Futebol
Diogo Travassos marca ao Benfica, mas emprestado pelo Sporting diz: "Toda a gente sabe que sou...
26 Abr 2026 | 10:52
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
20 Ago 2020 | 14:24 |
Matheus Nunes tem 21 anos e, na época passada, realizou um sonho ao estrear-se na equipa principal. Em entrevista ao Jornal Sporting, o médio fez um balanço positivo das suas prestações de leão rampante ao peito.
Um jogador que subiu a pulso, começando no Ericeirense, passando para o Estoril Praia. Resgatado pelo Sporting CP para atuar nos sub-23, fez 40 jogos e 3 golos. Na equipa principal estreou-se no empate a duas bolas, contra o Vitória SC, em Guimarães. Após esse jogo, tornou-se num elemento fundamental da equipa de Rúben Amorim e fez mais 9 jogos. No total são 5 vitórias, 3 empates e duas derrotas, ao serviço da equipa sénior dos Leões.
“O jogo que me correu melhor foi o último, contra o SL Benfica, apesar do resultado. Estava mais solto, mais calmo e mais tranquilo para fazer aquilo que o míster me pediu. Por isso, foi aquele em que me senti melhor e que fiz melhor aquilo que sei” – começou por dizer o jogador brasileiro.
No entanto, e apesar de alguns resultados menos bem conseguidos, o atleta faz um balanço positivo da sua prestação: “Acho que esses jogos serviram, sobretudo, para me adaptar a tudo aquilo que é novo e que é diferente relativamente ao outro lado [formação]. Serviram para perceber como é jogar na I Liga e adaptar-me ao estilo de jogo do míster. Sempre quis estar aqui e, por isso, tenho que aproveitar a oportunidade e trabalhar cada vez mais para ajudar o Sporting CP a chegar ao lugar ao qual pertence”.
O jogador tem vindo a crescer e a melhorar o seu jogo em todas as partidas e, quando questionado sobre as suas prestações nos próximos jogos irão ser ainda melhores, foi perentório: “Com certeza que sim. Tenho trabalhado muito para melhorar, ficar mais tranquilo e poder mostrar a minha qualidade aos Sportinguistas. Tenho a certeza que, jogo após jogo, vou melhorar e mostrar a minha qualidade. Além disso, as coisas vão sair melhor e mais naturalmente quando estiver mais relaxado”.
O jogador recordou também as palavras do míster antes do jogo da sua estreia, relembrando que lhe deu “muita confiança” e que Rúben Amorim transmite “muita crença a todos e sobretudo aos mais novos. Diz-nos que somos iguais aos outros e que, por isso, temos de estar tranquilos para jogar quando ele nos chamar”.
“Sim, estava nervoso, como é óbvio. Essa estreia foi diferente das estreias nos sub-23 ou na equipa sénior do GDU Ericeirense. Estou no maior Clube de Portugal e num dos maiores da Europa. No primeiro jogo senti alguns nervos, mas depois foi passando”. – lembrou ainda o jogador.
Matheus Nunes e Rúben Amorim jogaram na mesma posição, mas o brasileiro diz não se recordar porque “era muito novo e não acompanhava o futebol português a não ser a formação”. No entanto, esclarece que o atual treinador dos Leões lhe dá muitas indicações: “Quando percebe que posso fazer melhor, corrige-me e diz-me aquilo que preciso de melhorar. Vai-me dando uns toquezinhos em certos exercícios”.
“Para mim é um orgulho poder estar aqui com eles e de certeza que eles também estão felizes. Eu não sou da formação, mas sei que os miúdos da formação sonham sempre em chegar à equipa principal. O Edu [Eduardo Quaresma], por exemplo, está aqui há 10 anos e trabalhou muito para chegar aqui. Atingir este patamar é uma gratificação muito grande”. – indicou o jogador realçando também que mais jogadores vão chegar da formação leonina até à equipa principal:
“Vi jogos dos juniores e juvenis e sei que temos miúdos de muita qualidade que se trabalharem, como eu e outros fizemos, de certeza que vão chegar à equipa principal. O Sporting CP teve sempre uma das melhores formações do mundo e de certeza que vai continuar a formar muitos jogadores de elevado nível”.
Por fim, o atleta considerou que uma equipa também precisa de experiência e que os mais velhos ajudam constantemente os mais novos, deixando rasgados elogios ao capitão Sebastian Coates: “O Seba [Coates] é como um pai para nós. Em campo, está-nos sempre a ajudar e a querer que façamos as coisas da melhor maneira, mas é ele e todos. Eles dão-nos muitos conselhos, mesmo fora do campo, por causa das redes sociais, por exemplo”.
Acordo está praticamente fechado e representa um encaixe significativo para o Clube de Alvalade, que vê assim confirmada entrada de dinheiro em caixa
26 Abr 2026 | 12:40 |
O Nápoles vai mesmo avançar para a contratação definitiva de Alisson Santos, numa operação que confirma o que já vinha sendo desenhado desde o inverno. O clube italiano comunicou aos representantes do jogador e ao Sporting a intenção de acionar a cláusula de compra.
O acordo está praticamente fechado e representa um encaixe significativo para o Sporting, que vê assim confirmada a entrada de dinheiro em caixa. A operação prevê o pagamento de 16,5 milhões de euros relativos à opção de compra, aos quais se somam ainda 3,5 milhões referentes ao empréstimo, o que eleva o total para cerca de 20 milhões de euros. Um valor relevante, ainda que distante da cláusula de rescisão fixada nos 80 milhões.
Apesar de não atingir o valor máximo previsto contratualmente, o negócio acaba por ser positivo para os leões, tendo em conta que o investimento inicial na contratação do jogador à União Leiria foi de cerca de 2,1 milhões. Em termos financeiros, a curta passagem por Alvalade traduz-se num saldo favorável, considerando que Alisson nunca se assumiu como titular indiscutível.
Ainda assim, o extremo teve momentos de impacto, com destaque para golos decisivos em partidas europeias, nomeadamente frente ao Marselha e em Bilbau, que ajudaram o Sporting a garantir um lugar de destaque na Liga dos Campeões. O último jogos pelos leões aconteceu a 1 de fevereiro numa vitória por 2-1 frente ao Nacional.
Desde que se mudou para o sul de Itália, o brasileiro já participou em 11 partidas, tendo apontado três golos (Recorde o último). Apesar de ainda estar em fase de adaptação, o rendimento apresentado tem sido suficiente para convencer os responsáveis do emblema transalpino.
Atleta garante ter encontrado um ambiente mais estável e orientado para o crescimento, onde sente que a sua opinião é valorizada
26 Abr 2026 | 12:13 |
Fátima Pinto abordou pela primeira vez, de forma mais aberta, a sua saída do Sporting, num registo onde não poupou reparos a alguns dos processos vividos no Clube de Alvalade. A internacional portuguesa, atualmente ao serviço do Estrasburgo, deixou claro que a decisão de sair não foi tomada de ânimo leve.
F. Pinto: "São algumas pessoas que lá estão e a forma como geriram as coisas que, na minha opinião, não foi a mais correta"
"Eu não estou magoada com o Sporting, porque o Clube é muito maior do que isso. São algumas pessoas que lá estão e a forma como geriram as coisas que, na minha opinião, não foi a mais correta", disse a jogadora ao 'Flashscore', explicando ainda que a saída no último verão surge como consequência natural de um processo em que deixou de se rever na forma como algumas situações eram conduzidas.
Em França, a futebolista garante ter encontrado um ambiente mais estável e orientado para o crescimento, onde sente que a sua opinião é valorizada: "Aqui ouvem-nos e querem melhorar as nossas condições", sublinhando o contraste com a realidade que deixou para trás em Alvalade.
Pela equipa do Sporting, ao longo de oito temporadas, Fátima Pinto cumpriu 186 jogos, nos quais marcou 32 golos, e fez cinco assistências. Conquistou dois campeonatos nacionais, três Supertaças e duas Taças de Portugal ao serviço do conjunto verde e branco.
As comandadas de Micael Sequeira estão no segundo lugar do Campeonato Nacional com 34 pontos, depois do triunfo frente ao Rio Ave. O Benfica sagrou-se hexacampeão e tem mais oito pontos (42). O próximo encontro está marcado para sexta-feira, dia 1 de maio, às 19h00, frente às águias, no Estádio da Luz.
Antigo candidato à presidência do Porto criticou emblema verde e branco na sequência da participação disciplinar feita contra Gabri Veiga
26 Abr 2026 | 11:15 |
Nuno Lobo voltou a criticar o Sporting na sequência da participação disciplinar feita contra Gabri Veiga, após o lance que resultou na lesão de Morten Hjulmand. O antigo candidato à presidência do Porto foi direto e acusou os leões de serem "um clube de queixinhas".
Nuno Lobo: "O Sporting queixa-se de cones, queixa-se de toalhas, é um clube de queixinhas"
O empresário apontou o que considera ser um padrão de comportamento por parte do emblema leonino: "O Sporting queixa-se de cones, queixa-se de toalhas, é um clube de queixinhas. O Sporting não tem mérito nenhum em estar no final da Taça de Portugal. Este jogo foi desvirtuado. O Porto devia era ter jogado com o Santa Clara", disse à Rádio Renascença.
Apesar das críticas, reconheceu que o lance em causa justificava uma sanção disciplinar: "Visto aquilo, obviamente que é um cartão vermelho, mas banalizarmos todos os lances e as participações, e termos este bate-boca, torna isto um cenário tóxico, denso. É nisso que se está a tornar futebol português".
Nuno Lobo deixou também um recado com vista aos próximos jogos do Porto: "Espero que o Conselho de Arbitragem, ou quem manda nisto tudo, ponha um árbitro que não vá com o serviço feito frente ao Estrela da Amadora", atirou, numa crítica indireta à nomeação de árbitros.
Neste momento, os verdes e brancos ocupam a terceira posição da tabela classificativa do Campeonato Nacional, com 71 pontos conquistados. O Porto (79) está no primeiro posto (mais um jogo). Já o Benfica é segundo com 75, mas tem mais duas partidas disputadas.