
Futebol
Gyokeres atacado! Pupilo de César Peixoto diz que Osimhen é melhor do que goleador do Sporting
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
Viktor Gyokeres está de fora da corrida pela Bota de Ouro em 2025. O avançado do Sporting - que ainda pode ficar em Alvalade - viu o sonho esfumar-se aos 38 minutos do duelo do Real Madrid frente à Real Sociedad, quando Kylian Mbappé, um dos seus rivais na corrida pelo prémio, que marcou dois golos à turma basca.
Há uma semana, o goleador sueco fechou o campeonato com um remate certeiro no triunfo do Sporting frente ao Vitória (2-0) que carimbou o bicampeonato leonino, chegando a 39 golos só na Liga Portugal Betclic, o melhor registo dos últimos 23 anos no Campeonato Nacional.
No total de golos, o internacional sueco leva grande vantagem para os principais perseguidores, Kylian Mbappé (Real Madrid) e Mohamed Salah (Liverpool), só que, para a eleição do Bota de Ouro de cada temporada, os golos não valem todos o mesmo. No método de cálculo adotado pela UEFA, cada golo marcado na Liga portuguesa vale 1,5 pontos, enquanto os apontados nos cinco principais campeonatos do continente (Inglaterra, Espanha, Itália, França e Alemanha) valem dois pontos.
Por isso, os 39 golos de Gyokeres valeram-lhe um total de 58,5 pontos, registo que foi ultrapassado com o 30.º e 31.º tiro certeiro de Mbappé na Liga espanhola, que lhe permitiu atingir os 62 pontos. Agora, a corrida pela Bota de Ouro é entre Mbappé e Mohamed Salah (28 golos/56 pontos), que entra em campo no domingo (16h00) para defrontar o Crystal Palace.
A Bota de Ouro 'foge' ao campeonato português desde a vitória de Mário Jardel, em 2001/02, pelo Sporting. O argentino Héctor Yazalde, em 1973/74, também venceu o galardão pelo emblema verde e branco. Viktor Gyokeres vê assim fugir-lhe a possibilidade de vencer o prémio.
Veja o primeiro golo de Mbappé que acabou com o sonho de Viktor Gyokeres:
Médio do Manchester United, apesar da temporada coletiva para esquecer, tem sido o principal desta da equipa inglesa e pode protagonizar mudança
|
O Al Hilal ofereceu a Bruno Fernandes um contrato no valor de 238 milhões de euros para deixar Old Trafford este verão, sendo que o emblema saudita está disposto a apresentar uma proposta de cerca de 120 milhões de euros ao Manchester United para vender o antigo médio do Sporting.
Através dos seus agentes, o médio de 30 anos também recebeu uma proposta de três anos no valor de 833 mil euros por semana e até 77 milhões de euros por ano em prémios adicionais. O Al Hilal quer que Bruno Fernandes aceite a proposta até ao final de maio, uma vez que pretende que o internacional português faça parte da campanha do Campeonato do Mundo de Clubes.
"Se o clube achar que está na altura de nos separarmos porque quer fazer algum encaixe ou outra coisa qualquer, é o que é", disse Fernandes após a derrota na final da Liga Europa desta semana: "No dia em que o clube achar que estou a mais ou que é altura de nos separarmos, o futebol é assim, nunca se sabe", referiu.
Bruno Fernandes é uma das peças-chave da equipa treinada por Ruben Amorim. Além de ser o capitão, o médio português é um dos jogadores do plantel dos 'red devils' com mais jogos nas pernas, disputando um total de 56 partidas, em que marcou 19 golos e 17 assistências.
Apesar do assédio, a imprensa britânica garante que o Manchester United mantém a firme convicção de segurar Bruno Fernandes, pilar em redor do qual Ruben Amorim pretende montar o seu projeto de restruturação profunda do clube inglês já a partir de 2025/26. Ainda assim, há um tubarão europeu interessado no futebolista.
Médio luso cobiçado pelo emblema verde e branco foi determinante no triunfo frente ao Piast Gliwice e apontou o único golo do encontro
|
O Lech Poznan sagrou-se campeão polaco. Afonso Sousa, médio que está na mira do Sporting, tal como o nosso Jornal adiantou em Exclusivo, foi decisivo no encontro ao marcar o único golo da partida na receção ao Piast Gliwice, este sábado, dia 24 de maio.
À passagem dos 39 minutos da partida, o médio, de apenas 1,74m, saltou mais alto que toda a gente e inaugurou o marcador à beira do intervalo. A vantagem do Lech Poznan durou até ao fim e valeu a conquista do título polaco, três anos depois do último campeonato conquistado.
Afonso Sousa foi uma das figuras do campanha vitoriosa da turma polaca, ao rubricar 17 contribuições para golo em 32 jogos disputados. O Lech Poznan termina em primeiro lugar com 70 pontos, mais um do que o Rakow, que venceu na última jornada o Widzew Lodz por 2-1.
Os 'ferroviários' de Poznan conquistam, assim, a 'Ekstraklasa' pela nona vez da sua história, e a primeira desde 2021/22, sucedendo ao Jagiellonia Bialystok. O Légia de Varsóvia, que conta co mRúben Vinagre no plantel, empatou (2-2) em casa com o Stal Mielec e terminou no quinto posto.
Afonso Sousa é assim um dos alvos prioritários do emblema verde e branco para a próxima temporada desportiva. O Sporting quer, ainda, aproveitar o facto do jogador terminar contrato no verão de 2026 para conseguir um bom negócio pelo jogador de 25 anos.
Ala da equipa verde e branca perdeu grande parte da temporada, devido a lesão, mas não deixou de se comprometer com elemento fundamental da equipa leonina
|
Nuno Santos foi uma das figuras da equipa do Sporting nos primeiros jogos da temporada, até se lesionar no final de outubro. O ala dos leões sofreu uma grave lesão no joelho, num jogo em Famalicão, e apenas voltará a competir na próxima época. Neste sentido, o “camisola 11” revelou que prometeu a Rui Borges estar disponível para o jogo da Supertaça, frente ao Benfica, em agosto.
Nuno Santos: "Já disse a Rui Borges que me tem disponível para a Supertaça"
“Rui Borges fala comigo e gosto muito dele. A primeira coisa que me disse quando o vi foi: ‘Agora que venho para o Sporting é que não te consigo treinar’. Disse-lhe que ainda vai a tempo”, começou por referir Nuno Santos, no programa ‘Futebol é Momento’, da SporTV +. O atleta revelou ainda a importante promessa que fez ao treinador: “Já lhe disse que tem disponível o Nuno Santos para a Supertaça. Promessa? Sim, do que depender de mim...”.
Nuno Santos recordou também a convivência com Ruben Amorim no Sporting, referindo que o ex-técnico “não era muito de dar duras”: “Quando ele me tratava por cavalinho, porque chamava-se isso, ou eu não ia jogar ou tinha errado alguma coisa. Mas depois falava comigo individualmente. Nos primeiros tempos com a azia a seguir falava no grupo e, a partir daí, aprendi e comportei-me no meu lugar. Sabia que não podíamos facilitar e não queria passar isso para os outros”.
Nuno Santos: "Coates? Via um leão ali em campo"
Nuno Santos foi ainda convidado a comentar as diferenças de liderança entre os dois capitães de equipa que conheceu no Sporting: Sebastián Coates e Morten Hjulmand. Sobre o internacional uruguaio, o ala fala de “uma lenda” dos leões: “O Coates passou muitos anos no clube, víamo-lo campo e sabíamos que estava ali o líder. Via um leão ali em campo. Com ele, bastava o olhar dele para vermos a diferença”.
Já em relação a Hjulmand, Nuno Santos - que falou sobre a grave lesão que sofreu - também destaca a capacidade de liderança do médio internacional dinamarquês: “Temos um respeito muito grande pelo Hjulmand. É excelente líder. Está a fazer a história dele muito bem feita no Sporting e espero que fique no Sporting durante muitos anos, porque é um excelente capitão”.