Corner Left

Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futebol

PEDRO PROENÇA 'MANDA ABAIXO' REFORMULAÇÃO DA GESTÃO DA ARBITRAGEM COM SPORTING, BENFICA E PORTO EM APOIO

Presidente da Liga pediu na passada segunda-feira, 6 de novembro, a dissolução dos intervenientes na reestruturação

Leonino - Onde o Sporting é notícia
Leonino - Onde o Sporting é notícia

  |

Icon Comentário0

Aconteceu na passada segunda-feira, dia 6 de novembro, uma reunião de emergência do Conselho de Acompanhamento com fim a discutir o mais recente modelo proposto pelo próprio Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol. Depois do debate e das respostas dos clubes, Pedro Proença pediu a dissolução do grupo de trabalho envolvido.


O grupo em questão estava encarregado de construir o desenho do novo modelo de arbitragem, algo que foi continuamente questionado pelos clubes, sublinhando não só as vantagens que o mesmo traria, mas também quais seriam os seus prazos de execução.


Os representantes dos clubes que se encontram na passada segunda-feira na sede da Liga reiteraram as questões mantidas desde a XI Cimeira de Presidente da Liga, alegando que as mesmas “não merecem adequada proteção na proposta” do CA como é o caso de “um modelo de recrutamento e gestão baseado na meritocracia” e de “uma comunicação transparente e sistemática” possível, por exemplo, pela autorização de audição dos áudios do VAR.


Quanto aos prazos delineados, os clubes também criticaram a falta de ligação entre o novo modelo e “a exigência da reflexão necessária a uma altercação que obrigará a uma reformulação do quadro legal vigente e dos próprios estatutos da Federação Portuguesa de Futebol.

Consumadas todas as opiniões, o presidente da Liga, Pedro Proença, chegou à conclusão de pedir a dissolução total do então grupo de trabalho envolvido na delineação de um novo desenho do novo modelo de arbitragem proposta pelo Conselho de Arbitragem da FPF.



Futebol

Revelado excerto do novo documentário do Sporting: "Não queríamos voltar a passar por aquilo"

Leões anunciaram que projeto será lançado esta terça-feira, dia 10 de setembro, e mostraram um excerto das entrevistas aos jogadores

Revelado excerto do documentário do Sporting
Revelado excerto do documentário do Sporting

  |

Icon Comentário0

O Sporting anunciou nas redes sociais que o documentário ‘Lado a Lado’ vai ser lançado esta terça-feira, dia 10 de setembro. Os leões mostraram um excerto das entrevistas a alguns jogadores que fizeram parte do plantel que estive na conquista do campeonato da temporada passada.


Morten Hjulmand comentou a grandeza do clube: "Não sabia que o Sporting, como clube, tinha uma massa adepta tão grande, em Portugal, mas também em todo o mundo", disse. Já Pedro Gonçalves revelou a conversa de grupo que tiveram depois uma época menos positiva em 2022/23.


"Recordo bem desta última [reunião], que foi malta até a chorar e por acaso dissemos todos que aquilo que passámos na época anterior não queríamos voltar a passar por aquilo. Foi um momento marcante para nós, porque ainda hoje falamos sobre essa reunião e eu sou um desses que disse umas palavras marcantes e eles ainda hoje me lembram dessas palavras".


Daniel Bragança, por fim, falou sobre a conquista do título: "Nós quando fomos chamados um a um, eu lembro-me de estar a ser chamado, e eu estava com a Carolina [namorada], e eu disse ‘eu não sei se vou conseguir subir aquela rampa’"; referiu o camisola 23 dos leões.

O emblema verde e branco volta a entrar em campo apenas na sexta-feira, dia 13 de setembro, frente ao Arouca, em jogo relativo à quinta jornada do Campeonato Nacional. O encontro diante da turma liderada por Gonzalo García jogar-se-á no reduto do adversário, às 20h15.



Futebol

"Acabou, vou-me embora" - David Rosa conta como peça chave do Sporting se despediu dos jogadores

Ex futebolista, agora com 34 anos, lembra convivência no balneário com elemento fulcral do banco do emblema verde e branco

David Rosa lembra convivência com Amorim, técnico do Sporting
David Rosa lembra convivência com Amorim, técnico do Sporting

  |

Icon Comentário0

Rúben Amorim teve uma passagem marcante pelo Casa Pia. Quem o garante é David Rosa, antigo lateral, que terminou a carreira em 2022 no Torreense, e que recordou algumas histórias com o técnico do Sporting. O ex futebolista, agora com 34 anos lembra o momento em que o treinador comunicou que ia abandonar o clube lisboeta.


"O melhor treinador que tive chama-se Rúben Amorim. Porque é que ele é o melhor? É simples. Os treinos dele eram bons? Eram, sem dúvida, mas era por aí que ele se distinguia de outros treinadores que eu tive? Não. A relação que ele criou connosco, era surreal. A forma como ele lidava com os problemas, se calhar, muito por ter sido jogador e o facto de ter sido jogador percebe o que é que um jogador titular precisa", começou por dizer.


"Ele percebe o que é um jogador que é suplente precisa, percebe o que é que um jogador que não é convocado precisa. Isso é tudo muito importante para a tua gestão de um grupo. Aquilo que mais me marcou, e eu conto muito esta história… o Rúben Amorim chega ao balneário, reúne a equipa toda e diz assim: ‘Para mim acabou, eu vou-me embora, preciso de me ir embora, portanto vou deixar-vos, vai entrar outro treinador.' E dos primeiros jogadores que eu olho para o balneário e estão a chorar são jogadores que nunca jogaram...".


"Como é que tu justificas que, os jogadores que nunca jogaram, que ele nunca deu oportunidades são aqueles que percebem a importância que ele tem. Porque ele sabe que a um jogador titular tu não precisas de dar muita atenção, porque ele está motivado por ele próprio. Um jogador que é suplente… de vez em quando tens de dar uma motivação e o difícil disto tudo é como é que tu geres um jogador que não é convocado e que tu precisas dele".

"Isto ensina-se? Se calhar dificilmente, mas foram todas as experiências que ele teve, todas as vivências que ele teve, tudo o que ele passou… de ter sido titular, suplente, não convocado, como é que lidaram com ele quando isto aconteceu, para ele transpor isto para ser o treinador que é hoje", finalizou David Rosa.



Futebol

Ex líder do Grupo Stromp arrasa árbitro do jogo do Benfica; adepto do Sporting ataca: "Não pode ser"

Encontro dos encarnados em Moreira de Cónegos marcado por grande penalidade polémica assinalada já em período de descontos

Tito Arantes Fontes critica Benfica; Adepto do Sporting fala das arbitragens
Tito Arantes Fontes critica Benfica; Adepto do Sporting fala das arbitragens

  |

Icon Comentário0

Tito Arantes Fontes assinala no jornal oficial do Sporting que houve um "reavivar de práticas" no jogo do Benfica frente ao Moreirense (1-1), nomeadamente com a grande penalidade polémica assinalada já em período de descontos. O antigo presidente do Grupo Stromp deixou ainda críticas à recente convocatória de Roberto Martínez.


"Em Moreira de Cónegos assistiu-se ao reavivar de práticas que atentam contra a Verdade Desportiva. O Benfica estava a perder e a equipa de arbitragem (André Narciso, acolitado pelo VAR Vasco Santos) resolveu fazer 'prova de vida' e ressuscitar práticas do passado... vai daí foi assinalado, já nos descontos do jogo, um inexistente penálti para salvar a iminente derrota", começou por escrever.


"Não pode ser, já não se usa! E - mais uma vez - estes dois árbitros deram evidente nota de terem de ser 'reciclados', pois o caminho que persistem em trilhar não é definitivamente o modo para o qual a arbitragem portuguesa tem de evoluir!", pode ler-se na coluna de opinião que assina no jornal 'Sporting' esta quinta-feira, dia 5 de setembro.


"Viu agora o que todos nós andamos a ver há anos... demorou, mas finalmente viu! E viu - além de Gonçalo Inácio - Pote (inacreditável como é que um jogador destes só tem, aos 26 anos, tem duas internacionalizações A!) e Trincão (de bradar aos céus como só agora parece reparar de modo mais consistente num 'astro' destes!)".

"E para nos demonstrar como passou mesmo a ver bem até convocou Quenda, apesar desta nossa pérola de 17 anos ter apenas 3 ou 4 jogos a titular... é obra! Que sagacidade!", concluiu. O campeonato está parado atualmente, dando lugar aos trabalhos das seleções nacionais. Quando a competição regressar, o Sporting vai jogar contra o Arouca, dia 13 de setembro, às 20h15.



envelope SUBSCREVER NEWSLETTER


Alvo do Sporting marcou golo do mês para adeptos do Nottingham Forest, de Nuno Espírito Santo
Futebol

Alvo do Sporting marcou golo do mês para adeptos do Nottingham Forest, de Nuno Espírito Santo

 

Icon Comentário0
Rodrigo Ribeiro foi cedido pelo Sporting, mas ainda não se juntou ao plantel do AVS; Saiba porquê
Futebol

Rodrigo Ribeiro foi cedido pelo Sporting, mas ainda não se juntou ao plantel do AVS; Saiba porquê

 

Icon Comentário0
"Não acredito" - Sérgio Krithinas pouco crente na saída de joia do Sporting pela cláusula
Futebol

"Não acredito" - Sérgio Krithinas pouco crente na saída de joia do Sporting pela cláusula

 

Icon Comentário0