Futebol
Foi capitão do Sporting, mas quase trocou Alvalade pelo Benfica: "Muito tentador"
13 Dez 2025 | 11:12
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
22 Jul 2022 | 11:34 |
Porto interdito de jogar dois jogos no Dragão… só que não. Sanção do Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) muito dificilmente será aplicada. Aliás, o histórico dos últimos anos está aí para reforçar esta ideia. A interdição de dois jogos ao Estádio do Dragão como castigo perante os incidentes no final do clássico entre Porto e Sporting, que decorreu em fevereiro (Veja AQUI), não deverá mesmo ser cumprida.
“Dado o histórico no que concerne a castigos que envolvam mais do que as tradicionais multas aos clubes, nomeadamente jogos à porta fechada e interdição de recintos desportivos, muito dificilmente se efetivam, especialmente quando o castigo em causa envolve um dos ‘três grandes’, deixando passar, de forma impune, qualquer momento de violência”
Em entrevista exclusiva ao Leonino, Soraia Quarenta, advogada e Secretária-Relatora do Conselho de Disciplina na Associação de Futebol de Lisboa, afirma que os castigos só “serão adequados se se vierem a concretizar”, algo que é questionado pela advogada, uma vez que “dado o histórico no que concerne a castigos que envolvam mais do que as tradicionais multas aos clubes, nomeadamente jogos à porta fechada e interdição de recintos desportivos, muito dificilmente se efetivam, especialmente quando o castigo em causa envolve um dos ‘três grandes’, deixando passar, de forma impune, qualquer momento de violência”.
De recurso em recurso até anularem a aplicação do castigo
A jurista referiu que a sanção “será para produzir efeitos na época que está para começar”, mas realça que, caso o clube azul e branco avance com o pedido de recurso e reavaliação, não existem “grandes possibilidades de não ser aceite”, acrescentando que não existe um tempo limite definido para a avaliação destes casos e que “tudo dependerá da vontade das partes em conformar-se ou não com as decisões que forem resultando dos diferentes órgãos jurisdicionais a que recorram”, referiu ainda.
“Lei vigente é suficiente e adequada, o que falta é a coragem em aplicá-la”
Na visão de Soraia Quarenta, é necessário que os clubes “comecem a interiorizar que situações de violência terão consequências indesejáveis que irão além do prejuízo monetário”, defendendo também que “a lei vigente é suficiente e adequada”, mas que o que falta, “na maioria das vezes, é a coragem em aplicá-la”, vincou.
“Todos os intervenientes no desporto e, mais concretamente, no futebol, sabem que este tipo de situações são inadmissíveis. Porém, o futebol é um mundo à parte onde atitudes que não são permitidas na sociedade em geral, ganham um outro nível de tolerância, sendo que todos nós ‘fechamos os olhos’ ao que acontece. Seja pela questão emocional associada ao futebol que faz exarcebar as reações em geral, seja pelo dinheiro que o futebol movimenta, há toda uma permissividade transversal não só às organizações e instituições responsáveis, como de todos nós, consumidores e adeptos em geral e enquanto não existir uma mudança de mentalidade, não vai ser uma regra vertida num papel que irá fazer milagres”, concluiu.
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Queres receber diariamente todas as notícias sobre Sporting no teu email? Transferências, jogos, opinião, golos e muito mais. Inscreve-te já, sem qualquer custo, na caixa em baixo ↓Clube de Alvalade entrou em campo na noite de sábado, dia 13 de dezembro, para defrontar o conjunto de Vila das Aves, em jogo da Liga Portugal Betclic
13 Dez 2025 | 22:30 |
O Sporting venceu o AVS SAD por 6-0, este sábado, dia 13 de dezembro, em jogo relativo à 14ª. jornada da Liga Portugal Betclic. Numa primeira parte de sonho, onde os leões praticamente resolveram a partida, o conjunto de Rui Borges volta às vitórias, depois do desaire com o Bayern Munique.
No Estádio de Alvalade, o Sporting entrou com tudo, a criar muitas oportunidades, como tem sido habitual esta temporada. Os leões chegaram à vantagem num potente remate de Luis Suárez, aos 32'. Três minutos depois, foi a vez de Maxi Araújo dobrar a vantagem verde e branca. Aos 37', Geny Catamo atirou a diferença para três golos, cumprindo cinco minutos de sonho da equipa de Rui Borges.
Rui Borges mexeu ao intervalo, de modo a gerir a equipa, que atravessa um intenso período de jogos. Os leões entraram a gerir a vantagem que traziam do primeiro tempo. Nem por isso o leão abrandou, e Maxi Araújo voltou a marcar, logo aos 46'. Seis minutos depois, foi a vez de Luis Suárez bisar, e deixar o marcador com 5-0. O conjunto verde e branco somou várias ocasiões, e Geny Catamo chegou mesmo ao segundo golo no encontro aos 90+2'.
Com esta vitória – a 17ª. em 24 encontros na presente temporada –, os comandados de Rui Borges continuam no segundo lugar da Liga Portugal Betclic, agora com 35 pontos. O Porto segue na liderança da prova, com 37 (menos um jogo). O Benfica completa o pódio, com 29 (menos um jogo).
O emblema verde e branco volta a entrar em campo na próxima quinta-feira, dia 14 de dezembro, frente ao Santa Clara, em jogo relativo aos oitavos-de-final da Taça de Portugal. O encontro diante da turma liderada por Vasco Matos jogar-se-á às 18h345, em reduto adversário, nos Açores.
Clube de Alvalade entrou em campo, na manhã deste sábado, dia 13 de dezembro, para disputar o encontro referente aos oitavos-de-final da prova rainha
13 Dez 2025 | 12:57 |
A equipa de futebol feminino do Sporting perdeu, com o Braga (1-0), este sábado, dia 13 de dezembro. Depois da vitória com o Rio Ave, e em partida relativa aos oitavos-de-final da Taça de Portugal, a turma verde e branca não conseguiu ultrapassar um adversário muito complicado rumo á próxima fase da competição.
Em Braga, o Sporting entrou bem na partida, mas demonstrou-se perdulário nos primeiros 45 minutos. A equipa verde e branca gozou de algumas ocasiões para inaugurar o marcador, mas não conseguiu fazer golo e permitiu que o marcador chegasse com 0-0 ao intervalo.
Na etapa complementar, a história foi diferente. O Braga entrou com tudo e superiorizou-se momentaneamente ao Sporting. As leoas conseguiram reequilibrar a partida, mas à entrada dos últimos 10 minutos, o jogo seguia com nulo no marcador. No entanto, aos 87', as minhotas chegaram ao golo que desbloqueou o encontro. As verdes e brancas não conseguiram reagir, e o jogo terminou com desaire.
Com esta vitória - a terceira em 16 jogos na presente temporada - as comandadas de Micael Sequeira são eliminadas pelo Braga, e não seguem para os quartos-de-final da Taça de Portugal. Resta a luta pelo campeonato e pela UEFA Women´s Europa Cup.
O emblema verde e branco vira, agora, atenções para o campeonato nacional. O próximo encontro do Sporting está marcado para domingo, dia 21 de dezembro, às 17h30, frente ao Benfica. O duelo diante da formação encarnada vai decorrer no Estádio de Alvalade, em Lisboa.
Selecionador nacional esteve presente no programa 'Futebol Total', no Canal 11, e falou da relação do Clube de Alvalade com a equipa das quinas
13 Dez 2025 | 11:42 |
Roberto Martínez explicou que não se arrepende de não ter lançado Geovany Quenda na Seleção nacional, mas recusa qualquer injustiça para com jogadores do Sporting na equipa das quinas. O selecionador de Portugal esteve presente no programa 'Futebol Total', no Canal 11, e falou do Clube de Alvalade - também tinha falado de Cristiano Ronaldo recentemente.
Roberto Martínez: "O Quenda tem um potencial incrível. Não me arrependo de não o ter colocado no jogo com a Croácia"
"A nossa formação é uma das melhores da Europa. Gosto de dar oportunidades aos jogadores novos, o mais difícil é o momento da chamada. Quando estão no âmbito da Seleção, é muito difícil para o jogador. Há um aspeto de adaptação. O Rodrigo Mora fez parte da lista final da Liga das Nações. É um jogador muito especial. Cresceu muito, precisa de aproveitar a experiência", começou por explicar Roberto Martínez.
O Selecionador nacional prosseguiu: "O Quenda tem um potencial incrível. Não me arrependo de não o ter colocado no jogo com a Croácia. Se estiver a olhar para um jogador de maneira individual, não estou a fazer o meu trabalho, preciso de ser neutro. Nesse jogo, tivemos a lesão do Tomás Araújo, a ideia era o Quenda e o Fábio Silva jogarem. Uma coisa é o plano, mas o jogo era difícil. Os resultados são importantes. Correu mal do ponto de vista do Geovany".
Roberto Martínez: "Não gosto da perceção de que o selecionador não acompanha os jogadores do Sporting"
"A crítica faz parte do nosso trabalho, mas não gosto da perceção de que o selecionador não acompanha os jogadores do Sporting. Eles têm jogadores fantásticos. O Sporting e o PSG são as equipas com mais convocados. É injusto falar de uma perceção que não é certa. Espero que os adeptos do Sporting saibam que isso é mentira", atirou, de seguida, o selecionador nacional.
Depois de mais elogios a Rodrigo Mora, voltou a falar dos jogadores do Sporting: "Falo também do João Simões (Sporting), que demonstrou uma personalidade com o Bayern. Precisa de continuar o seu crescimento. A formação em Portugal é muito boa e temos de ter paciência e proteger os jogadores. O Quenda, o Rodrigo e o João Simões estão na lista de 55 jogadores".
Foi capitão do Sporting, mas quase trocou Alvalade pelo Benfica: "Muito tentador"
13 Dez 2025 | 11:12
Trincão mais 10? Rui Borges prepara mexidas no meio campo para o Sporting - AFS
13 Dez 2025 | 10:23
Sporting vai mesmo atacar o mercado de inverno, e os alvos já estão escolhidos
13 Dez 2025 | 10:06