Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Modalidades

EXCLUSIVO LEONINO – HÓQUEI EM PATINS DO SPORTING SEGURA ESTRELA POR MAIS UMA ÉPOCA

Titular indiscutível dos verdes e brancos vai cumprir pelo menos mais um ano de contrato

Leonino - Onde o Sporting é notícia
Leonino - Onde o Sporting é notícia

28 Jun 2024 | 16:07 |

Icon Comentário0

Com contrato até 2025, Ângelo Girão vai continuar no Sporting até, pelo menos, ao final do vínculo, sabe o Leonino. O guardião renovou em 2018 e segue como titular da equipa de hóquei em patins do Clube de Alvalade durante a próxima temporada desportiva.


Segundo informações apuradas pelo nosso Jornal, junto de fonte próxima do processo, o 'camisola 61' irá manter o seu lugar na baliza do Sporting até à chegada de Xano Edo - filho de Edo Bosch, treinador que vai orientar os leões a partir de 2024/25, depois de a Direção de Frederico Varandas ter batido a cláusula de rescisão junto da Oliveirense (saiba mais AQUI).


O jovem guardião é visto como uma das maiores promessas da modalidade e espera-se que segure o legado de Girão durante várias épocas, visto que, de momento, tem apenas 22 anos. A sua chegada é bastante aguardada pelos responsáveis leoninos que acreditam que o jovem é um substituto à altura de uma das maiores figuras od hóquei em patins verde e branco.


Ângelo Girão chegou ao Sporting em 2014, oriundo do Valongo. Desde então, o guardião realizou 360 encontros e conquistou três Ligas dos Campeões (2018/19, 2020/21 e 2023/24), duas Taças Continentais (2019/20 e 2021/22), uma Taça CERS (2014/15), dois Campeonatos Nacionais (2017/18 e 2020/21) e uma Supertaça (2015).

Já Xano Edo, a cumprir a quinta época a nível sénior, venceu uma Taça CERS, pelo Calafell, uma Taça Europeia, com o Valongo, e uma Liga Espanhola, ao serviço do Barcelona. Em escalões mais abaixo, o jovem tem, também, vários troféus, como o Europeu sub-17 por Portugal.

Grande defesa de Girão frente ao Barcelona:



Modalidades

Está feito! Sporting vence em Itália e apura-se para a final-eight da Champions

Verdes e brancos estiveram por cima da partida durante a maior parte do encontro e voltam para casa com os três pontos e a próxima fase no bolso

A equipa de hóquei em patins do Sporting venceu o Hockey Bassano, por 3-1, garantindo o apuramento para a final-eight da Champions
A equipa de hóquei em patins do Sporting venceu o Hockey Bassano, por 3-1, garantindo o apuramento para a final-eight da Champions

26 Mar 2026 | 21:20 |

Icon Comentário0

A equipa de hóquei em patins do Sporting venceu o Hockey Bassano, por 3-1, esta quinta-feira, dia 26 de março, em jogo a contar para a nona jornada da Liga dos Campeões da modalidade. Depois de terem conseguido um empate arrancado a ferros na última ronda, os leões acabam por carimbar o passaporte para os quartos-de-final da prova.


Em jogo disputado no PalaUbroker, em Itália, o encontro não podia ter começado da melhor forma para os leões. Rafael Bessa inaugurou o marcador para o Sporting à passagem pelo minuto 6 e, logo de seguida, aos 8', Facundo Navarro aumentou a vantagem, que acabaria por se manter até ao intervalo.


No regresso dos balneários, o Sporting beneficiou logo aos 28 minutos de um lance de bola parada, que Nolito Romero não desperdiçou e dilatou o resultado. Os leões foram gerindo o resultado até que o Bassano reduziu, por Alberto Pozzato (42') e fechou as contas.


Com esta vitória - a 30.ª em 43 jogos na presente temporada - os comandados de Edo Bosch somam 14 pontos e sobem provisoriamente ao segundo lugar no grupo B da competição. Desta forma, os leões garantem a sua presença na final-eight da competição.

O Clube de Alvalade volta a entrar em campo na quarta-feira, dia 8 de abril, frente à Juventude Pacense. O encontro diante da turma orientada por Hugo Azevedo, a 22.ª jornada do Campeonato Nacional, jogar-se-á às 21h30, em Paços de Ferreira.



Modalidades

APCVD abre processo para averiguar confronto com Alex Merlim, jogador do Sporting

Entidade revelou, após acontecimento, que irá iniciar o "apuramento dos factos" relacionados com "alegados insultos dirigidos ao árbitro da partida"

APCVD terá aberto um processo contraordenacional para "apuramento dos factos" devido a alegados insultados de Alex Merlim, do Sporting, a um árbitro
APCVD terá aberto um processo contraordenacional para "apuramento dos factos" devido a alegados insultados de Alex Merlim, do Sporting, a um árbitro

25 Mar 2026 | 10:31 |

Icon Comentário0

A Autoridade para a Prevenção e Combate à Violência no Desporto (APCVD) anunciou a abertura de um processo contraordenacional para "apuramento dos factos" relacionados com "alegados insultos dirigidos ao árbitro da partida" no jogo de sub-13 entre Sporting e Quinta dos Lombos, referente à 5.ª jornada da fase de apuramento de campeão.


O incidente ocorreu no final do encontro disputado no Pavilhão Multidesportivo de Alvalade, no último domingo. O ambiente aqueceu após o apito final e Alex Merlim, ala da equipa do Sporting e pai de André, jogador dos infantis leoninos, estava nas bancadas e terá alegadamente confrontado o árbitro João Sabugueiro, de 19 anos. O episódio ficou registado no relatório do juiz.


O marcador manteve-se empatado a zero até aos últimos cinco minutos, altura em que o Quinta dos Lombos se adiantou. O Sporting respondeu pouco depois com o empate, mas a partida aqueceu após uma expulsão. Depois de ouvir de um jovem leonino a frase 'estás a roubar', o árbitro João Sabugueiro, de 19 anos, mostrou cartão amarelo. O jogador respondeu com um ‘manguito’, viu o segundo amarelo e consequente vermelho. Nos instantes finais, a equipa de Carcavelos marcou mais dois golos e venceu.


Após o encontro, e durante a habitual volta das equipas ao pavilhão, geraram-se trocas de insultos entre jogadores e pais. Quando João Sabugueiro se dirigia para os balneários, continuaram as agressões verbais, tendo o árbitro identificado Alex Merlim entre os mais exaltados. Como não há policiamento neste escalão, o assistente de recinto desportivo do Sporting acompanhou o árbitro até ao balneário para garantir a sua segurança.

Recorde-se de que Alex Merlim está a cumprir a 11.ª temporada ao serviço do Clube de Alvalade, tendo conquistado, até ao momento, 27 títulos pelo emblema verde e branco com destaque para as duas Ligas dos Campeões e os sete títulos de campeão nacional.



Modalidades

Exclusivo Leonino - Sporting tem internacional espanhol na lista, mas Barcelona é obstáculo

Estrutura verde e branca estuda contratação de reforços para a próxima temporada, contudo o emblema catalão lidera esta corrida pelo jogador

Exclusivo Leonino - Marcos Fis é um dos 'sonhos' da equipa de andebol do Sporting, mas jogador deverá acabar por rumar ao Barcelona
Exclusivo Leonino - Marcos Fis é um dos 'sonhos' da equipa de andebol do Sporting, mas jogador deverá acabar por rumar ao Barcelona

25 Mar 2026 | 03:00 |

Icon Comentário0

A equipa de andebol do Sporting tem referenciado Marcos Fis, mas este 'sonho' não se avizinha nada fácil. Neste Exclusivo Leonino, apurámos que o internacional espanhol integra a lista de planos dos leões, contudo, assegurar a chegada do jogador do CB Granollers afigura-se uma tarefa altamente complexa, dado o forte desejo evidenciado pelo andebolista em vestir a camisola do Barcelona.


A jovem promessa, de 19 anos, é um 'sonho' do Clube de Alvalade para a próxima época. Porém, o emblema da Catalunha deverá mesmo garantir esta contratação, com os responsáveis blaugranas a liderarem as negociações pelo atleta, dificultando qualquer investida proveniente de Portugal, até porque Fis tem interesse nesta transferência.


Na reta final desta campanha e disputando ativamente o almejado tricampeonato nacional, a Direção do Sporting já começa a pensar em algumas mexidas no plantel. Uma eventual saída de Emil Berlin, cujas exibições continuam sem convencer Ricardo Costa, libertaria uma vaga direta no corredor direito para conseguir acomodar devidamente algumas novas entradas no grupo.


Marcos Fis, à semelhança de Kiko Costa, representa um dos valores mais seguidos da modalidade. A estrutura do Barcelona tem acompanhado ambos os laterais direitos com enorme atenção ao longo dos últimos meses. No entanto, o atleta espanhol deverá 'mudar de ares', mantendo-se na Liga Asobal, já no arranque do próximo calendário competitivo, confirmando as expectativas iniciais.

Na presente temporada, ao serviço do CB Granollers, Marcos Fis já realizou 31 partidas oficiais: 21 no campeonato espanhol e dez na EHF European League. No total dos encontros disputados, o lateral direito já registou 163 remates certeiros.


Confira este golaço de Marcos Fis:


envelope SUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


Oficial! Sporting assina contrato com guarda-redes de 1,90m
Modalidades

Oficial! Sporting assina contrato com guarda-redes de 1,90m

24 Mar 2026 | 16:38

Icon Comentário0
Alex Merlim, estrela do Sporting, envolvido em confronto com árbitro no escalão de sub-13
Modalidades

Alex Merlim, estrela do Sporting, envolvido em confronto com árbitro no escalão de sub-13

24 Mar 2026 | 12:56

Icon Comentário0
António José Seguro reage a feito impressionante de atleta do Sporting
Modalidades

António José Seguro reage a feito impressionante de atleta do Sporting

23 Mar 2026 | 12:17

Icon Comentário0