
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
Rui Dias, jornalista do jornal Record, compara no seu artigo de opinião o avançado do Sporting Viktor Gyokeres a um "tanque com motor de Fórmula 1", devido ao seu enorme impacto criado desde que chegou a Alvalade. Porém, o jornalista começa por dizer: "A Gyökeres falta o génio de Jonas e Falcão, ou mesmo a classe de Jackson; o jogo de cabeça de Jardel e a malandrice de Liedson; o tiro de Cardozo e a subtileza de Taremi."
Rui Dias prossegue com enormes elogios ao avançado nórdico contratado ao Conventry. " O sueco é um avançado demolidor, que cumpre todas as obrigações perante o jogo: é a solução mais procurada pelos companheiros (disponibilidade total), constitui ameaça para os adversários (é sempre intimidatório) e a estrela de um espetáculo que vive na perpétua busca de heróis. O seu futebol é caracterizado por tremenda dimensão física, pelo modo como utiliza o corpo na proteção da bola e na luta com os defesas, e pela velocidade na fuga aos marcadores que, ao mesmo tempo, o aproxima da baliza", escreveu, fazendo referências à enorme capacidade física e energia inesgotável de Gyokeres.
"Gyökeres é um tanque de guerra com motor de Fórmula 1, para quem a grande área é pequena para a sua dimensão futebolística. O conceito de distância é relativo. Esteja onde estiver, quando desperta os sentidos para o golo, pode atingir os 200 km/h, mesmo em zonas povoadas, prova de que a excelência da condução lhe permite ser imparável até em engarrafamentos. Não tem vida para desperdiçar tempo precioso à espera de um instante, que pode ou não surgir, para ser mortífero; é sóbrio e autêntico, não especula, não engana", acrescentou.
Rui Dias considera, ainda, que Rui Borges tem à sua disposição um dos melhores avançados das últimas décadas: "No último meio século, o futebol português não teve outro avançado tão preciso a conjugar elementos diversos como generosidade, dispersão funcional e eficácia; que se desgasta a dar linhas de passe ao portador da bola, sugerindo o ataque à profundidade".
Viktor Gyokeres – avaliado em 75 milhões de euros – leva 38 encontros com a camisola do Sporting: 23 na Liga Portugal Betclic, oito na Liga dos Campeões, quatro na Taça de Portugal, três na Taça da Liga e outro na Supertaça Cândido de Oliveira. Nos 3.072 minutos em que esteve em campo, o sueco marcou 37 golos e fez sete assistências.
Treinador dos leões tem estado a contas com vários problemas físicos, adversidades que têm tornado ainda mais difícil a sua vida em Alvalade
|
Rui Borges chegou ao Sporting ainda antes do final do ano passado e, muito provavelmente, estava longe de pensar que uma das tarefas mais árduas que iria ter era a de encontrar soluções para contornar a onda de lesões que tem assolado o plantel esta época.
O treinador, natural de Mirandela, voltou a receber grandes elogios, desta vez por parte do ex-Sporting Tonel, que numa entrevista ao Desporto ao Minuto destacou a perspicácia do timoneiro dos leões na recuperação do sistema anteriormente adotado por Ruben Amorim.
"Rui Borges foi inteligente em recuperar esse sistema porque os resultados demonstram isso. O barómetro do trabalho de um treinador não se resume aos resultados, mas é muito dos resultados. Voltando ao 3x4x3, a equipa melhorou em termos de rendimento e de resultados. Todos os resultados deram-lhe razão", frisou o antigo defesa-central, atualmente com 44 anos.
Já em relação ao lado direito da defesa, Tonel frisou: "O Fresneda já jogou a central pela direita, o Ricardo Esgaio fê-lo no último jogo e o Eduardo Quarema também passou por esta posição. Nesta fase, o Rui Borges tem andado com pinças a gerir o plantel e tem jogado com os jogadores nos lugares em função do atletas que tem disponíveis para jogo".
Nesta mesma entrevista, Tonel destacou, ainda, aquele que é, na sua opinião, "um dos grandes méritos" de Rui Borges. "É saber que não tem muitas soluções, pegar nos disponíveis e trabalhá-los da melhor forma para que depois possam constituir um bom onze", assegurou.
Numa altura em que o Clube verde e branco lida com várias lesões no plantel, a utilização de jovens promessas tornou-se imprescindível para Rui Borges
|
Rui Borges tem procurado soluções alternativas para dar a volta aos problemas físicos do plantel do Sporting, pelo que a aposta em jovens jogadores que se encontravam ao serviço dos escalões de formação acabou por ser a única via possível para levar a cabo esta conturbada temporada.
Geovany Quenda, que já superou Cristiano Ronaldo no que aos registos da época de estreia pelo emblema de Alvalade diz respeito, é o jovem mais bem sucedido neste momento, mas a ele têm-se juntado vários outros, como é o caso, mais recentemente, de Eduardo Felicíssimo e José Silva.
O tema, que tanto comentário tem suscitado nos últimos meses, motivou o jornal O Jogo a construir aquele que é o onze de luzo jovem que o Sporting tem à sua disposição e que torna brilhante e promissor o futuro do Clube. A lista, no entanto, conta com alguns atletas que já vão dando cartas.
Começando pela baliza, Diogo Pinto surge como a escolha do diário, até pelo facto de, na época passada, ter aproveitado para somar minutos na sequência das lesões de Franco Israel e Adán. À sua frente, na linha defensiva, surgem José Silva, Bruno Ramos e Lucas Taibo.
O meio-campo, por sua vez, foi preenchido com os nomes de Eduardo Felicíssimo, Alexandre Brito, Dário Essugo e João Simões. Enquanto que o médio-defensivo está emprestado ao Las Palmas, o último mencionado está a contas com uma lesão, mas integrado na equipa principal.
Por fim, olhando para a linha ofensiva, o jornal O Jogo aponta para Geovany Quenda, Afonso Moreira e Rodrigo Ribeiro, que assim completam este onze de jovens estrelas que poderão assumir, muito em breve, papéis de destaque no Sporting.
Confira o fantástico tento da autoria do filho do capitão do Al Nassr na cobrança de um livre direto, que já está viral nas redes sociais
|
Cristiano Jr. continua a dar que falar. Nas redes sociais, está a circular um golaço da autoria do filho de Cristiano Ronaldo, que, na cobrança de um livre direto num encontro ao serviço do Al Nassr, disparou para o fundo das redes, mostrando já estar a seguir as pisadas do seu pai no emblema saudita
Recentemente, Cristiano Ronaldo - que deixou uma mensagem importante nas redes sociais - foi questionado sobre se é um objetivo jogar ao lado do seu filho. Na resposta, o internacional português foi bastante claro, mas não quis colocar demasiada pressão no elemento do clã aveiro, que, de resto, não é a primeira ocasião em que dá nas vistas.
“Gostaria de jogar com meu filho de 14 anos, mas vamos ver. Depende mais de mim do que dele”, afirmou Cristiano Ronaldo, revelando que naturalmente seria um sonho atuar ao lado de Cristiano Jr. Todavia, o capitão da Seleção Nacional também afirmou que não se trata de uma obsessão.
O filho de Cristiano Ronaldo mudou-se, tal como pai, em 2023 para a Arábia Saudita, para representar o Al-Nassr. O jovem de 14 anos tem, desde então, vindo a percorrer os escalões de formação do clube saudita onde o pai tem marcado golo atrás de golo na sua caminhada no Médio do Oriente.
Esta temporada, com a camisola do Al Nassr, Cristiano Ronaldo – avaliado em 12 milhões de euros – realizou 30 encontros: 22 na Liga Saudita, cinco na Liga dos Campeões Asiática, dois na Supertaça e um na King’s Cup. Nos 2.626 minutos em que esteve dentro das quatro linhas, o capitão da Seleção Nacional marcou 25 golos e fez quatro assistências. Nos últimos dias, o português recebeu uma notícia bastante importante.
Confira o golaço do filho de Cristiano Ronaldo ao serviço do Al Nassr: