
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
O Sporting quer assinar uma renovação de contrato com Rafael Nel. Apesar de o vínculo atual do jovem ponta de lança terminar em 2025/26, a estrutura verde e branca, liderada por Frederico Varandas, tem intensões de segurar o avançado formado no Benfica durante vários anos, a pedido de Rúben Amorim, sabe o Leonino.
Segundo informação apurada pelo nosso Jornal, o treinador dos leões tem muito apreço pelas qualidades do jovem ponta de lança formado nos encarnados e acredita que o futuro do ataque do Clube de Alvalade possa passar pelo atleta nascido na Amadora.
Em 2022/23, Rafael Nel assinou o primeiro contrato profissional com os verdes e brancos, até 2026. No entanto, visto que Rodrigo Ribeiro foi emprestado, com opção de compra acessível - 13 milhões de euros - as opções na formação do Sporting vão diminuindo e os responsáveis leoninos não querem perder o jovem craque.
De acordo com informações recentes, o futebolista tem sido bastante trabalhado por Carlos Fernandes, adjunto de Rúben Amorim. O técnico dos leões tem dedicado algum tempo a Rafael Nel, acreditando que este oferece características semelhantes a Viktor Gyokeres, principalmente no jogo de costas perante os adversários.
Vale lembrar que o atacante de 18 anos foi formado no Benfica, tendo representado os encarnados durante oito anos. Em 2018/19 mudou-se para o Belenenses e, no inverno da temporada seguinte, trocou Belém pelos verdes e brancos. Em 2022/23, Rafael Nel fez 32 jogos e nove golos pelos juniores leoninos, somando, ainda, oito partidas e quatro tentos ao serviço dos sub-23.
Esta época, fez a estreia na equipa principal do Sporting, tendo entrado aos 84 minutos, na vitória diante do Young Boys, por 3-1, para a Liga Europa. Ao serviço da equipa B dos leões, comandada por Filipe Çelikkaya, leva cinco golos apontados, em 20 partidas disputadas.
Clube de Alvalade tinha sido autuado depois de declarações menos felizes do antigo jogador verde e branco, que se retratou rapidamente
|
Boas notícias para o Sporting! O Supremo Tribunal Administrativo decidiu anular a multa aplicada à Sporting SAD, no seguimento das declarações de Carlos Xavier acerca de Mehdi Taremi, antigo avançado do Porto. O caso remonta a outubro de 2023, quando os leões tinham sido condenados a pagar um valor superior a 15 mil euros.
Na origem da multa aplicada pelo Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) estiveram as duras críticas de Carlos Xavier a Taremi, feitas num programa da Sporting TV. “O muçulmano, quando veio para Portugal, nem sabia nadar, e agora só sabe mergulhar”, referiu o antigo jogador que conquistou um Campeonato, três Supertaças e uma Taça de Portugal ao serviço do Clube de Alvalade.
Poucos dias depois, o ex-internacional português – que elogiou a prestação da equipa leonina no recente dérbi frente ao Benfica - retratou-se em público e pediu desculpa pelos seus comentários. Ainda assim, o Conselho de Disciplina da FPF acabou mesmo por sancionar a SAD verde e branca, com uma multa de 15.300 euros.
A sociedade leonina decidiu, de imediato, recorrer da decisão para o Tribunal Arbitral do Desporto. No entanto, o TAD deu razão ao órgão federativo e indeferiu o recurso dos verdes e brancos, em maio de 2024. A SAD do Sporting avançou com novo recurso e, cerca de um ano depois, o Supremo Tribunal Administrativo apresentou um entendimento diferente da situação e decidiu anular a multa, numa decisão conhecida esta quinta-feira.
A equipa verde e branca volta a entrar em campo no próximo fim de semana, frente ao Vitória de Guimarães, no Estádio José Alvalade. O jogo é referente à 34.ª e última jornada da Liga Portugal Betclic e será arbitrado por Fábio Veríssimo, da Associação de Futebol de Leiria. Os leões estão na liderança do campeonato, com 79 pontos, e estão a um pequeno passo de conquistar o bicampeonato.
Jovem jogador espanhol assinou um momento magnífico no dérbi da Catalunha e os blaugrana consagraram-se campeões nacionais
|
Disputou-se, esta quinta feira, dia 15 de maio, o dérbi da Catalunha, o Espanyol - Barcelona, a contar para a 36ª. jornada da La Liga. Os blaugrana venceram os rivais da região por 2-0, com um grande golo de Lamine Yamal, e confirmaram o triunfo do campeonato espanhol, depois de terem vencido o Real Madrid na última ronda.
Destacar, em primeira instância, a presença de Raphinha no 11 titular de Hansi Flick. O extremo brasileiro, antigo jogador do Sporting, ficou em branco no Espanyol - Barcelona, mas assinou uma época tremenda e foi uma das peças mais importantes no percurso dos blaugrana rumo ao título nacional.
Em relação à partida, foi um jogo de nervos. O Barcelona ganhava o campeonato caso vencesse o jogo, logo contra o grande rival da Catalunha. O Espanyol dificultou a tarefa ao máximo, e a primeira parte chegou ao fim com o nulo no marcador, sem que nenhuma das equipas conseguisse inaugurar o placar.
Na etapa complementar, o Barcelona mostrou o porquê de ocupar o primeiro lugar da La Liga. Os blaugrana viram Lamine Yamal assinar um momento incrível, e marcar um golo fabuloso aos 53 minutos do encontro. O Espanyol nunca conseguiu reagir ao poderio da equipa de Raphinha, e chegou mesmo a ficar reduzido a 10 unidades à passagem do minuto 80', devido a agressão de Cabrera sobre o marcador do primeiro tento da partida. Fermín fez o segundo, com assistência de Yamal, e fechou o resultado final com 2-0.
Com esta vitória, o Barcelona soma 85 pontos, e consegue uma vantagem de sete pontos sobre o segundo classificado, o Real Madrid, quando faltam apenas dois jogos para o fim da La Liga. O Espanyol, por outro lado, ocupa a 16ª posição da tabela classificativa. Somam 39 pontos, mais cinco que a primeira equipa abaixo da linha de água.
Reveja, aqui, o golo de Lamine Yamal no Espanyol - Barcelona:
Treinador do conjunto vimaranense vem vivendo um bom momento na carreira, e há um dado que deixa os Sportinguistas em sobressalto
|
O Sporting entra em campo no próximo sábado, dia 17 de maio, para defrontar o conjunto do Guimarães, em encontro da 34º. jornada da Liga Portugal Betclic, que pode dar o bicampeonato aos leões. Apesar do bom momento, há um dado que assusta: Luís Freire, técnico dos vimaranenses, já sabe o que é vencer em Alvalade.
Analisando os registos, verifica-se que o técnico de 39 anos já defrontou o Sporting em oito ocasiões, enquanto treinador principal. O saldo é de uma vitória, um empate e seis derrotas, sendo que o único triunfo aconteceu logo no primeiro jogo frente aos verdes e brancos. Em outubro de 2018, ao serviço do Estoril, Luís Freire comandou a equipa da Linha a uma vitória por 2-1, em Alvalade, num desafio referente à segunda jornada da fase de grupos da Taça da Liga.
Nos cinco duelos seguintes, o Sporting levou a melhor. No comando técnico do Nacional, Luís Freire foi derrotado na receção aos verdes e brancos por 2-0, em janeiro de 2021. Já ao serviço do Rio Ave, em 2022/23 e 2023/24, seguiram-se outros quatro desaires para o jovem técnico e sempre sem golos marcados pelos vilacondenses – 3-0 e 2-0, em Alvalade, 2-0 e 1-0, no Estádio dos Arcos.
Ainda na época passada, Luís Freire voltou a conseguir travar o Sporting. Na 23ª jornada do campeonato, a equipa comandada por Ruben Amorim deslocou-se ao terreno dos vilacondenses e não foi além de um empate 3-3. Na presente temporada, Luís Freire já defrontou o Sporting, também ao serviço do Rio Ave. Na primeira jornada da Liga Portugal Betclic, a formação de Vila do Conde deslocou-se a Alvalade e foi derrotada por 3-1.
A partir das 18h00 do próximo sábado, Luís Freire - que soma duas vitórias e duas derrotas, no confronto direto com Rui Borges - vai defrontar o Sporting, pela primeira vez, no comando técnico do Vitória de Guimarães. Vale lembrar que no jogo da primeira volta, no Estádio D. Afonso Henriques, leões e vimaranenses empataram 4-4, com Daniel Sousa ao leme dos minhotos.