Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futebol

“ESTOU NO MAIOR CLUBE DE PORTUGAL E NUM DOS MAIORES DA EUROPA”

Em entrevista ao Jornal Sporting, Matheus Nunes fez um balanço positivo das suas prestações de leão rampante ao peito

Leonino - Onde o Sporting é notícia
Leonino - Onde o Sporting é notícia

20 Ago 2020 | 13:24 |

Icon Comentário0

Matheus Nunes tem 21 anos e, na época passada, realizou um sonho ao estrear-se na equipa principal. Em entrevista ao Jornal Sporting, o médio fez um balanço positivo das suas prestações de leão rampante ao peito.


Um jogador que subiu a pulso, começando no Ericeirense, passando para o Estoril Praia. Resgatado pelo Sporting CP para atuar nos sub-23, fez 40 jogos e 3 golos. Na equipa principal estreou-se no empate a duas bolas, contra o Vitória SC, em Guimarães. Após esse jogo, tornou-se num elemento fundamental da equipa de Rúben Amorim e fez mais 9 jogos. No total são 5 vitórias, 3 empates e duas derrotas, ao serviço da equipa sénior dos Leões.


“O jogo que me correu melhor foi o último, contra o SL Benfica, apesar do resultado. Estava mais solto, mais calmo e mais tranquilo para fazer aquilo que o míster me pediu. Por isso, foi aquele em que me senti melhor e que fiz melhor aquilo que sei” – começou por dizer o jogador brasileiro.


No entanto, e apesar de alguns resultados menos bem conseguidos, o atleta faz um balanço positivo da sua prestação: “Acho que esses jogos serviram, sobretudo, para me adaptar a tudo aquilo que é novo e que é diferente relativamente ao outro lado [formação]. Serviram para perceber como é jogar na I Liga e adaptar-me ao estilo de jogo do míster. Sempre quis estar aqui e, por isso, tenho que aproveitar a oportunidade e trabalhar cada vez mais para ajudar o Sporting CP a chegar ao lugar ao qual pertence”.

O jogador tem vindo a crescer e a melhorar o seu jogo em todas as partidas e, quando questionado sobre as suas prestações nos próximos jogos irão ser ainda melhores, foi perentório: “Com certeza que sim. Tenho trabalhado muito para melhorar, ficar mais tranquilo e poder mostrar a minha qualidade aos Sportinguistas. Tenho a certeza que, jogo após jogo, vou melhorar e mostrar a minha qualidade. Além disso, as coisas vão sair melhor e mais naturalmente quando estiver mais relaxado”.


O jogador recordou também as palavras do míster antes do jogo da sua estreia, relembrando que lhe deu “muita confiança” e que Rúben Amorim transmite “muita crença a todos e sobretudo aos mais novos. Diz-nos que somos iguais aos outros e que, por isso, temos de estar tranquilos para jogar quando ele nos chamar”.

“Sim, estava nervoso, como é óbvio. Essa estreia foi diferente das estreias nos sub-23 ou na equipa sénior do GDU Ericeirense. Estou no maior Clube de Portugal e num dos maiores da Europa. No primeiro jogo senti alguns nervos, mas depois foi passando”. – lembrou ainda o jogador.

Matheus Nunes e Rúben Amorim jogaram na mesma posição, mas o brasileiro diz não se recordar porque “era muito novo e não acompanhava o futebol português a não ser a formação”. No entanto, esclarece que o atual treinador dos Leões lhe dá muitas indicações: “Quando percebe que posso fazer melhor, corrige-me e diz-me aquilo que preciso de melhorar. Vai-me dando uns toquezinhos em certos exercícios”.

“Para mim é um orgulho poder estar aqui com eles e de certeza que eles também estão felizes. Eu não sou da formação, mas sei que os miúdos da formação sonham sempre em chegar à equipa principal. O Edu [Eduardo Quaresma], por exemplo, está aqui há 10 anos e trabalhou muito para chegar aqui. Atingir este patamar é uma gratificação muito grande”. – indicou o jogador realçando também que mais jogadores vão chegar da formação leonina até à equipa principal:

“Vi jogos dos juniores e juvenis e sei que temos miúdos de muita qualidade que se trabalharem, como eu e outros fizemos, de certeza que vão chegar à equipa principal. O Sporting CP teve sempre uma das melhores formações do mundo e de certeza que vai continuar a formar muitos jogadores de elevado nível”.

Por fim, o atleta considerou que uma equipa também precisa de experiência e que os mais velhos ajudam constantemente os mais novos, deixando rasgados elogios ao capitão Sebastian Coates: “O Seba [Coates] é como um pai para nós. Em campo, está-nos sempre a ajudar e a querer que façamos as coisas da melhor maneira, mas é ele e todos. Eles dão-nos muitos conselhos, mesmo fora do campo, por causa das redes sociais, por exemplo”.


Futebol

Rui Borges confirma que há mais titulares do Sporting que vão falhar o próximo jogo

Técnico mostrou-se desiludido com o desaire e confirmou lesões de futebolista do emblema verde e branco para duelo diante do Casa Pia

Rui Borges mostrou-se desiludido com o desaire  e confirmou as lesões de Eduardo Quaresma e Fotis Ioannidis para o próximo jogo do Sporting
Rui Borges mostrou-se desiludido com o desaire e confirmou as lesões de Eduardo Quaresma e Fotis Ioannidis para o próximo jogo do Sporting

06 Jan 2026 | 23:45 |

Icon Comentário0

Depois do afastamento nas meias-finais da Taça da Liga, Rui Borges esteve presente na sala de conferências do Estádio Dr. Magalhães Pessoa para fazer a análise à partida frente ao Vitória de Guimarães (derrota por 2-1). O técnico mostrou-se desiludido com o desaire e confirmou as lesões de Eduardo Quaresma e Fotis Ioannidis para o próximo jogo do Sporting.


R. Borges: "Por mais otimistas que sejamos, custa ver tanta gente de fora, lesionada"


"É difícil. É algo que parece de estudo. Hoje pela primeira vez sinto e acredito que a equipa sinta também: por mais otimistas que sejamos, custa ver tanta gente de fora, lesionada. Não serve de desculpa, atenção, num jogo onde podíamos ter feito o 2-0, mas o adversário acaba a acreditar no tempo de compensação e é feliz. Apenas isso", começou por dizer.


O técnico acredita que a equipa vai reagir: "A pressão é diária no Sporting, independentemente de conseguirmos ou não os objetivos e resultados. A pressão é a de ser melhor e ganhar. Mais do que os resultados, acredito que tudo aquilo que tem acontecido mexa com os jogadores. Nós, como equipa técnica, temos de encontrar forma de os levantar. Temos de seguir e focar naquilo que falta jogar na época: falta a segunda volta inteira e temos de fazer melhor do que na primeira, porque só assim podemos alcançar os nossos objetivos".

R. Borges: "A minha maior tristeza é sair daqui hoje sem dois jogadores para o próximo jogo"


Rui Borges recusa refugiar-se nas lesões para justificar a eliminação: "Não são as lesões musculares que têm afastado os jogadores. Por mais que seja otimista e não me agarre a isso, a minha maior tristeza é sair daqui hoje sem dois jogadores para o próximo jogo. Chega a um ponto em que é impossível não o sentirmos. Mas não temos assim tantas lesões musculares quanto isso. São sobretudo traumáticas, coisas que acontecem e temos de seguir caminho".

O treinador confessou algum desgaste nos jogadores e aborda ida ao mercado: "Há cansaço acumulado, sente-se isso e hoje notou-se na energia coletiva. Tanta lesão devia ser um caso de estudo. É inacreditável, não sei o que mais nos pode acontecer. Novos jogadores? O Sporting vive da formação e se tivermos de nos agarrar a eles, vamos fazê-lo. Não podemos ir 'assim' ao mercado, senão daqui a dois meses temos quarenta jogadores para treinar. Temos de ser cautelosos e avaliar se há alguma necessidade específica, mas à formação vamos agarrar-nos sempre", apontou.


Futebol

Rui Borges comenta nova lesão de jogador do Sporting: "Pode ter alguma gravidade"

Clube de Alvalade foi, esta terça-feira, dia 6 de janeiro, eliminado na meia-final da Allianz Cup ao perder por 2-1 frente ao V. Guimarães

Rui Borges lamentou as lesões de Fotis Ioannidis e Eduardo Quaresma e afirmou que problema do central do Sporting pode ser grave
Rui Borges lamentou as lesões de Fotis Ioannidis e Eduardo Quaresma e afirmou que problema do central do Sporting pode ser grave

06 Jan 2026 | 23:17 |

Icon Comentário0

O Sporting foi, esta terça-feira, dia 6 de janeiro eliminado na meia-final da Allianz Cup ao perder por 2-1 frente ao V. Guimarães, em Leiria, num encontro em que os vimaranenses alcançaram a reviravolta no marcador já nos descontos, com um bis de Ndoye (90'+2 e 90'+11).


Rui Borges: "Mais do que termos sido penalizados no final do jogo, foi o facto de termos perdido mais dois jogadores"


Em declarações no final do encontro, Rui Borges lamentou as lesões de Fotis Ioannidis e Eduardo Quaresma (que disse ter alguma gravidade), sublinhando que os problemas físicos que assolam o plantel leonino são dignas de um "caso de estudo": "Jogo competitivo e difícil de início ao fim. O Vitória acreditou até ao final e acabou por ser feliz nesse sentido. Na segunda parte podíamos ter feito o 2-0 e não conseguimos, também por mérito do guarda-redes adversário. Triste porque parece um caso de estudo. Saímos daqui com mais duas lesões e deixa-me triste. Tem-nos acontecido de tudo. Mais do que termos sido penalizados no final do jogo, foi o facto de termos perdido mais dois jogadores", começou por dizer o técnico do Sporting, em declarações na flash interview da Sport TV.


Rui Borges: "Triste porque lesão de Edu pode ter alguma gravidade"

O treinador ficou desiludido com a eliminação: "Não é difícil, mas bate bate que amassa. Fiquei sentido com a saída dos dois. Triste porque lesão de Edu pode ter alguma gravidade. Mas é futebol. Levantar a cabeça, dar os parabéns ao adversário. Queríamos muito estar na final mas é continuar caminho".


Rui Borges elogiou a exibição de Charles: "O Vitória veio com uma pressão diferente do que tem feito e do que fez em casa. Devíamos ter procurado mais passes longos, sempre que furávamos a primeira linha de pressão do Vitória tínhamos espaço. Grandes defesas do guarda-redes do Vitória. Podíamos ter feito o 2-0. Mas é dar os parabéns ao Vitória e é isso".

Ainda assim, o técnico acredita que a equipa vai dar a volta por cima: "O grupo já demonstrou que a resiliência é enorme. Há muito campeonato ainda. Temos muito caminho pela frente. Estamos tristes por não disputarmos uma final que queríamos muito e esperar que quem está de fora, da nossa equipa, consiga recuperar porque precisamos de todos. Temos alguns dias para recuperar e respirar um bocado, mas queríamos muito estar na final. Queremos regressar às vitórias já no próximo jogo", terminou.


Futebol

Rui Silva desolado pela derrota do Sporting

Guarda-redes foi o titular na baliza e assumiu alguma frustração pela forma como os leões desperdiçaram a hipótese de chegar à final

Rui Silva desiludido pela forma como Sporting permitiram reviravolta ao Vitória de Guimarães nas meias da Taça da Liga
Rui Silva desiludido pela forma como Sporting permitiram reviravolta ao Vitória de Guimarães nas meias da Taça da Liga

06 Jan 2026 | 22:53 |

Icon Comentário0

Rui Silva foi o rosto maior da desilusão dos jogadores do Sporting, que nos minutos finais permitiram a reviravolta ao Vitória de Guimarães (2-1). O guarda-redes assumiu alguma frustração pela forma como os leões desperdiçaram a hipótese de chegar à final.


R. Silva: "É difícil digerir isto..."


"É difícil digerir isto... O Vitória de Guimarães acreditou até ao fim e nós não conseguimos matar o jogo quando devíamos, fazendo o 2-0", atirou o jogador, à Sport TV, onde acrescentou: "Não desligámos, mas tivemos muitas contrariedades. Mas temos de saber honrar esta camisola".


R. Silva: "São muitas baixas, muita coisa a acontecer"

O guardião falou ainda nas lesões no plantel: "Infelizmente, e por muito que não queiramos, é a realidade. São muitas baixas, muita coisa a acontecer. Hoje, tivemos mais duas contrariedades ao longo do jogo, mas não nos podemos agarrar a isso, ainda falta muita coisa por conquistar".


O pupilo de Rui Borges deu ainda uma palavra aos adeptos: "Quero agradecer o apoio dos adeptos que se deslocaram aqui, agora é continuar. Entramos em todas as competições com o objetivo de as vencer, infelizmente, não conseguimos. Dou os parabéns ao V. Guimarães pela qualificação, agora é focar no campeonato e na Champions".

Esta temporada, com a camisola do Sporting, Rui Silva – avaliado em 7 milhões de euros - soma 22 partidas e é um titular indiscutível para Rui Borges. O internacional português de 31 anos de idade disputou um total de 1.980 minutos, nos quais encaixou 18 golos.

Melhores momentos de Rui Silva:


envelope SUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


Sporting perde com o Vitória de Guimarães nos descontos e é eliminado da Taça da Liga
Futebol

Sporting perde com o Vitória de Guimarães nos descontos e é eliminado da Taça da Liga

06 Jan 2026 | 21:44

Icon Comentário0
Lenda confiante para jogo decisivo do Sporting na Taça da Liga: "Espero que corra bem"
Futebol

Lenda confiante para jogo decisivo do Sporting na Taça da Liga: "Espero que corra bem"

06 Jan 2026 | 17:49

Icon Comentário0
Ex dirigente do Sporting recusa regresso de Amorim e explica: "Não tem palavra"
Futebol

Ex dirigente do Sporting recusa regresso de Amorim e explica: "Não tem palavra"

06 Jan 2026 | 12:50

Icon Comentário0