Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futebol

Ex Sporting culpa Amorim: "Se tivesse tido essa oportunidade..."

Jogador que passou bastantes anos nos quadros dos leões lembrou um dos momentos que pode ter definido o rumo da sua carreira

Leonino - Onde o Sporting é notícia
Leonino - Onde o Sporting é notícia

25 Nov 2024 | 08:29 |

Icon Comentário0

Ivanildo Fernandes, jogador que esteve várias temporadas no Sporting, não esquece o clube que o viu crescer, mas abordou o facto de nunca se ter estreado pela equipa principal dos leões, abordando a forma como tal poderia ter corrido de outra forma se tivesse tido a possibilidade de se mostrar a Ruben Amorim.


"A minha passagem pelo Sporting foi duradoura, acredito que foi onde me desenvolvi mais como atleta. Também fiz muitas boas amizades no Sporting, mas, infelizmente, não consegui fazer a minha estreia pela equipa principal. Ficou esse sentimento de... não digo tristeza, mas por realizar. Foi um dos motivos pelos quais não me consegui sentir realizado no Sporting. Tinha vindo de clubes de Lisboa, mas inferiores ao Sporting, então, tinha muito para aprender, e, no Sporting, aprendi. Desenvolvi-me muito, fisicamente, a nível tático... Foi uma experiência muito importante para mim e lançou a minha carreira", começou por dizer, em declarações ao 'Desporto ao Minuto', lembrando a sua relação com Jorge Jesus.


"Tivemos sempre uma relação muito boa. Gostei muito de treinar com o mister Jorge Jesus, porque ele era um treinador exigente e perfecionista com os defesas. Foi nos treinos defensivos com o mister Jesus que eu mais cresci, porque como ele era rigoroso. Acredito que foi aí que dei um salto a nível tático, até porque ele nos obrigava a estarmos sempre concentrados e focados na nossa tarefa defensiva. Ele dizia: 'Se a minha equipa não sofre golos, então, não perde jogos'. Deu-me uma grande ajuda no posicionamento em campo e na leitura do jogo", atirou de seguida, antes de comentar as diferenças que vê no Sporting desde então.


"Na altura, quando eu estava no Sporting, passámos por uma fase muito difícil, como toda a gente sabe. Era um Sporting que não ganhava, um Sporting que estava há vários anos sem conquistar títulos... Houve uma remodelação na estrutura do clube para melhor e viram-se melhorias. Daí, começaram a conquistar títulos e começaram a vencer mais vezes. No meu tempo, o clube estava a passar uma fase difícil e, com a remodelação que houve na estrutura, foi possível fazer uma melhor campanha, como é o caso agora", prosseguiu.

"Fui emprestado, e, quando voltei ao Sporting, não tive nenhum contato com o treinador Ruben Amorim, não cheguei a treinar com ele. Quando voltei de empréstimo, não tive nenhum contato com ele, comecei a treinar com a equipa B e, então, não tive a oportunidade de me mostrar. Acredito que, se tivesse tido essa oportunidade, talvez a minha carreira pudesse ter tido outro rumo", afirmou.



Futebol

Reforço do Sporting veio com enorme pressão sobre os ombros, mas nada teme: "Já estou habituado"

Futebolista estreou-se no Estádio José Alvalade na vitória do Clube de Alvalade frente ao Monaco, por 2-0, no Troféu Cinco Violinos

Sergi Altimira estreou-se no Estádio José Alvalade na vitória do Sporting frente ao Monaco, por 2-0, no Troféu Cinco Violinos
Sergi Altimira estreou-se no Estádio José Alvalade na vitória do Sporting frente ao Monaco, por 2-0, no Troféu Cinco Violinos

26 Jul 2026 | 15:40 |

Icon Comentário0

Sergi Altimira estreou-se no Estádio José Alvalade na vitória do Sporting frente ao Monaco, por 2-0, no Troféu Cinco Violinos. No final da partida, o médio espanhol mostrou-se rendido ao ambiente vivido no recinto leonino e admitiu estar pronto para substituir Morten Hjulmand.


"A verdade é que se respira um ambiente muito bonito aqui. Tenho muita vontade de jogar aqui". Confrontado com uma comparação entre o ambiente de Alvalade e o que viveu ao serviço do Bétis, considerou que os adeptos do Sporting estão ao mesmo nível dos do clube espanhol.


"Eu diria que sim. Está a um nível muito parecido. Não só pelo verde, mas a verdade é que não é fácil sair do Betis e encontrar adeptos ao nível deles. Mas a verdade é que aqui é muito parecido". O atleta foi ainda questionado sobre a responsabilidade de assumir um papel de relevo no meio-campo.


S. Altimira: "Eu gosto de jogar com esta pressão, senão não estaria aqui"

O reforço garantiu que está habituado a lidar com esse tipo de exigência: "Estou acostumado com pressão desde que tinha nove anos. Eu gosto de jogar com esta pressão, senão não estaria aqui", assegurou, mostrando confiança para corresponder às expectativas criadas.


Contratado neste mercado de verão, Sergi Altimira vai procurando adaptar-se ao novo contexto e deixou boas indicações na apresentação oficial da equipa aos adeptos. O médio espera agora continuar a ganhar ritmo sob o comando de Rui Borges.


Futebol

Pára tudo! Italianos dizem que defesa do Sporting pode sair para a Roma... por 15M

Gasperini tem jogador referenciado e já realizou contactos exploratórios para avaliar possibilidade de contratar pupilo de Rui Borges nas próximas semanas

Iván Fresneda poderá estar de saída do Sporting neste mercado; Italianos dizem que Roma pode contratar por 15M
Iván Fresneda poderá estar de saída do Sporting neste mercado; Italianos dizem que Roma pode contratar por 15M

26 Jul 2026 | 15:24 |

Icon Comentário0

Iván Fresneda poderá estar de saída do Sporting neste mercado, de acordo com o jornal italiano Corriere dello Sport. A Roma tem o lateral direito referenciado e já realizou contactos exploratórios para avaliar a possibilidade de contratar o internacional sub-21 espanhol nas próximas semanas.


Segundo a mesma publicação, a SAD liderada por Frederico Varandas não fecha a porta a uma eventual transferência e estará disponível para negociar o jogador - que foi opção frente ao Monaco - por um valor a rondar os 15 milhões de euros, apesar de o ala ter contrato com os leões até junho de 2028 e estar protegido por uma cláusula de rescisão de 80 milhões de euros.


O interesse dos giallorossi surge depois da saída inesperada de Zeki Çelik para a Juventus. A mudança do internacional turco obrigou o clube da capital italiana a procurar uma nova solução para o lado direito da defesa, posição que Gian Piero Gasperini pretende reforçar antes do arranque da temporada.


Antes de olhar para Fresneda, os responsáveis romanos tentaram garantir a contratação de Israel Reyes, chegando mesmo a apresentar uma proposta ao Club América. No entanto, o emblema mexicano terá rejeitado a oferta por considerar que o valor apresentado ficou abaixo das exigências financeiras estabelecidas.

Iván Fresneda - avaliado em 15 milhões de euros - cumpriu 39 jogos com a camisola do Sporting nesta temporada: 23 na Liga Portugal, 10 na Liga dos Campeões, quatro na Taça de Portugal, um na Taça da Liga e outro na Supertaça. Nos 2.954 minutos de participação, somou um golo e duas assistências.



Futebol

Aos 32 anos, jogador que cresceu no Sporting admite que quer voltar: "É a minha casa"

Antigo atleta do Clube de Alvalade foi titular no Troféu Cinco Violinos e não escondeu a vontade de voltar a vestir a camisola verde e branca

Eric Dier, antigo defesa central do Sporting e atualmente no Mónaco, gostava de regressar a Alvalade nos próximos anos
Eric Dier, antigo defesa central do Sporting e atualmente no Mónaco, gostava de regressar a Alvalade nos próximos anos

26 Jul 2026 | 14:00 |

Icon Comentário0

A derrota do Monaco diante do Sporting (2-0), no troféu Cinco Violinos, marcou também o regresso a casa de Eric Dier. O defesa central inglês, que passou dez anos na formação verde e branca, não escondeu o orgulho por voltar a pisar o Estádio José Alvalade, deixando um desejo para o futuro.


E. Dier: "Espero que um dia dê para voltar"


"Espero que um dia dê para voltar", disse aos microfones da Sport TV. O atleta de 32 anos de idade fez 31 jogos pela equipa principal leonina entre 2012/2013 e 2013/2014. Marcou um golo e somou ainda duas assistências antes de rumar ao Tottenham.


O defesa mostrou enorme felicidade em retornar a uma casa que bem conhece. "Sim, muito especial para mim voltar aqui. É a minha casa, passei aqui tanto tempo desde os 8 anos. É sempre especial. A primeira vez que voltei foi para a Liga dos Campeões num jogo mais a sério por isso não consegui desfrutar tanto como hoje", revelou.

E. Dier: "O Sporting tem sido sido incrível"


Eric Dier também analisou o atual momento do Clube, enaltecendo o trabalho de Frederico Varandas. "O Sporting tem sido sido incrível, especialmente os últimos 6 anos. Desde que o presidente chegou que tem feito um grande trabalho e mesmo os meus amigos que vêm cá ver os jogos falam do ambiente espetacular e diferente da altura em que aqui estive e também com mudanças muito boas. Fico muito feliz", comentou.

O atleta monegasco está a assimilar as ideias de Filipe Luís, o seu treinador. "Início tem corrido muito bem. Estamos noutra fase que o Sporting, eles estão com o mesmo treinador e jogadores que estão juntos há muito tempo e nós estamos na nossa terceira semana com o Filipe Luís. Estamos a aprender as suas ideias e é apenas só o nosso segundo jogo", falou.


envelope SUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


Lourenço desvaloriza falhanço do Sporting na contratação de alvo: "Jogará outro no lugar dele"
Futebol

Lourenço desvaloriza falhanço do Sporting na contratação de alvo: "Jogará outro no lugar dele"

26 Jul 2026 | 13:10

Icon Comentário0
Mais de 3 meses depois, lesionado regressou às opções de Rui Borges no Sporting
Futebol

Mais de 3 meses depois, lesionado regressou às opções de Rui Borges no Sporting

26 Jul 2026 | 13:48

Icon Comentário0
Reforço do Sporting nem acredita no que viu: "Este estádio é espetacular"
Futebol

Reforço do Sporting nem acredita no que viu: "Este estádio é espetacular"

26 Jul 2026 | 13:37

Icon Comentário0