Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
SeguirFutebol
|
0Na opinião de Hugo do Carmo, no jornal A Bola, a estrutura do Sporting terá de fazer um “esforço, necessariamente grande” depois da conquista do Campeonato Nacional, atirando responsabilidades a Frederico Varandas para manter as bases do atual sucesso leonino.
No que toca a Rúben Amorim, o comentador recordou a viagem do técnico dos leões a Londres, juntamente com as palavras do mesmo no Marquês de Pombal, que poderão significar a sua continuidade ao leme da turma verde e branca.
“Depois da inoportuna viagem a Inglaterra, Rúben Amorim admitiu publicamente o erro da conversa com o West Ham, mas não garantiu a continuidade em Alvalade. Havia um campeonato para conquistar e o foco, compreensivelmente, tinha de estar aí. Entretanto, o percurso até ao Marquês de Pombal já foi percorrido e foi mesmo no auge da festa dos sportinguistas que o treinador foi sensível aos apelos de jogadores e adeptos. O slogan « Fica, Amorim» foi mesmo um dos momentos da noite e com a relevância de ter sido iniciado por Coates. O indiscutível capitão e a referência do balneário. De tal forma, que Rúben Amorim acabou por responder em pleno palco do Marquês com o desafio do bicampeonato”, começou por escrever.
“Dúvidas desfeitas, há que olhar já para 2024/2025. Uma época, já se percebeu, desafiante para o Sporting, uma época de subida de patamar. Vinte anos depois, os leões não ganharam um campeonato isoladamente, alcançaram-no por duas vezes em quatro anos. No início de século conseguiram dois em três anos e depois enfrentaram um jejum de… 19 anos, só quebrado precisamente por Frederico Varandas e Rúben Amorim. O desafio de presidente e treinador, mais do que o bicampeonato — em rigor, foi tetra — 70 anos depois, é ganhar com regularidade. É uma velha máxima, mais difícil do que chegar ao topo é manter- se no topo”, realçou, na sua coluna de opinião.
De seguida, Hugo do Carmo sublinha que uma das maiores dificuldades do Clube de Alvalade será manter a estrutura ‘vencedora’ atual, com particular destaque para Viktor Gyokeres e a eventual saída do internacional sueco do Sporting.
“Mantém a estrutura e agora terá de fazer um esforço, necessariamente grande, para manter a equipa — leia-se as mais-valias; com Gyokeres, claro, à cabeça. Só essa estratégia o poderá levar ao sucesso numa época de maior exigência, dada a participação na Liga dos Campeões. Na temporada do primeiro campeonato nacional da dupla Varandas- Amorim a equipa saiu da UEFA logo em outubro e nesta disputou a Liga Europa. Nas outras duas esteve na Champions. Não pode ser coincidência…”, pode ler-se, na sua coluna de opinião no diário desportivo.
Jogador dos leões tem-se assumido como um dos pilares da equipa, e depois de período complicado, deu novidades positivas aos adeptos Sportinguistas
|
0A equipa do Sporting tem sido fustigada por lesões recentemente, com o novo treinador dos leões, Rui Borges, a ver a sua entrada no Clube condicionada pelos jogadores que estão de fora. No entanto, aos poucos, surgem as boas notícias para os adeptos Sportinguistas. Hidemasa Morita e Daniel Bragança voltaram à equipa no último jogo dos verdes e brancos, mas não foram os únicos: Gonçalo Inácio, defesa central, também voltou aos relvados.
O jovem leão assinalou o regresso às competições com uma partilha feita através da sua conta pessoal da rede social Instagram, onde deixou uma mensagem para os adeptos leoninos acerca da titularidade que voltou a assumir na partida contra o Rio Ave, que terminou com vitória por 3-0 para o Sporting.
"Muito feliz por estar de volta e pela grande exibição da equipa. Obrigado a todos os adeptos que se deslocaram a Vila do Conde! Lado a lado", escreveu, então, o internacional português na partilha que fez com os seus seguidores.
Relembrar que Gonçalo Inácio estava afastado dos relvados desde dia 5 de novembro, quando alinhou os 90 minutos da partida frente ao Moreirense. Esteve depois fora da equipa durante seis jogos - quatro para o campeonato, um para a Taça de Portugal e outro para a Liga dos Campeões. Voltou ao banco de suplentes, de onde não saiu, nos dois desafios da final four da Taça da Liga, e voltou agora ao onze inicial, no encontro em Vila do Conde.
O regresso de Gonçalo Inácio coincidiu com uma vitória por 3-0 do Sporting frente ao Rio Ave. Com esse triunfo, os leões mantiveram-se no primeiro lugar isolado da Liga Portugal Betclic, em virtude dos 44 pontos somados em 18 jogos realizados. O segundo classificado, Benfica, soma 41 pontos, e o Porto segue depois, com 40 pontos conquistados.
Estrutura do Clube de Alvalade já admitiu estar aberta a negociar passe do experiente lateral-direito, que não entra nas contas de Rui Borges
|
0O Sporting quer vender Ricardo Esgaio já neste mercado de inverno. O experiente lateral-direito não faz parte dos planos de Rui Borges e, depois de noticiada uma possível mudança para o Brasileirão, surgem interessados na liga turca - a 10.ª melhor do Mundo segundo o coeficiente da UEFA.
Segundo informação avançada pelo jornal Record, vários emblemas turcos mostraram cobiça na contratação do defesa. A mesma fonte recorda abordagens de clubes canarinhos e até gregos, mas não menciona quaisquer moldes de uma possível transferência.
Recentemente, foi revelado que o Sporting aceitaria vender o lateral por uma verba a rondar os 500 mil euros e o Red Bull Bragantino era um dos interessados. Foi ainda mencionado que um empréstimo não está descartado, estando a hipótese em segundo plano caso não se realize uma saída em definitivo.
Na presente temporada desportiva, Ricardo Esgaio - avaliado em 2 milhões de euros - leva oito jogos disputados com a Listada verde e branca, contabilizando o total de 339 minutos em campo, nos quais marcou um golo, frente ao Amarante, para a Taça de Portugal.
O lateral voltou ao Sporting no início da temporada 2021/22 depois de ter representado o Braga por quatro épocas consecutivas. No total, pelo Clube de Alvalade, Ricardo Esgaio realizou 180 partidas, marcou dois golos, fez 19 assistências e conquistou um Campeonato Nacional (2023/24), uma Supertaça Cândido de Oliveira (2021/22), duas Taças de Portugal (2014/15, 2020/21) e uma Taça da Liga.
'Camisola 57' da formação liderada por Rui Borges vem sendo a surpresa da temporada verde e branca, nesta que é a primeira época na equipa principal
|
0Geovany Quenda é destaque no estrangeiro. Vários são os clubes interessados no ala do Sporting, que cumpre apenas a primeira temporada na equipa principal, mas demonstra números bastante positivos. A tenra idade, aliada à qualidade indiscutível, vale-lhe uma comparação com Lamine Yamal.
O jornal Sport escreve que o jovem craque "está destinado a tornar-se um jogador que pode marcar uma era no futebol europeu, se mantiver esta evolução". O diário desportivo do país vizinho aponta até semelhanças com a estrela do Barcelona.
"A precocidade, o talento e o jogo de desequilíbrio" são fatores referidos pela fonte acima mencionada, que não esquece os recordes do 'camisola 57' ao ser o mais jovem de sempre a marcar na Liga pelo Sporting, ultrapassando Cristiano Ronaldo, mas também o mais jovem a jogar na Champions pelos leões, a marcar em Clássicos e a ser convocado para a Seleção Nacional.
Esta época, Geovany Quenda - avaliado em 30 milhões de euros - leva 31 partidas, nas quais disputou 2.147 minutos dentro das quatro linhas. O desequilibrador canhoto tem, para já, quatro assistências e dois golos apontados - na Supertaça, diante do Porto e frente ao Famalicão.
Sendo esta a sua primeira temporada ao serviço da equipa principal do Clube de Alvalade, na época anterior, Geovany Quenda participou em 24 encontros pelos sub-23 (2.142 minutos) e nove pela equipa B (398 minutos). Ao todo, apontou 11 golos e fez sete assistências.