
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
Viktor Gyokeres perdeu a corrida pela conquista da Bota de Ouro.Kylian Mbappé, avançado do Real Madrid marcou dois golos contra a Real Sociedad e ultrapassou o goleador do Sporting na liderança do ranking. Ainda assim, o internacional sueco mantém-se totalmente focado em realizar uma boa exibição na final da Taça de Portugal, frente ao Benfica.
Titular indiscutível no ataque dos verdes e brancos, Gyokeres vai procurar ajudar os leões a conquistar a dobradinha, depois do grande contributo que deu para o bicampeonato. O 'camisola 9' quer ainda terminar em festa aquele que provavelmente será o último encontro com a camisola do Sporting, tendo em conta o interesse de muitos tubarões europeus na sua contratação, no mercado de verão.
Recorde-se que Gyokeres alimentava a esperança de repetir o feito alcançado por dois históricos do Sporting – Hector Yazalde, em 1973/74, e Mário Jardel, em 2001/02 - e conquistar o prémio que distingue o melhor marcador dos campeonatos europeus. O internacional sueco marcou 39 golos, em 34 jornadas da Liga Portugal Betclic, e somou 58.5 pontos na classificação da Bota de Ouro – o número de remates certeiros multiplica por 1.5.
No entanto, Mbappé, com o ‘bis’ à Real Sociedad passou a somar 31 remates certeiros na La Liga e 62 pontos – a multiplicação é por 2, devido ao coeficiente do campeonato espanhol – e está muito de conquistar o galardão. Mohamed Salah, atacante do Liverpool, ainda está na luta, mas, para ultrapassar o internacional francês, precisa de marcar quatro golos na receção ao Crystal Palace, este domingo.
Vale sublinhar que, no total da temporada, Gyokeres – avaliado em 75 milhões de euros – soma o impressionante registo de 62 golos e 17 assistências, ao serviço do Sporting e da seleção sueca. Além dos 39 remates certeiros no campeonato português, o avançado leva seis na Liga dos Campeões, quatro na Taça de Portugal, quatro na Taça da Liga e, pela Suécia, nove na Liga das Nações.
Jovem formado em Alvalade foi um dos jogadores utilizados por Luis Enrique na formação francesa, no passado sábado, na final da Taça de França
|
Nuno Mendes continua em altas no PSG. O lateral formado no Sporting, que foi chamado por Roberto Martínez para a Seleção Nacional, conquistou no passado sábado, 24 de maio, a Taça de França. Após o triunfo, por 3-0, diante o Reims, o internacional português acabou por se mostrar satisfeito, porém já está de mira apontada à Liga dos Campeões.
"É mais um troféu. Sabíamos que seria difícil, mas gerimos bem o jogo. Estamos bem, relaxados. Precisamos descansar", começou por destacar o lateral português formado no Sporting, apontando depois baterias, já, ao duelo com do PSG com Inter na final da Liga dos Campeões.
Nuno Mendes - "Precisamos comemorar com a equipa"
"É um pouco longa [a semana]. Chegaremos lá da mesma forma. Precisamos comemorar com a equipa", contou ainda Nuno Mendes, que mais uma vez, foi opção de Luis Enrique na turma parisiense, que conquistou, no passado sábado, a Taça de França ao bater o Reims, por 3-0.
Lembre-se, que depois da conquista da dobradinha (Taça de França e Campeonato), o PSG pode voltar a somar mais um troféu já no próximo fim de semana. A turma onde alinha Nuno Mendes mede forças com o Inter no sábado, 31 de maio, na Allianz Arena, às 20h00, para disputar a final da Liga dos Campeões.
Nuno Mendes, recorde-se, começou nos juniores do Sporting em 2011, onde se manteve até concluir a sua formação, tendo depois alinhado pelo plantel principal dos verdes e brancos de 2019 e 2021. De leão ao peito, o jovem de 21 anos lançado por Ruben Amorim fez 47 jogos, ao longo dos quais apontou um golo e assistiu por três ocasiões.
Timoneiro dos leões não vai poder contar com futebolista para a partida deste domingo, 25 de maio, a contar para a final da Taça de Portugal
|
Ousmane Diomande promete dar uma valente dor de cabeça a Rui Borges para o duelo deste domingo, 25 de maio, frente ao Benfica. A poucas horas do pontapé de saída da Taça de Portugal, partida arranca às 17h15, o internacional pela Costa do Marfim ainda pode mesmo falhar o encontro diante a turma de Bruno Lage.
Segundo revela este domingo o diário desportivo A Bola a grande dúvida para Rui Borges prende-se com Ousmane Diomande. Dessa forma, e de acordo com a mesma fonte, é pouco provável que o camisola 26 dos leões recupere e possa ir a jogo esta tarde, para disputar a final da Taça de Portugal frente ao Benfica.
Face à ausência de Ousmane Diomande, Rui Borges já tem uma alternativa em mente. Caso o jovem central, que está a despertar interesse europeu, não possa marcar presença frente ao Benfica, Jeremiah St. Juste deve ser o homem que avança na defesa dos leões, e caso isso aconteça, Debast pode fazer companhia a Hjulmand, que volta após castigo, no meio-campo do Sporting
Recorde-se que este tema foi comentado por Rui Borges na antevisão ao duelo com o Benfica. "O Diomande está em dúvida até à hora do jogo. Está a fazer o seu trabalho. Apenas e só o Diomande está em dúvida. Vamos ter de esperar pelo jogo de amanhã [hoje]", assegurou o técnico verde e branco, garantindo ter todo o restante plantel à disposição, para enfrentar o eterno rival.
O Sporting – Benfica, referente à final da Taça de Portugal, joga-se a partir das 17h15 do próximo domingo, dia 25 de maio, no Jamor. No dérbi, o Clube de Alvalade vai procurar conquistar a 18ª prova rainha do seu palmarés e carimbar a conquista da dobradinha, que escapa aos verdes e brancos desde a temporada 2001/02.
Futebolista admitiu desejo de ser aposta regular com a Listada verde e branca, mas pretendentes começam a apertar o cerco em Inglaterra
|
O Southampton não teve uma época feliz a nível coletivo, sendo despromovido da Premier League para o Championship. No entanto, Mateus Fernandes, antigo jogador do Sporting, foi um dos destaques dos saints esta temporada, sendo eleito o melhor jogador do plantel.
A votação foi levada a cabo entre os adeptos do Southampton, que votaram no ex Sporting para o prémio individual. A grande temporada de Mateus Fernandes não passou despercebida, apesar de o clube não ter tido resultados positivos no principal escalão inglês.
As boas exibições do internacional jovem português também despertaram cobiça dos responsáveis do Sporting que, tal como revelou o nosso Jornal num Exclusivo Leonino, pretendem assegurar o regresso do médio, no mercado de verão, por empréstimo dos saints.
No entanto, a situação avizinha-se bastante complicada para o Clube de Alvalade, apesar da vontade do jogador em voltar ao Sporting, uma vez que o Southampton pretende encaixar uma verba significativa com o jogador, que tem pretendentes na Premier League, após ter-se destacado no meio-campo, nesta que foi a época de estreia em Inglaterra.
Em 2024/25, Mateus Fernandes - com um valor de mercado de 15 milhões de euros – somou dois encontros pelo Sporting, antes de se transferir em definitivo para o Southampton por cerca de 15 milhões de euros. O internacional sub-21 português leva 38 jogos pelo clube inglês, com três golos e cinco assistências na conta pessoal.
Reveja as declarações de Mateus Fernandes em que o médio confessa que gostaria de regressar ao Sporting: