Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
02 Nov 2025 | 03:00 |
Samuel Almeida acredita que toda a estrutura do Sporting está "unida em torno do grande objetivo" da temporada: a conquista do Tricampeonato Nacional. Neste Exclusivo Leonino, o antigo dirigente dos verdes e brancos revela, no entanto, alguns pontos a melhorar.
Samuel Almeida: "Temos mais opções este ano"
"Em termos globais parece que a estratégia de contratações passou em primeira linha por dar profundidade ao plantel. Temos mais opções este ano", refere Smuel Almeida, antes de fazer uma análise breve a alguns dos reforços do Sporting.
"Luís Suarez foi contratado para ser titular e tem sido boa surpresa, tal como Alisson, os dois em maior destaque. Vagiannidis tem potencial, mas precisa de mais tempo e Kochorashvili é uma deceção", admite, garantindo que "João Simões é quem dá mais garantias" ao lado de Morten Hjulmand.
Samuel Almeida: "Gustavo Sá seria a minha escolha, assim como a contratação de Clayton"
Apesar de acreditar que janeiro "não será um mercado fácil", Samuel Almeida sugere que o Sporting volte a faze contratações no mercado nacional, que muito sucesso tiveram nas últimas temporadas: "Diria que a prioridade seria contratar um médio promissor e de futuro, preparando 26/27. Gustavo Sá seria a minha escolha, assim como a contratação de Clayton".
Passadas 10 jornadas da Liga Portugal Betclic, com Rui Borges no comando desde o início, Samuel Almeida aproveita para estabeler um meio de comparação com os 11 jogos orientados por Ruben Amorim em 2024/25, antes de rumar ao Manchester United: "Rui Borges, foi campeão e merece o benefício da dúvida. A equipa nem sempre tem sido afirmativa nos jogos de maior dificuldade e dispondo do plantel mais valorizado do futebol nacional julgo que podemos e devemos produzir mais".
"De todo o modo, com a saída de Gyokeres esta seria sempre uma época com alguns desafios. Quanto ao modelo de jogom parece me que o plantel continua mais talhado para um sistema de três centrais, mas obviamente cada treinador gosta de dar seu cunho. Rui Borges como outro qualquer será julgado pelos resultados que obtiver, sendo que o objetivo passa naturalmente pelo Tricampeonato, um feito histórico para o Clube e para estes órgãos sociais, que estão unidos em torno desse objetivo", termina.
Futebolista da equipa principal dos verdes e brancos, esperado a abandonar Alvalade muito brevemente, é alvo de novos rumores de transferências
20 Mar 2026 | 17:51 |
Hidemasa Morita está cada vez mais perto de abandonar o Sporting e o futuro deverá passar por Inglaterra. O médio japonês, que termina contrato com os leões no final desta temporada, não deverá renovar e tem no Leeds United o principal candidato ao seu próximo passo.
O interesse do clube inglês não é recente. O Leeds já seguia o internacional nipónico desde o verão de 2025, mas na altura recuou nas negociações devido ao valor pedido pelo Sporting, na ordem dos 10 milhões de euros, e às dúvidas em torno da condição física do jogador, que atravessava um período marcado por problemas musculares.
O cenário mudou entretanto. Com o contrato a aproximar-se do fim, Morita poderá rumar a custo zero para a Premier League, o que reforça o interesse do emblema de Elland Road. Além disso, o jogador apresenta agora melhores índices físicos, fator que dá maior confiança quanto à sua utilização num campeonato exigente.
A mudança para Inglaterra representa também a possibilidade de concretizar um objetivo antigo. Desde os primeiros anos de formação no Japão, o médio demonstrou interesse pelo futebol inglês, vendo a Premier League como uma meta na carreira.
Ainda assim, o futuro do camisola 5 não está totalmente fechado. Apesar de não ter sido convocado para a seleção japonesa, Morita continua na órbita de Hajime Moriyasu e uma eventual presença no Mundial'2026 poderá abrir portas a outros interessados no mercado internacional.
Esta temporada desportiva de 2025/26, com a camisola do Sporting, Hidemasa Morita - avaliado em 9 milhões de euros - soma 37 partidas. O futebolista disputou um total de 1.899 minutos, nos quais assistiu os companheiros por duas ocasiões.
Em volta da marcação do jogo em atraso entre Clube de Alvalade e Tondela, águias e dragões juntam-se e vão contra as vontades verdes e brancas
20 Mar 2026 | 17:37 |
A reunião da Comissão de Calendários, realizada esta sexta-feira para discutir a marcação do jogo em atraso entre Sporting e Tondela, teve momentos de alta tensão. E, um dos pontos em que o tom mais subiu teve origem numa proposta surpreendente dos leões, que fizeram saber que não pretendiam disputar a partida na primeira semana livre no calendário.
Segundo informações apuradas pelo jornal Record, o Clube de Alvalade avançou com a data de 6 de maio para a realização do jogo com o Tondela, o que calharia entre a receção ao Vitória de Guimarães e a visita ao Rio Ave, da 32.ª e 33.ª jornadas, respetivamente.
Em consequência, o argumento do Sporting para empurrar o duelo para esta altura e não para a semana de 29 de abril, que poderá ficar livre em caso de eliminação aos pés do Arsenal na Liga dos Campeões, é o desgaste acumulado.
A intenção dos leões, porém, não colheu junto dos rivais. Segundo a mesma fonte, Porto e Benfica alinharam-se para recusar a proposta, com os dragões a serem os principais protagonistas dos maiores momentos de indignação - mantendo a mesma posição segundo a recente queixa.
Com efeito, tal como anunciou a Liga Portugal, a realização do Sporting - Tondela fica à condição apontada para o dia 29 de abril, caso os leões sejam eliminados da Liga dos Campeões e não tenham que disputar outra eliminatória europeia nessa semana.
Leões têm encontro marcado com ribatejanos este domingo, dia 22 de março, em jogo da 27.ª jornada da Liga Portugal Betclic, no reduto do adversário
20 Mar 2026 | 17:08 |
O Sporting começou a preparar o jogo com o Alverca agendado para domingo e na ressaca da goleada (5-0) diante do Bodø/Glimt, Rui Borges chamou quatro avançados da equipa B: Mauro Couto, Lucas Anjos, Rafael Nel e Flávio Gonçalves.
Entregues ao departamento clínico continuam Ricardo Mangas, Kochorashvili, Luís Guilherme, Ioannidis e Quenda. Fora do embate do jogo com os ribatejanos está ainda Maxi Araújo, que viu o 9º cartão amarelo no jogo com o Braga (2-2).
De modo a completar preparação, os bicampeões nacionais voltam aos trabalhos no sábado de manhã, dia 21 de março. No final da sessão, Rui Borges vai realizar a habitual antevisão do encontro na Academia Cristiano Ronaldo, às 12h30.
Recorde-se que o Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) anunciou, na última quarta-feira, dia 18 de março, a equipa de arbitragem nomeada para a partida. João Pinheiro foi o escolhido para apitar o decisivo encontro.
O Sporting volta a entrar em campo no próximo domingo, dia 22 de março, frente ao Alverca. O encontro, a contar para a 27.ª jornada da Liga Portugal Betclic, diante da turma orientada por Custódio Castro, jogar-se-á às 18h00, no reduto do adversário.
Paulinho de fora dos convocados da Seleção! Roberto Martínez justifica ausência de ex Sporting
20 Mar 2026 | 15:48