Clube
Após queixa do Porto em relação a Varandas, Presidente do Sporting é absolvido pela FPF
13 Fev 2026 | 11:28
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Clube
16 Set 2020 | 13:00 |
Joaquim Coutinho Duarte enviou hoje, dia 16 de outubro, uma carta aberta ao Presidente do Sporting CP, solicitando a reversão da ordem de despejo de que duas das principais claques do Sporting foram alvo. O conhecido Sócio Sportinguista oferece-se para mediar o diferendo entre Direção e Juventude Leonina e Directivo Ultras XXI. Caso não seja este o caminho, Coutinho Duarte sugere a votação em Assembleia Geral desta decisão.
Carta completa:
Lisboa, 16 de setembro de 2020
Exmo. Senhor Presidente do Sporting Clube de Portugal
Dr. Frederico Varandas,
É na qualidade de sócio, do nosso Sporting Clube de Portugal, que me dirijo a si, na mui digna qualidade de presidente desta secular e prestigiada instituição!
Nunca fui dirigente de nenhum órgão social do Sporting, nem de nenhuma claque! Estou aqui somente como sócio, que ama o Sporting e entende que o mesmo precisa de paz e de todos os seus sócios!
Tenho conhecimento, como todos os demais sócios, do enorme e desnecessário diferendo, que tem com duas claques do Sporting. Sim, duas! Ou seja, é um conflito direcionado e não generalizado. Ou seja, não é uma questão de princípio sobre as claques, mas sim “pessoal” e cirurgicamente direcionada! E confesso-lhe que isso me levanta muitas dúvidas, sobre as reais motivações para o espoletar deste conflito…
Caro Sr. Presidente! Não tenho dúvidas que, neste conflito, existem falhas de ambas as partes! A verdade nunca mora só de um lado! Mas porque a minha longa experiência de vida e de liderança mo dizem, também estou certo que não existem conflitos insanáveis! A resolução destes está sempre intimamente ligada à capacidade de quem lidera! E liderar é isso mesmo! É gerir conflitos, tendo como único foco defender os interesses do cargo que servimos, e não qualquer interpretação de gosto pessoal! Muitas vezes temos que nos sentar com quem “não gostamos”, por isso ser importante para quem estamos a servir!
Caro Sr. Presidente, confesso que fiquei muito triste e preocupado quando li a notícia de que, o presidente do meu Sporting tinha dado ordem de despejo às duas claques em questão! O Sporting não precisa disto. Nem tão pouco é tempo para isto! O Sporting precisa de um líder que una e traga paz ao Sporting! E não de quem esteja, constantemente, a abrir feridas entre os sportinguistas! O seu cargo é para estar ao serviço do Sporting e dos sportinguistas! Não é para decidir de forma totalitarista e sem ouvir ninguém! Sim, sem ouvir ninguém! Não acha que uma decisão desta natureza e severidade, devia ser votada em Assembleia Geral? Tinha esta medida no seu programa eleitoral, para se sentir legitimado a colocar de parte milhares de sócios e expulsá-los de Alvalade?
Caro Sr. Presidente, Dr. º Frederico Varandas, não estou aqui a fazer a defesa de nenhuma das partes! Só estou a querer defender o Sporting! E o Sporting precisa de todos! Não me iludo, pois existem muitas coisas a serem corrigidas nas claques, e não só! Também sei que isso é um trabalho muito árduo e que requer muito calo, humildade, resiliência, capacidade de ouvir, bom senso e determinação. Ou seja, trabalho de líder! É para isso que servem os líderes, é para criar consensos, criar pontes e tornar o Sporting sempre mais forte! E é isso que lhe venho pedir. Venho pedir-lhe, em nome do que acredito ser o melhor para o Sporting, que seja capaz de liderar este conflito pensando no Sporting e não no que gosta ou deixa de gostar!
Sei que, não raras vezes, nestes casos, as posições ficam tão extremadas que o diálogo directo, entre as partes se torna praticamente impossível! Se este for o caso, como tudo leva a crer que sim, peço-lhe que mandate alguém para intermediar estas negociações! Como não sou só de falar, mas sim de fazer parte das soluções, coloco-me à sua disposição, e das claques em causa, para esta difícil e imprescindível missão de voltar a unir todos à volta do Sporting! Acredito que o amor ao Sporting, logo que ele exista, é sempre mais forte do que qualquer diferendo!
Assim, caro Sr. Presidente, Dr. Frederico Varandas, peço-lhe, na qualidade de sócio do Sporting, que queira anular a sua decisão de expulsar as claques de Alvalade. Peço-lhe que, em nome da estabilidade do Sporting, abra uma janela à paz, nomeando quem possa intermediar este conflito! Em última instância, caso não queira deitar abaixo este terrível muro autista que construiu à sua volta, não se sinta legitimado a tomar esta decisão sozinho e tenha a humildade de ouvir os sócios em Assembleia Geral.
Saudações Leoninas
Coutinho Duarte
Sócio n.º 39.027-0
Eleições do emblema verde e branco terão lugar no Pavilhão João Rocha, entre as 09h00 e as 20h00, no próximo dia 14 de março
16 Fev 2026 | 14:28 |
A candidatura de Bruno Sorreluz, mais conhecido por Bruno ‘Sá’, foi oficialmente validada, cumprindo todos os pressupostos exigidos pelos estatutos do Sporting. O empresário, de 45 anos, entregou a lista no dia 12 de fevereiro e vai agora concorrer contra Frederico Varandas.
A novidade foi anunciada pelo próprio Bruno Sá, proprietário do restaurante ‘Cantinho do Sá’, localizado nas imediações do Estádio José Alvalade. O candidato recorreu às redes sociais para partilhar a notícia e agradecer tanto aos apoiantes como àqueles que duvidaram da capacidade da sua equipa em reunir os requisitos necessários.
B. Sorreluz: “É oficial! Vamos a votos"
“É oficial! Vamos a votos. Obrigado a todos os que acreditaram e tornaram possível esta missão, mas um agradecimento também a quem não acreditou e colocou em causa a capacidade da fantástica equipa que me acompanha”.
O empresário - que criticou recentemente Frederico Varandas - sublinhou ainda a preparação da sua equipa para enfrentar a campanha eleitoral: “Conseguir, em tão pouco tempo, os requisitos legais para formalizar a candidatura, mostra que estamos preparados para tudo. Vamos à campanha”, escreveu.
As eleições do Sporting terão lugar no Pavilhão João Rocha, entre as 09h00 e as 20h00, no próximo dia 14 de março. Esta calendarização decisiva foi anunciada formalmente pelo órgão da Mesa da Assembleia Geral, através do jornal oficial do Clube.
Candidato às próximas eleições do Clube de Alvalade deixou uma mensagem nas redes sociais após a formalização da sua intenção
13 Fev 2026 | 14:36 |
Bruno Sá entregou esta quinta-feira as assinaturas para a oficialização da sua candidatura à presidência do Sporting. E se inicialmente evitou revelar os nomes que integram a sua lista acabou por deixar críticas pelo facto de estes terem sido tornados públicos. Numa mensagem nas redes sociais da sua candidatura intitulada "há momentos na vida em que o silêncio deixa de ser opção", o candidato não se deixou ficar.
"Minutos depois [de falar aos jornalistas], os nomes que integram as listas da minha candidatura já circulavam em grupos de WhatsApp e, de seguida, na Imprensa, quando estavam apenas na posse de quem os recebeu oficial e confidencialmente", frisou, garantindo: "Já manifestei, por telefone, o meu profundo desagrado ao Presidente da Mesa da Assembleia Geral, Dr. João Palma."
"Como pode um candidato sentir confiança?"
"Como pode um candidato sentir confiança num processo em que informação sensível é exposta desta forma? Que garantias existem? Situações destas podem configurar uma violação grave dos deveres institucionais de reserva, confidencialidade e proteção de dados pessoais", escreve.
"A verdade é que este episódio não surge isolado. Tenho aguentado, em nome da elevação e do respeito pelo Sporting, um conjunto de situações que preferi não expor publicamente. Mas o que aconteceu hoje ultrapassa todos os limites", lançou, considerando que o episódio, que "ultrapassa todos os limites, não surge isolado", atirando: "Qual é o receio de eu ir a votos?", questionou Bruno Sá.
As eleições do Sporting terão lugar no Pavilhão João Rocha, entre as 09h00 e as 20h00, no próximo dia 14 de março. Esta calendarização decisiva foi anunciada formalmente pelo órgão da Mesa da Assembleia Geral, através do jornal oficial do Clube.
Confira a publicação:
Antigo administrador da SAD leonina, entre 2016 e 2022, anuncia razões de não ser adversário de Frederico Varandas no ato eleitoral do Clube
13 Fev 2026 | 13:10 |
O prazo para a entrega de candidaturas no Sporting esgotou-se esta quinta-feira e o Clube vai a votos no próximo dia 14 de março para escolher entre os projetos de Frederico Varandas e Bruno Sá - que explicou recentemente a intenção da sua candidatura. Após ponderação, Nuno Correia da Silva decidiu não entrar na corrida eleitoral em 2026 mas admite que gostava de ver uma estrutura “mais participado pelos Sócios".
"O Sporting tem imensos sócios e adeptos que não estão a ser aproveitados"
“O propósito da candidatura seria de mobilizar os adeptos para a adesão a um modelo de gestão mais participado pelos Sócios. Considero o atual modelo muito centralizado e distante. O Sporting tem um imenso capital humano, os seus Sócios e adeptos, que não estão a ser aproveitados", revelou, em declarações ao jornal Record.
"Das consultas que fiz, a maioria das pessoas reveem-se neste propósito, mas entendem que não é o timing certo para avançar. Respeito, não é a minha opinião, mas só faria sentido avançar em equipa. Pessoalmente, há razões de saúde que aconselham a não avançar”, declarou.
"O propósito não está prejudicado. Mas só o futuro ditará a oportunidade"
Administrador da SAD entre 2016 e 2022, não exclui a possibilidade de avançar noutro momento: “O propósito não está prejudicado. Mas só o futuro ditará a oportunidade”, observou, esperançado em ver, no próximo mandato presidencial até 2030, “um Sporting que vende [jogadores] por ajustamentos de plantel e não por razões de tesouraria".
Ao concluir, Nuno Correia da Silva apontou o fundamental: "O importante é gerar receitas alternativas que possam sustentar a manutenção dos melhores no seu melhor período. Isso é possível com a internacionalização da marca e com o recurso a múltiplas fontes de receitas. Os maiores clubes europeus têm como maior fonte de receita, mais de 50%, as receitas comerciais, decorrentes da sua internacionalização, esse deve ser o caminho".