
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
O Al Hilal venceu o Al Ittihad (2-1) a passada terça-feira, nas meias-finais da Taça do Rei da Arábia Saudita. A equipa treinada por Jorge Jesus fica, assim, apurada para a final da competição internacional – e aguarda o resultado do encontro entre Al Nassr e Al Khaleej, que se disputará esta quarta-feira, para descobrir quem será o seu adversário na derradeira disputa.
O Al Hilal iniciou o último jogo em vantagem, tendo estreado o marcador aos 12 minutos, com golo de Michael. A três minutos do intervalo, Milinkovic-Savic viu cartão vermelho, na sequência do qual foi expulso. Daí em diante, a equipa de Jorge Jesus ficou em inferioridade numérica, e o Al Ittihad conseguiu empatar, com remate de Hamdallah (67’). Já tudo parecia perdido quando Abdulhamid fez o golo da vitória para o Al Hilal (81').
A equipa de Jorge Jesus, treinador português que teve já uma passagem de três épocas pelo Sporting, continua a liderar todas as competições sauditas e pode encaminhar-se para o triplete. Contra o mesmo adversário com quem disputou agora as meias da Taça, a turma do técnico português goleou (4-1) na final da Supertaça da Arábia Saudita.
Com um título já arrecadado, e o acesso à final garantido para outra prova saudita, o Al Hilal encontra-se também na liderança do campeonato. Com 80 pontos somados à data, a turma de Jorge Jesus leva uma vantagem de nove para o segundo classificado, o Al Nassr de Cristiano Ronaldo – que leva já uma disputa a mais que o líder.
Perante as circunstâncias, Jorge Jesus tem mesmo motivos para sorrir. Após a vitória de terça-feira, o Al Hilal volta a entrar em campo já na próxima sexta-feira, 3 de maio. O encontro frente ao Al Taawoun tem início agendado para as 16h e diz respeito à 29ª jornada da Saudi Pro League. Com a disputa, o clube de Jorge Jesus igualará o número de jogos do Al Nassr de Cristiano Ronaldo no campeonato saudita.
Depois de ter sido eleito o melhor jogador em 2024/2025 pela massa associativa, o brasileiro vê agora os adeptos atribuírem-lhe mais uma distinção
|
Depois de ter sido eleito o melhor jogador em 2024/2025 pelos adeptos do Rio Ave, o jogador vê agora a massa associativa vilacondense atribuir-lhe mais uma distinção. O jogador - que vem sendo associado a uma possível transferência para o Sporting. venceu o prémio de melhor golo, que foi marcado precisamente... frente aos leões.
O golo em questão foi marcado na primeira jornada da competição nacional, numa partida contra o Sporting no Estádio José Alvalade, que os leões venceram por 3-1 com um bis de Pedro Gonçalves (6’ e 26’) e um remate certeiro de Viktor Gyokeres (63’).
O golo em questão foi apontado aos 90 minutos, quando Clayton invadiu a grande-área do Sporting, puxando a bola para dentro com a canhota e com o seu pé direito apontou um remate em força, deixando o guardião Vladan Kovacevic sem hipóteses de defesa. Com este tento, o Rio Ave reduziu a desvantagem para 3-1.
Vale a pena recordar que, nos últimos tempos, o atleta tem sido apontado a uma possível mudança para o Sporting, mas Frederico Varandas não está sozinho na corrida pelo jogador brasileiro. Para além dos leões, Porto, Benfica, Torino e Zenit estão interessados em contratar o avançado do Rio Ave.
Na temporada 2024/25, com a camisola do Rio Ave, Clayton - avaliado em 5 milhões de euros - somou 18 golos marcados e duas assistência, em 37 jogos. Os 14 remates certeiros que conseguiu no campeonato colocam-no no quarto lugar da lista de melhores marcadores da competição.
Futebolista da equipa verde e branca foi titular na equipa das quinas, mas não conseguiu evitar desaire na Liga das Nações (3-0)
|
Fátima Pinto era o rosto da desilusão da Seleção Nacional de futebol feminino após a derrota (3-0) com a Bélgica, que ditou a descida de Portugal à Liga das Nações B. A jogadora do Sporting refere que a falta de eficácia esteve na origem do desaire pesado.
O empate garantia a presença de Portugal no 'play-off' de permanência. Além de não conseguir sequer pontuar, a equipa das quinas saiu vergada a mais uma derrota pesada e desceu à Liga B. Na ótica da jogadora nacional, as comandadas de Francisco Neto não estiveram ao melhor nível na segunda parte.
Fátima Pinto: "No futebol, quem não marca, sofre e acho que foi isso que acabou por nos acontecer"
"No futebol, quem não marca, sofre e acho que foi isso que acabou por nos acontecer. Entrámos bem no jogo, mas na segunda já não tão bem, começámos a bater muito a bola. Fomos nos duelos físicos e nós somos boas com a bola no chão. Agora é corrigir os erros e pensar no próximo», assinalou, na zona de entrevistas rápidas do Canal 11.
Fátima Pinto: "Queremos dar uma resposta positiva e vamos trabalhar muito durante este mês"
O duelo com a Bélgica já faz parte do passado: "Temos noção de que o Europeu será difícil, vamos jogar contra equipas de grande nível tal como também já jogámos nesta Liga das Nações, mas queremos dar uma resposta positiva e vamos trabalhar muito durante este mês", terminou.
Agora, ficam a faltar poucas semanas para o começo do próximo Campeonato Europeu, onde Portugal não terá vida nada facilitada, uma vez que vai voltar a enfrentar Bélgica e Espanha - dois adversários desta Liga das Nações -, mas também a seleção de Itália.
Pupilo de Rui Borges superou concorrentes mais diretos e termina temporada desportiva de 2025/26 com números de fazer inveja aos rivais
|
Rui Silva sagrou-se no jogador com mais golos evitados da Liga Portugal, ultrapassando assim Diogo Costa, do Porto e Anatoliy Trubin do Benfica. Agarrando a titularidade desde que chegou à baliza do Sporting, no mercado de inverno, o jogador brilha dentro e fora dos campos.
O pupilo de Rui Borges liderou as estatísticas de guarda-redes com mais golos evitados na Liga Portugal 2024/25 com um total de 5,3, números que representam um valor de 13.1% de menos remates certeiros sofridos face às bolas em direção do alvo do Clube de Alvalade.
Esta estatística apresenta uma relação direta entre as exibições de Rui Silva e os resultados dos leões. O mais recente guarda-redes do Sporting sofreu 16 golos em 23 jogos, somando um total de 46 defesas realizadas e nove jogos com a baliza em branco, sendo mais preponderante que os guardiões de Porto e Benfica.
Tanto Diogo Costa como Anatoliy Trubin tiveram o mesmo número de golos evitados na Liga Portugal, no valor de 1,1. Ainda assim, e apesar da igualdade no valor, o guarda-redes do Benfica fez um total de 114 defesas ao longo de toda a temporada, fazendo mais que o guardião da equipa do Porto, que realizou 82.
Com apenas quatro meses e meio a defender as balizas do Sporting, Rui Silva foi uma figura importante para a temporada do Sporting. Com um valor de mercado de 7 milhões de euros, o guarda-redes leonino realizou 17 jogos na Liga Portugal, quatro para a Taça de Portugal e dois para a Liga dos Campeões, numa temporada em que se sagrou Campeão Nacional e vencedor da prova rainha.