Futebol
Sporting propõe mão pesada para quem atacar árbitros em Portugal, mas não só
20 Mai 2026 | 11:52
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
25 Abr 2024 | 13:39 |
Filipe Celikkaya orientou Geny Catamo. nos escalões secundários do Sporting e deixa rasgados elogios ao ala moçambicano. O técnico da equipa B esteve em entrevista ao Canal 11 e diz não estar surpreendido com o crescimento do jogador.
"Não passou só por mim, mas passou por várias pessoas. Foi o último nesta sua etapa de formação. Acho que tinha todas condições para o patamar seguinte e isso foi lhe sempre transmitido. Jogava na equipa B de fora, por dentro… Está a fazer um campeonato fabuloso e desejo o melhor porque merece", referiu.
Recentemente, a camisola que Geny Catamo utilizou no Sporting - Benfica (2-1) no último dérbi em Alvalade foi leiloada por 3 mil euros, através da plataforma ‘MatchWornShirt’. O ala leonino esteve em destaque e foi o autor do bis que valeu a vitória aos leões.
Frente aos encarnados, Geny Catamo assinalou também o seu primeiro bis da carreira e juntou-se também numa lista de nomes que fizeram dois golos em dérbis com o Benfica. São eles: Jordão, Manuel Fernandes, Mário Jorge, Iordanov, Acosta, Jardel, Liedson, Yannick Djaló e Pedro Gonçalves.
Esta temporada, relembre-se, Geny Catamo – avaliado em 8 milhões de euros – leva 38 jogos pelo Sporting: 25 na Liga Portugal Betclic, sete na Liga Europa, cinco na Taça de Portugal e um na Taça da Liga. Ao todo, nos 2.218 minutos em que esteve dentro das quatro linhas, o extremo marcou seis golos (Olivais e Moscavide, Boavista, Casa Pia, Arouca e Benfica, por duas ocasiões) e fez cinco assistências.
Geny Catamo, que tem sido cobiçado no estrangeiro, renovou o seu contrato com o Sporting no passado mês de dezembro, estendendo o seu vínculo com os leões até 2028, com uma cláusula de rescisão fixada em 60 milhões de euros.
Lateral associado aos leões volta a marcar presença num lote de escolhas que mistura várias figuras conhecidas do futebol português
20 Mai 2026 | 13:38 |
A seleção da Grécia já definiu os convocados para os particulares de preparação marcados para o início de junho, com Georgios Vagiannidis, lateral direito do Sporting, a voltar a integrar as escolhas do selecionador sérvio Ivan Jovanovic.
O defesa direito - que não vai sair do Sporting por empréstimo - surge numa lista onde também se destaca Vangelis Pavlidis, avançado do Benfica, além de Andreas Ntoi, médio que atua no Rio Ave, numa convocatória que mantém várias figuras com ligação ao futebol português. Entre os nomes chamados destaca-se ainda Odysseas Vlachodimos, antigo guarda-redes do Benfica, que mantém a sua presença regular na seleção helénica.
A Grécia, que não conseguiu garantir presença no Mundial 2026, vai medir forças com a Suécia e a Itália nos dias 4 e 7 de junho, respetivamente, aproveitando esta janela internacional para testar soluções antes do período de férias dos jogadores.
Em sentido contrário, Fotis Ioannidis, avançado do Sporting que atravessa um período de recuperação física, acabou por ficar de fora desta convocatória, sendo uma das ausências mais notadas na lista final divulgada pela federação grega.
Esta temporada, com a camisola do Sporting, Georgios Vagiannidis - avaliado em 11 milhões de euros - participou em 31 partidas. O lateral dos verdes e brancos disputou um total de 1.785 minutos, nos quais conseguiu fazer sete assistências para os companheiros.
Médio associado ao Clube de Alvalade acabou ultrapassado nas escolhas para o Mundial e há factores que podem explicar a decisão da Seleção Nacional
20 Mai 2026 | 12:34 |
João Palhinha foi uma das grandes ausências da convocatória de Portugal para o Mundial 2026 e a decisão de Roberto Martínez está a gerar enorme discussão entre os adeptos da Seleção Nacional. O médio do Tottenham, apontado ao Sporting para a próxima temporada, acabou ultrapassado por Samu Costa na luta por uma vaga no meio-campo português.
O selecionador nacional justificou a escolha com o impacto deixado pelo jogador do Maiorca nos particulares realizados em março. Roberto Martínez destacou "a energia, a garra e o aspeto tático" demonstrados pelo médio de 25 anos, considerando que o perfil encaixa perfeitamente no que Portugal procura para a competição.
Samu Costa chega ao Mundial depois da melhor temporada da carreira em termos ofensivos. O médio do Maiorca soma sete golos e duas assistências em 35 jogos, números nunca antes alcançados pelo internacional português, que também se destacou pela intensidade defensiva e pela capacidade física demonstrada ao longo da época.
Já João Palhinha viveu uma temporada mais complicada, apesar de ter registado seis golos e duas assistências em 43 encontros pelo Tottenham. Emprestado pelo Bayern Munique aos "Spurs", o antigo médio do Sporting foi elogiado publicamente por Roberto De Zerbi, que assumiu querer continuar a contar com o internacional português na próxima época.
Apesar da exclusão do Mundial, os números mostram um duelo equilibrado entre os dois médios. Segundos dados da Goal Point, enquanto Samu Costa leva vantagem no jogo aéreo e nos passes progressivos, João Palhinha continua a destacar-se pela eficácia no desarme, apresentando impressionantes 72% de sucesso nas tentativas realizadas esta temporada, tem maior taxa de passes certos (84%) e mais ações defensivas no terço intermediário (3,6 por jogo) .
Recorde a última vez que Palhinha visitou Alvalade:
Depois da contratação de Rodrigo Zalazar, jogador brasileiro é o segundo reforço dos verdes e brancos para a próxima temporada desportiva
20 Mai 2026 | 12:15 |
Pedro Lima vai mesmo tornar-se reforço do Sporting para a temporada 2026/27. Depois de o acordo entre os clubes ter ficado fechado nos últimos dias, faltavam apenas resolver alguns detalhes burocráticos que já se encontram ultrapassados, permitindo assim avançar para a oficialização do negócio.
O médio brasileiro, de 23 anos, deverá ser apresentado pelos leões na próxima semana, já depois da final da Taça de Portugal frente ao Torreense. Desta forma, Pedro Lima tornar-se-á no segundo reforço confirmado do Sporting neste mercado de verão, depois de Rodrigo Zalazar, contratado ao Braga por 30 milhões de euros.
A SAD liderada por Frederico Varandas vai investir cerca de 4 milhões de euros para garantir o jogador do AVS, que assinou uma temporada em destaque no futebol português. Em 29 jogos oficiais, Pedro Lima apontou seis golos e somou duas assistências, assumindo-se como uma das figuras da equipa avense.
Formado no Palmeiras, o médio passou ainda pelos sub-23 do Norwich e pelos croatas do Osijek antes de se afirmar em Portugal. O rendimento exibido na reta final da temporada convenceu definitivamente a estrutura leonina a avançar para a contratação, que contou com ajuda 'especial'.
Pedro Lima vai assinar contrato válido por cinco temporadas, até junho de 2031, ficando protegido por uma cláusula de rescisão fixada nos 80 milhões de euros. O médio brasileiro integra assim a profunda remodelação que o Sporting prepara para o meio-campo da equipa orientada por Rui Borges.
Sporting propõe mão pesada para quem atacar árbitros em Portugal, mas não só
20 Mai 2026 | 11:52
Se Aston Villa não ajudar, Sporting já sabe quem pode enfrentar na Champions e há nomes de peso
20 Mai 2026 | 11:26
Mais uma má notícia para a Palhinha! Ex Sporting sofre derrota 'pesada' no Chelsea - Tottenham
20 Mai 2026 | 10:29