Corner Left

Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futebol

Derrota do Sporting frente ao Dortmund? Histórico diante de equipas alemãs era aviso à navegação

Leões perderam, por 3-0, frente à turma de Niko Kovač e passado recente dava pistas de que as coisas podiam não correr bem

Desaire caseiro do Sporting com o Dortmund, por 3-0, foi apenas mais um de histórico nada positivo diante de equipas alemãs. Fotografia de One Football
Desaire caseiro do Sporting com o Dortmund, por 3-0, foi apenas mais um de histórico nada positivo diante de equipas alemãs. Fotografia de One Football

  |

Icon Comentário0

O Sporting foi, na passada terça-feira, derrotado, por 3-0, diante do Borussia Dortmund. A verdade é que, apesar das esperanças dos adeptos leoninos antes da partida da Liga dos Campeões, o histórico recente diante de equipas alemãs apontava precisamente para o desfecho que acabou mesmo por acontecer. 


Em 32 partidas disputadas diante de equipas alemãs, o Sporting venceu apenas em quatro ocasiões. Nos outros 28 embates, os verdes e brancos registaram seis empates e 22 desaires. No que diz respeito aos golos marcados, o Clube de Alvalade contabiliza um total de 28 finalizações certeiras, que contrastam com os 61 golos sofridos.


A equipa alemã que mais vezes defrontou o Sporting foi o Bayer Leverkusen. Nos seis embates entre estes dois conjuntos, os verdes e brancos não somaram qualquer triunfo, tendo empatado uma vez e perdido nas outras seis ocasiões. Dortmund (cinco vezes), Bayern Munique (quatro) completam o pódio de emblemas alemães com os quais o Clube de Alvalade mais vezes mediu forças. 


Quatro vitórias do Sporting frente a equipas alemãs: Dortmund, Eintracht Frankfurt, Schalke 04 e Hertha de Berlim

Relativamente aos maiores triunfos do Sporting diante de equipas alemãs, dois deles aconteceram recentemente. O primeiro data de 24 de novembro de 2021, diante do Dortmund, no Estádio José Alvalade, com a turma de Ruben Amorim a vencer por 3-1, com golos de Pote (2) e Pedro Porro, num triunfo que haveria de ditar a qualificação para os oitavos-de-final da Liga dos Campeões. Um ano depois, a 7 de setembro de 2022, o Clube de Alvalade triunfou, pela primeira vez na história, em solo alemão, batendo o Eintracht Frankfurt, por 3-0, com tentos de Marcus Edwards, Francisco Trincão e Nuno Santos.


As outras duas vitórias do Sporting perante equipas alemãs aconteceram frente ao Schalke 04 - 4-2, com golos de Naby Sarr, Jefferson, Nani e Islam Slimani, no Estádio José Alvalade, em jogo da Liga dos Campeões - e diante do Hertha de Berlim, na Alemanha, por 1-0, com finalização certeira de Adrien Silva, em partida da Liga Europa.

Maiores derrotas do Sporting diante de equipas alemãs: Bayern Munique é terror dos leões

Por sua vez, no que diz respeito a desaires diante das equipas alemãs, o maior pesadelo do Sporting acaba mesmo por ser o Bayern Munique. As duas maiores derrotas aconteceram perante o histórico germânico, nomeadamente com as goleadas por 7-1, na Alemanha, e 5-0, no Estádio José Alvalade, sendo as duas na temporada 2008/09.

Todavia, se olharmos apenas para o número de desaires, o Bayer Leverkusen é a equipa alemã que mais vezes triunfa diante do Sporting. Em seis jogos frente aos leões, o conjunto da baviera venceu cinco e empatou apenas um, tendo marcado um total de 13 golos e sofrido apenas quatro. 


Futebol

João Pereira volta a 'assombrar' o Sporting... mas também não se fica a rir

Técnico da equipa B foi escolhido por Frederico Varandas para suceder a Ruben Amorim, que deixou Alvalade para treinar o Manchester United

João Pereira foi promovido por Frederico Varandas da equipa B para a equipa principal, após a saída de Ruben Amorim
João Pereira foi promovido por Frederico Varandas da equipa B para a equipa principal, após a saída de Ruben Amorim

  |

Icon Comentário0

O Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) divulgou, esta quarta-feira, dia 12 de fevereiro, que o Sporting foi multado em 12.750 euros pela falta de habilitações do anterior treinador da equipa principal, João Pereira.


A queixa feita pela Associação Nacional dos Treinadores de Futebol (ANTF) produziu efeitos e o atual técnico da equipa B dos leões também terá de pagar 1.224 euros, o mesmo valor de multa aplicado ao adjunto Tiago Teixeira, que esteve em pé no banco de suplentes em vários jogos e que falou nas entrevistas rápidas aos diversos canais de televisão.


João Pereira, recorde-se, foi promovido por Frederico Varandas da equipa B para a equipa principal após a saída de Ruben Amorim para o Manchester United, em novembro, mas este foi depois afastado do cargo pelo Presidente leonino e substituído por Rui Borges, técnico contratado ao Vitória SC.


Pereira deixou o Clube ao cabo de oito jogos (quatro derrotas, um empate e apenas três vitórias), não resistindo aos maus resultados obtidos. Mais tarde, o Sporting anunciaria que o treinador voltaria a assumir as funções na equipa B, função que desempenha atualmente.

A equipa principal do Sporting, agora sob o comando de Rui Borges, leva cinco vitórias, duas derrotas e quatro empates em 11 jogos. O campeão nacional em título segue na primeira posição da Primeira Liga, com 51 pontos, mais quatro do que o Benfica, segundo classificado.



Futebol

Resultado não abalou Alvalade e esta foi a reação dos adeptos depois do Sporting - Dortmund

Equipa de Alvalade defrontou, esta terça feira, o Borussia Dortmund, no play-off de acesso aos oitavos de final da Liga dos Campeões

Sporting foi derrotado, com estrondo, na primeira mão do play-off de acesso da Champions League, frente ao Dortmund
Sporting foi derrotado, com estrondo, na primeira mão do play-off de acesso da Champions League, frente ao Dortmund

  |

Icon Comentário0

O Sporting entrou em campo com o Borussia Dortmund, esta terça feira, dia 11 de fevereiro, no Estádio de Alvalade, em jogo a contar para a primeira mão do play-off de acesso aos oitavos de final da Liga dos Campeões e, apesar de derrotado por 3-0, nunca deixou de contar com o apoio dos adeptos nas bancadas.


Assim que o árbitro apitou para o fim do encontro, os Sportinguistas presentes nas bancadas aumentaram, ainda mais, o volume do apoio, mostrando precisamente que continuam ao lado dos jogadores e da equipa técnica e que o resultado diante do clube alemão em nada abalou este sentimento.


A primeira parte, recorde-se, foi marcada por um grande equilíbrio. A posse de bola foi muito dividida, tal como as oportunidades de golo. Nenhuma das equipas desbloqueou, no entanto, o nulo no marcador, com o empate a manter-se intacto ao intervalo.


O segundo tempo foi muito diferente. Aos 60 minutos, Guirassy abriu o ativo, assistido por Brandt, e mais tarde foi ele a entregar o 0-2 a Gross. Aos 82 minutos, Adeyemi apontou o 0-3 e o Sporting, apesar de várias tentativas, não conseguiu reduzir a desvantagem.


Os alemães ficam, então, por cima nesta eliminatória, com uma diferença de três golos. A segunda mão do play-off de acesso aos oitavos de final da Liga dos Campeões jogar-se-á no dia 19 de fevereiro, às 17h45, em Dortmund.


Futebol

Miguel Sousa Tavares defende João Pinheiro e atira-se aos adeptos do Sporting: "Como se..."

Escritor português assinou o seu espaço de opinião no jornal 'Record' e, desta vez, falou sobre os acontecimentos do último Clássico entre Porto e Sporting

Miguel Sousa Tavares fala do Sporting no seu mais recente texto de opinião publicado no  jornal 'Record'
Miguel Sousa Tavares fala do Sporting no seu mais recente texto de opinião publicado no jornal 'Record'

  |

Icon Comentário0

Miguel Sousa Tavares, conceituado escritor português, aproveitou o seu espaço de opinião no jornal 'Record' para abordar o que aconteceu no último Clássico entre Porto e Sporting, disputado no Estádio do Dragão, na última sexta-feira, e que terminou empatado a um golo.


O também comentador começou por reconhecer melhorias nos azuis e brancos motivadas pela contratação do treinador argentino Martín Anselmi, afirmando que estas foram notórias na segunda parte do encontro com os leões, e destacou, ainda, que sem Viktor Gyokeres em campo, o Sporting parece uma outra equipa.


"Duas coisas me surpreenderam: a vontade e crença dos portistas, que há tanto tempo andava arredada da vista, e o défice físico ou competitivo do Sporting, 45 minutos acantonado dentro da área à espera que Gyokeres entrasse e resolvesse o jogo, como tantas vezes antes. Não há dúvida de que há um Sporting com ele e outro sem ele", atirou Miguel Sousa Tavares, que não se ficou por aqui.


Sem fugir ao polémico lance em que Quenda, derrubado por Zé Pedro, caiu dentro da grande área e João Pinheiro optou por mandar jogar, o escritor disse: "O ‘tackle’, inventado pelos ingleses, é uma jogada bonita quando bem executada e que, do ponto de vista da arbitragem, não tem nada que saber: é legal quando o jogador que o executa toca primeiro na bola, mesmo que depois toque no adversário; e é faltoso quando atinge primeiro o adversário. Esta regra foi deturpada por alguns comentadores de arbitragem (...). Tivessem o árbitro e o VAR acompanhado estas opiniões, fundadas em grosseira deturpação das regras, e duas coisas teriam acontecido: o Sporting teria ganho um jogo que não mereceu ganhar e João Pinheiro teria visto manchada uma exibição perfeita".

Foi então que Miguel Sousa Tavares seguiu para as críticas aos Adeptos do Sporting, defendendo, por outro lado, o árbitro da partida. "Aproveitaram-se de críticas destas para caírem em cima de João Pinheiro, recordando anteriores derrotas suas com este árbitro – como se um bom árbitro estivesse proibido de assistir a derrotas do Sporting. Pois eu acho que depois de um período recente em que tínhamos um dos piores naipes de árbitros de que me recordo – confirmado pela ausência de qualquer um deles no último Mundial – de então para cá tem havido uma progressiva evolução qualitativa, de que João Pinheiro é claramente o melhor exemplo e o único de categoria internacional", fez notar.


Por fim, foi deixado claro que, na opinião de Miguel Sousa Tavares, o lance mais polémico da 21.ª jornada do campeonato nacional foi registado na Luz, durante o duelo das águias com o Moreirense, e trata-se do "eventual penálti cometido por Florentino, no fecho do jogo e numa altura em que o Benfica defendia já em pânico a vantagem tangencial. 


envelope SUBSCREVER NEWSLETTER


Rui Borges pode ter mais uma baixa no meio-campo do Sporting e culpa é de... Fernando Gomes
Futebol

Rui Borges pode ter mais uma baixa no meio-campo do Sporting e culpa é de... Fernando Gomes

 

Icon Comentário0
Recorde as 5 maiores derrotas caseiras do Sporting na Liga dos Campeões
Futebol

Recorde as 5 maiores derrotas caseiras do Sporting na Liga dos Campeões

 

Icon Comentário0
Adepto do Sporting aponta dedo a Varandas e defende Rui Borges: "Culpa será…" (Vídeo)
Futebol

Adepto do Sporting aponta dedo a Varandas e defende Rui Borges: "Culpa será…" (Vídeo)

 

Icon Comentário0