
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Clube
|
Joaquim Coutinho Duarte enviou hoje, dia 16 de outubro, uma carta aberta ao Presidente do Sporting CP, solicitando a reversão da ordem de despejo de que duas das principais claques do Sporting foram alvo. O conhecido Sócio Sportinguista oferece-se para mediar o diferendo entre Direção e Juventude Leonina e Directivo Ultras XXI. Caso não seja este o caminho, Coutinho Duarte sugere a votação em Assembleia Geral desta decisão.
Carta completa:
Lisboa, 16 de setembro de 2020
Exmo. Senhor Presidente do Sporting Clube de Portugal
Dr. Frederico Varandas,
É na qualidade de sócio, do nosso Sporting Clube de Portugal, que me dirijo a si, na mui digna qualidade de presidente desta secular e prestigiada instituição!
Nunca fui dirigente de nenhum órgão social do Sporting, nem de nenhuma claque! Estou aqui somente como sócio, que ama o Sporting e entende que o mesmo precisa de paz e de todos os seus sócios!
Tenho conhecimento, como todos os demais sócios, do enorme e desnecessário diferendo, que tem com duas claques do Sporting. Sim, duas! Ou seja, é um conflito direcionado e não generalizado. Ou seja, não é uma questão de princípio sobre as claques, mas sim “pessoal” e cirurgicamente direcionada! E confesso-lhe que isso me levanta muitas dúvidas, sobre as reais motivações para o espoletar deste conflito…
Caro Sr. Presidente! Não tenho dúvidas que, neste conflito, existem falhas de ambas as partes! A verdade nunca mora só de um lado! Mas porque a minha longa experiência de vida e de liderança mo dizem, também estou certo que não existem conflitos insanáveis! A resolução destes está sempre intimamente ligada à capacidade de quem lidera! E liderar é isso mesmo! É gerir conflitos, tendo como único foco defender os interesses do cargo que servimos, e não qualquer interpretação de gosto pessoal! Muitas vezes temos que nos sentar com quem “não gostamos”, por isso ser importante para quem estamos a servir!
Caro Sr. Presidente, confesso que fiquei muito triste e preocupado quando li a notícia de que, o presidente do meu Sporting tinha dado ordem de despejo às duas claques em questão! O Sporting não precisa disto. Nem tão pouco é tempo para isto! O Sporting precisa de um líder que una e traga paz ao Sporting! E não de quem esteja, constantemente, a abrir feridas entre os sportinguistas! O seu cargo é para estar ao serviço do Sporting e dos sportinguistas! Não é para decidir de forma totalitarista e sem ouvir ninguém! Sim, sem ouvir ninguém! Não acha que uma decisão desta natureza e severidade, devia ser votada em Assembleia Geral? Tinha esta medida no seu programa eleitoral, para se sentir legitimado a colocar de parte milhares de sócios e expulsá-los de Alvalade?
Caro Sr. Presidente, Dr. º Frederico Varandas, não estou aqui a fazer a defesa de nenhuma das partes! Só estou a querer defender o Sporting! E o Sporting precisa de todos! Não me iludo, pois existem muitas coisas a serem corrigidas nas claques, e não só! Também sei que isso é um trabalho muito árduo e que requer muito calo, humildade, resiliência, capacidade de ouvir, bom senso e determinação. Ou seja, trabalho de líder! É para isso que servem os líderes, é para criar consensos, criar pontes e tornar o Sporting sempre mais forte! E é isso que lhe venho pedir. Venho pedir-lhe, em nome do que acredito ser o melhor para o Sporting, que seja capaz de liderar este conflito pensando no Sporting e não no que gosta ou deixa de gostar!
Sei que, não raras vezes, nestes casos, as posições ficam tão extremadas que o diálogo directo, entre as partes se torna praticamente impossível! Se este for o caso, como tudo leva a crer que sim, peço-lhe que mandate alguém para intermediar estas negociações! Como não sou só de falar, mas sim de fazer parte das soluções, coloco-me à sua disposição, e das claques em causa, para esta difícil e imprescindível missão de voltar a unir todos à volta do Sporting! Acredito que o amor ao Sporting, logo que ele exista, é sempre mais forte do que qualquer diferendo!
Assim, caro Sr. Presidente, Dr. Frederico Varandas, peço-lhe, na qualidade de sócio do Sporting, que queira anular a sua decisão de expulsar as claques de Alvalade. Peço-lhe que, em nome da estabilidade do Sporting, abra uma janela à paz, nomeando quem possa intermediar este conflito! Em última instância, caso não queira deitar abaixo este terrível muro autista que construiu à sua volta, não se sinta legitimado a tomar esta decisão sozinho e tenha a humildade de ouvir os sócios em Assembleia Geral.
Saudações Leoninas
Coutinho Duarte
Sócio n.º 39.027-0
Maioria da percentagem do Clube verde e branco é detido por apoiantes leoninos, mas essa situação pode vir a mudar no futuro devido ao gigante inglês
|
O Chelsea tem interesse em comprar uma percentagem da SAD do Sporting. Esta vontade não é nova, uma vez que, já em 2023, os blues fizeram uma tentativa de encetar negócio com os leões, que foi, na altura, recusada pelo Presidente verde e branco, Frederico Varandas.
A informação é avançada pelo portal inglês 'Chelsea Chronicle'. É a mesma fonte que avança que Todd Boehly e Behdad Eghbali, proprietários da BlueCo, empresa que detém o Chelsea, terão feito mesmo uma proposta a Frederico Varandas, que terá sido prontamente rejeitada pelo Presidente do Sporting.
No entanto, o jornal Record parece desmentir esta informação, afirmando que, segundo fonte próxima dos leões, não chegou nenhum contacto do Chelsea a Alvalade, exceção feita aos representantes que negociaram os passes de Geovany Quenda e Dário Essugo - que já se juntou ao novo clube - jogadores que se transferem para os blues em 2025/26.
O Sporting, relembre-se, passou a controlar 88% da SAD verde e branca em 2024, depois de consumada a operação de conversão dos Valores Mobiliários Obrigatoriamente Convertíveis (VMOC) recomprados ao Novo Banco. Essa posição permitiu aos leões pensar na possibilidade de vender uma percentagem da Sociedade, que ficou exposta logo no final de 2023.
O Sporting emitiu um comunicado, exatamente referente à compra das VMOCs, assumindo que esse passo permitiria "arrancar a fase 2.0 do planeamento estratégico, criando as condições para a entrada de uma parceria estratégica minoritária no capital na SAD, para que exista um reforço da política de investimento, da melhoria da experiência de todos os Sócios e da globalização do Clube".
Presidente da Direção do Clube de Alvalade informou todos os Associados das alterações que podem esperar para a nova temporada
|
O Sporting anunciou, através de um comunicado, que está concluída a renumeração de Sócios, prevista no artigo 19.º dos estatutos do Clube de Alvalade. A última contagem marcou um número recorde para os verdes e brancos, que assinalaram o feito com distinção.
Sporting: " Esta renumeração apresenta um marco histórico para o Clube"
“Novo cartão de Sócio em formato PDF será brevemente enviado para todos os Sócios. Novo cartão digital em formato Wallet será brevemente enviado para todos os Sócios com até seis meses de quotas em atraso”, explica a direção de Frederico Varandas, no site oficial do Clube.
Além dos meios digitais, os verdes e brancos explicam também o procedimento para formato físico: “Os novos Cartões de Sócio vão começar a ser enviados brevemente para todos os Sócios com até seis meses de quotas em atraso. Os detentores de Lion Seats receberão o novo cartão na sua Welcome Box”.
De seguida, a Direção de Frederico Varandas não deixou passar em branco o novo recorde, aproveitando para felicitar todos aqueles que contribuíram para os números apresentados nesta nova contagem: “O Sporting congratula todos os seus 179.208 Associados. Esta renumeração representa um marco histórico para o Clube, assinalando o maior número de Sócios registado no final de um processo desta natureza”.
Vale a pena mencionar que, neste processo, não foram remunerados os Associados que tenham sido alvo de expulsão, suspensão, exclusão, e falecidos cujos familiares ou amigos não tenham requerido a manutenção de Sócio ou aqueles que pediram a sua exoneração nos últimos cinco anos.
Sportinguistas correram em peso e Emblema de Alvalade apresentou registo que surpreendeu a direção de Frederico Varandas
|
Esta terça-feira, dia 24 de junho, o Sporting apresentou os resultados finais da renumeração de Sócios, que recentemente ficaram a conhecer os últimos investimentos do Clube. O processo de contagem decorreu entre os dias 21 de abril e 31 de maio e apresentaram números recordes na história dos leões.
Segundo informações avançadas pelo jornal Record, o emblema de Alvalade ficou a contar com um impressionante registo de 179.208 mil associados pagantes, que ficaram a conhecer o seu respetivo novo número de membro dos leões. Ainda assim, vale a pena mencionar que na contagem não constam expulsões, exclusões e falecimentos.
O Sporting não deixou esta informação passar sem fazer referência à mesma. A direção liderada por Frederico Varandas deu destaque a esta renumeração de valores recorde, afirmando que este foi: “o maior número de sócios registado no final de um processo desta natureza”.
O próxima passo do Clube de Alvalade passa pelo envio dos respetivos cartões a cada associado e informa a todos os Sportinguista que o novo título será apresentado em formato PDF, anunciando também o novo cartão digital em formato wallet, que será enviado a cada sócio com até 6 meses de cotas em atraso.
Para terminar, o Sporting anunciou, em comunicado, que: “os novos cartões de sócio vão começar a ser enviados brevemente para todos os sócios com até seis meses de quotas em atraso. Os detentores de Lion Seats receberão o novo cartão na sua 'Welcome Box”.