diomande, com Fábio Vieira a simular uma agressão do central leonino.
Veja o lance: