Futebol
Já é conhecido o árbitro do Sporting – Rio Ave e trata-se de uma estreia absoluta
26 Dez 2025 | 12:37
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
26 Dez 2025 | 14:18 |
O Sporting continua muito ativo no mercado e identificou um novo alvo para reforçar o ataque. Toni Fruk, que agrada bastante a Rui Borges, está na lista de compras dos leões, mas o internacional croata surpreendeu tudo e todos ao revelar que esteve a um passo muito curto de reforçar o… Benfica.
"Dependia da competição em que eles acabariam"
Numa entrevista recente, o extremo confidenciou que viveu um cenário peculiar durante a última janela de transferências de verão: “Foi uma situação um pouco estranha, pelo menos foi o que o meu agente me disse. Disseram que dependia da competição em que eles acabariam”.
O craque detalhou a condição imposta pelas águias, estritamente relacionada com o orçamento disponível: “Eles tinham de perder contra o Fenerbahçe nas eliminatórias da Liga dos Campeões para que eu pudesse entrar”. Lembrar que o Benfica acabou por conseguir a qualificação direta para a Liga dos Campeões.
O atleta encarou o desfecho com humor junto de um compatriota que atua na Luz: “Mais tarde, até brinquei sobre isso com o Franjo [Ivanovic] na seleção nacional. Disse-lhe 'vocês tinham mesmo de passar, podiam ter perdido para que pudéssemos conviver um pouco'”.
Esta temporada, com a camisola do Rijeka, Toni Fruk - avaliado em 9 milhões de euros – realizou 29 jogos: 17 na Liga Croata, seis na Conference League, três na Liga Europa, dois na Liga dos Campeões e um na Taça. Nos 2.395 minutos em que esteve em campo, o atleta marcou 11 golos e fez duas assistências.
Presidente do Clube de Alvalade pretende atacar mercado de inverno com duas contratações de peso, dando armas a Rui Borges na luta pelo título
26 Dez 2025 | 14:05 |
A contratação de Luís Guilherme é a prioridade máxima, mas o Sporting não quer ficar por aqui. Frederico Varandas pretende garantir mais um reforço de inverno para as alas. O objetivo passa por dar mais armas a Rui Borges, aumentando a competitividade interna num setor crucial para atacar todas as frentes competitivas.
Segundo o jornal A Bola, o perfil do segundo elemento está definido. O Sporting procura um extremo destro que atue preferencialmente na esquerda. Esta característica visa oferecer variações táticas diferentes e preparar o futuro. Yeremay seria o sonho, mas o preço elevado obriga a estrutura a procurar outras alternativas viáveis financeiramente.
Esta movimentação de mercado tem um propósito claro a longo prazo: preparar a saída de Geovany Quenda. O jovem prodígio tem vindo a ser associado ao Chelsea e tudo indica que rumará a Londres no verão. A chegada de Luís Guilherme e de outro extremo visa precaver essa baixa de peso atempadamente.
Recorde-se que, nos últimos dias do mercado de transferências de verão, o Sporting esteve perto de assegurar a contratação de Jota Silva. Porém, o extremo, que já foi orientado por Rui Borges, acabou por rumar ao Besiktas. Os leões estavam na disposição de pagar uma verba entre os 15 e os 20 milhões de euros.
Nesta época, os verdes e brancos já utilizaram vários atletas no apoio ao avançado. Além de Geny Catamo, Francisco Trincão Trincão, Chris Grombahi e Salvador Blopa, também Fotis Ioannidis, Luis Suárez, Alisson Santos, Flávio Gonçalves, Geovany Quenda e Pedro Gonçalves somaram minutos. Estas opções mostram a polivalência do plantel do Sporting, que agora procura novas soluções.
Transmontano de 44 anos foi apresentado oficialmente como técnico dos verdes e brancos a 26 de dezembro de 2024, sucedendo a João Pereira
26 Dez 2025 | 13:15 |
No dia 26 de dezembro de 2024, Rui Borges – que deve renovar contrato em breve com o Sporting – foi anunciado como técnico dos leões. O jornal A Bola elegeu, num artigo publicado nesta sexta-feira, cinco das frases mais marcantes da liderança do treinador no Clube de Alvalade.
Avançado do Clube de Alvalade leva 15 golos e duas assistências em 25 encontros com a Listada verde e branca na presente temporada
26 Dez 2025 | 12:53 |
Luis Suárez revelou que pediu a Morten Hjulmand para bater as grandes penalidades do Sporting. Em entrevista ao jornal Record – e depois de ter falado do peso de substituir Viktor Gyokeres –, o internacional colombiano explicou que o capitão dos leões não teve qualquer problema em passar-lhe essa responsabilidade.
“Um avançado precisa de estar confiante”
“Nesse primeiro penálti [frente ao Arouca], pedi-lhe pois um avançado precisa de estar confiante. Sentia que tinha jogado bem frente ao Casa Pia pois criei muitas oportunidades, e então falámos e disse-lhe que ia ficar mais tranquilo e confiante diante da baliza. Foi por isso que lhe pedi para chutar e ele disse-me ‘sim, sem problema’. Desde aí viram a qualidade que tenho a marcar penáltis e isso deu-me ainda mais confiança”, explicou Luis Suárez.
Sobre a pressão de marcar o castigo máximo diante do Santa Clara, o avançado foi claro: “É um momento de concentração máxima. Quando assinalam o penálti começo logo a rezar, encosto a bola ao peito, à cara e agradeço a Deus a oportunidade. Se marcar golo dou graças a Deus e, se falhar, agradeço também pois Deus ajudou-nos a ter essa hipótese e ainda teremos a oportunidade de empatar ou ganhar a partida”.
Os dados estatísticos apontam que Luis Suárez deveria ter mais nove golos, sendo que o colombiano brincou com esse dado: “Creio que os especialistas não estão em campo onde é preciso tomar decisões pois há os guarda-redes, os defesas. É preciso estar no relvado ou ter sido jogador para entender isso pois as ocasiões podem ser concretizadas ou não. Há jogos em que preciso de três oportunidades para fazer um golo, e outros em que com dois remates faço outros tantos”.
Esta temporada, com a camisola do Sporting, Luis Suárez – avaliado em 22 milhões de euros – leva 25 encontros: 15 na Liga Portugal Betclic, seis na Liga dos Campeões, três na Taça de Portugal e outro na Supertaça Cândido de Oliveira. Nos 1.839 minutos, o ponta-de-lança marcou 15 golos e fez duas assistências.