Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futebol

De ovelha negra a protegido de Rúben Amorim! Avançado do Sporting começa época com pé direito

Jogador teve início de percurso no Clube atribulado, mas contraria expetativas dos adeptos, tornando-se um dos destaques da temporada

Leonino - Onde o Sporting é notícia
Leonino - Onde o Sporting é notícia

17 Set 2024 | 13:06 |

Icon Comentário0

Francisco Trincão tem 24 anos, mas já passou por diferentes fases do Sporting. Chegado ao Clube por empréstimo do Barcelona, nos quais em 42 jogos havia marcado três golos, o avançado viu em Rúben Amorim a oportunidade de despoletar a sua carreira, e por isso, mesmo, na sua primeira temporada com o emblema verde e branco ao peito, registou 13 golos e quatro assistências.


Contudo, a temporada 2023/2024 começou aquém das expectativas dos adeptos, que rapidamente começaram a questionar o elevado investimento no leão, especificamente 10M € por 50% do passe. A persistência de Trincão foi de tal ordem notória, que deu início a uma nova fase na época presente.


A verdade é que o leão ganhou o seu espaço no plantel, acabando por ‘mandar’ para o banco dos suplentes Marcus Edwards. O avançado foi uma das peças-chave no jogo de Rúben Amorim para a conquista do título nacional na época transata e atualmente, passado cinco épocas desde a sua chegada os números comprovam a sua evolução.


Titular em todos os jogos, o jovem soma 424 minutos, três golos e uma assistência. Os elogios têm sido imensos, seja por parte do plantel, como dos adeptos, que estão cada vez mais encantados com a sua prestação. Integrando a santíssima trindade juntamente com Pedro Gonçalves e Viktor Gyokeres, o trio de avançados contabiliza 15 golos e cinco assistências em apenas cinco jogos.

Em 2023/24, Francisco Trincão foi uma das peças importantes de Rúben Amorim para a conquista do 24.º campeonato nacional da história do Sporting. O 'camisola 17' realizou um total de 48 jogos (2.999 minutos): 31 no Campeonato Nacional (1.695), oito na Liga Europa (532), seis na Taça de Portugal (502) e três na Taça da Liga (270), nos quais acabou por marcar 10 golos e fazer nove assistências. Em 2024/25, o extremo já leva três golos e uma assistência em seis jogos.


Veja aqui os melhores momentos de Francisco Trincão frente ao Arouca:


Futebol

Morten Hjulmand 'picado' com camisola do Atlético Madrid no Porto - Sporting

Momento com o internacional dinamarquês ocorreu no final do tempo de aquecimento no Estádio do Dragão e correu as redes sociais

Adepto do Porto atirou uma camisola do Atlético de Madrid a Morten Hjulmand no final do aquecimento dos leões. Fotografia de Sporting
Adepto do Porto atirou uma camisola do Atlético de Madrid a Morten Hjulmand no final do aquecimento dos leões. Fotografia de Sporting

10 Fev 2026 | 11:39 |

Icon Comentário0

Morten Hjulmand esteve em destaque num episódio ocorrido no final do aquecimento do encontro entre o Porto e o Sporting. Junto ao túnel de acesso aos balneários do Estádio do Dragão, um adepto portista atirou uma camisola do Atlético Madrid na direção do médio dinamarquês, no momento em que este recolhia aos balneários.


O capitão leonino tinha sido apontado a uma possível transferência para o Metropolitano durante o mercado de janeiro, cenário que acabou por não se concretizar, com o jogador a continuar em Alvalade. O internacional dinamarquês chegou mesmo a ficar de fora da ficha de jogo por esse motivo.


Vale lembrar que Morten Hjulmand tem contrato com o Sporting até 2028 e uma cláusula de rescisão fixada nos 80 milhões de euros. Ainda assim, o Presidente do Clube estará disponível para negociar uma eventual saída por valores a rondar os 40 milhões de euros no mercado de transferências do próximo verão.


Esta temporada, com a camisola do Sporting, Morten Hjulmand – avaliado em 50 milhões de euros – participou em 30 partidas: 18 na Liga Portugal Betclic, sete na Liga dos Campeões, três na Taça de Portugal, uma na Taça da Liga e outra na Supertaça. Nos 2.522 minutos em que esteve em campo, o capitão dos leões marcou dois golos e fez quatro assistências.

O emblema verde e branco volta a entrar em campo no próximo domingo, dia 15 de fevereiro, frente ao Famalicão. O encontro, a contar para a 22.ª jornada da Liga Portugal Betclic, diante da turma liderada por Hugo Oliveira, jogar-se-á às 20h30, em Alvalade.



Futebol

Geny Catamo saiu completamente inconsolável do Porto - Sporting

Extremo internacional moçambicano foi uma das primeiras escolhas de Rui Borges no Clássico, que terminou empatado a uma bola, no Estádio do Dragão

Geny Catamo foi titular no Porto - Sporting, e deixou o relvado com queixas musculares, chorando no banco de suplentes. Fotografia de Sporting
Geny Catamo foi titular no Porto - Sporting, e deixou o relvado com queixas musculares, chorando no banco de suplentes. Fotografia de Sporting

10 Fev 2026 | 11:31 |

Icon Comentário0

Geny Catamo, que entrou no onze de Rui Borges frente ao Porto, saiu já nos minutos finais do clássico com queixas musculares. O extremo vai ser reavaliado hoje, na Academia Cristiano Ronaldo, para ficar a conhecer a gravidade da mazela. Contudo, os sinais dados pelo jogador, de 24 anos, indiciam que poderá ter de parar.


Decorria já o minuto 82, com o Sporting a atacar, quando o atacante deu sinais à equipa técnica que não tinha condições para prosseguir em campo. Rui Borges mandou entrar de imediato Daniel Bragança para o lugar do extremo direito.


Já no banco de suplentes, o internacional moçambicano não conseguiu conter as lágrimas enquanto ia sendo consolado por Ricardo Mangas e os restantes companheiros de equipa do Clube de Alvalade, que assistiram ao golo de Luis Suárez ao 90+10.


O avançado de 24 anos tem sido uma das grandes figuras do Sporting na época 2025/2026, e o rendimento que tem apresentado em campo vai aumentando o interesse de clubes das cinco principais ligas europeias, numa altura em que o processo de renovação deverá voltar a ser discutido no final da temporada

.Esta temporada, com a camisola do Sporting, Geny Catamo - avaliado em 15 milhões de euros - soma 27 partidas. Nos 1.620 minutos que esteve dentro das quatro linhas, o canhoto, que tem contrato até junho de 2028, conta com seis golos e assistiu os companheiros de equipa em quatro ocasiões.



Futebol

Nova dor de cabeça! Sporting acaba Clássico com mais duas baixas

Verdes e brancos acabaram por sair com alguns problemas do Estádio do Dragão, já a pensar na próxima jornada da Liga Portugal Betclic

Luis Suárez e Maxi Araújo viram o quinto cartão amarelo e vão falhar a receção ao Famalicão, no próximo domingo. Fotografia de Sporting
Luis Suárez e Maxi Araújo viram o quinto cartão amarelo e vão falhar a receção ao Famalicão, no próximo domingo. Fotografia de Sporting

10 Fev 2026 | 11:06 |

Icon Comentário0

O encontro disputado no Dragão, frente ao Porto, deixou consequências para o Sporting, com duas ausências confirmadas para a próxima jornada, ambas motivadas por castigo disciplinar e não por problemas físicos: Luis Suárez e Maxi Araújo.


Os dois titulares de Rui Borges já somavam quatro cartões amarelos na Liga Portugal Betclic e viram o quinto no jogo da última segunda-feira, dia 9 de fevereiro, ficando, assim, impedidos de alinhar frente ao Famalicão, garantindo duas baixas 'extra' à turma leonina.


Vale lembrar que, à entrada para esta jornada, em risco de suspensão estava também Pedro Gonçalves, mas o 'camisola 8' dos verdes e brancos conseguiu escapar a nova admoestação, voltando a estar à bica no próximo encontro.


Com este empate – o quinto em 36 encontros na presente temporada –, os comandados de Rui Borges têm agora 52 pontos e continuam no segundo lugar da tabela classificativa da Liga Portugal Betclic. O Porto (56) está no primeiro posto. Já o Benfica é terceiro com 49.

O emblema verde e branco volta a entrar em campo no próximo domingo, dia 15 de fevereiro, frente ao Famalicão. O encontro, a contar para a 22.ª jornada da Liga Portugal Betclic, diante da turma liderada por Hugo Oliveira, jogar-se-á às 20h30, em Alvalade.



envelope SUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


Penálti para o Sporting? Pedro Henriques comenta lance decisivo no Clássico
Futebol

Penálti para o Sporting? Pedro Henriques comenta lance decisivo no Clássico

10 Fev 2026 | 10:45

Icon Comentário0
Chocante! Porto tenta abafar cânticos do Sporting (vídeo)
Futebol

Chocante! Porto tenta abafar cânticos do Sporting (vídeo)

10 Fev 2026 | 10:17

Icon Comentário0
Luis Suárez mostra-se insatisfeito após Porto - Sporting: "Fomos muito..."
Futebol

Luis Suárez mostra-se insatisfeito após Porto - Sporting: "Fomos muito..."

10 Fev 2026 | 10:23

Icon Comentário0