Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
02 Jun 2024 | 18:58 |
Johan Bakayoko tentou desviar Zeno Debast. O avançado do PSV é um grande amigo do futuro central do Sporting - que terá assinado por uma verba bem 'choruda' (saiba mais AQUI) - e admitiu querer levar o internacional belga para os Países Baixos.
“Ele é um dos meus melhores amigos. No verão passado liguei-lhe todos os dias até ao final da janela de transferências. Aparentemente sou um mau negociador, porque ele não assinou”, admitiu o avançado do PSV, em entrevista ao Het Laatste Nieuws.
Certo é que, apesar da insistência de Bakayoko, Debast permaneceu mais uma temporada no Anderlecht, rumando agora ao Sporting para ajudar os leões de Rúben Amorim a lutarem pelo bicampeonato. Além do jovem internacional pela Bélgica, o Clube de Alvalade fechou outra posição debilitada (saiba mais AQUI).
Quanto à mudança para Alvalade, os responsáveis do Anderlecht acabaram por recusar uma primeira proposta pelo futebolista, mas terão acabado por aceitar uma oferta do Sporting na ordem dos 18 milhões de euros. Espera-se que Zeno Debast assine um vínculo válido por cinco temporadas, ficando contratualmente ligado aos verdes e brancos até 2029. A cláusula deverá ser das maiores do plantel leonino, na ordem dos 80 milhões de euros.
Zeno Debast – avaliado em 15 milhões de euros – que se prepara para ingressar no Sporting, cumpriu a sua quarta temporada consecutiva na equipa principal do Anderlecht. Contabiliza, na presente época, 3.530 minutos, divididos pelas 40 partidas que fez ao serviço da turma belga. Sob batuta do técnico Brian Riemer, o jogador foi titular em todos os encontros que disputou – entre campeonato e Taça da Bélgica.
Treinador dos verdes e brancos irá escolher entre o grego e o espanhol para a partida das meias-finais da Taça da Liga, esta terça-feira
06 Jan 2026 | 10:36 |
Rui Borges prepara alterações para o Sporting - Vitória SC, algumas por necessidade, outras por gestão, uma vez que o calendário de janeiro assim o obriga. Uma delas deverá ser nas alas, onde o técnico dos verdes e brancos já terá tomado a sua decisão entre Iván Fresneda e Georgios Vagiannidis.
Ao que tudo indica, o lateral espanhol irá para o banco de suplentes, com a titularidade a ser entregue ao internacional grego nas meias-finais da Taça da Liga. Apesar de Fresneda ser o 'favorito' do treinador dos leões, Vagiannidis deverá merecer nova oportunidade nesta fase.
Sem Gonçalo Inácio na dupla de centrais, devido a castigo, Matheus Reis voltará a ser titular - mas desta vez mais recuado. Maxi Araújo também voltará a descer e apenas Eduardo Quaresma se irá manter na mesma posição das últimas partidas.
O Sporting volta a entrar em campo esta terça-feira, dia 6 de janeiro, frente ao Vitória de Guimarães. O encontro, a contar para meia-final da Taça da Liga, diante da turma liderada por Luís Pinto, jogar-se-á no Estádio Dr. Magalhães Pessoa, em Leiria, pelas 20h00.
Para chegarem a esta fase da competição, os comandados de Rui Borges eliminaram o Alverca, com um triunfo caseiro, por 5-1. Geovany Quenda (21' e 58'), Salvador Blopa (30' e 70') e Fotis Ioannidis (81') foram os autores dos golos do Sporting.
Rumores do mercado de transferências começam a ser cada vez mais e o mais recente implica a saída de uma das peças mais importantes da equipa de Rui Borges
06 Jan 2026 | 10:08 |
Rui Silva está na lista do Besiktas. O emblema turco tem seguido atentamente as exibições e importância do guarda-redes titular da equipa do Sporting e pode vir a avançar pela sua contratação ainda neste mercado de transferências, mas apenas como segunda opção.
Segundo a informação divulgada pelo TRT Spor, da Turquia, na última segunda-feira, dia 5 de janeiro, a equipa orientada por Sergen Yalçin apenas equaciona o nome do guardião predileto de Rui Borges caso falhe a contratação de Filip Jörgensen.
O Besiktas encontra-se, neste momento, a tentar fechar a contratação do guarda-redes que está a cumprir a segunda temporada ao serviço do Chelsea, mas que ainda não conseguiu encontrar o seu lugar. Na eventualidade da situação se complicar, tal poderá fazer chegar problemas a Alvalade.
No que ao Sporting diz respeito, a estrutura leonina e o comando técnico não pretendem permitir, de todo, a saída de Rui Silva. A chegada do guardião português à turma verde e branca, no último mercado de inverno, foi vista como fulcral para a conquista do bicampeonato e da dobradinha na época passada, tornando-se um dos pesos pesados dos leões.
Esta temporada, com a camisola do Sporting, Rui Silva – avaliado em 7 milhões de euros - soma 21 partidas e é um titular indiscutível para Rui Borges. O internacional português de 31 anos de idade disputou um total de 1.890 minutos, nos quais encaixou 16 golos.
Extremo brasileiro foi apresentado pelos leões no último domingo e integra a lista de opções de Rui Borges para a Taça da Liga, mas há um senão
06 Jan 2026 | 09:50 |
Luís Guilherme viveu dias intensos desde que chegou a Portugal. Aterrou em Lisboa no sábado, foi apresentado como reforço do Sporting no domingo, treinou pela primeira vez com os novos companheiros na manhã de segunda-feira e segue integrado na comitiva leonina para Leiria. Ainda assim, a presença em campo diante do Vitória de Guimarães, esta terça-feira, nas meias-finais da Taça da Liga (20h00), continua em aberto.
A incerteza foi confirmada pelo próprio Rui Borges, na conferência de imprensa de antevisão ao encontro. "Luís Guilherme poderá ou não ir a jogo. Não é um dado adquirido", afirmou o treinador dos leões, uma vez que existem dois entraves à eventual estreia: um de natureza legal e outro de ordem técnica.
No plano burocrático, apesar de o nome do extremo de 19 anos - contratado ao West Ham por 14 milhões de euros, com mais 3 milhões dependentes de objetivos - já constar no site da Liga Portugal, o processo de inscrição ainda aguarda validação por parte da Federação Portuguesa de Futebol (FPF). Falta, em concreto, a chegada do certificado internacional, documento essencial para que Luis Guilherme fique autorizado a competir oficialmente, algo que poderá acontecer a qualquer momento.
Ultrapassada essa questão, subsiste a avaliação técnica. Luís Guilherme viaja sempre com o grupo leonino, até como forma de acelerar a integração no plantel, mas mesmo que a inscrição fique concluída em tempo útil, a titularidade está praticamente fora de questão. O brasileiro realizou apenas um treino com os colegas e, no melhor dos cenários, será opção a partir do banco. Ainda assim, as circunstâncias podem jogar a seu favor: o Sporting apresenta-se desfalcado de dez jogadores, entre lesionados, castigados e ausências motivadas pela Taça das Nações Africanas (CAN).
Com contrato válido até 2030 e uma cláusula de rescisão fixada nos 80 milhões de euros, Luís Guilherme surge apontado internamente como o sucessor de Geovany Quenda. O jovem português já foi adquirido pelo Chelsea por 50 milhões de euros, mas permanece emprestado ao Sporting até ao final da temporada, encontrando-se atualmente lesionado, com regresso previsto apenas para março.