Futebol
Hjulmand perde a cabeça no balneário do Sporting após derrota no Jamor
26 Mai 2026 | 09:38
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
09 Fev 2025 | 20:12 |
Espen Eskas vai apitar a partida entre Sporting e Borussia Dortmund, da primeira mão do playoff de acesso aos oitavos-de-final da Liga dos Campeões. O árbitro norueguês foi escolhido pela UEFA, que revelou todas as nomeações para os próximos jogos este domingo, dia 9 de fevereiro.
O resto da equipa de arbitragem será composta pelos compatriotas Isaak Elias Bashevkin e Jan Erik Engan, que desempenharão o papel de assistentes e Kristoffer Hagenes como quarto árbitro. O neerlandês Dennis Higler estará no VAR da partida entre leões e alemães, com contributo e ajuda de Rob Dieperink.
A nomeação marca uma estreia absoluta, uma vez que Espen Eskas nunca apitou um jogo dos verdes e brancos. No entanto, o juiz esteve presente na vitória dos juniores (sub-19) do Clube de Alvalade, diante do Ajax (3-2) em partida válida para a fase de grupos da UEFA Youth League, na temporada 2021/22.
Recorde-se que os verdes e brancos chegam a este playoff, após terminarem no 23.º lugar da fase de liga da prova milionária da UEFA, com 11 pontos conquistados. Já o adversário ficou em 10.º, com 15. A primeira mão será jogada em Alvalade e todas as decisões são remetidas para o Signal Iduna Park, na Alemanha.
A formação comandada por Rui Borges volta a entrar em campo na próxima terça-feira, dia 11 de fevereiro, frente ao Dortmund. O encontro diante da turma liderada por Nico Kovac tem pontapé de saída agendado para as 20h00, no Estádio José Alvalade, neste que é o regresso das competições europeias ao reduto leonino após a UEFA ter fechado o setor A14 diante do Bolonha.
Antigo responsável do Clube de Alvalade apontou o dedo à equipa verde e branca devido à derrota na Taça de Portugal, diante do Torreense
26 Mai 2026 | 10:53 |
A derrota do Sporting frente ao Torreense na final da Taça de Portugal continua a gerar fortes reações no universo leonino e Dias Ferreira não poupou críticas aos jogadores pela exibição no Jamor. O antigo dirigente verde e branco considerou que os principais responsáveis pelo desaire frente à formação de Torres Vedras foram os próprios futebolistas do plantel orientado por Rui Borges.
Dias Ferreira: "O presidente não jogou, o treinador também não"
“O presidente não jogou, o treinador também não. Os grandes culpados pela derrota foram os jogadores”, começou por afirmar, em declarações ao jornal Record, tendo ainda criticado duramente a atitude competitiva da equipa leonina: “Houve uma displicência e parecia que não tentaram jogar. Ainda para mais, sendo a final da Taça, faltou atitude competitiva”, sublinhou.
O ex-dirigente marcou presença no Estádio Nacional e confessou ter ficado surpreendido pela forma como os leões abordaram o encontro. “O Sporting jogou muito mal. Para não dizer que não jogou mesmo. Parecia mais um treino do que outra coisa. Já do outro lado vimos uma equipa do Torreense aguerrida e que fez por merecer a vitória”, afirmou.
Apesar da contestação em torno de Rui Borges após o apito final, Dias Ferreira saiu em defesa do técnico leonino e considerou correta a renovação de contrato promovida pela SAD liderada por Frederico Varandas: “Um treinador que fica no 2.º lugar do campeonato, que faz os mesmos pontos do ano passado, fez a prova que fez na Champions... não vejo que seja o problema”, referiu, acrescentando ainda que a continuidade de Rui Borges não devia ficar dependente do resultado da final da Taça.
As palavras de José Dias Ferreira surgem numa altura em que o ambiente em Alvalade continua pesado após o final da temporada 2025/26, marcada pela derrota no Jamor e pela ausência de troféus conquistados pelos verdes e brancos.
Internacional português continua a ser um dos principais alvos dos leões, mas entraves continuam à vista nesta fase do processo em questão
26 Mai 2026 | 10:26 |
O regresso de João Palhinha a Alvalade continua a ganhar força nos bastidores, mas o Tottenham ainda não desistiu de manter o internacional português no plantel para 2026/27. Depois de uma temporada intensa em Londres, o médio deixou, esta segunda-feira, uma mensagem emotiva nas redes sociais que rapidamente incendiou os adeptos do Sporting.
“O reflexo de toda a emoção vivida! Quando cheguei, sabia que o Tottenham era um grande clube, mas os grandes não se medem apenas pela tabela, medem-se também pelos adeptos. Vocês demonstraram isso nos momentos decisivos”, escreveu o trinco português, numa publicação interpretada por muitos adeptos como um possível sinal de despedida.
A reação leonina foi imediata. Nas redes sociais multiplicaram-se os pedidos para que Palhinha volte “a casa”, sobretudo numa altura em que o Sporting continua empenhado em assegurar o regresso do médio formado em Alcochete. Segundo informações recolhidas, os leões mantêm contactos ativos com o jogador, empresários e também com o Bayern Munique, detentor do passe do internacional português.
O Bayern, recorde-se, pagou 51 milhões de euros ao Fulham pela contratação de Palhinha e já fez saber internamente que não conta com o médio para a próxima temporada. Ainda assim, o processo continua longe de ser simples para o Sporting.
O Tottenham ganhou margem financeira importante após garantir a permanência na Premier League - cenário confirmado precisamente com um golo de João Palhinha frente ao Everton - e mantém ativa uma cláusula de opção de compra de 30 milhões de euros.
Além disso, Roberto De Zerbi aprecia o perfil do médio português e pretende continuar a contar com ele, depois de uma das épocas mais produtivas da carreira do jogador, que terminou com sete golos em 45 partidas. Apesar disso, em Alvalade acredita-se que o fator emocional pode pesar bastante na decisão final. O médio está disponível para baixar significativamente o salário e vê com bons olhos um regresso a Lisboa, sobretudo por questões familiares.
Derrota no final da Taça de Portugal voltou a causar alguma insatisfação entre os adeptos do Clube de Alvalade e o técnico tem sido dos mais visados
26 Mai 2026 | 09:52 |
A temporada 2025/26 terminou da pior forma para o Sporting. Depois de uma caminhada europeia de grande nível na Champions League, os leões fecharam a época sem qualquer troféu, ao perderem a final da Taça de Portugal frente ao Torreense, por 2-1, no Jamor.
A derrota deixou marcas fortes dentro do universo leonino. Para lá das imagens visíveis após o apito final - adeptos revoltados, ambiente pesado e jogadores visivelmente abatidos -, o desaire abriu também várias dúvidas internas em torno do futuro imediato da equipa e da liderança técnica de Rui Borges.
Ainda assim, segundo informações avançadas pelo jornal Record, Frederico Varandas mantém total confiança no treinador de 44 anos e não equaciona a sua saída. O Presidente leonino acredita que Rui Borges continua a ser o homem certo para liderar o projeto, embora exista agora margem praticamente nula para novos erros no arranque da próxima temporada.
O técnico já tinha renovado recentemente contrato até 2028, numa demonstração clara de confiança da SAD. Internamente, continua a existir a convicção de que o trabalho desenvolvido desde a chegada a Alvalade foi globalmente positivo, apesar do impacto negativo provocado pela derrota frente ao Torreense.
Ao mesmo tempo, a estrutura verde e branca procura acelerar a reconstrução do plantel para 2026/27. Rodrigo Zalazar, Issa Doumbia, Pedro Lima e Silas Andersen são já peças importantes do novo projeto desenhado para Rui Borges. Além disso, a SAD pretende manter várias referências do plantel, como Maxi Araújo, Gonçalo Inácio e Luis Suárez, acreditando que existem condições para construir uma equipa mais forte e competitiva.