Futebol
Jogador importante para Rui Borges revela voltar ao Sporting com objetivo cumprido na Seleção
19 Nov 2025 | 18:36
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
19 Nov 2025 | 20:30 |
Depois da dobradinha conquistada em 2024/25, o Sporting encontra-se nomeado para receber o galardão de melhor Clube do mundo, nos Globe Soccer Awards. O emblema de Alvalade é o único representante português numa lista onde constam alguns dos maiores conjuntos a nível mundial.
São 16 os emblemas nomeados para este prémio. O Sporting, que na última temporada venceu o campeonato e a Taça de Portugal, está num lote onde também constam Al Ahli (Arábia Saudita), Barcelona (Espanha), Bayern Munique (Alemanha), Chelsea (Inglaterra), Crystal Palace (Inglaterra), Flamengo (Brasil), Inter de Milão (Itália), Liverpool (Inglaterra), Nápoles (Itália), Newcastle (Inglaterra), Palmeiras (Brasil), Paris SG (França), PSV Eindhoven (Holanda), Pyramids FC (Egito) e Tottenham (Inglaterra).
De resto, há outras figuras ligadas à história do Sporting nomeadas, com destaque para Cristiano Ronaldo - que esteve recentemente reunido com Donald Trump. O capitão da seleção nacional está no lote de escolhidos para o melhor jogador do futebol do médio oriente. Nessa categoria, tem a concorrência de Al Dawsari (Al Hilal), Mahrez (Al Ahli), Benzema (Al Ittihad), Firmino (Al Ahli), N'Golo Kanté (Al Ittihad) e Ivan Toney (Al Ahli).
Vale ainda destacar dois antigos jogadores do Sporting nomeados para melhor jogador do mundo em 2025. Viktor Gyokeres, pelo desempenho no Clube de Alvalade, e Nuno Mendes, que alinhou ao serviço do PSG, estão entre os 25 escolhidos para receber o prémio no próximo dia 28 de dezembro.
Para além dos dois jogadores com passagem pelo Sporting, estão ainda nomeados, para melhor jogados do mundo, Dembélé, Donnarumma, Doué, Hakimi, Kvaratskhelia, Fabián Ruiz (Paris SG), Haaland (Manchester City), Isak, Salah, Wirtz (Liverpool), Vinícius Jr, Mbappé (Real Madrid), Harry Kane, Michael Olise (Bayern), Lewandowski, Pedri, Raphinha, Lamine Yamal (Barcelona), Lautaro Martínez (Inter), McTominay (Nápoles), Cole Palmer (Chelsea) e Declan Rice (Arsenal).
Jogador já foi campeão por três vezes ao serviço do Clube de Alvalade, mas está afastado dos relvados há mais de um ano, devido a lesão grave
19 Nov 2025 | 20:00 |
Nuno Santos voltou aos relvados da Academia Cristiano Ronaldo, em dia com oito jovens da formação no treino do Sporting. Após três dias de folga concedidos por Rui Borges, os leões voltaram às sessões de trabalho, com vista à próxima partida, frente ao Marinhense.
Começar por notar a ausência do lote de jogadores que representaram as respetivas seleções, durante a última pausa para o futebol internacional. Esse contingente, bastante numeroso, só tem ordens para se apresentar na Academia Cristiano Ronaldo na próxima quinta-feira, dia 20 de novembro.
Sendo assim, Rui Borges foi obrigado a chamar oito jogadores das camadas de formação do Sporting, de modo a colmatar as ausências na equipa principal. Os eleitos foram Bruno Ramos (central), Rafael Pontelo (central), Rômulo (central), Kauã (médio), Samuel Justo (médio), Manuel Kissanga (extremo), Rafael Nel (avançado) e Lucas Anjos (avançados).
Em relação aos lesionados, o Sporting continua com os mesmos seis nomes entregues à Unidade de Performance, sendo que há boas notícias: apesar de não ter treinado com o resto da equipa, Nuno Santos já esteve no relvado, a fazer corrida, ainda que sob o olhar atento da equipa médica dos leões. O plano será uma integração gradual no plantel principal verde e branco.
O Sporting continua a preparação para o encontro da Taça de Portugal, com o Marinhense, e volta a treinar na manhã da próxima quinta-feira. Desta feita, Rui Borges já vai poder contar com praticamente todos os internacionais, e começar a fazer contas à vida acerca do 11 titular no jogo da prova rainha.
Confira, aqui, o grande golo de Nuno Santos pelo Sporting, nomeado para o prémio Puskas:
Um dos elementos responsáveis da seleção do continente africano prestou declarações sobre o defesa-central verde e branco e o seu futuro na equipa nacional
19 Nov 2025 | 19:32 |
Martial Gohourou demonstrou muitas dúvidas acerca do futuro de Ousmane Diomande na Seleção nacional da Costa do Marfim. O diretor executivo da Federação de Futebol do país do continente africano falou sobre o defesa-central do Sporting no final da penúltima partida realizada, frente à Arábia Saudita.
Ousmane Diomande vinha a ser um habitual convocado na Seleção da Costa do Marfim, mas foi perdendo espaço nos últimos meses. Chegou a não ser convocado para a dupla ronda de jogos nesta pausa de seleções FIFA, mas foi chamado à última hora, para render um jogador lesionado.
Diomande acabou por ser utilizado pelo seu Selecionador no segundo encontro da Costa do Marfim, frente à Omã. A equipa nacional africana venceu, por 2-0, com o defesa-central do Sporting a ser importante para manter a baliza da sua Seleção a zeros. Antes desse encontro, tinha ficado no banco de suplentes frente à Arábia Saudita.
"Quando olhamos para um jovem como o Diomande que após a vitória na CAN jogou muito pouco percebemos que não entra nos planos do selecionador. Ele não aproveitou as chances que teve na equipa da Costa do Marfim e tem de viver com isso", afirmou Martial Gohourou, depois do jogo com a Arábia Saudita, ao portal 'lelephant.ci'.
O dirigente da Federação explicou, ainda, que os selecionados para participar na próxima Taça das Nações Africanas serão escolhidos nos próximos dias. Estas declarações deixam Ousmane Diomande mais longe da participação na prova continental, o que seriam boas notícias para o Sporting, que não ficaria órfão do jogador durante cerca de um mês.
Dupla que costuma atuar no corredor direito do conjunto de Alvalade esteve a trabalhar longe de Lisboa, ao serviço das respetivas seleções nacionais
19 Nov 2025 | 18:47 |
Rui Borges deve ser obrigado a descansar Iván Fresneda e Geny Catamo no próximo encontro do Sporting, a contar para a Taça de Portugal, contra o conjunto do Marinhense. Os dois jogadores verdes e brancos foram submetidos a muito desgaste enquanto estiveram ao serviço das respetivas equipas nacionais, na pausa para seleções FIFA que chega, agora, ao fim.
Depois de uma tripla folga concedida ao plantel, Rui Borges e a sua equipa técnica voltam aos treinos, esta quarta-feira, para continuar a preparação da partida com o Marinhense. Na próximo sessão, Rui Borges já vai ter alguns internacionais de volta, e começar a perceber os índices físicos que trazem das equipas nacionais.
Apesar da partida com o Marinhense apresentar um nível de dificuldade mais baixo que o normal, o Sporting enfrenta o Club Brugge, para a Liga dos Campeões, apenas alguns dias depois, e tem no horizonte, também, o dérbi com o Benfica, marcado para dia 5 de dezembro. Por isso, torna-se imperativo gerir o plantel, com especial atenção para os jogadores que somaram muitos minutos nas seleções.
Um desses casos é o de Iván Fresneda. O lateral direito espanhol esteve ao serviço da seleção sub-21 de Espanha durante a pausa para seleções FIFA. Apesar do golo e da assistência no último encontro, somou 180 minutos nas duas partidas que realizou, pelo que deve ser poupado por Rui Borges no próximo encontro. Vagiannidis não disputou o último jogo da Grécia, pelo que é favorito para a titularidade com o Marinhense.
Outro caso semelhante é o de Geny Catamo. O extremo moçambicano também foi totalista no duplo confronto de Moçambique, deixando, então, a porta aberta para a titularidade de Geovany Quenda, que apenas disputou 71 minutos nesta pausa para seleções FIFA, ao serviço da equipa sub-21 das quinas.