Corner Left

Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Clube

EX-CANDIDATO AOS ÓRGÃOS SOCIAIS DO SPORTING QUER ACADEMIA NO NORTE

No Facebook, conhecido Sportinguista deixa elogios a Frederico Varandas e lança algumas sugestões para o futuro do Clube de Alvalade

Leonino - Onde o Sporting é notícia
Leonino - Onde o Sporting é notícia

  |

Icon Comentário0

Joaquim Coutinho Duarte defende que o Sporting deve ter uma Academia no norte do país. Num texto no Facebook, o ex-candidato aos órgãos sociais do Clube de Alvalade deixou elogios a Frederico Varandas e lançou algumas sugestões para o futuro dos leões.

“Academia voltou a ter dimensão internacional”
“Recomendava o aproveitamento da academia e que esta voltasse a ter a distinção e dimensão internacional que já tivera. Foi feito! Magnifico”, atirou Coutinho Duarte, acrescentando que os leões deviam ter uma “academia no norte do país”.
“Apelei à paz interna no Clube (…) está feito acordo com as claques”
  • “Apelei à paz interna no clube. Cheguei a fazer uma carta aberta, ao nosso Presidente Frederico Varandas para que abrisse a porta a um entendimento com as claques. Cheguei a disponibilizar-me para intermediar. Pois, o Sporting tinha que ser mais importante que qualquer mal-entendido. Nem todos entenderam a importância desta carta aberta. Mas, felizmente, está feito acordo com as claques. E estou feliz por isso! Não pelo tempo me ter dado razão, mas porque é importante para o Sporting!”
Confira, na íntegra, a publicação de Joaquim Coutinho Duarte:
DEIXEM-ME PENSAR SPORTING! Caras amigas e caros amigos sportinguistas, Ao longo dos últimos anos tenho vindo a publicar, aqui nesta minha página e em outros fóruns, aquelas que são as minhas ideias sobre o nosso Sporting. Sempre com o intuito de contribuir para o continuo engrandecimento do Sporting Clube de Portugal. Nem sempre fui compreendido, embora muitos se fossem revendo nas ideias apresentadas! Mas, tal facto, não me limitou o direito de defender o nosso clube.  E, queiram ter a certeza, fi-lo sem nunca pensar em lugares ou interesses pessoais. Apenas com a minha alma Sportinguista que me obriga a participar ativa e construtivamente na vida do nosso Sporting. Mas, em abono da verdade, o tempo, veio dar razão ao que eu defendia à data das publicações! Senão vejamos:
  1. Recomendava o aproveitamento da academia e que esta voltasse a ter a distinção e dimensão internacional que já tivera. Foi feito! Magnifico.
  2. Defendia que devia ser dado “palco” aos jovens da academia. Que estes sentissem que podiam chegar à equipa principal. Rubén Amorim trouxe isso ao Sporting! Ainda bem! Bravo!
  3. Acreditava que o plantel devia estar alicerçado em 4/5 jogadores com experiência internacional e que as demais aquisições deviam ser feitas no mercado nacional. Em boa hora está a ser feito. Entre outros lembro as contratações de Morita, Rochinha, Matheus Reis, Pote, Nuno Santos, Edwards, Tabata, Ugarte etc. Elas são a prova disso! Bravo!
  4. Apelei à paz interna no clube. Cheguei a fazer uma carta aberta, ao nosso Presidente Frederico Varandas, para que abrisse a porta a um entendimento com as claques. Cheguei a disponibilizar-me para intermediar. Pois, o Sporting, tinha que ser mais importante que qualquer mal-entendido. Nem todos entenderam a importância desta carta aberta. Mas, felizmente, está feito acordo com as claques. E estou feliz por isso! Não pelo tempo me ter dado razão, mas porque é importante para o Sporting!
  5. Pedia um Sporting que tinha que ouvir! Felizmente começa a acontecer! Óptimo!
  6. Pedia um Sporting organizado. Felizmente está a acontecer! Óptimo!
  7. Pedia um Sporting sustentável e ambicioso. Parece estar no bom caminho. Bravo!
Muitas outras sugestões escrevi e espero que um dia também vejam a luz do dia, como:
  • Dia de romaria Sportinguista.
  • Academia no norte do país.
  • Novo modelo de realização das Assembleias Gerais.
  • O Provedor dos sócios.
  • Projeto desportivo estruturado.
Basta ler os meus diversos artigos sobre o Sporting. Incluindo o projeto de alguns Sportinguistas, nos quais eu me incluo, o: “SPORTING 2020- 2030”, para ver todas estas ideias defendidas. Caras amigas e caros amigos, estarei sempre disponível para o Sporting, sem pensar em cadeiras, lugares ou projeção. Estou para o Sporting, porque gosto e sinto o dever de transmitir alguma experiência que a vida me foi proporcionando. Alcançamos a paz! Parabéns a todos aqueles que para ela contribuíram. Que seja duradoura, que todos sejam dignos dela e ajam sempre nos reais interesses do Sporting Clube de Portugal. Por mim, estarei sempre por aqui! Sem interesses pessoais, como já demonstrei. Mas sempre disponível para a minha família Sportinguista. Estou a caminho da satisfação. Agora venham os resultados desportivos e de gestão do clube! Viva ao Sporting Clube de Portugal! Um abraço e saudações leoninas! Coutinho Duarte


Fotografia de Sporting




Clube

Godinho Lopes declara: "Álvaro Sobrinho aceitou emprestar dinheiro ao Sporting, exigindo apenas que..."

Antigo Presidente do emblema verde e branco também foi inquirido e confirmou algumas informações ao Ministério Público

Godinho Lopes, ex-presidente do Sporting, inquirido sobre Álvaro Sobrinho
Godinho Lopes, ex-presidente do Sporting, inquirido sobre Álvaro Sobrinho

  |

Icon Comentário0

O Sporting contactou Álvaro Sobrinho - acusado de crime de branqueamento de capitais agravado - para comprar a participação da Holdimo na SAD presidida por Frederico Varandas. A informação está a ser avançada pelo jornal Record, que terá, segundo o diário desportivo, tido acesso ao despacho do Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP). São ainda reveladas as declarações de Godinho Lopes.


O antigo Presidente do Sporting e da SAD, entre 2011 e 2013, afirmou ao Ministério Público que "Álvaro Sobrinho aceitou emprestar dinheiro ao Sporting Clube de Portugal, exigindo apenas que estivesse garantido por passes de jogadores, sendo que se o SCP vendesse os jogadores e não tivesse dinheiro para saldar o valor em dívida podia substituir os passes destes jogadores pelos passes de outros jogadores", pode ler-se.


De resto, o ex-líder dos leões ainda terá confirmado que o dinheiro que entrou em Alvalade "pertencia à sociedade Holdimo e que, nesta altura [à data dos contactos], com ligação à Holdimo apenas conheceu Álvaro Sobrinho", ainda assim, "anos mais tarde, foi-lhe dito que o dinheiro recolhido para emprestar ao Sporting Clube de Portugal tinha origem em várias pessoas de nacionalidade angolana, não tendo sido identificado qualquer nome", detalha o DCIAP. De resto, Godinho reiterou "desconhecer que o dinheiro pertencia ao BESA, e, no seu entender, este dinheiro pertencia à sociedade Holdimo".


Recorde-se que, depois da recompra dos VMOC's, por parte do Sporting de Frederico Varandas ao Novo Banco, a presença da Holdimo no capital social da SAD ficou bastante reduzida, passando de uma percentagem a rondar os 30% para um valor perto dos 13%.

De resto, no passado, a empresa de Álvaro Sobrinho, quando tinha 30% das ações, detinha um administrador executivo -, Nuno Correia da Silva -, tendo, posteriormente, o mesmo passado a não executivo. Ao dia de hoje, a Holdimo não tem qualquer administrador na SAD verde e branca, o que se explica pela perda de força da empresa no capital social - atualmente nos 9%.



Clube

Varandas faz 'ultimato' a Álvaro Sobrinho por ações na Sporting SAD

Presidente dos verdes e brancos terá contactado a Holdimo para recuperar os 9% do capital social detidos pela empresa angolana

Sporting de Varandas quer recomprar parte da SAD detida por Álvaro Sobrinho
Sporting de Varandas quer recomprar parte da SAD detida por Álvaro Sobrinho

  |

Icon Comentário0

O Sporting contactou Álvaro Sobrinho - acusado de crime de branqueamento de capitais agravado -  para comprar a participação da Holdimo na SAD presidida por Frederico Varandas. A informação está a ser avançada pelo jornal Record, que terá, segundo o diário desportivo, tido acesso ao despacho do Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP).


"[Francisco Salgado Zenha] Esclareceu também que, ao longo das conversas que manteve com Álvaro Sobrinho manifestou àquele, de forma informal, o possível interesse do Grupo Sporting em adquirir, no futuro, a totalidade da participação social da sociedade Holdimo, se aquela quisesse vender. Contudo, frisou que, não houve nenhuma sequência formal a esta abordagem e, para além desta, não tem conhecimento de mais nenhuma intenção de venda da participação social por parte da sociedade Holdimo", escreve o DCIAP.


"Nesta matéria, esclareceu que, caso a sociedade Holdimo pretenda vender no mercado a sua participação social, face à lei da oferta e da procura, pode obter, por cada ação, um valor superior ou inferior ao valor unitário de €1,00 que atualmente lhe está atribuído", pode ler-se no documento, que conclui o resumo da inquirição a Zenha referindo que o dirigente leonino "disse desconhecer a origem do dinheiro aplicado pela sociedade Holdimo na Sporting SAD e no Sporting Clube de Portugal", pode ler-se no despacho.


Recorde-se que, depois da recompra dos VMOC's, por parte do Sporting de Frederico Varandas ao Novo Banco, a presença da Holdimo no capital social da SAD ficou bastante reduzida, passando de uma percentagem a rondar os 30% para um valor perto dos 13%.

De resto, no passado, a empresa de Álvaro Sobrinho, quando tinha 30% das ações, detinha um administrador executivo -, Nuno Correia da Silva -, tendo, posteriormente, o mesmo passado a não executivo. Ao dia de hoje, a Holdimo não tem qualquer administrador na SAD verde e branca, o que se explica pela perda de força da empresa no capital social - atualmente nos 9%.



Futebol

COUTINHO DUARTE APELA À UNIÃO SPORTINGUISTA

Conhecido adepto leonino deixou algumas notas que considera essenciais para a nova época, no que toca à continuidade das mesmas ou alterações, desde as contratações à relação entre adeptos. Leia aqui

Leonino - Onde o Sporting é notícia
Leonino - Onde o Sporting é notícia

  |

Icon Comentário0

Joaquim Coutinho Duarte, conhecido Sportinguista e ex-comentador no Leonino, deixou, no passado sábado (24 de julho), nas suas redes sociais, algumas notas que considera relevantes para a próxima época 21-22 e algumas que viu, de bom grado, serem alteradas ao longo da temporada na qual o Sporting se sagrou campeão nacional.


Entre as mesmas, Coutinho Duarte recorda a forma como considerava que as contratações de jogadores estavam a "influenciar, negativamente, os objetivos do Clube", defendendo que se "deveria ter em conta o mercado nacional", além de que a "equipa principal, deveria ser alimentada pelos nossos melhores valores da Academia", algo que se veio a constatar "com a chegada do míster Rúben Amorim".


Por sua vez, o ponto que Coutinho Duarte considera mais importante neste momento, passa pela "pacificação da família Sportinguista", questão que considera fundamental "para um sucesso continuado".


Confira, abaixo, a publicação completa:


Caras amigas e caros amigos sportinguistas,

Há cerca de ano e meio, sensivelmente, demonstrei a minha indignação, em artigos de opinião publicados no LEONINO, pela forma como o Concelho Diretivo, do nosso Sporting, estava a gerir algumas importantes frentes da gestão do clube.

Uma delas era a aquisição de jogadores! E a forma como esta estava a influenciar, negativamente, os objetivos do clube! Tudo por via dos maus resultados, que estas contratações, trouxeram ao Sporting.

Defendia eu então que:

I. Deveríamos ter em conta o mercado nacional! Não só por uma questão de melhor conhecimento do mesmo, bem como pelos valores praticados nele!

II. Apelei a que fossemos determinados na apreciação dos valores individuais dos nossos adversários, com maior incidência para os que estão abaixo do 4 lugar da tabela.

III. Apelei a que nos voltássemos para dentro, para as nossas escolas de formação. Uma tradição de gloria na criação de novos valores.

IV. Lembrei que os jovens, das nossas escolas de formação, precisavam de ter visibilidade! Precisavam de ter palco para poderem despontar os seus valores.

V. Defendi que, a nossa equipa principal, deveria ser alimentada pelos nossos melhores valores da academia, tendo uma “coluna vertebral” formada por 3 ou 4 atletas de reconhecido valor internacional.

Felizmente, para minha satisfação, viemos a constatar que, com a chegada do mister Ruben Amorim, tais procedimentos de gestão foram aplicados! Pelo que, acredito que seja este o caminho, para a continuação do sucesso alcançado em 20/21,

Talvez, a única contratação com a qual não me identifico muito é a do Paulinho. Não pelo valor do jogador, mas sim pelos valores envolvidos.

Espero que, as terríveis contratações de: Yannick Bolasie; Jesé Rodriguez; Valentin Rosier; Fernando e outros que tal, que trouxeram problemas financeiros e muita desunião ao Sporting, sejam mesmo algo do passado! Pois, na altura, cheguei a pedir ao CD para dar lugar a quem soubesse fazer uma gestão ao nível dos pergaminhos do Sporting.

Não tenho a pretensão de pensar que, as minhas palavras, de há um ano e meio, foram escutadas e seguidas. Mas, felizmente, e isso é o mais importante, foram implementadas na gestão atual do Sporting.

Outro ponto que importa cumprir e rapidamente, é a pacificação da família sportinguistas. E, aqui, permitam-me que, como pessoa com algumas décadas de gestão associativa, vos diga que é importantíssimo trabalharmos todos para a UNIÃO DE TODOS OS SPORTINGUISTAS.

Para um sucesso continuado é importante haver a união dos sportinguistas, no querer o sucesso do clube. Podemos discordar disto ou daquilo, pois todos podemos e devemos pensar de forma diferente. Mas, temos que ter pontos de convergência! E são estes os elos que nos permitem estarmos todos ligados pelo mesmo objetivo: O SUCESSO DO SPORTING!

A Europa espera-nos com a exigência da competência e da capacidade para subirmos no Ranking europeu! Pois, isso, trás visibilidade, para os nossos jovens, e dinheiro para alimentar os projetos!

Este futuro precisa contar com a nossa união. Por mim, cá estarei sempre para fazer pontes, unir e fazer crescer o nosso Sporting!

E lembrem-se: TODOS SOMOS POUCOS! PARA O MUITO QUE O SPORTING PRECISA DE CADA UM DE NÓS!

Viva ao Sporting

Abraço e saudações Leoninas

Coutinho Duarte


envelope SUBSCREVER NEWSLETTER


"Uma mensagem em nome do Sporting" - craque dos leões deixa nota em momento duro
Clube

"Uma mensagem em nome do Sporting" - craque dos leões deixa nota em momento duro

 

Icon Comentário0
Ministério Público acusa Álvaro Sobrinho de falcatrua milionária na SAD do Sporting
Clube

Ministério Público acusa Álvaro Sobrinho de falcatrua milionária na SAD do Sporting

 

Icon Comentário0
Antigo dirigente do Sporting quer que atual direção continue em Alvalade para lá de 2026
Clube

Antigo dirigente do Sporting quer que atual direção continue em Alvalade para lá de 2026

 

Icon Comentário0