
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
A equipa B do Sporting pode garantir a subida à Segunda Liga no terreno do Fafe, em jogo referente à jornada 13 da fase de apuramento de campeão da Liga 3. João Gião, ex adjunto de César Peixoto, pode dar uma grande alegria aos adeptos dos leões e garantir a subida de escalão.
A duas jornadas do fim, é necessário que leões vençam no Minho e que o Belenenses não triunfe no duelo diante do Amarante. Na antevisão à partida, o técnico, de 38 anos, assumiu que "expor jogadores desta idade a este tipo de decisões é fundamental" e pediu-lhes "foco na tarefa".
"Aquilo que conseguimos controlar é o que podemos fazer no jogo"
"Agrada-me estarmos presentes nas decisões e expor jogadores desta idade a este tipo de decisões é fundamental. É ótimo para o seu crescimento. Aquilo que lhes peço é foco na tarefa. Há coisas que não conseguimos controlar e há coisas que conseguimos controlar. Aquilo que conseguimos controlar é o que podemos fazer no jogo, sermos competentes e atacar a vitória", disse, aos meios de comunicação do Clube.
"Queremos, em qualquer campo, impor o nosso jogo e assumir a partida"
O treinador realça a importância de ter "realismo e frieza": "Queremos, em qualquer campo, impor o nosso jogo e assumir a partida. Criar muitas oportunidades, ser ofensivos, fazer golos – como temos feito em todos os jogos – e continuar a ser a melhor defesa do campeonato (nove golos sofridos)".
Os leões estão no segundo lugar da tabela classificativa, com 20 pontos amealhados, depois da vitória frente ao Varzim (2-0). O Lusitânia é primeiro com 26 pontos. Já o Belenenses é terceiro classificado com 18 pontos. Os leões entram em campo no sábado, dia 10 de maio, às 16h00.
Diretor geral da CMTV deixou recado emotivo antes do duelo do século entre as duas equipas de Lisboa para a penúltima jornada da Liga Portugal Betclic
|
Na véspera do decisivo dérbi entre Sporting e Benfica, Eduardo Dâmaso escreveu um artigo, onde apela ao regresso do futebol à sua essência mais pura e apaixonada. Com ambos os clubes de Lisboa empatados com 78 pontos, o confronto tem tudo para ser explosivo, mas o diretor geral editorial adjunto do CM/CMTV prefere destacar a história e a beleza do duelo.
“O Dérbi, a religião e o Deus” é o título do artigo onde Eduardo Dâmaso evoca a escrita de Manuel Vásquez Montalbán, um dos maiores cronistas do futebol, para refletir sobre o significado do desporto-rei. “Manuel Vásquez Montalbán produziu, a par de Galeano, Marias e outros, alguns dos melhores textos de sempre sobre futebol. Também sobre outras coisas mas, no que aqui nos chama, sobre futebol”, escreveu Dâmaso no jornal Record.
Recordando a obra “Fútbol: Una religión en busca de um Dios", Dâmado cita passagens marcantes de Montalbán para ilustrar a transição do futebol de paixão pura para um espetáculo de interesses comerciais, “Todos simbolizam o mágico caleidoscópio de emoções que nos leva do futebol de rua ao tempo da construção de um espetáculo transcendente, assente no poder do dinheiro da televisão e das grandes multinacionais, nos estádios feitos catedrais, no endeusamento de jogadores, presidentes e empresários.”
"Vão ao dérbi, apreciem o jogo e os artistas, aplaudam as suas fintas, respeitem os seus erros, ainda que sofram, mas façam a festa do futebol"
Mas é na última parte do texto que Eduardo Dâmaso deixa o seu apelo mais direto aos adeptos de ambos os clubes: “Mesmo assim, deixo aqui os meus votos à tribo que procurará, amanhã, os seus deuses de verde e vermelho. Vão ao dérbi, apreciem o jogo e os artistas, aplaudam as suas fintas, respeitem os seus erros, ainda que sofram, mas façam a festa do futebol.”
Com uma última mensagem clara contra a violência, Dâmaso conclui: "Não se deixem levar pelas hordas organizadas em claques e grupúsculos de violência. Regressem aos tempos em que, apesar da paixão concentrada no ‘tribunal’ de Alvalade e no Terceiro Anel da Luz, prevalecia a arte dos que driblavam de costas, dos que marcavam golos com a franja ou se disfarçavam de poste. O futebol era uma enorme festa e não um grito arrepiante de ódio. Divirtam-se, isolem os bárbaros!"
O Sporting e o Benfica vão disputar amanhã a 33ª jornada da Liga Portugal Betclic, no Estádio da Luz às 18h. O Clube de Alvalade segue em vantagem no confronto direto por ter vencido em casa, os encarnados por 1-0 com golo de Geny Catamo, naquilo que foi o jogo de estreia de Rui Borges ao serviço dos leões. Os médios Hjulmand e Aursnes participaram num vídeo da Polícia de Segurança Pública, nas redes sociais, que apela à segurança e ao respeito por parte dos adeptos nos festejos.
Emblema verde e branco esteve em vantagem no marcador, mas minutos finais ditaram cambalhota no resultado a favor da turma algarvia
|
A equipa de sub-23 do Sporting perdeu, esta sexta-feira, dia 9 de maio, frente ao Farense (2-1), em partida relativa aos oitavos de final da Taça Revelação. Os verdes e brancos terminam assim a temporada, depois de terem ficado na sétima e penúltima posição da Liga Revelação.
Num duelo que se disputou no reduto da turma adversária, em Faro, a primeira parte foi equilibrada com ambas as equipas a criar ocasiões para inaugurar o marcador. No entanto, nenhuma das equipas conseguiu desbloquear o nulo que prevaleceu até ao final dos primeiros 45 minutos.
Na segunda parte, a turma leonina chegou ao golo por intermédio de Sandro Nascimento (59'), irmão de Liedson, modesto futebolista de 20 anos que jogou em clubes como Águias de Camarate e Portela. No entanto, a equipa da casa viria a operar a reviravolta no placard. André Candeias, aos 78 minutos, fez o golo da igualdade. Mohamed Silmi (90+7') fez o golo da vitória.
Desta forma, a turma de Filipe Neto diz assim adeus à presente temporada desportiva. No total, os leões somaram 10 vitórias, 13 empates e seis derrotas em 29 partidas. No total, a equipa de sub-23 do Clube de Alvalade marcou 30 golos e sofreu 25.
A equipa inicial apresentada pelo emblema verde e branco foi composta por: Diogo Clara (Guarda-redes), Rayhan Momade, João Assunção, Rafael Mota, Afonso Lee, Sérgio Matos, Sandro Nascimento, Amadu Baldé, Paulo Iago, Diogo Cardoso e Francisco Canário
Clube de Alvalade referiu, através de uma nota no site, informações necessárias para adeptos leoninos que vão deslocar-se ao Estádio da Luz
|
Na véspera do Benfica - Sporting, o Clube de Alvalade divulgou, através de uma nota no site, as informações necessárias para os adeptos vão deslocar-se ao Estádio da Luz. O cortejo tem hora prevista de saída do Estádio José Alvalade em direção ao reduto das águias a partir das 15h00.
"Pedimos a todos que privilegiam a concentração em Alvalade e que evitem as entradas no cortejo noutros pontos"
"Às 15h00, dá-se a saída do Estádio José Alvalade para o Estádio do Sport Lisboa e Benfica no habitual cortejo devidamente supervisionado pelas forças de segurança. Pedimos a todos que privilegiam a concentração em Alvalade e que evitem as entradas no cortejo noutros pontos", começa por escrever o emblema dirigido por Frederico Varandas.
"Todos os adeptos do Sporting devem direcionar-se para os acessos visitantes, portas 22V e 23, evitando circular pelas zonas envolventes ao Estádio do Sport Lisboa e Benfica, em especial pela zona do Alto dos Moinhos e Avenida Machado Santos", pode ler-se.
Numa partida de emoções fortes, e olhando para episódios recentes, o Sporting também apelou a todos os adeptos uma "conduta total de fair-play elevando o bom nome do Clube e transformando este domingo num verdadeiro momento de festa e alegria". E que não existam "estragos ou danos, uma vez que o Sporting é o maior prejudicado nessas situações".
Já a Polícia de Segurança Pública (PSP) anunciou um "policiamento dinâmico" para o dérbi entre deste sábado, da 33.ª jornada da Primeira Liga, que poderá decidir o campeão nacional de futebol em 2024/25 (Veja AQUI). A obrigatoriedade de fecho de cerca de 60 estabelecimentos de Lisboa, junto ao Marquês de Pombal e Parque Eduardo VII, prevista para sábado à tarde, fica sem efeito, caso não haja campeão.