Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
25 Out 2025 | 12:33 |
O Marselha está em conversações com o Real Madrid para contratar Endrick. Depois de ter sido associado ao Sporting no verão, o avançado tomou a decisão de deixar o Santiago Bernabéu e voltou a colocar os leões na lista de possíveis destinos.
No entanto, segundo informação avançada por Ekrem Konur - jornalista turco especializado em assuntos relacionados com o mercado de transferências -, dos vários interessados, o Marselha já se chegou à frente pelo avançado brasileiro.
Os gauleses estão em negociações com o Real Madrid para garantir o jogador por empréstimo e a fonte em questão faz questão de realçar que os representantes de Endrick preferem uma mudança para as cinco principais ligas (Inglaterra, Espanha, Alemanha, Itália, França) ou para Sporting, Benfica e Porto.
Certo é que Endrick não entra nos planos de Xabi Alonso e, uma vez que o Campeonato do Mundo se disputa em 2026, quer sair do Real Madrid para conseguir ter uma utilização regular e lutar para ser convocado por Carlo Ancelotti para a seleção.
Esta temporada, com a camisola do Real Madrid, Endrick - avaliado em 35 milhões de euros - ainda não foi utilizado por Xabi Alonso, passando toda a época no banco. Em 2024/25, o jovem de 19 anos fez sete golos em 37 jogos (845 minutos).
Confira a publicação:
Meio-campo dos verdes e brancos tem sido dor de cabeça para Rui Bores, treinador dos leões, que já fez várias mexidas ao longo da época
25 Out 2025 | 11:57 |
Augusto Inácio acredita que, de momento, João Simões deve ser titular no meio-campo do Sporting ao lado de Morten Hjulmand - que viu Frederico Varandas tomar uma decisão sobre a saída em janeiro. O antigo jogador, treinador e dirigente dos leões elogiou o médio formado em Alcochete, que tem vantagem perante o japonês e o georgiano.
Augusto Inácio: "Só Rui Borges pode dizer o que nos está a escapar"
"Só Rui Borges pode dizer o que nos está a escapar, porque quando se lança um miúdo, em Nápoles, em jogo da Champions, num estádio que não é o de Alvalade, e mostrou aquela personalidade toda, pensava que ia ter mais oportunidades. O certo é que no jogo seguinte nem foi convocado, depois tem andado para ali, mas não tem tido minutos, e, curiosamente, aparece com o Marselha, em Alvalade, e joga a titular", disse, ao jornal A Bola.
Para Inácio, a diferença entre o jovem e a concorrência tem sido notória: "Rui Borges é que sabe com o que conta, mas o que é certo é que Morita não atingiu o nível, desde o princípio da época, o Kochorashvili ainda não deu indicações de segurança para render o Morita na equipa titular, mas acho que pelo jogo que fez em Nápoles, o Simões é aquele que me parece melhor para jogar ao lado do Hjulmand".
Augusto Inácio: "Simões parece que está melhor do que Morita e Kochorashvili"
"Vemos que parece que está melhor do que Morita e Kochorashvili. Além da personalidade, também é aquele que apoia o ponta de lança, que aparece na área muitas vezes, no espaço vazio, é um jogador box-to-box, mas, acima de tudo, que quando tem a bola nos pés não a perde com facilidade e isso é muito bom para a equipa. Claro que tudo depende daquilo que o treinador está a pedir, o que vemos é que os outros médios entram muito pouco, é verdade que no sistema de 3x4x3 havia essa possibilidade, e o Morita aparecia muitas vezes na área, e o Kochorashvili já está no sistema 4x2x3x1 e, se calhar, não tem ordens para aparecer tanto na área. É tudo aquilo que é a estratégia de jogo do Rui Borges", acrescentou.
Augusto Inácio apontou ainda um menor impacto de Hjulmand, em comparação com épocas passadas, mas aponta o capitão como indiscutível: "Este ano ainda não apareceu com aquele fulgor e carisma como jogava no outro sistema, em que tinha outra importância. Às vezes parece-me que não sabe se há de esticar um bocadinho mais o jogo, se há de ficar, mas dá-se bem com quem estiver ao seu lado, é ele e mais dez, mas a sua performance e qualidade de jogo tem a ver com o que o treinador lhe diz. Mas, para mim, a importância de Hjulmand na equipa era muito maior no outro sistema do que agora. Às vezes, até parece-me algo perdido, que não ocupa tanto espaço, precisamente porque os médios interiores talvez não estejam tão metidos, tão dentro, como era no 3x4x3, e isso talvez seja uma forma de ele não ter tanta influência".
Clube de Alvalade não fica indiferente ao desempenho do central internacional pela Costa do Marfim, contratado ao Midtjylland em 2022/23
25 Out 2025 | 11:47 |
Ousmane Diomande é o próximo jogador a renovar com o Sporting. Os leões estão em negociações com o central costa-marfinense há algum tempo e terão entrado na reta final das conversações, com o defesa a receber um aumento salarial substantivo.
Segundo informação avançada pelo jornal A Bola, Diomande vai prolongar o vínculo ao Sporting por mais três temporadas, uma vez que é imprescindível na equipa. Além do mais, o 'camisola 26' irá ver o ordenado passar de 400 mil euros líquidos anuais para sensivelmente o dobro.
A cláusula de rescisão, fixada em 80 milhões de euros, não deverá sofrer alterações. Apesar do interesse de vários tubarões no central, Frederico Varandas crê que o valor presente no contrato do jogador do Sporting - que ganhou peso com a lesão - é suficiente.
Vale recordar que Ousmane Diomande chegou ao Sporting no mercado de inverno de 2022/23, gerando muita desconfiança. Os leões pagaram, inicialmente, 7,5 milhões de euros ao Midtjylland, tendo o central já cumprido todos os objetivos acordados à data. No total, o 'camisola 26' custou 12,5M de euros.
Neste início de temporada, Ousmane Diomande - avaliado em 45 milhões de euros -, participou em quatro partidas oficiais pelo Sporting, sobretudo devido a lesão. O internacional costa-marfinense dos leões regista, até ao momento, 227 minutos de jogo, ainda sem qualquer golo ou assistência na conta pessoal.
'Camisola 8' dos leões chegou às 53 assistências com a Listada verde e branca, igualando recorde de Pedro Barbosa, antigo capitão do Clube de Alvalade
25 Out 2025 | 10:53 |
Com a assistência diante do Marselha, Pote chegou aos 53 passes para golos de companheiros, igualando Pedro Barbosa. Numa animada conversa entre ambos, o atual 'camisola 8' revelou ao antigo capitão dos leões que também "gostava de ficar 10 anos" em Alvalade.
Pote: "Também gostaria de ficar aqui 10 anos"
"Sei que o Pedro Barbosa esteve aqui 10 anos. Também gostaria de ficar aqui 10 anos. Veremos como corre. Temos uma personalidade diferente. Ele tem uma personalidade mais madura, de capitão. Gostaria de ter a visão de jogo do Pedro, das movimentações, de como passava a bola e por onde queria passar. Tinha um bom remate, talvez não fosse o meu, porque tenho feito mais golos, mas se calhar era melhor. Os guarda-redes não estavam tão à espera. E levaria aquele um para um, que o Pedro Barbosa tinha um excelente um para um", disse, aos meios de comunicação dos leões.
Apesar da grande influência no jogo do Sporting, Pote admite que o objetivo é outro: "Claro que estatisticamente gostamos sempre de marcar, de assistir, de ver o nosso nome ali. Mas o mais importante para mim é sentir-me feliz, jogar bem, saber que estou a fazer o melhor para a equipa, aquilo que o treinador me pede".
Pote: "Temos de dar tudo para conquistar o tricampeonato"
"Essa é a mensagem que eu e os jogadores que já aqui estamos há mais tempo tentamos passar: qualquer jogo pode fazer a diferença no final do campeonato e temos de nos mentalizar disso, porque a nossa Champions é ganhar o título. Por isso, temos de dar tudo para conquistar o tricampeonato. Pode ser um ano histórico para o Clube e é isso que vamos tentar fazer", acrescentou.
Por sua vez, Pedro Barbosa elogiou Pote, aplaudindo a caminhada do internacional português: "Sou um fã. Já o era no Famalicão. Há algo poético na forma como ele remata. Não é um jogador de rematar forte, remata sempre em jeito. Parece que a bola vai com pouca força, mas vai para o sítio certo. Isso revela a sua inteligência. Em alturas de decisão, ele toma muitas vezes a melhor decisão".