Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
SeguirThe Daily Ronaldo
|
0Cristiano Ronaldo recorreu às redes sociais, esta sexta-feira, dia 28 de junho, para recordar Manuel Fernandes, antigo craque do futebol português que faleceu esta quinta-feira, dia 27 de junho. "Descansa em paz", escreveu o capitão de Portugal, que concluiu a formação e deu os primeiros passos como profissional no emblema de Alvalade.
Manuel Fernandes, nascido em Sarilhos Pequenos, na Moita, em 5 de junho de 1951, notabilizou-se como jogador, sobretudo, ao serviço do Sporting, que representou entre 1975/76 e 1986/87, tendo passado ainda por Sarilhense, CUF e Vitória de Setúbal. Pela seleção principal, o jogador que conseguiu um ‘póquer’ nos 7-1 do Sporting ao Benfica, em 1986/87, disputou 30 jogos, com sete golos.
O ex-jogador morreu aos 73 anos, depois de ter estado internado há vários meses. O internacional português tornou-se numa das maiores figuras da história do Clube de Alvalade. Na temporada 2000/01, regressou ao emblema verde e branco como treinador e também trabalhou como dirigente dos leões.
Nos 12 anos que passou no Sporting (1975 a 1987), enquanto jogador, o eterno capitão conquistou cinco títulos: dois Campeonatos Nacionais, duas Taças de Portugal e uma Supertaça. A glória leonina foi ainda internacional pela equipa das quinas em 30 ocasiões, tendo feito o gosto ao pé por sete vezes. O antigo jogador está na História do Clube de Alvalade.
De leão ao peito, marcou presença em 433 encontros, onde fez 257 golos – tornando-o no segundo melhor marcador da história do Clube, apenas atrás de Fernando Peyroteo (524). Como treinador, orientou também Vitória de Setúbal, Ovarense, Campomaiorense, Tirsense, Santa Clara, Sporting, Penafiel, União de Leiria e ainda os angolanos do ASA.