Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
14 Dez 2024 | 15:50 |
Ruben Amorim trocou o conforto e os elogios recebidos no Sporting pela pressão de treinar o Manchester United, um dos clubes mais exigentes do mundo. Em Alvalade, o treinador conquistou títulos e a admiração dos adeptos, mas em Old Trafford enfrenta o desafio de evitar ser mais uma vítima do "cemitério de treinadores".
Desde a saída de Sir Alex Ferguson em 2013, o Manchester United tem vivido um período de instabilidade. Apesar de um investimento superior a 1,6 mil milhões de euros e de ter apostado em treinadores conceituados, como José Mourinho, os ‘red devils’ não conquistaram mais campeonatos. O desgaste acumulado levou a uma contestação crescente à gestão da família Glazer, que adquiriu o clube em 2005 e foi criticada por endividar o United e por falta de ambição desportiva.
A situação começou a mudar em 2023, quando Jim Ratcliffe adquiriu 25% do clube e assumiu o controlo das operações desportivas. Ratcliffe trouxe novos dirigentes e, após meses de ponderação, substituiu o técnico neerlandês Erik ten Hag por Ruben Amorim.
Os desafios de Ruben Amorim são imensos, num campeonato onde rivais como Manchester City, Liverpool, Arsenal e Chelsea dominam. A ambição de Ratcliffe é recolocar o United no topo, mas o clube está num patamar inferior em várias dimensões. Amorim enfrenta dúvidas sobre a qualidade do plantel e a pressão de apresentar resultados rapidamente, num ambiente onde erros podem ser tolerados, mas não repetidos, como sublinhou o novo proprietário.
O início no Manchester United tem sido cauteloso, com Amorim a usar o seu carisma nas declarações públicas para conquistar a confiança dos adeptos. Apesar de o clube estar atualmente longe dos lugares cimeiros, o técnico tem insistido que o projeto exige tempo e paciência. Com um estilo confiante e pragmático, Ruben Amorim tenta replicar a fórmula de sucesso que o consagrou em Alvalade, enquanto luta para construir bases sólidas num contexto competitivo sem margem para erros.
Internacional português tem sido colocado em rumores relacionados com o Clube de Alvalade e mercado de transferências aproxima-se
29 Abr 2026 | 03:00 |
Os rumores sobre o possível regresso de João Palhinha ao Sporting são infundados, sabe o Leonino. Por esta altura, o internacional português que se encontra emprestado pelo Bayern Munique ao Tottenham está fora dos planos da estrutura do Clube de Alvalade.
Apesar de continuar a ser um jogador bastante acarinhado não só pelos adeptos como pela Direção verde e branca, o planeamento da equipa técnica liderada por Rui Borges não conta com o médio formado no Sporting, apesar de algumas especulações que têm vindo a surgir.
Por seu turno, os leões desejam sim reforçar o meio-campo, uma vez que o verão trará a saída praticamente confirmada de Hidemasa Morita e, muito possivelmente, a de Morten Hjulmand. No entanto, os nomes na lista do Sporting são outros: Issa Doumbia e Sergi Altimira.
João Palhinha chegou ao Bayern no verão de 2024, proveniente do Fulham, onde esteve duas épocas após sair do Sporting em 2022. Os bávaros pagaram perto de 50 milhões de euros aos londrinos mas, apesar do elevado investimento, o médio cumpriu apenas dez jogos (de um total de 25) como titular, sendo emprestado ao Tottenham no último verão. Em 2025/26, soma seis golos e duas assistências em 41 encontros.
Na equipa principal do Sporting, João Palhinha esteve presente num total de 95 encontros, tendo marcado sete golos. Pelo Clube de Alvalade, o internacional português sagrou-se campeão nacional e venceu a Taça da Liga, em 2020/21, e conquistou ainda a Supertaça, na época seguinte. No verão de 2022, o médio foi vendido aos ingleses do Fulham, numa transferência que rendeu 22 milhões de euros aos cofres dos leões.
Timoneiro beirão deixou um alerta forte antes do embate com os leões, revelando que a sua equipa estudou ao detalhe a Turma de Alvalade
28 Abr 2026 | 17:34 |
O Tondela prepara-se para visitar Alvalade esta quarta-feira, em jogo em atraso da 26.ª jornada da Liga Portugal Betclic, e Gonçalo Feio não esconde que o respeito pelo Sporting é enorme, considerando mesmo os leões como "uma das oito melhores equipas da Europa", mas isso não o impede de acreditar que há caminho para surpreender.
O técnico revelou que a sua equipa técnica acompanhou de perto o empate dos verdes e brancos frente ao AVS SAD (1-1), não apenas através de vídeo, mas também no estádio, sublinhando a importância dessa observação direta. "Estivemos lá. Parte da nossa análise é feita em vídeo e outra parte in loco", explicou.
Gonçalo Feio: "Com bola é uma equipa de topo europeu"
Ainda assim, foi direto ao ponto ao admitir que há aspetos a explorar. "Com bola é uma equipa de topo europeu, com jogadores de enorme qualidade. Por outro lado, tivemos a confirmação de que há, em espaços, coisas que podemos aproveitar para este jogo", assumiu.
A estratégia passa também por ter bola e não apenas defender, numa ideia de jogo ambiciosa. "Preparar um jogo só sem bola não é algo em que eu acredite. Mesmo contra um adversário tão forte, um jogo tem várias fases. Um jogador sente-se mais confiante com a bola no pé", reforçou.
O emblema verde e branco volta a entrar em campo na próxima quarta-feira, dia 29 de abril, frente ao Tondela. O encontro, a contar para a jornada 26 (em atraso) da Liga Portugal Betclic, diante da turma orientada por Gonçalo Feio, jogar-se-á às 20h15, no Estádio José Alvalade.
Técnico de Mirandela vai reforçar o seu vínculo com o Clube de Alvalade, apesar dos últimos maus resultados na temporada desportiva
28 Abr 2026 | 16:57 |
A renovação de Rui Borges está fechada e a cerimónia para a oficialização do acordo já está marcada. O evento acontecerá às 11 horas de sexta-feira, dia 1 de maio, no Estádio José Alvalade, mais precisamente no Auditório Artur Agostinho.
As conversas começaram ainda antes das últimas eleições leoninas, a 14 de março, e foram avançando progressivamente até se chegar a um consenso. O vínculo ainda em vigor é válido até 2027, mas será estendido por mais uma temporada, ou seja, até 2028, contemplando, como é normal, um aumento de salário do técnico.
Este processo contratual estava imune ao empate do Sporting na Vila das Aves, com o Presidente leonino, Frederico Varandas, a manter a confiança intacta no trabalho do treinador de 44 anos - que anunciou atletas em dúvida para a partida com o Tondela.
Esta temporada, Rui Borges conseguiu uma chegada histórica para os leões aos quartos de final da Champions, igualando o feito de 1982/83. Os últimos resultados leoninos, com a derrota frente ao Benfica (2-1) e o empate diante do AVS (1-1) que desalojaram o leão do segundo lugar.
Recorde-se que Rui Borges assinou com o Sporting no Natal de 2024, sucedendo a João Pereira, e o técnico mirandelense conseguiu conquistar o Campeonato Nacional e a Taça de Portugal, a dobradinha nacional - algo que não sucedia-se no Clube há mais de 20 anos.