Corner Left

Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futebol

COUTINHO DUARTE APELA À UNIÃO SPORTINGUISTA

Conhecido adepto leonino deixou algumas notas que considera essenciais para a nova época, no que toca à continuidade das mesmas ou alterações, desde as contratações à relação entre adeptos. Leia aqui

Leonino - Onde o Sporting é notícia
Leonino - Onde o Sporting é notícia

  |

Icon Comentário0

Joaquim Coutinho Duarte, conhecido Sportinguista e ex-comentador no Leonino, deixou, no passado sábado (24 de julho), nas suas redes sociais, algumas notas que considera relevantes para a próxima época 21-22 e algumas que viu, de bom grado, serem alteradas ao longo da temporada na qual o Sporting se sagrou campeão nacional.


Entre as mesmas, Coutinho Duarte recorda a forma como considerava que as contratações de jogadores estavam a "influenciar, negativamente, os objetivos do Clube", defendendo que se "deveria ter em conta o mercado nacional", além de que a "equipa principal, deveria ser alimentada pelos nossos melhores valores da Academia", algo que se veio a constatar "com a chegada do míster Rúben Amorim".


Por sua vez, o ponto que Coutinho Duarte considera mais importante neste momento, passa pela "pacificação da família Sportinguista", questão que considera fundamental "para um sucesso continuado".


Confira, abaixo, a publicação completa:


Caras amigas e caros amigos sportinguistas,

Há cerca de ano e meio, sensivelmente, demonstrei a minha indignação, em artigos de opinião publicados no LEONINO, pela forma como o Concelho Diretivo, do nosso Sporting, estava a gerir algumas importantes frentes da gestão do clube.

Uma delas era a aquisição de jogadores! E a forma como esta estava a influenciar, negativamente, os objetivos do clube! Tudo por via dos maus resultados, que estas contratações, trouxeram ao Sporting.

Defendia eu então que:

I. Deveríamos ter em conta o mercado nacional! Não só por uma questão de melhor conhecimento do mesmo, bem como pelos valores praticados nele!

II. Apelei a que fossemos determinados na apreciação dos valores individuais dos nossos adversários, com maior incidência para os que estão abaixo do 4 lugar da tabela.

III. Apelei a que nos voltássemos para dentro, para as nossas escolas de formação. Uma tradição de gloria na criação de novos valores.

IV. Lembrei que os jovens, das nossas escolas de formação, precisavam de ter visibilidade! Precisavam de ter palco para poderem despontar os seus valores.

V. Defendi que, a nossa equipa principal, deveria ser alimentada pelos nossos melhores valores da academia, tendo uma “coluna vertebral” formada por 3 ou 4 atletas de reconhecido valor internacional.

Felizmente, para minha satisfação, viemos a constatar que, com a chegada do mister Ruben Amorim, tais procedimentos de gestão foram aplicados! Pelo que, acredito que seja este o caminho, para a continuação do sucesso alcançado em 20/21,

Talvez, a única contratação com a qual não me identifico muito é a do Paulinho. Não pelo valor do jogador, mas sim pelos valores envolvidos.

Espero que, as terríveis contratações de: Yannick Bolasie; Jesé Rodriguez; Valentin Rosier; Fernando e outros que tal, que trouxeram problemas financeiros e muita desunião ao Sporting, sejam mesmo algo do passado! Pois, na altura, cheguei a pedir ao CD para dar lugar a quem soubesse fazer uma gestão ao nível dos pergaminhos do Sporting.

Não tenho a pretensão de pensar que, as minhas palavras, de há um ano e meio, foram escutadas e seguidas. Mas, felizmente, e isso é o mais importante, foram implementadas na gestão atual do Sporting.

Outro ponto que importa cumprir e rapidamente, é a pacificação da família sportinguistas. E, aqui, permitam-me que, como pessoa com algumas décadas de gestão associativa, vos diga que é importantíssimo trabalharmos todos para a UNIÃO DE TODOS OS SPORTINGUISTAS.

Para um sucesso continuado é importante haver a união dos sportinguistas, no querer o sucesso do clube. Podemos discordar disto ou daquilo, pois todos podemos e devemos pensar de forma diferente. Mas, temos que ter pontos de convergência! E são estes os elos que nos permitem estarmos todos ligados pelo mesmo objetivo: O SUCESSO DO SPORTING!

A Europa espera-nos com a exigência da competência e da capacidade para subirmos no Ranking europeu! Pois, isso, trás visibilidade, para os nossos jovens, e dinheiro para alimentar os projetos!

Este futuro precisa contar com a nossa união. Por mim, cá estarei sempre para fazer pontes, unir e fazer crescer o nosso Sporting!

E lembrem-se: TODOS SOMOS POUCOS! PARA O MUITO QUE O SPORTING PRECISA DE CADA UM DE NÓS!

Viva ao Sporting

Abraço e saudações Leoninas

Coutinho Duarte


Futebol

Varandas tentou Abel para o Sporting: O que mandou o negócio abaixo

Treinador português que orienta os brasileiros do Palmeiras tem sido destaque nas últimas épocas pelos resultados que conseguiu na América do Sul

Abel custaria muitos milhões ao Sporting de Frederico Varandas
Abel custaria muitos milhões ao Sporting de Frederico Varandas

  |

Icon Comentário0

Muita tinta tem corrido sobre a situação do Sporting depois da saída de Ruben Amorim para o Manchester United, e a promoção de João Pereira a treinador principal. O novo técnico tarda em justificar a aposta e vão sendo estudados outros nomes para o lugar. A empresa brasileira voltou a falar, recentemente, na possibilidade de Abel Ferreira, que terá esbarrado num pormenor importante: o salário do português.


Informações avançadas pelo portal 'UOL Esporte', que voltam a dar atenção ao interesse dos leões, confirmam que Frederico Varandas equacionou o treinador do Palmeiras, mas que o ordenado que aufere terá afastado Abel de Alvalade.


Isto porque, feitas as contas, o técnico português ganha, por ano, cerca de seis milhões de euros. Este valor é cerca do dobre do que recebia Ruben Amorim no Sporting, e mais do triplo do que recebe João Pereira, ou seja, um valor que está longe daquilo que tem sido praticado no Clube de Alvalade, pelo menos desde que Frederico Varandas é o Presidente.


Para uma melhor noção da dimensão do salário do treinador do Palmeiras, pode dizer-se que recebe mais do que, por exemplo, Paulo Fonseca (do AC Milan, com 2,5 milhões de euros anuais), Thiago Motta (da Juventus, com três milhões de euros anuais) e Enzo Maresca (do Chelsea, com 5,1 milhões de euros anuais). De resto, só há dois treinadores na Liga Italiana que recebem mais: Simone Inzaghi, do Internazionale, e Antonio Conte, do Napoli.

Relembrar que Abel Ferreira chegou a representar os leões durante a sua carreira de jogador. Como treinador, também começou a carreira no Sporting, nos sub-19 e na equipa B. Esteve no Braga e no PAOK antes da aventura no Brasil, onde já conquistou sete títulos, com destaque para dois campeonatos nacionais e duas Taças dos Libertadores.



Futebol

Atleta que virou costas ao Sporting estreia-se no Atalanta – Cesena e....

Jogador que passou pelos quadros do clube de Alvalade estreou-se pela equipa de Bérgamo após ter chegado no último verão

Rui Patrício, ex Sporting, jogou 78 minutos no Atalanta - Cesena
Rui Patrício, ex Sporting, jogou 78 minutos no Atalanta - Cesena

  |

Icon Comentário0

Rui Patrício, antigo jogador do Sporting, fez a sua estreia pela Atalanta na Taça de Itália, estando em campo durante 78 minutos. Meia-hora foi suficiente para a equipa de Bérgamo decidir a eliminatória, na receção ao Cesena, 5.º classificado da Serie B. Os pupilos de Gasperini venceram por 6-1.


Os anfitriões inauguraram o marcador pelo defesa Zappacosta, ao quarto minuto. Pouco depois, aos oito minutos, De Ketelaere duplicou a vantagem. Seguiram-se os golos de Samardzic (27' e 71'), De Ketelaere (35') e Brescianini (54'). Por fim, aos 90 minutos, Ceesay reduziu.


O guarda-redes português foi titular, mas não chegou a jogar até ao apito final... e não foi por 'culpa' de nenhuma lesão. Sem qualquer golo sofrido, numa altura em que via a sua equipa a vencer por seis golos de diferença, o ex-Sporting foi substituído por Francesco Rossi, por opção técnica, que acabou por consentir o tento solitário do clube da segunda divisão italiana.


Rui Patrício chegou à formação do Sporting na época 1999/2000, vindo do Leiria e Marrazes. O guarda-redes passou por todas as camadas jovens dos leões até chegar à primeira equipa, onde estreou em 2006, numa vitória do Sporting por 1-0 frente ao Marítimo, numa partida em que o guarda-redes, que se viria a tornar campeão da Europa por Portugal, defendeu um penalti.

Rui Patrício fez 466 jogos pelo Sporting, o que lhe conferiu o estatuto de jogador com mais jogos na história dos leões. Contudo, após o ataque à Academia de Alcochete em 2018, o guardião decidiu rescindir o contrato que o ligava à equipa de Alvalade, pondo fim a uma ligação de quase 20 anos ao clube.



Futebol

Exclusivo Leonino – Sporting toma decisão sobre Rodrigo Marquês

Avançado da formação dos verdes e brancos vê futuro tomar uma reviravolta depois de entendimento da estrutura

Sporting deixa porta da saída aberta a Rodrigo Marquês
Sporting deixa porta da saída aberta a Rodrigo Marquês

  |

Icon Comentário0

O Sporting tomou uma decisão em relação a Rodrigo Marquês: o avançado é para deixar os leões, sabe o Leonino. De acordo com a informação apurada pelo nosso Jornal, o jovem avançado não tem vindo a corresponder às expectativas da estrutura, o que leva a que tenha de procurar novos projetos.


Fonte próxima do processo do jogador refere que a Direção liderada por Frederico Varandas estar disposta a libertar o atleta ou na próxima janela de inverno ou mesmo na de verão, mediante propostas. O jogador acabou por não ter a margem de progressão que era esperada.


Na temporada passada, avançado leonino, agora com 21 anos, chegou mesmo a ser o segundo melhor marcador da fase de apuramento de campeão da Liga 3, com João Pereira no comando técnico, ao contabilizar nove golos apontados em 10 encontros. No entanto, a promoção à equipa B não tem corrido de feição.


Esta temporada, na Liga 3, Rodrigo Marquês – quem tem contrato até 2026 com o Clube de Alvalade – leva oito pela turma secundária verde e branca. Ao todo, o jogador contabiliza 305 minutos, não tendo marcado qualquer golo ou feito qualquer assistência.

Rodrigo Marquês chegou ao Sporting em 2011, tendo subido a pulso nos escalões de jovens do emblema verde e branco. Desde que rumou a Acolchete, o avançado já venceu um título de campeão de iniciados, em 2017/18, sob comando técnico de Pedro Coelho.



envelope SUBSCREVER NEWSLETTER


Falado no Sporting, decisão de Sérgio Conceição tem revelação
Futebol

Falado no Sporting, decisão de Sérgio Conceição tem revelação

 

Icon Comentário0
Utilização de Gyokeres no Sporting colocada em causa: “Menos autossuficiente”
Futebol

Utilização de Gyokeres no Sporting colocada em causa: “Menos autossuficiente”

 

Icon Comentário0
Sporting - Porto da Taça da Liga com novas informações
Futebol

Sporting - Porto da Taça da Liga com novas informações

 

Icon Comentário0