Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futebol

Diego Guerra está cada vez mais próximo de ser reforço do Sporting, e conta com apoio de peso

Médio ofensivo brasileiro pode muito bem tornar-se na próxima contratação de Frederico Varandas, e reforçar o plantel verde e branco para o ano

Leonino - Onde o Sporting é notícia
Leonino - Onde o Sporting é notícia

09 Abr 2025 | 20:19 |

Icon Comentário0

Depois de Alisson Santos e Giorgi Kochorashvili, o Sporting pode estar perto de encontrar o seu terceiro reforço para a época 25/26. Falamos de Diego Guerra, jogador brasileiro que se encontra a treinar, à experiência, nas instalações dos leões, em Alcochete.


O jovem jogador, de apenas 18 anos, representa o Retrô FC, emblema da Serie C do Brasil, e está, então, a cumprir testes no Sporting. Tem aparecido nalgumas fotografias, e recentemente conseguiu tirar uma com um extremo da sua idade que vai encantando a Europa de verde e branco: Geovany Quenda.


Na sua conta pessoal da rede social Instagram, o jovem Diego Guerra, jogador brasileiro de 18 anos, publicou um story, visível para os seus seguidores, onde aparece ao lado de Geovany Quenda, extremo da mesma idade que já tem confirmada a saída de Alvalade rumo ao Chelsea, da Premier League.


Acerca de Diego Guerra, o jornal Record falou com Milton Mendes, antigo técnico do Marítimo, que é filho do dono do Retrô FC, onde o jovem jogador atua. O treinador disse o seguinte: "Vejo o Diego ao nível do Bragança, no que à qualidade técnica diz respeito. Quando ele conseguir o arreganho de marcar, pressionar forte o adversário e não apenas fazer sombra - aspetos que Bragança já desenvolveu na formação -, vai chegar ao topo", começou por explicar.

Prosseguiu na sua análise: "Qualidade técnica ele tem, vai para o golo, finaliza bem e não podemos esquecer-nos de que tem apenas 17 anos, pelo que tem uma margem de progressão muito grande (...) Não é um jogador pronto. No momento em que ele melhorar o pressing e conseguir uma marcação mais dura, vai dar um salto de patamar facilmente", rematou Milton Mendes acerca de Diego Guerra, que conseguiu recentemente uma fotografia com o extremo do Sporting, Geovany Quenda.



Futebol

Antigo treinador do Sporting desabafa: "Foram quatro anos muito intensos"

Técnico que passou pelo Clube de Alvalade lembrou os seus tempos na equipa verde e branca, onde venceu títulos nos escalões de formação

Leonel Pontes, que passou vários anos do Sporting, admite que aventura no clube leonino não foi nada fácil
Leonel Pontes, que passou vários anos do Sporting, admite que aventura no clube leonino não foi nada fácil

04 Fev 2026 | 16:39 |

Icon Comentário0

O antigo treinador adjunto de Paulo Bento, entre 2005 e 2014, no Sporting e na Seleção Portuguesa, Leonel Pontes, recordou a sua passagem pelos leões por entre 2005/2006 e 2009/2010, manifestando que foi desgastante o tempo que passou em Alvalade, mas que conseguiu grandes feitos.


L. Pontes: "Foram quatro anos muito intensos"


"A minha integração na equipa principal do Sporting surgiu a convite de Paulo Bento e esses quatro anos foram muito intensos. Lutámos durante dois anos, até às últimas jornadas, pelo título de campeões nacionais. Não o conseguimos alcançar, mas conquistámos duas Taças de Portugal e duas Supertaças Cândido de Oliveira, além de termos tido participações muito relevantes na Liga dos Campeões", admitiu, em entrevista ao Podcast "Sem Filtros".


O atual diretor técnico dos chineses do Shanghai Shenhua falou da sua experiência no futebol estrangeiro e nota diferenças. "Todos os países por onde passei acrescentaram algo à minha vida. Houve sempre momentos de superação. Em Espanha senti uma paixão enorme pelo clube e pelo futebol; na Hungria tive de gerir um balneário com jogadores de diferentes nacionalidades e culturas. Já na China, para além de o cargo ser diferente, viver e trabalhar aqui é uma verdadeira experiência de vida - a cultura, a língua, a alimentação - tudo faz deste desafio algo muito exigente".

Vale lembrar que Leonel Pontes já aplicou um castigo a Cristiano Ronaldo e o próprio confessou que foi um momento difícil. "Há uma história dura. Ele teve um momento normal de miúdos, um mau comportamento com um funcionário do Sporting. E nós demos-lhe um castigo. Esse foi um momento que até a mim me custou imenso".


Ao todo, Leonel Pontes dirigiu a equipa principal do Sporting em cinco jogos. Numa primeira ocasião, na temporada 2009/10, o técnico substitui Paulo Bento após uma série de maus resultados. No único jogo em que esteve à frente dos destinos leoninos, empatou, a duas bolas, no terreno do Rio Ave. Na época 2019/2020, Leonel Pontes foi o escolhido para liderar a equipa após o despedimento de Marcel Keizer, assumindo o comando por quatro jogos, não somando qualquer vitória.


Futebol

Golos de Pote no Sporting quase apanham Gyokeres

Avançado internacional pela seleção portuguesa é uma das grandes figuras do Clube de Alvalade, muito pelo seu registo goleador

Pote alcançou os 93 golos pela camisola do Sporting, igualando Bas Dost e ficando perto das 97 finalizações certeiras de Viktor Gyokeres
Pote alcançou os 93 golos pela camisola do Sporting, igualando Bas Dost e ficando perto das 97 finalizações certeiras de Viktor Gyokeres

04 Fev 2026 | 16:22 |

Icon Comentário0

Quase dois meses depois, Pote voltou à titularidade no Sporting, frente ao Nacional, e marcou aos 73 minutos na vitória com os insulares (2-1), para cimentar o seu lugar na história do Clube, em concreto na lista dos goleadores que já vestiram a Listada verde e branca, ficando ao lado de nomes lendários.


Naquele que foi o seu 220.º jogo oficial pelo emblema que representa desde o verão de 2020, o internacional português chegou ao 93.º golo e igualou, na 18.ª posição do ranking, o neerlandês Bas Dost - avançado que representou o Sporting entre 2016 a 2019. Um marco importante ao qual se pode seguir... Viktor Gyökeres.


O avançado sueco foi autor de 97 tentos em 102 partidas. Pote precisa de mais quatro golos para escalar essa montanha e tem, pelo menos, mais 17 encontros até final da época para o fazer, sendo um cenário realista de alcançar para o atleta de 27 anos.


Daí para a frente a missão dificulta, já que segue-se o violino Travassos, com 125 golos, numa lista com outros 15 ex avançados. Pote é o único médio desta lista. O internacional português também encontra-se na tabela dos 10 melhores marcadores dos leões na Liga dos Campeões.

Na presente temporada desportiva, ao serviço do Sporting, Pedro Gonçalves - avaliado em 30 milhões de euros - soma 22 partidas realizadas. Nos 1.621 minutos disputados, o futebolista já apontou 11 golos e assistiu os companheiros em seis ocasiões.



Futebol

Félix diz que permanência de Morita no Sporting "é um problema"

Médio internacional pelo Japão não está a viver os melhores dias em Alvalade e saída do Clube leonino no fim da época é o cenário mais provável

Nuno Félix, Scout internacional, vê permanência de Hidemasa Morita como um problema para o Sporting, dado que já "não dá rendimento "
Nuno Félix, Scout internacional, vê permanência de Hidemasa Morita como um problema para o Sporting, dado que já "não dá rendimento "

04 Fev 2026 | 15:44 |

Icon Comentário0

Hidemasa Morita esteve muito perto de deixar o Sporting no último dia do fecho da janela de transferências de inverno. O médio japonês, de 30 anos, era um jogador pretendido pelos neerlandeses do Ajax, mas a transferência acabou por cair já nos instantes finais. Este caso é problemático aos olhos de Nuno Félix, scout internacional.


N. Félix: "Aqui reside o problema"


"O Sporting estava disposto a libertar Morita porque acreditava ter encontrado uma solução para o substituir com óbvia vantagem competitiva no imediato. Quando essa solução falhou, Morita ficou. E ficou não por convicção desportiva, mas por falta de alternativa viável. E é exatamente aqui que reside o problema: um clube que luta por títulos não pode colocar a estabilidade do seu meio-campo dependente de uma única contratação, tratada em cima do fecho do mercado", confessou, na sua crónica ao jornal 'Record', intitulada "Sporting ficou com Morita e com um problema".


Nuno Félix garante que o nipónico já não oferece qualquer rendimento vantajoso para a equipa treinada por Rui Borges. "Morita já foi um jogador importante, mas a sua permanência até ao final de contrato não resolve o essencial, que é a sua substituição por um jogador que garanta o rendimento que Morita já não oferece".

O negócio não se concretizou devido a um imprevisto do lado do Clube de Alvalade. O acordo terá caído porque o jogador escolhido para substituir Morita em Alvalade não passou nos exames médicos, levando os leões a travar a saída do médio japonês. 


Esta temporada, com a camisola do Sporting, Hidemasa Morita - avaliado em 9 milhões de euros - soma 29 partidas. Na presente temporada, o médio internacional japonês disputou um total de 1.375 minutos, nos quais assistiu os companheiros por duas ocasiões.


envelope SUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


Onze provável Sporting - AFS SAD; Rui Borges vai operar várias mexidas
Futebol

Onze provável Sporting - AFS SAD; Rui Borges vai operar várias mexidas

04 Fev 2026 | 15:24

Icon Comentário0
Negócio fechado! Trincão renova pelo Sporting; Saiba os detalhes
Futebol

Negócio fechado! Trincão renova pelo Sporting; Saiba os detalhes

04 Fev 2026 | 15:06

Icon Comentário0
Sporting - AFS SAD (Taça de Portugal 2025/26): Transmissão, onze provável, horários e...
Futebol

Sporting - AFS SAD (Taça de Portugal 2025/26): Transmissão, onze provável, horários e...

04 Fev 2026 | 15:04

Icon Comentário0