Corner Left

Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futebol

EX SPORTING CANDIDATO AO LUGAR DE FERNANDO GOMES NA PRESIDÊNCIA DA FPF

Fernando Gomes está de saída do cargo, ao fim de 11 anos; Antigo jogador do Clube de Alvalade chega-se à frente

  |

Icon Comentário0

A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) terá eleições para eleger um novo presidente do organismo no próximo mês de outubro - ao fim de 11 anos, uma vez que Fernando Gomes está prestes a abandonar o cargo, devido aos mandatos consecutivos que já acumula.


Luís Figo, antigo jogador do Sporting, e Nuno Lobo estarão a discutir uma candidatura conjunta à presidência da Federação Portuguesa de Futebol. A notícia é avançada pelo 'Expresso', que refere mesmo que o antigo capitão da Seleção Nacional e o presidente da AF Lisboa já reuniram e que um anúncio oficial poderá acontecer durante as próximas semanas.


Luís Figo congratulou recentemente o emblema verde e branco, liderado por Frederico Varandas, pela conquista do 24.ª título de Campeão Nacional. Numa publicação nas redes sociais, o antigo internacional por Portugal, que se formou em Alcochete, deu os parabéns aos leões, mas também ao Real Madrid e ao Inter, todos estes emblemas onde o ex-internacional português teve oportunidade de atuar.


Recentemente, o ex-leão comentou alguns dos temas da atualidade desportiva, comentando a ida de vários atletas para a Arábia Saudita:" Não sei se teria ido. Tive a oportunidade de o fazer, mas por coisas da vida não fui. Depende do momento, da necessidade, do projeto. Não critico os que estão a sair para lá, cada um é dono da sua vida e pode fazer o que quiser", afirmou.

Luís Figo fez toda a sua formação no Sporting e, de 1990 a 1995 esteve ao serviço da equipa sénior leonina. Com a Listada verde e branca, o ex-futebolista marcou 23 golos em 155 partidas disputadas, conquistando a Taça de Portugal, em 1994/1995.


Depois, trocou o Clube de Alvalade pelo Barcelona, antes de se transferir para o Real Madrid, em 2000, e para o Inter em 2005. No ano de 2000, o internacional português conquistou a tão almejada Bola de Ouro e que o consagrou como um dos melhores jogadores portugueses de sempre.


Futebol

EXCLUSIVO LEONINO - ATACANTE APONTADO À SAÍDA MAIS PERTO DE FICAR NO SPORTING DADA A FALTA DE OPÇÕES

Pupilo de Rúben Amorim era um dos nomes colocados no mercado, mas pouca profundidade do plantel obriga a mudança de planos

Marcus Edwards mais perto de ficar no Sporting
Marcus Edwards mais perto de ficar no Sporting

  |

Icon Comentário0

Marcus Edwards está mais perto de ficar no Sporting, sabe o Leonino. O extremo inglês foi um dos nomes colocados pela Direção verde e branca no mercado de transferências, no entanto, dada a falta de reforços para o setor atacante, os leões equacionam mesmo manter o atacante no plantel.


Tottenham e Al Nassr já manifestaram interesse em contar com o jogador, contudo, ao que o nosso Jornal apurou, as escassas propostas que satisfizessem as pretensões da SAD do Clube de Alvalade também contribuíram para a decisão de não querer vender o atleta internacional pelas camadas jovens de Inglaterra.


Além da provável permanência de Marcus Edwards, o reduzido número de opções para o ataque 'obriga' Frederico Varandas a entrar em ação. Além de Fotis Ioannidis (Panathinaikos), os leões consideram, inclusive, avançar para a contratação de mais um homem para um dos corredores do ataque, de forma a atacar o bicampeonato com mais armas.


Na presente temporada, Marcus Edwards – avaliado em 20 milhões de euros – participou nos dois encontros oficias dos leões. O jogador saiu do banco em ambas as partidas (Porto e Rio Ave). No total, o pupilo de Rúben Amorim contabiliza 51 minutos, procurando ainda o primeiro golo ou assistência da nova época.

Ao todo, desde que chegou ao Sporting oriundo do Vitória de Guimarães, Marcus Edwards realizou 112 encontros, marcou 21 golos, fez 18 assistências e conquistou uma Liga Portugal Betclic (2023/24). O extremo tem contrato com os verdes e brancos até junho de 2026 e uma cláusula de rescisão de 60 milhões de euros.



Futebol

AMORIM NÃO ESCONDE CARINHO POR ALA DO SPORTING: "É UM JOGADOR ESPECIAL"

Treinador elogia futebolista que tem estado em destaque neste início de época

Quenda encanta Amorim no Sporting
Quenda encanta Amorim no Sporting

  |

Icon Comentário0

O Sporting derrotou, esta sexta-feira, dia 9 de agosto, o Rio Ave, por 3-1, no arranque da Liga Portugal Betclic 2024/25. No final da partida, Rúben Amorim analisou o encontro e deixou palavras elogiosas a Geovany Quenda, jovem prodígio do plantel que tem estado em destaque neste início de temporada.


"O Geovany Quenda é especial e muito maduro a jogar. Preparam estes jogadores tão jovens já com este andamento... Consegue fazer aquela posição, consegue trabalhar muito. Temos ali um talento da formação", referiu o técnico na conferência de imprensa, analisando as exibições tanto do jovem de 17 anos como de Geny Catamo nas alas.


"Jogámos com eles com o Porto e não foi por isso que perdemos. Temos vindo a desenvolver a equipa para jogar assim. São rápidos. Não sei o que vou fazer na Liga dos Campeões ou no campeonato. O Geny tem mais dificuldade de carregar para dentro, a ver se o Nuno Santos ouve e volta mais rápido.


"Temos também o Matheus Reis para aquela posição. Temos um plantel completo. O Geovany Quenda vai apertar muito com o Geny Catamo e ainda temos o Iván Fresneda. O Geny é mais perigoso do lado esquerdo que do direito, mas tem feito excelente trabalho", notou o treinador do emblema verde e branco.

Com esta vitória – a primeira em dois encontros na presente temporada –, o Sporting já segue na liderança da Liga Portugal Betclic, com três pontos e vai lutar pela conquista do título. O último bicampeonato do Clube de Alvalade aconteceu nas temporadas de 1952/53 e 1953/54.



Futebol

ENTRE OUTRAS NOVIDADES, SPORTING GARANTE MAIS UMA VEZ LUGAR NA DIREÇÃO DA LIGA PORTUGUESA DE FUTEBOL

Foi esta terça-feira que ocorreu a tomada de posse para a época 2024/25

Sporting, Porto e Benfica mantém-se na Direção da LPFP, com maior representatividade feminina à mistura
Sporting, Porto e Benfica mantém-se na Direção da LPFP, com maior representatividade feminina à mistura

  |

Icon Comentário0

Sporting, Porto e Benfica são os únicos três clubes a manterem-se na Direção da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) para a época 2024/25. A tomada de posse teve lugar esta terça-feira, 16 de julho, e, pela primeira vez, a direção contará com cerca de 20% de representação feminina.


Além dos três grandes, a nova direção da LPFP conta com representantes do Casa Pia e do Rio Ave da I Liga, e, ainda, dos clubes do segundo escalão: Chaves, Paços de Ferreira e Vizela. Tendo por base o comunicado oficial da entidade, Pedro Proença continua como presidente do organismo, enquanto José Couceiro será o representante da Federação Portuguesa de Futebol (FPF).


Vale destacar que a presença contínua do Sporting na direção reflete tanto o peso como a influência do Clube no plano de fundo do futebol nacional. Na temporada passada, além do Sporting, Benfica e Porto, a direção da LPFP contou ainda com a participação do Braga, Arouca, Aves, Tondela e Torreense. A atual composição foi reajustada de modo a reforçar a representatividade e inclusão no futebol português, salientando a presença de mais membros femininos.


As novas representantes são Alexandrina Cruz, presidente do Rio Ave, e Júlia Almeida, diretora-executiva da SDUQ do Casa Pia. As duas profissionais possuem um histórico de contribuição significativa para os respetivos clubes, trazendo ainda uma nova perspectiva para a direção da LPFP: “A nova composição da direção da Liga reflete um compromisso renovado com a igualdade de género e a inclusão, assegurando que as decisões no futebol profissional sejam cada vez mais representativas da diversidade da sociedade”, pode ler-se no comunicado oficial.

Neste sentido, a nova direção da LPFP, com a presença constante do Sporting e a inclusão de mais representantes femininas, simboliza desta forma um avanço significativo em termos de representação no mundo do futebol português. Esta nova Era promete trazer uma governança mais equitativa e abrangente para a Liga Portuguesa de Futebol Profissional.



envelope SUBSCREVER NEWSLETTER


"QUEREMOS FAZER NO SPORTING O QUE NÃO SE FAZ HÁ 70 ANOS" - AMORIM LANÇA DESAFIO PARA ESTA ÉPOCA
Futebol

"QUEREMOS FAZER NO SPORTING O QUE NÃO SE FAZ HÁ 70 ANOS" - AMORIM LANÇA DESAFIO PARA ESTA ÉPOCA

 

Icon Comentário0
"JÁ NÃO SURPREENDE NINGUÉM" - AMORIM FALA DA ATITUDE DOS ADEPTOS DO SPORTING
Futebol

"JÁ NÃO SURPREENDE NINGUÉM" - AMORIM FALA DA ATITUDE DOS ADEPTOS DO SPORTING

 

Icon Comentário0
"SENTI UM TOQUEZINHO" - HOMEM DO JOGO DA VITÓRIA DO SPORTING EXPLICA SUBSTITUIÇÃO
Futebol

"SENTI UM TOQUEZINHO" - HOMEM DO JOGO DA VITÓRIA DO SPORTING EXPLICA SUBSTITUIÇÃO

 

Icon Comentário0