Futebol
Maxi Araújo toma posição no Sporting durante contestação de Rui Borges: “Juntos sempre!"
22 Set 2026 | 10:52
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
18 Jan 2025 | 14:51 |
Marcus Edwards foi colocado a treinar à parte. O Sporting não está contente com a falta de compromisso do extremo com o Clube e castigou o jogador, que terá demonstrado vontade de deixar Alvalade ainda durante este nês de janeiro.
A informação está a ser avançada por Nicolò Schira - jornalista italiano especializado em assuntos relacionados com o mercado de transferências - garantindo que a falta de tempo de jogo é o que leva o 'camisola 10' a procurar um novo desafio na carreira.
Para já, o extremo inglês encontra-se a treinar afastado do plantel. O avançado tem um horário e local diferente dos restantes companheiros para trabalhar na Academia Cristiano Ronaldo enquanto a Direção do Sporting procura uma solução no mercado.
Na presente temporada, Marcus Edwards – avaliado em 15 milhões de euros – participou em 10 encontros pelos leões. O jogador soma, no total, apenas 346 minutos disputados com a camisola verde e branca, tendo marcado três golos (dois frente ao Amarante, um diante do Farense).
Ao todo, desde que chegou ao Sporting oriundo do Vitória de Guimarães, Marcus Edwards realizou 120 encontros, marcou 24 golos, fez 18 assistências e conquistou uma Liga Portugal Betclic (2023/24). O extremo tem contrato com os verdes e brancos até junho de 2026 e uma cláusula de rescisão de 60 milhões de euros. O inglês custou 7,5 milhões de euros por 50% do passe, tendo os verdes e brancos assegurado mais 15%, aquando da venda de Pedro Porro ao Tottenham.
Confira a publicação:
Estado do tapete do reduto dos verdes e brancos tem merecido algumas críticas e problema está encontrado, com os leões a iniciarem o tratamento
22 Set 2026 | 13:48 |
O relvado do Estádio José Alvalade tem apresentado sinais de desgaste nas últimas semanas, sobretudo junto às balizas e no corredor central. O Sporting já identificou a origem do problema: a presença de alguns fungos no tapete verde.
A situação já está a ser tratada, embora a intervenção mais profunda esteja prevista apenas depois da receção de Portugal ao País de Gales, marcada para quinta-feira, às 19h45. O encontro assinala a estreia de Jorge Jesus no comando da Seleção Nacional e será ainda disputado no atual relvado.
Depois desse compromisso, o Sporting terá uma janela importante para intensificar os trabalhos. Alvalade só volta a receber um encontro a 21 de outubro, frente ao LASK, para a Liga dos Campeões, proporcionando várias semanas para recuperar as zonas mais afetadas.
Para já, está afastada a possibilidade de uma substituição integral do relvado. Os responsáveis leoninos acreditam que o tratamento em curso será suficiente para devolver ao terreno as condições consideradas adequadas para a prática de futebol ao mais alto nível.
Uma mudança completa poderá, contudo, acontecer no final da temporada. O atual tapete foi instalado em 2025, na sequência do rebaixamento da estrutura que o suporta, integrado no plano de requalificação do Estádio José Alvalade.
O concerto de Plutónio, agendado para 5 de junho, já depois de terminada a época desportiva, poderá acelerar essa decisão. Com o relvado ocupado pelos milhares de fãs esperados para o espetáculo, o Sporting poderá aproveitar o momento para levantar o atual tapete e instalar um novo tendo em vista 2027/28.
Comentador desportivo deixou a sua visão sobre as recentes declarações do Presidente dos leões no que ao seu treinador diz respeito
22 Set 2026 | 13:04 |
Tomás da Cunha reagiu às declarações de Frederico Varandas sobre Rui Borges e colocou o foco naquilo que entende dever ser a principal questão para o Sporting: não o passado do treinador, mas aquilo que este poderá oferecer ao Clube daqui para a frente.
“Ouvi Varandas e já tinha ouvido Rui Borges lembrar o que conseguiu no Sporting. Está exactamente aí a questão: o clube precisa de pensar no que Rui Borges consegue fazer no futuro, não no que fez lá atrás”, afirmou o comentador desportivo.
A opinião surge depois de Frederico Varandas ter garantido que o lugar de Rui Borges nunca esteve em causa, desmentindo a existência de qualquer reunião da administração da SAD para discutir o futuro do treinador após os últimos resultados.
O Presidente do Sporting aproveitou ainda para defender o trabalho do técnico através de vários números. Varandas destacou as vitórias em casa na Liga dos Campeões, a sequência de triunfos em Alvalade, a percentagem reduzida de derrotas e os 82 pontos alcançados em cada uma das duas épocas referidas.
O dirigente reconheceu, ainda assim, o dado relativo às 17 ocasiões em que o Sporting perdeu vantagens durante o período de Rui Borges no comando. “É um facto, não há como desmentir”, afirmou, embora tenha relativizado o peso desse registo perante aquilo que considera serem os restantes resultados alcançados.
Treinador dos verdes e brancos recebeu um voto de confiança da Direção após os dois empates consecutivos para a Liga, mas precisa de reagir
22 Set 2026 | 12:28 |
O Sporting precisa de uma verdadeira terapia de choque depois dos empates com Famalicão e Arouca, da crescente contestação dos adeptos e das dúvidas em torno de Rui Borges. O problema é que o treinador terá enormes dificuldades para trabalhar de forma incisiva nessa reação durante a pausa FIFA: apenas seis jogadores do plantel principal estarão em Alcochete.
Rui Borges contará no regresso aos treinos com Kaique, Eduardo Quaresma, João Simões, Pedro Lima, Luís Guilherme e Sergi Altimira. Entre todos, apenas o médio espanhol tem sido presença habitual no onze inicial do Sporting, o que limita bastante a possibilidade de corrigir coletivamente os problemas apresentados nas últimas jornadas.
A situação surge num momento particularmente sensível. Os leões deixaram escapar vantagens diante de Famalicão e Arouca, somaram dois empates consecutivos e Rui Borges viu crescer a contestação em seu redor, embora tenha recebido entretanto um voto de confiança da administração liderada por Frederico Varandas.
A pausa poderia, em condições normais, ser utilizada para trabalhar de forma profunda a gestão dos momentos de jogo, os equilíbrios defensivos e a capacidade da equipa para não perder controlo depois de se colocar em vantagem. Só que 17 jogadores foram chamados às respetivas seleções, deixando o treinador praticamente sem a base habitual do Sporting.
Entre as ausências está Iván Fresneda, promovido à seleção principal de Espanha depois da lesão de Pedro Porro. O lateral-direito celebrou a primeira chamada ao escalão máximo da Roja, classificando o momento como “um sonho realizado” e deixando também uma mensagem de apoio ao antigo jogador leonino.
Issa Doumbia também estará fora de Alcochete depois da chamada à seleção italiana. A convocatória do médio do Sporting teve eco em Itália, onde foi recordado o percurso partilhado com Mohamed Ali Zoma desde os tempos de formação no Albinoleffe.
Rui Borges deverá, por isso, recorrer a vários jovens da Academia para completar os trabalhos durante este período. A intenção passa por iniciar desde já a preparação da deslocação a Braga, marcada para 9 de outubro, mas a desejada terapia de choque ficará inevitavelmente limitada até ao regresso dos internacionais.
Maxi Araújo toma posição no Sporting durante contestação de Rui Borges: “Juntos sempre!"
22 Set 2026 | 10:52
Titular do Sporting recebe oportunidade que esperava e admite: “Um sonho”
22 Set 2026 | 10:04
Bruno Sá aponta 'tática' de Varandas no Sporting: “Preparar Rui Borges para pagar sozinho a fatura”
22 Set 2026 | 09:51