Futebol
Supercomputador revela probabilidade do Sporting ganhar a Liga dos Campeões
16 Fev 2026 | 17:09
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
10 Set 2024 | 06:54 |
Zeno Debast foi titular na derrota da Bélgica, por 2-0, frente à França. Em jogo a contar para a segunda jornada da primeira divisão da Liga das Nações, o central do Sporting foi opção inicial de Domenico Tedesco, mas as coisas voltaram a não correr bem ao comandado de Rúben Amorim.
Aos 29 minutos, aquando do primeiro golo da França, Zeno Debast aliviou a bola para uma zona central do campo, oferecendo a bola ao adversário. Na sequência deste erro, a Bélgica haveria de sofrer o primeiro golo do encontro, por intermédio de Kolo Muani.
Ora, este erro do defesa-central do Sporting não passou despercebido e Toby Alderweireld, antigo capitão da Bélgica, deixou duras críticas ao reforço dos leões para esta temporada.
“Uma bola assim tem de ser cabeceada para a frente e, sobretudo, o mais alto possível. Assim, a equipa tem tempo para reagir. O próprio Zeno Debast sabe disso, é lamentável”, afirmou Toby Alderweireld, em declarações à televisão belga Het Laatste Nieuws.
Esta temporada, com a camisola do Sporting, Zeno Debast - avaliado em 18 milhões de euros - cumpriu quatro encontros. Nos 141 minutos dentro das quatro linhas, o central fez uma assistência, diante do Nacional. O jogador chegou ao Sporting oriundo do Anderlecht, a troco de 15,5 milhões de euros, a que se podem juntar mais 5,5 milhões de euros, caso atinja determinados objetivos desportivos. O central tem contrato até junho de 2029 e uma cláusula de rescisão de 80 milhões de euros.
A estreia com a Listada verde e branca não correu da melhor forma e o 'camisola 6' do Clube de Alvalade passou um mau bocado, vendo o seu valor posto em causa, nas redes sociais. No entanto, o jogador explicou que já falou com Rúben Amorim e está tudo resolvido.
Veja aqui o erro de Zeno Debast, que originou o primeiro golo da França:
Rival voltou a apontar baterias aos leões, através da newsletter do clube, a propósito do encontro entre leões e o Famalicão (1-0)
17 Fev 2026 | 10:33 |
O Porto voltou a apontar baterias ao Sporting, através da newsletter Dragões Diário, a propósito do encontro entre os leões e o Famalicão, que terminou com triunfo dos leões por 1-0. No texto, os azuis e brancos falam num adversário “levado ao colo” e “proibido por decreto de perder pontos”, sublinhando ainda “os erros infelizes dos árbitros”, apesar de todos os especialistas em arbitragem terem considerado que o VAR atuou da melhor maneira.
Porto: "Rui Borges aprendeu rápido e lá se socorreu do tablet"
Os dragões escrevem que “continuam à frente de um adversário proibido por decreto de perder pontos” e acrescentam que “a equipa mais beneficiada pelos erros infelizes dos árbitros voltou a ser levada ao colo frente ao Famalicão”. O clube recorda ainda a “expulsão perdoada a Gonçalo Inácio no jogo da primeira volta” e ironiza com Rui Borges, afirmando que o técnico “aprendeu rápido e lá se socorreu do tablet (…) para defender a existência de uma ‘falta clara’ sobre Maxi Araújo”.
O Porto questiona também a intervenção do VAR no lance que culminou com o golo anulado, referindo que “a única razão para haver uma intervenção do VAR no golo limpo dos minhotos poderá estar relacionada com uma famosa queda na área de Morten Hjulmand”. "Parece que alguém manda na arbitragem em Portugal” e fala numa época “marcada por casos infelizes sempre a favor dos mesmos”.
A newsletter prossegue com novas críticas, referindo “mais um lance infeliz a favorecer os mesmos”, num episódio em que “um jogador do Sporting pontapeou violentamente a cabeça de um atleta”. Os dragões defendem que “não fosse a intervenção do Porto, o Conselho de Disciplina preparava-se para fazer vista grossa ao lance”.
Por fim, o texto deixa duras palavras para Frederico Varandas, considerando que “o crime compensa” e falando em “habituais absolvições” do presidente leonino. O Porto acusa ainda o Benfica de integrar uma “Santa Aliança” com o Sporting, criticando o “silêncio cúmplice no outro lado da Segunda Circular, que clama por ainda mais penáltis, nesta Santa Aliança que visa tentar derrubar o Porto de todas as maneiras”.
Num diálogo tornado público recentemente, funcionário do emblema encarnado faz ameaças à integridade física de Gustavo Lourenço
17 Fev 2026 | 09:57 |
A CMTV anunciou que vai avançar com uma queixa-crime contra Gonçalo Guimarães, assessor de imprensa da equipa principal do Benfica. O canal apresentou um áudio de uma situação que decorreu nesta segunda-feira no início de um treino dos encarnados.
No mesmo é possível escutar um diálogo entre o assessor e o jornalista Gustavo Lourenço, que pergunta ao funcionário do clube da Luz se este lhe ia bater outra vez, numa alusão a um episódio de tensão ocorrido aquando da visita dos encarnados aos Açores para o jogo com o Santa Clara.
"Vou as vezes que forem necessárias", respondeu Gonçalo Guimarães, que iniciou funções no emblema encarnado no início desta temporada. Nas redes sociais, André Pinotes Batista, conhecido adepto do Sporting, pede o despedimento do mesmo.
A. Pinotes Batista: "O Benfica que tem, até prova em contrário, zero responsabilidades, não o despedindo passa a cúmplice"
"Gustavo Lourenço jornalista da CMTV já tinha levado uma palmada do assessor Gonçalo Guimarães por pergunta banal a Otamendi. Hoje, qual "capo" disse que lhe batia as vezes que tivesse de bater. O Benfica que tem, até prova em contrário, zero responsabilidades, não o despedindo passa a cúmplice", pode ler-se na rede social 'X'.
Na última semana, Gustavo Lourenço questionou jogadores do Benfica, em espaços públicos, sobre assuntos relacionados com o clube. Um dia antes do jogo frente aos açorianos, Gonçalo Guimarães deu uma chapada na mão do jornalista quando este voltou a questionar um jogador do plantel. Recentemente, Rodrigo Roquette atacou os 'cartilheiros' do clube da Luz
Veja a publicação:
Nas primeiras palavras após o prolongamento do vínculo, futebolista não escondeu a felicidade pela nota etapa na carreira desportiva
17 Fev 2026 | 09:38 |
É oficial. O Sporting anunciou a renovação de Gabriel Silva, jovem avançado de 18 anos que atua na equipa B leonina, até 2030. Nas primeiras palavras após o prolongamento do vínculo, o ponta de lança não escondeu a felicidade
"É incrível e que esperava, até porque deixar este clube é difícil. Desde pequeno que me tem ajudado muito. Tenho melhorado muito como jogador e tenho mais anos para continuar a melhorar e dar tudo por este clube", começou por dizer aos meios de comunicação do Clube de Alvalade.
Convidado a lembrar as memórias mais marcantes, o jogador não hesitou: "O meu primeiro contrato, que foi incrível, o Campeonato Nacional de sub-15, as primeiras chamadas para treino e convocatória da equipa principal e a estreia na equipa B".
Gabriel Silva debruçou-se sobre a atual época na Liga 2: "É um nível competitivo mais próximo da equipa principal. Sentimos que é uma dificuldade acima. Temos de melhorar a cada treino para estarmos mais preparados quando chegarmos ao outro lado. É o que está a acontecer. A experiência, saber os truques do jogo, quando acalmar e jogar para a frente e como usar o corpo. Há que aprender com eles e com o tempo".
G. Silva: "Podem contar sempre com o meu esforço e o meu trabalho"
Sobre a sua vez de somar minutos no conjunto liderado de Rui Borges, o avançado assegurou acreditar numa oportunidade: "Temos de trabalhar todos os dias para ficarmos lá e darmos a melhor resposta possível quando formos chamados. Há que esperar a nossa oportunidade e dar o máximo. O futebolista deixou uma mensagem aos adeptos: "Podem contar sempre com o meu esforço e o meu trabalho. Um dia vão falar do Gabriel Silva".
Veja a publicação:
Supercomputador revela probabilidade do Sporting ganhar a Liga dos Campeões
16 Fev 2026 | 17:09
Filho de Francisco Rodrigues dos Santos entrou em campo com craque do Sporting
16 Fev 2026 | 17:11
Tomás da Cunha diz que há dois médios do Sporting que "estão demasiado irregulares"
16 Fev 2026 | 16:28