Corner Left

Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futebol

CRISTIANO RONALDO REAGE AO FALECIMENTO DE MANUEL FERNANDES E LEMBRA LENDA DO SPORTING

Capitão da equipa das quinas escreveu mensagem nas redes sociais depois da morte da glória leonina

Adeus de Cristiano Ronaldo a Manuel Fernandes
Adeus de Cristiano Ronaldo a Manuel Fernandes

  |

Icon Comentário0
Cristiano Ronaldo recorreu às redes sociais para recordar Manuel Fernandes, antigo craque do futebol português que faleceu esta quinta-feira, dia 27 de junho. "Descansa em paz", escreveu o capitão de Portugal, que concluiu a formação e deu os primeiros passos como profissional no emblema de Alvalade. Manuel Fernandes, nascido em Sarilhos Pequenos, na Moita, em 5 de junho de 1951, notabilizou-se como jogador, sobretudo, ao serviço do Sporting, que representou entre 1975/76 e 1986/87, tendo passado ainda por Sarilhense, CUF e Vitória de Setúbal. Pela seleção principal, o jogador que conseguiu um ‘póquer’ nos 7-1 do Sporting ao Benfica, em 1986/87, disputou 30 jogos, com sete golos.

O ex-jogador morreu aos 73 anos, depois de ter estado internado há vários meses. O internacional português tornou-se numa das maiores figuras da história do Clube de Alvalade. Na temporada 2000/01, regressou ao emblema verde e branco como treinador e também trabalhou como dirigente dos leões.


Nos 12 anos que passou no Sporting (1975 a 1987), o eterno capitão conquistou cinco títulos: dois Campeonatos Nacionais, duas Taças de Portugal e uma Supertaça. A glória leonina foi ainda internacional pela equipa das quinas em 30 ocasiões, tendo feito o gosto ao pé por sete vezes. O antigo jogador está na História do Clube de Alvalade.

De leão ao peito, marcou presença em 433 encontros, onde fez 257 golos – tornando-o no segundo melhor marcador da história do Clube, apenas atrás de Fernando Peyroteo (524). Como treinador, orientou também Vitória de Setúbal, Ovarense, Campomaiorense, Tirsense, Santa Clara, Sporting, Penafiel, União de Leiria e ainda os angolanos do ASA.



Futebol

EX CLUBE DE MANUEL FERNANDES NÃO ESQUECE GLÓRIA DO SPORTING: "SERÁ ETERNAMENTE LEMBRADO"

Lenda do emblema verde e branco faleceu esta quinta-feira, dia 27 de junho

CUF disse adeus a Manuel Fernandes (Sporting)
CUF disse adeus a Manuel Fernandes (Sporting)

  |

Icon Comentário0

O Fabril do Barreiro salientou a “contribuição” de Manuel Fernandes para o futebol português, lembrando um golo que o antigo jogador marcou e que ajudou a antiga CUF a apurar-se para a Taça UEFA e fala na “sua contribuição para o futebol português" e que será eternamente lembrado, escreveu o clube do Barreiro, nas redes sociais.

O emblema recordou ainda o percurso do ex-Sporting na CUF, pela qual atuou durante seis épocas, entre 1969 e 1975, antes de rumar ao Sporting. Na mesma nota, o Fabril recorda que a então CUF terminou no quarto lugar do campeonato nacional em 1971/72 e apurou-se pela primeira vez para a Taça UEFA graças a um golo do antigo avançado.


“Em 1972/73, o GD Fabril, na altura CUF, tornou-se no primeiro clube nacional a participar na Taça UEFA e esse feito deve-se a um golo do Manuel, o qual permitiu que a CUF alcançasse um magnífico quarto lugar no campeonato nacional, com o consequente apuramento para esta competição europeia”, refere o clube barreirense.


Também o Sarilhense recordou o ex-futebolista, que ali começou a carreira, considerando-o “muito mais do que um ídolo, mais do que a esperança clubística dos adeptos”. “As lendas nunca morrem porque continuam a viver nas nossas memórias e saudades. Descansa em paz, Manuel Fernandes. Para sempre, um de nós”, publicou o Sarilhense nas redes sociais. O ex-futebolista e treinador Manuel Fernandes morreu na quinta-feira aos 73 anos, na sequência de doença prolongada.

Manuel Fernandes, nascido em Sarilhos Pequenos, na Moita, em 5 de junho de 1951, notabilizou-se como jogador, sobretudo, ao serviço do Sporting, entre 1975/76 e 1986/87, tendo passado ainda por Sarilhense, CUF e Vitória de Setúbal. Pela seleção principal, o jogador que conseguiu um póquer nos 7-1 do Sporting ao Benfica, em 1986/87, disputou 30 jogos, com sete golos.

Futebol

GLÓRIA DO BENFICA DESPEDE-SE DE MANUEL FERNANDES (SPORTING): "ERA UM CAPITÃO A SÉRIO"

Antigo jogador encarnado disse adeus à lenda dos leões e recordou o mítico 7-1, em Alvalade

Álvaro Magalhães despede-se de Manuel Fernandes (Sporting)
Álvaro Magalhães despede-se de Manuel Fernandes (Sporting)

  |

Icon Comentário0
Álvaro Magalhães, antigo jogador do Benfica, definiu o antigo rival Manuel Fernandes como o “verdadeiro capitão”, considerando que não existe um goleador como a glória do Sporting. Em entrevista à agência Lusa, o ex-jogador das águias despediu-se de forma emocionada do seu compatriota.

“Além de ser um grande jogador, acima de tudo também era um grande companheiro e um grande homem. Foi um jogador fantástico no Sporting e na Seleção também. E é o verdadeiro capitão. Há os capitães, mas este era capitão a sério. Um líder. O antigo lateral do Benfica, que foi rival de Manuel Fernandes, mas companheiro na seleção portuguesa, tem bem presente na memória o célebre 7-1 no antigo Estádio José Alvalade.


 “O malandro, o malandreco, lembro-me bem. Fiquei chateado com ele nesse jogo, foi um jogo em que tudo lhe saiu bem, ao Manuel Fernandes, teve o maior aproveitamento nas oportunidades que o Sporting criou, porque era um jogador esperto, inteligente, dentro da área era terrível e na verdade ficou na história do futebol português esse 7-1”, lembrou o antigo defesa.

Álvaro Magalhães foi titular no Benfica nesse jogo de dezembro de 1986, enquanto Manuel Fernandes coroou a sua gloriosa exibição com quatro dos sete golos apontados pelos ‘leões’, naquele que ainda hoje é o resultado mais desnivelado na história dos dérbis. “Este é um ponta de lança que agora não marcava 30 golos, marcava 60”. O antigo defesa considera que Manuel Fernandes fez parte de uma geração de goleadores, como Jordão, Néné, Fernando Gomes ou António Oliveira.


“Tive o prazer também de o ter como treinador no Estrela da Amadora (…). E como treinador mantinha a sua mesma dignidade, a mesma frontalidade, a sua exigência. Era uma pessoa muito exigente e que deixa realmente saudades, como outros que já partiram. O Manuel Fernandes faz parte de um grupo de atletas elite, e como capitão era um verdadeiro capitão”, concluiu.


Futebol

ESTÁ A CHEGAR AO FIM? CRISTIANO RONALDO ATINGE FEITO... QUE NINGUÉM QUER

Capitão da Seleção Nacional está concentrado no Euro 2024 com os companheiros

Cristiano Ronaldo termina fase de grupos sem fazer gosto ao pé
Cristiano Ronaldo termina fase de grupos sem fazer gosto ao pé

  |

Icon Comentário0

Pela primeira vez na carreira, Cristiano Ronaldo termina uma fase de grupos de grandes torneios internacionais de seleções sem marcar qualquer golo. Depois da saída precoce do jogo frente à Geórgia (2-0), aos 65 minutos, CR7 não teve oportunidade de faturar na partida, ficando, assim, em ‘branco’ nos três primeiros jogos lusos do Campeonato Europeu de 2024. 

Desde a sua estreia no Euro 2004, Ronaldo, que tem atualmente 39 anos, somava 11 fases finais sempre a marcar na etapa inicial, mais precisamente em cinco edições do Mundial, cinco do Europeu e ainda uma da Taça das Confederações. Com base em informações reveladas pelo jornal ‘Sapo Desporto’, a especialidade do atleta sempre foram as fases de grupos, nas quais apontou 21 dos seus 24 golos em fases finais. 


Além de não ter conseguido colocar a bola dentro da rede neste Euro, o jogador formado no Sporting passa também por uma seca de golos em grandes torneios internacionais: é o décimo jogo consecutivo sem marcar qualquer golo que não seja através da marca de grande penalidade.


Apesar da época menos positiva em termos de títulos, Cristiano Ronaldo - atualmente com 39 anos de idade e avaliado em 15 milhões de euros – somou 51 encontros (4.477 minutos), nos quais apontou 50 golos e realizou 13 assistências esta época no Al Nassr sob o comando de Luís Castro.

Neste Europeu, o ex Sporting leva uma assistência na conta pessoal. Portugal vai agora recarregar baterias para o próximo embate na competição. Cristiano Ronaldo e companhia preparam-se para enfrentar a Eslovénia nos oitavos de final do torneio. O duelo está, assim, marcado para a próxima segunda-feira, dia 1 de julho e tem pontapé de saída agendado para as 20h00, no Deutsche Bank Park, em Frankfurt.



envelope SUBSCREVER NEWSLETTER


OFICIAL! PEDIDO DE AMORIM NO SPORTING É REFORÇO DO FAMALICÃO A CUSTO ZERO (VÍDEO)
Futebol

OFICIAL! PEDIDO DE AMORIM NO SPORTING É REFORÇO DO FAMALICÃO A CUSTO ZERO (VÍDEO)

 

Icon Comentário0
VAI DAR RAIA! SPORTING E PSV EM LUTA POR AVANÇADO QUE VALE 4 MILHÕES
Futebol

VAI DAR RAIA! SPORTING E PSV EM LUTA POR AVANÇADO QUE VALE 4 MILHÕES

 

Icon Comentário0
"JOGADOR VIRTUOSO QUE JÁ ESTAVA IDENTIFICADO POR NÓS": INVESTIDA DO SPORTING POR CRAQUE COM 182 GOLOS
Futebol

"JOGADOR VIRTUOSO QUE JÁ ESTAVA IDENTIFICADO POR NÓS": INVESTIDA DO SPORTING POR CRAQUE COM 182 GOLOS

 

Icon Comentário0