
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
Rui Borges foi um dos grandes obreiros da época histórica do Sporting, que culminou na conquista da dobradinha. O sucesso do técnico de 43 anos no Clube de Alvalade não surpreende quem o conhece desde criança. Em Mirandela, sua terra natal, o treinador leonino é muito acarinhado e as suas qualidades profissionais e humanas são enaltecidas.
Albino Guimarães, vizinho e amigo de infância de Rui Borges - que garantiu que o Sporting terá uma "grande equipa", em 2025/26 -, começa por lembrar, em declarações ao jornal A Bola, a paixão antiga do treinador pelo futebol: “Andava sempre com uma bola nas mãos. Mesmo dentro de casa. Recordo sempre as palavras da dona Cândida [mãe de Rui Borges] que lhe dizia 'se não comeres a sopa, não jogas futebol’”.
As características de Rui Borges são também muito apreciadas. A humildade, frontalidade e espírito de grupo são traços que mantém desde muito jovem. A forte ligação a Mirandela, que faz questão de preservar, e o acompanhamento que dá aos pais, Cândida e Manuel Borges, também são muito elogiados. No plano pessoal, o treinador é ainda descrito como alguém que gosta de se deitar e levantar cedo, mesmo nas folgas, e que, nos tempos livres, é apreciador de séries televisivas e telenovelas.
Por outro lado, as críticas de que, por vezes, Rui Borges é alvo, desagradam a quem o conhece bem. Albino Guimarães considera-as “injustas”, mas “percebe a desconfiança” em torno do amigo, porque “veio do nada”. Ainda assim, deixa uma garantia: “Na próxima época vai estar mais experiente, vai conseguir fugir das ratoeiras dos jornalistas e terá uma comunicação diferente”.
Em Mirandela, o sucesso de Rui Borges no Sporting é motivo de grande alegria. A subida a pulso do treinador, que, em apenas oito temporadas, passou da quarta divisão para o topo do futebol português, não deixa ninguém indiferente. Por isso, o técnico será homenageado pelo Sport Clube de Mirandela, onde iniciou a carreira de jogador e, mais tarde, de treinador, por ocasião das comemorações do 99º aniversário do emblema transmontano. A cerimónia está marcada para o próximo dia 10 de junho.
Clube de Alvalade tinha possíveis planos para a janela de transferências de verão, mas decisão do médio internacional português leva a mudanças
|
Depois de associado a uma possível transferência milionária para o Al Hilal, Bruno Fernandes decidiu permanecer no Manchester United na próxima temporada. A escolha feita pelo antigo capitão do Sporting impede que os leões recebam uma quantia de aproximadamente 6,2 milhões de euros.
A informação está a ser avançada por Fabrizio Romano - jornalista italiano especializado em assuntos relacionados com o mercado - garantindo que o internacional português não quis mudar-se para a Arábia Saudita, continuando na equipa de Ruben Amorim.
Caso a mudança de Bruno Fernandes para o Al Hilal se materializasse, o Sporting iria lucrar um valor de aproximadamente 6,2 milhões de euros, visto que o negócio pelo internacional seria de 117M e os leões reservaram direito a 10% de uma futura mais-valia, aquando transferência do jogador para o Manchester United, em 2019/20.
Apesar dos números da transferência para o Al Hilal e os salários milionários oferecidos pelos clubes de futebol da Arábia Saudita, Bruno Fernandes optou por permanecer no Manchester United para continuar a disputar um campeonato de alto nível de competitividade, como é o caos da Premier League.
Em 2024/25, Bruno Fernandes - avaliado em 50 milhões de euros - disputou 57 jogos, nos quais marcou 19 golos e fez 18 assistências, ao longo de 4.933 minutos. Pelos leões, o médio apontou 63 golos em 137 partidas disputadas, sendo ainda hoje recordado com muito carinho pelos adeptos verdes e brancos.
Avançado formado em Alvalade tem sido apontado ao plantel comandado por Rui Borges, mas há outras equipas interessadas no extremo
|
Félix Correia tem sido apontado a um possível regresso ao Sporting. Depois de uma grande temporada, o extremo formado na Academia Cristiano Ronaldo também é cobiçado por Benfica e Porto, mas garante que, de momento, não está focado nos rumores de transferência.
Félix Correia: "Sporting, Benfica e Porto? Não penso nisso"
"Não penso nisso sequer. Sei que é muito falado, saem muitas notícias, mas não penso muito nisso. Deixo as pessoas do clube resolverem e depois se tiver que acontecer, vai acontecer. Mas não meto essa pressão na minha cabeça. Não tenho nada decidido e não tenho nenhum passo para dar", disse, ao jornal Record, sobre o interesse dos primeiros classificados do campeonato.
Questionado sobre se a sua prioridade será continuar na Liga Portugal Betclic ou rumar novamente ao estrangeiro, Félix Correia garantiu: "Já passei por muitos clubes grandes e, nesta altura da minha carreira, olho mais para o plano desportivo, para aquilo que me vão proporcionar, aquilo que vai ser o melhor para mim".
Félix Correia: "O melhor projeto desportivo para mim é aquilo que eu vou agarrar"
"Não olho para o clube grande ou não grande, se fico em Portugal ou não. O melhor projeto desportivo para mim é aquilo que eu vou agarrar", garantiu Félix Correia, formado no Sporting, que terminou a época mais produtiva da careira ao serviço do emblema da cidade de Barcelos.
Esta temporada, ao serviço do Gil Vicente, Félix Correia – avaliado em 4 milhões de euros – foi utilizado em 37 partidas: 33 na Liga Portugal Betclic e quatro na Taça de Portugal. Nos 3.188 minutos que disputou, o extremo marcou 10 golos e fez quatro assistências.
Seleção nacional tem, esta terça-feira, um duelo decisivo na prova, mas há mais futebol para ver, em particular no que diz respeito ao futebol de formação
|
Esta quarta-feira, dia 3 de junho, começa com o Torneio Maurice Revello, uma competição dedicada a jovens talentos do futebol mundial. A equipa sub-20 do Mali defronta a congénere do Panamá, às 13h00, e mais tarde, às 16h30, a França enfrenta a Arábia Saudita.
Já perto do final da tarde, os holofotes viram-se para a UEFA Women’s Nations League, com duas partidas de grande relevância. Portugal mede forças com a Bélgica, num duelo de sobrevivência pela permanência na prova, e, ao mesmo tempo, Espanha e Inglaterra protagonizam um intenso jogo, sendo estas duas das seleções mais talentosas da atualidade. Para fechar o dia, também para esta competição, Suécia e Dinamarca têm agendado um duelo nórdico.
Confira, abaixo, a lista de jogos agendados para esta terça-feira, bem como o canal em que poderá vê-los:
• Mali - Panamá [S20]: 13h00, T. Maurice Revello, SportTV 3;
• França [S20] - Arábia Saudita: 16h30, T. Maurice Revello, SportTV 3;
• Portugal - Bélgica: 18h00, UEFA Women’s Nations League, RTP1;
• Espanha - Inglaterra: 18h00, UEFA Women’s Nations League, SportTV 1;
• Suécia - Dinamarca: 18h30, UEFA Women’s Nations League, SportTV 2.
Aproveite e carregue aqui para ver a programação semanal completa.