
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
Eric Dier e João Palhinha, antigos jogadores do Sporting, sagraram-se campeões alemães ao serviço do Bayern de Munique. Este é o 34.º título dos bávaros que beneficiaram do empate do Bayer Leverkusen no reduto do Friburgo (2-2), na 32.ª jornada da Bundesliga.
A equipa de Xabi Alonso ainda ameaçou mais uma das suas já famosas reviravoltas fora de horas, mas os golos de Florian Wirtz (82') e Jonathan Tah (90+3') serviram apenas para igualar os dois que o Friburgo já tinha obtido previamente, primeiro por Max Eggestein (44') e depois por via de um auto-golo de Piero Hincapié (49').
Com duas jornadas para o final da prova, o Bayern possui agora uma vantagem de oito pontos sobre o Bayer Leverkusen e já não pode ser matematicamente alcançado. Hora de soltar o fogo de artifício pelas ruas de Munique e de festa rija noite dentro, certamente banhada pela típica cerveja alemã.
Os bávaros tinham estado muito perto de garantir o título em campo, no sábado, mas, depois de recuperarem de um 2-0 para um 3-2 no reduto do Leipzig, sofreram o golo da igualdade (3-3) no final dos descontos, aos 90+6 minutos, e viram adiada a festa do título de campeão.
O Bayern é o clube com mais títulos na Alemanha. O Borussia Dortmund e o Borussia M´gladbach partilham o segundo lugar na galeria de vencedores, mas ambos têm apenas cinco títulos. Se juntarmos todos os outros clubes que já venceram a prova, perfaz-se um total de 29 títulos. Ou seja, o emblema da Baviera já venceu mais de metade das edições.
Antigo central do emblema verde e branco explica que reforço dos leões é um bom jogador e que é precisa dar tempo ao pupilo de Rui Borges
|
André Cruz saiu em defesa de Biel. O ex defesa central do Clube de Alvalade explica que o reforço dos leões tem enfrentado problemas de adaptação, mas está confiante de que o extremo de 24 anos ainda pode ser uma peça útil para Rui Borges num futuro próximo.
"É preciso ter paciência e dar tempo”
“É bom jogador, mas poderá estar a sofrer com a questão da adaptação. Mudou de clube, de país... Isso pode estar a ter peso na sua adaptação. É preciso ter paciência e dar tempo”, afirmou André Cruz, em declarações do jornal O Jogo, sobre o atleta que assinou contrato com o Sporting até 2029, tendo sido fixada uma cláusula de rescisão de 80 milhões de euros.
Desde que chegou a Alvalade, Biel ainda não conseguiu impor-se entre as primeiras opções de Rui Borges. O extremo brasileiro participou em seis jogos ao serviço da equipa leonina. Foi titular apenas numa ocasião – no duelo frente ao Borussia Dortmund, na Alemanha, a contar para a segunda mão do play-off da Liga dos Campeões, tendo sido substituído aos 56 minutos.
De resto, foi suplente não-utilizado em 10 encontros, não tendo ainda assinado nenhum golo ou assistência, num total de 104 minutos de competição. Vale lembrar que, segundo a imprensa desportiva nacional, o Sporting estará a planear emprestar Biel, no próximo mercado de verão. Os responsáveis dos leões acreditam no potencial do jogador e querem continuar a monitorizar a sua evolução, num plantel onde consiga ter mais minutos de jogo.
A equipa do Sporting volta a entrar em campo, este domingo, no duelo frente ao Gil Vicente. O jogo referente à 32ª jornada da Liga Portugal Betclic tem apito inicial marcado para as 20h30, no Estádio José Alvalade. A equipa de arbitragem será chefiada por Tiago Martins, da Associação de Futebol de Lisboa.
A jogar com mais uma unidade desde os nove minutos, turma secundária verde e branca soma triunfo vital em casa e está mais próximo da subida
|
A equipa B do Sporting venceu o Varzim por 2-0, este domingo, dia 4 de maio, em partida a contar para a 12.ª jornada da Fase de Apuramento de Campeão da Liga 3. Os leões regressam assim aos triunfos, depois de dois empates consecutivos, o último dos quais frente ao 1.º de Dezembro.
Numa partida disputado no Estádio Aurélio Pereira, em Alcochete, a missão dos leões ficou facilitada logo aos nove minutos, depois de uma entrada muito perigosa de Miguel Rebelo, que viu o cartão vermelho direto, ao elevar o pé à cara de David Moreira, que teve de ser assistido.
Ainda assim, apesar da vantagem numérica, o Sporting só viria a chegar aos golos da vitória na segunda parte. Aos 75 minutos, na sequência de um canto, João Muniz acertou no poste de cabeça e, na recarga, inaugurou o marcador. O 2-0 apareceu aos 90+1. Gabriel Silva apareceu isolado e assistiu Luís Gomes para selar as contas da partida.
Com esta vitória – a 14.º em 35 jogos na presente temporada – os agora comandados de João Gião - estão no segundo lugar da tabela classificativa, com 20 pontos amealhados. O Lusitânia é primeiro com 26 pontos. Já a turma poveira é terceira classificada com 15 pontos. Os leões voltam a entrar em campo no próximo sábado, dia 10 de maio, às 16h00, diante do Fafe, no Minho.
O onze inicial apresentado pelo emblema verde e branco na partida foi composto por: Diego Callai (Guarda-redes), David Moreira, José Silva, João Muniz, Rodrigo Dias, Alexandre Brito, Manuel Mendonça, Mauro Couto, Salvador Blopa, Afonso Moreira e Rafael Nel.
Veja o golo de João Muniz:
Treinador dos encarnados esteve muito nervoso durante todo o encontro frente ao Estoril, no Estádio António Coimbra da Mota
|
O Benfica venceu o Estoril por 2-1, no Estádio António Coimbra da Mota. Bruno Lage esteve muito nervoso durante todo o encontro e, no final da partida, questionado sobre o dérbi frente ao Sporting, o técnico das águias sabia que só a vitória diante dos 'canarinhos' deixaria os encarnados mais 'tranquilos' na tabela classificativa.
Na conferência de imprensa, após a vitória do Benfica no reduto do Estoril, por 2-1, este sábado, o técnico de 48 anos afirmou: “Agora é decisivo. Com a mesma tranquilidade de sempre. Recuperar, conhecer o adversário, preparar bem a nossa estratégia, jogar assim e uma vez mais com o apoio dos nossos adeptos do primeiro ao último minuto”.
O dérbi da 33ª e penúltima jornada da Liga Portugal Betclic - marcado para as 18h do próximo sábado – será o terceiro duelo entre Sporting e Benfica, na presente temporada. Na primeira volta do campeonato, no final de dezembro, os leões venceram por 1-0, no Estádio José Alvalade. Em janeiro, houve novo confronto referente à final da Taça da Liga, em Leiria, que terminou com vitória dos encarnados, no desempate por grandes penalidades, depois do empate 1-1, no final do tempo regulamentar.
Vale lembrar que, para o encontro no Estádio da Luz, o treinador do Sporting, Rui Borges, não poderá contar com os lesionados Nuno Santos, Daniel Bragança e João Simões, que não voltam a jogar em 2024/25. Em termos disciplinares, Matheus Reis e Morten Hjulmand estão em risco de falhar a partida, devido à acumulação de cartões amarelos no campeonato – somam oito admoestações e serão castigados quando atingirem as nove.
Antes do dérbi, a equipa do Sporting foca atenções na receção ao Gil Vicente. O duelo frente aos gilistas é referente à 32ª jornada da Liga Portugal Betclic e joga-se às 20h30 deste domingo, no Estádio José Alvalade, com arbitragem de Tiago Martins, da Associação de Futebol de Lisboa. Na primeira volta, os verdes e brancos empataram 0-0, em Barcelos.