Futebol
Empréstimo? Frederico Varandas já tomou decisão sobre futuro de avançado do Sporting
07 Nov 2025 | 07:18
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
06 Jun 2024 | 11:31 |
Geny Catamo foi chamado pela seleção de Moçambique para o duplo compromisso de qualificação para o Mundial de 2026, no entanto, a experiência não está a ser a melhor: o jogador do Sporting continua a contas com uma lesão muscular, algo que fez com que perdesse alguns jogos na reta da meta do campeonato nacional.
De acordo com edição desta quinta-feira, dia 6 de junho, do jornal Record, o craque de Rúben Amorim pode muito bem falhar o primeiro encontro pelo seu país, que joga já amanhã, sexta-feira, frente à Somália, uma vez que está a treinar condicionado.
Ainda assim, caso falhe a primeira partida, o jogador verde e branco ainda pode entrar nas contas de Moçambique para o segundo encontro, se acabar por se recuperar, que é disputado segunda-feira, 10 de junho, frente à Guiné.
Vale recordar que o futebolista chegou ao Sporting a custo zero, com possibilidade de os leões resgatarem os 75% ao clube do Seixal por 600 mil euros, de forma faseada. No entanto, o prazo expirou e o moçambicano ganhou destaque na equipa. Agora com cláusula de 60 milhões de euros, se saísse no inverno, os leões só recebiam 25%. Dos 75% em posse do Amora, os Black Bulls detém 85% do valor económico.
Em 2023/24, Geny Catamo – avaliado em 8 milhões de euros – leva 41 jogos ao serviço do Sporting. Ao longo dos 2.401 minutos em que esteve dentro das quatro linhas, o extremo marcou seis golos e realizou cinco assistências. Apesar de ter ‘oferecido’ a vantagem aos dragões, aproveitada por Evanilson, o jogador foi o grande herói dos verdes e brancos frente ao Benfica, ao bisar e arrecadas três pontos importantes para as contas do título.
O jogador de 23 anos estreou-se pelo Sporting diante do Portimonense, a 29 de dezembro de 2021 – num encontro que terminou com vitória leonina, por 3-2. Desde então, já esteve a empréstimo dos leões no Guimarães e no Marítimo. O internacional por Moçambique tem contrato em Alvalade até junho de 2028.
Internacional colombiano não fez parte das escolhas de Rui Borges para o onze inicial dos leões em Turim, para a Liga dos Campeões
07 Nov 2025 | 11:40 |
Rui Borges já terá escolhido entre Fotis Ioannidis e Luis Suárez para o Santa Clara - Sporting. Ao que parece, o técnico dos verdes e brancos vai voltar a mexer na frente de ataque e o internacional colombiano é o escolhido para ir a jogo no próximo sábado, 8 de novembro.
Apesar de estas ligaduras em questão terem gerado algum burburinho em torno da condição física do avançado, tal nunca se esperou grave, o que até lhe valeu 18 minutos em campo para a Liga dos Campeões. Agora, para o Campeonato Nacional, Rui Borges deverá voltar a deixar Fotis Ioannidis como suplente e voltar a promover o cafetero ao onze inicial.
A verdade é que, por esta altura, o treinador do Sporting vê-se obrigado a gerir a sua equipa com base em vários critérios. Antes da próxima pausa FIFA, são vários os jogadores completamente no limite - como Gonçalo Inácio, Morten Hjulmand, Francisco Trincão ou Pedro Gonçalves -, com as viagens a aumentarem este desgaste.
Esta temporada, com a camisola do Sporting, Luis Suárez – avaliado em 22 milhões de euros – leva 15 encontros: 10 na Liga Portugal Betclic, três na Liga dos Campeões, um na Taça de Portugal e outro na Supertaça Cândido de Oliveira. Nos 1.074 minutos, o ponta-de-lança marcou oito golos e fez duas assistências.
O emblema verde e branco volta a entrar em campo no próximo sábado, dia 8 de novembro, frente ao Santa Clara, em jogo relativo à 11.ª jornada da Liga Portugal Betclic. O encontro diante da turma liderada por Vasco Matos jogar-se-á às 20h30, no Estádio de São Miguel, em Ponta Delgada.
Emblema carioca está a começar a perder paciência com o antigo jogador do Clube de Alvalade e deverão haver punições em breve
07 Nov 2025 | 10:05 |
O Flamengo decidiu aplicar uma multa disciplinar a Gonzalo Plata, depois de o antigo jogador do Sporting ter sido expulso pela segunda vez em apenas uma semana, no empate diante do São Paulo na madrugada de quarta para quinta-feira, para o Brasileirão.
O internacional equatoriano já havia visto vermelho direto na segunda mão da meia-final da Taça Libertadores, frente ao Racing. Apesar disso, o mengão conseguiu manter o 0-0 e garantir a presença na final, onde enfrentará o Palmeiras, de Abel Ferreira.
Desta vez, o ex Sporting voltou a ser expulso - também com vermelho direto, aos 67 minutos, após uma entrada dura sobre um adversário. No momento da infração, o Flamengo vencia por 2-1, mas acabou por sofrer o empate a dez minutos do fim. No final do encontro, o treinador da equipa do Rio de Janeiro falou sobre o tema.
"Punições dependem sempre da direção do clube. É claro que eu participo. Mas o que acontece? Uma expulsão como a do Plata de hoje, que foi sem querer. Foi sem querer, ele quis ir à bola e acabou por acertar na perna do adversário. Um jogador que estava a dar absolutamente tudo para a equipa durante o jogo, que estava a correr. Jamais vou culpar um jogador por cometer um erro destes. Estou sim aqui para colocar a culpa em mim mesmo. Eu, como maior responsável pela equipa, sou o responsável por um empate como este", disse Filipe Luís.
Apesar de o treinador ter saído em defesa do extremo de 25 anos, o portal UOL Esporte revela que a direção do clube carioca considerou esta a segunda expulsão “estúpida” de Gonzalo Plata em poucos dias, decidindo assim multar o jogador.
Antigo avançado do Sporting foi titular na partida da última quinta-feira, 6 de novembro, válida para a quarta jornada da competição europeia
07 Nov 2025 | 08:56 |
O Estugarda venceu o Feyenoord, por 2-0, na última quinta-feira, dia 6 de novembro, em partida válida para a quarta jornada da Liga Europa. Tiago Tomás, avançado da formação do Sporting, foi titular na partida na qual a sua formação levou a melhor sobre Gonçalo Borges, ex-jogador do Porto.
A partida acabou por ficar definida apenas na sua fase final. Depois de uma primeira parte sem golos e uma segunda metade semelhante em solo alemão, o encontro parecia que ia terminar desta forma. No entanto, Bilal El Khannouss inaugurou o marcador à passagem pelo minuto 84.
Ainda que o primeiro tento do encontro tenha sido tardio, o Estugarda ainda foi a tempo de aumentar a vantagem e marcar o segundo. Deniz Undav (90'+1) disparou para o fundo das redes da baliza do Feyenoord e estabeleceu o resultado final.
Tiago Tomás, como já referido, fez parte do onze inicial de Sebastian Hoeness para o encontro e acabou por sair apenas aos 86 minutos, quando a sua equipa já vencia, ainda que pela margem mínima. Por esta altura, o Estugarda ocupa a 20.ª posição da prova, com seis pontos em quatro partidas disputadas - duas vitórias e duas derrotas.
Com a camisola do Sporting, Tiago Tomás - avaliado em 12 milhões de euros - fez 66 jogos, contando com nove golos e quatro assistências. O avançado de 22 anos fez parte do plantel que venceu o Campeonato Nacional (2020/21), a Supertaça (2022) e duas Taças da Liga (2020/21 e 2021/22).